Já faz um bom tempinho que não dou pitaco nos relacionamentos alheios, né? Então, pra quebrar o jejum e também pra atender a uma solicitação que recebi, vamos lá.
Se tem uma coisa que curto bastante é ficar olhando o miserê alheio pela janelinha. Não falo de graves problemas pessoais como doenças, acidentes, falta de grana, desemprego, blá-blá-blá... Gosto é de ver como gente desavisada pede pra se estrepar.
Quando a gente está olhando de fora consegue captar direitinho quando algo não tem futuro, já reparou? As más intenções ficam evidentes e o excesso de ilusão também. Me pinica a alma observar situações em que a pessoa não se toca e escolhe os piores caminhos pra preservar relacionamentos obviamente destrutivos ou, no mínimo, infrutíferos.
Tenho acompanhado de perto três casos de mulheres já maduras, que se envolveram com homens terrivelmente angustiantes, mas insistem em continuar na situação degradante em que se encontram. A desproporção entre o ganho e a perda na relação é imensa, e mesmo se dando conta disso, elas preferem continuar como estão. Chorar se tornou uma rotina, quebrada apenas nos poucos momentos em que recebem míseras migalhas de atenção, das quais se alimentam avidamente. E, se for preciso, chegam a brigar pra defender os trastes, dá pra acreditar?
Uma citação popular que considero das mais sábias é essa:
Quando ele te maltratar pela primeira vez, a culpa será dele. Mas se ele continuar te maltratando, a culpa será somente sua.
E quer saber o que eu acho quando encontro uma mulher sofrendo horrores por causa disso? BEM FEITO!
Não foi fácil, mas depois de tomar umas rasteirinhas por aí e ver gente que gosto tomando outras tantas, aprendi a importância fundamental de decifrar os sinais que invariavelmente sempre são transmitidos logo no início da relação. Aprendi também que ignorá-los só contribui pro tombo ser maior depois. Não é nada difícil perceber se a canoa em que você vai embarcar está furada, olha só:
AMAR DE VERDADE É SINÔNIMO DE CUIDAR. SEMPRE!
Ah, ele te deixou de quatro logo de cara por causa do jeitinho poético, não foi? E-mails açucarados, cheios de poesia... Músicas maravilhosas e pra lá de românticas dedicadas a você... Diz que você é linda, mais que demais... Se lamenta por não ter te encontrado antes... Afirma com todas as letras que nunca uma mulher mexeu tanto com ele como você mexe... Você é especial (essa é de doer!)... Se bobear, diz até que acredita que são almas gêmeas (essa, então, é hors concours em matéria de embromation). E, se bobear mais ainda, chegou ao cúmulo de mandar um descarado "eu te amo" logo de entrada. Ele fala bonito, né? Pois é... Fala, fala, fala... Mas cadê que faz? E isso enquanto ainda fala, porque normalmente deixa de ser fofo rapidinho, até com as palavras. Não demora nada e o sujeito fica sem paciência pra tanto melê-melê, desmascarando o bronco que na verdade é. E mesmo assim você o adora, morre por ele.
Olha, já vi homem que teve a capacidade de mandar e-mail pra uma tonta com as mais rasgadas declarações de amor num instante e poucas horas depois mandar outro terminando tudo, dizendo, inclusive, que já vinha pensando nisso há algum tempo. Dá pra entender? Não, é claro. E nem tente, porque não vale a pena. Sabe por que? Porque PALAVRAS SÃO APENAS PALAVRAS. Eu te amo não significa absolutamente nada se não vier acompanhado de ações que tornem isso legítimo. Quem ama cuida, presta atenção, está junto de verdade.
Meu japa, assim como eu, não é do tipo romântico. Mas me sinto amada intensamente quando percebo que ele vai buscar uma manta pra me cobrir quando cochilo no sofá, quando exagera nas compras de coisinhas que sabe que gosto de beber ou comer, quando não sossega enquanto não vê que está tudo legal comigo, enfim, quando se dedica a mim, com carinho e atenção.
Um homem que é ótimo de gogó, mas não está nem aí se você vai passar dias feito um zumbi só esperando por uma porcaria de sinal de vida dele, que está pouco se lixando se você está com problemas, que não é sequer solidário, jamais será uma boa companhia. E não adianta investir na relação, achando que vai melhorar depois, porque a tendência é piorar cada vez mais com a rotina instalada.
JÁ DISSE: NÃO ACEITE COMPORTAMENTOS INJUSTIFICÁVEIS.
As pessoas têm o péssimo costume de explicar canalhices alheias. Sabem que estão tomando um rodo daqueles, mas fazem de conta que as mancadas têm motivo justo. Caramba, tentam enganar a quem? Certo, compreendo que nem tudo deve ser levado a ferro e fogo, algumas vezes pintam dúvidas mesmo. Mas há uma maneira bem simples de ter certeza se determinada situação pode ou não ser tolerada por você. Pergunte-se - e responda - com toda honestidade: NESSE CASO, EU FARIA A MESMA COISA COM ELE? Se a resposta for negativa, já sabe, né?... Se você não for o pé da história, mais dia, menos dia, será a bunda. É só esperar pra ver. Isso é praticamente matemático, não pense que com você será diferente.
NÃO TENHA MEDO DE PERDER.
Seja sempre muito clara quanto às suas expectativas. Não espere que ele repita uma atitude desagradável pra dizer que não gostou e que deseja outra coisa. Se ele gostar de você pra valer não vai recuar, ao contrário, tentará compensá-la de alguma forma. Por outro lado, se for daqueles fulaninhos que ficam indignados diante da sua insatisfação e ameaçam pular fora por isso, então trate de tomar a frente e mandá-lo prosquintodosinferno, sem escala, de preferência. Ele lhe fará um tremendo favor ao deixá-la livre pra encontrar um homem decente, que a trate como merece.
HÁ COISAS QUE NÃO SE PEDE.
Carinho, atenção, companheirismo, lealdade, enfim, os ingredientes básicos que compõem a fórmula de um amor de verdade não se deve pedir jamais. Se não vierem naturalmente, é porque não existem de fato. Encare isso com coragem e faça a fila andar, se for o caso. É doloroso? Ô se é! Mas será cada vez mais sofrido se continuar mendigando o que deveria lhe ser oferecido espontaneamente. Se você não se respeita, por que acha que deveria ser respeitada?
FINALMENTE, PARE DE VER NOVELA!!!
Mania tristinha que o povo tem de confundir vida real com o que vê na ficção. Só em novela neguinho pede mulher em casamento logo no segundo encontro. Só em novela as pessoas são charmosíssimas noite e dia, protagonizando cenas de um romantismo perfeito e infinito. A vida real exige uma boa dose de visão prática das coisas, sabe? Ilusão não paga contas, nem enche a barriga de ninguém. A vida passa bem depressa. Então, que tal ser feliz de verdade, JÁ? Só depende de você.
Carolina
(Chico Buarque, 1967)
Carolina, nos seus olhos fundos
Guarda tanta dor, a dor de todo esse mundo
Eu já lhe expliquei, que não vai dar
Seu pranto não vai nada ajudar
Eu já convidei para dançar
É hora, já sei, de aproveitar
Lá fora, amor, uma rosa nasceu, todo mundo sambou, uma estrela caiu
Eu bem que mostrei sorrindo. pela janela, ói que lindo
Mas Carolina não viu
Carolina, nos seus olhos tristes, guarda tanto amor
O amor que já não existe
Eu bem que avisei, vai acabar
De tudo lhe dei para aceitar
Mil versos cantei pra lhe agradar
Agora não sei como explicar
Lá fora, amor, uma rosa morreu, uma festa acabou, nosso barco partiu
Eu bem que mostrei a ela, o tempo passou na janela
E só Carolina não viu
Guarda tanta dor, a dor de todo esse mundo
Eu já lhe expliquei, que não vai dar
Seu pranto não vai nada ajudar
Eu já convidei para dançar
É hora, já sei, de aproveitar
Lá fora, amor, uma rosa nasceu, todo mundo sambou, uma estrela caiu
Eu bem que mostrei sorrindo. pela janela, ói que lindo
Mas Carolina não viu
Carolina, nos seus olhos tristes, guarda tanto amor
O amor que já não existe
Eu bem que avisei, vai acabar
De tudo lhe dei para aceitar
Mil versos cantei pra lhe agradar
Agora não sei como explicar
Lá fora, amor, uma rosa morreu, uma festa acabou, nosso barco partiu
Eu bem que mostrei a ela, o tempo passou na janela
E só Carolina não viu
Muito bom o texto.
ResponderExcluirExcelente canção.
Parabéns, o seu blog é muito agradável...fala de assuntos serios com uma deliciosa leveza.
Milla ( www.milla-delapraca.blogspot.com)
Tânia, minha queridona!
ResponderExcluirSensacionalllllllllll!!!
Sabemos como funciona essas relações com nossos amigos misógenos e não é que essas mulheres submetidas a eles sejam burras, pobres, feias, nada disso! Acho q é uma espécie de dormência. Vc relatou, com perfeição, essa realidade, que infelizmente, não é rara.
Adoro estar aqui.
Bjocas
É muito, muito foda comentar esse post. Comecei a escrever e virou uma novela. Mexicana e sem graça.
ResponderExcluirRs...... continuo achando que isso é exagero rsssss xPPP
ResponderExcluirNa... esses homens sao cruéis mesmo... mas agente tb tem chance de mudar!!!
Otimo texto!!
Bjao!!!
Gente!!! Não sei o que comentar! Tudo o que você escreveu me parece tão inverossímil kkkkkkkkkkkk Será possível que essas coisas acontecem mesmo???
ResponderExcluirNão existe relacionamentos exatamente iguais porque cada um obedece uma dinâmica que o próprio casal elabora com a convivência. Acredito que você foi muito feliz em explicar para as pessoas o que uma velha máxima resume: "Só brigam dois quando os DOIS querem".
ResponderExcluirE você nunca escreve demais, minha querida.
Bjs!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirops, deu pau ... de novo
ResponderExcluiradorei o texto , verdade seja dita..
bjo
pior q vai ter mulher (e homem tb) q vai ler e pensar/dizer 'ah mas meu caso é diferente"...rs...eu digo sempre: EU ACHO É POUCO!!!!...rs
ResponderExcluirbom texto e ótima reflexão.
Bjão Tânia
Entendo que tudo isto acontece por falta de amor e falta de respeito por si mesmo. A nossa felicidade, o nosso bem viver, não depende de mais ninguém, a não ser de nós mesmos. Podemos ser feliezes sozinhos, é melhor que estarmos mal acompanhados. Mas, um bom relacionamento, faz uma diferença tremenda em nossas vidas. Portanto, penso que a saída é sermos mais seletivos em nossas escolhas. você mandou beeeeeeeeem!
ResponderExcluirBeijos
Socorro Melo
Dignidade pura ... só mulheres autênticas como Tânia Meneghelli são capazes de se assumirem desta forma ... uma pena que isto não seja o fenótipo da maioria delas ... fazer o que né?
ResponderExcluirsimples assim
parabéns
;-)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE não é ... que é...
ResponderExcluirEste seu post explica melhor a confusão do meu... Aquele lá das mudanças...
Você teoricamente é uma das poucas que sabe, que eu fiquei assim mó ruim, por causa de 1 mulher...
Apesar de pensar nela 370 mil vezes por dia, encontrei uma forma de evitar que ela seja a felicidade, afinal eu posso ser feliz sozinho, ou principalmente, eu posso ser feliz sem ela.
E bem verdade, que o mundo GIRA... ela lá com alguém e eu aqui fazendo campanha! Hahahha...
Bem feito pra mim...
Mas até que dá, saudosismo, dos tempos em que eu podia ser inútil, inerte, ignorante...
E o novo tempo até trouxe bons resultados, ou pelo menos, uma pontinha de sucesso...
"Amar de verdade pe sinônimo de cuidar. Sempre!"
Bem interessante, espero que as pessoas consigam ler que existem várias formas de cuidar e de se amar alguém... Normalmente, todos esperamos que a nossa forma seja a forma que o outro deve ter...
"Comportamentos injustificáveis"
Eu até que sempre conversei bastante, e sempre muito aberto com as opiniões, inclusive as que desagradavam a outra parte. Sei lá se é errado, mas não dou motivos para desconfiança ou qualquer péssimo entendimento.
"Não tenha medo de perder"
Sério que no post acima você escreveu que tem um coração? Ele, o sentimento -> é afetivo, emotivo... não é racional. Mas concordo que na insatisfação, bola pra frente... [Obs.: Só concordo recentemente] E po##a ... expectativa é uma coisa que a gente cria, não é real!
"Há coisas que não se pede"
Então não pessa... mas entenda o que lhe é ofertado.
Obs.final: Acho que tudo deve ser resolvido na conversa, e de interesses verdadeiros... MasQueDiabo é só ver o que ser quer, não é?
Parte 2
ResponderExcluir"Comportamentos injustificáveis"
Eu até que sempre conversei bastante, e sempre muito aberto com as opiniões, inclusive as que desagradavam a outra parte. Sei lá se é errado, mas não dou motivos para desconfiança ou qualquer péssimo entendimento.
"Não tenha medo de perder"
Sério que no post acima você escreveu que tem um coração? Ele, o sentimento -> é afetivo, emotivo... não é racional. Mas concordo que na insatisfação, bola pra frente... [Obs.: Só concordo recentemente] E po##a ... expectativa é uma coisa que a gente cria, não é real!
"Há coisas que não se pede"
Então não pessa... mas entenda o que lhe é ofertado.
Obs.final: Acho que tudo deve ser resolvido na conversa, e de interesses verdadeiros... MasQueDiabo é só ver o que ser quer, não é?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPerfeito querida!
ResponderExcluirDisse tudo e mais um cadinho!