terça-feira, 25 de setembro de 2012

Exercitando a paciência...



"À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO SÓ HÁ UMA MANEIRA DE ANDAR PARA A FRENTE: É DAR UM PASSO PARA TRÁS."
(João Alberto Catalão - autor português)

Mais uma sessão de quimio hoje, porém sem grandes comemorações. Queria estar aqui pulando de alegria (agora só faltam quatro!), mas não dá, por duas razões. Primeiro porque não consigo pular. O inchaço e as dores musculares continuam me torturando, mesmo com o tempo mais frio já há uma semana. E foi justamente isso o que mais me decepcionou hoje. Minha quimio está interrompida até que fiquem prontos os exames que farei nos próximos dias, já que o oncologista não considerou a situação muito normal.

A suspeita é de que desenvolvi uma Neuropatia Periférica (que está evoluindo para uma polineuropatia), por causa das toxinas da quimioterapia. Isso faz com que eu sinta tantas dores musculares e torna meus pés tão inchados e com pouquíssima sensibilidade (parecem anestesiados), principalmente à noite. Braveira.

É assim mesmo. Um dia de cada vez, mesmo um tantinho mais triste, faz parte. Retrocedendo um pouco, pra continuar seguindo sempre em frente, que não tem outro jeito. O medo é o abismo e a vontade de superar essa encrenca é a ponte. PACIÊNCIA, PACIÊNCIA, PACIÊNCIA... :( 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Não mudo por nada. NADA.



"A FORÇA NÃO PROVÉM DA CAPACIDADE FÍSICA, MAS DE UMA VONTADE INDOMÁVEL." 
(Mahatma Gandhi)

Mais uma sessão de quimio hoje, mais um passo pra chegar lá. Já tô chegando, agora só faltam 5!!! :D

O calor continua me castigando demais. Me sinto um São Sebastião tomando flechada. Fazer as unhas dos pés no final de semana foi punk (não posso fazer unhas com outras pessoas), porque meu corpo, de tão inchado - corticóides da quimio + calorão - perdeu quase toda a flexibilidade. Lixava uma unha, levantava as costas, depois outra e mais outra, e assim foi, até que estivessem todas bem pintadinhas. As unhas ficaram bonitas e os pés, mesmo gorduchos, quase explodindo pelo inchaço, estão bem tratadinhos. Valeu o sufoco.

Não tem jeito, uma vez perua, sempre perua. Hoje me peguei no cúmulo da preocupação com um visual apresentável. Como durmo durante quase toda a sessão de quimio por causa do anti-alérgico que provoca um baratowisk genial, achei que precisava fazer uma maquiagem bacana pra ser vista de olhos fechados. Maquiagem de dormir, pode?! kkkkkkkkkkkkkkkkk!

É isso. Nada nesse mundo me impedirá de continuar sendo como sempre fui. NADA. E vambora que falta pouco!

\o/

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Esquisitona à beça!



Oi pessoas! 

Minhas caixas de entrada no Face e no e-mail estão ficando entopetadas de gente querendo saber como tô agora e porque ando sumida. O grande vilão tem sido o calor infernal e fora de hora que tem feito em São Paulo. A falta de chuva já por quase dois meses e as altas temperaturas estão me castigando absurdamente, daí minha pouca disposição em interagir virtualmente (e até pessoalmente, pra dizer a verdade). 

Os medicamentos usados nesse novo (e último!) ciclo de quimio, como já contei, têm um efeito colateral terrível: a retenção hídrica, com consequente inchaço generalizado no corpo. O calor agrava bastante esse estado e traz um desconforto insuportável às vezes. Não há mais roupa que me sirva, nem sapatos que consiga calçar, tá muito complicado. A falta de umidade no ar me procovou mucosite no nariz e, então, mal consigo respirar. Se não respiro bem, fico muito cansada o tempo todo. Mas o umidificador de ar tem me ajudado e já tô melhorando disso. 

Outra coisa bem ruim tem sido fortes dores musculares. Nem imaginava que alguém poderia ter cãibra nas costas e no abdomen. Agora sei que pode. É cruel demais.

Tem sido também bem difícil me ver com a aparência tão modificada pelo ganho de peso - já são 10 quilos a mais agora... :( - situação agravada pelo inchaço. Tem dias que meus olhos mal abrem e fico monstruosa. Tô beeeeem esquisitona mesmo. Tá, tá, vai passar, é só uma fase, já tá no fim, sei disso tudo e não deixo de me cuidar, continuo firme e forte. Mas, algumas vezes (poucas até), não consigo ser tão sensata e choro, me sinto desanimada, prefiro ficar recolhida. Normal. 

Notícias boas? Tem, claro! Primeiro que o patife do nódulo responsável por isso tudo já tá do tamanho de um grãozinho de feijão (tinha 3,5 cm no começo) e a expectativa é que suma de vez até o final da quimio. Já tenho dedicado boa parte do meu tempo me preparando pra cirurgia, que será feita de qualquer maneira. Então, os cuidados com a pele e com a alimentação estão redobrados, pra deixar tudo belezinha e conseguir uma recuperação bem rápida depois. 

Outra coisa muito legal é saber que agora só faltam seis sessões de quimio. Um mês e meio e... c'est fini! Isso me emociona, de verdade. 

Confesso que nesse novo ciclo de quimio, coisas ruins à parte, um efeito está me deixando viciada. O anti-alérgico que corre antes do medicamento principal é sen-sa-cio-nal. Dá uma ziguizira boooooooooooooa! Fico toda zen, grogue mesmo. Parece que tomei um litro inteiro da marvada, num gole só. E durmo gostooooooooooooso no dia da aplicação. Ué, iquiquitem, né?! Zimplezmentsshhhi perdjo a nozão e djuuuurmo, num gomito nem nada, só iztsshhho. Periculozidadji nula. Ic. Ic, ic, iiiiiiiiiic! 

;)