segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Frase feita é um saco!

Aproveitando minha onda de insatisfação da semana passada, vou descer o sarrafo numa coisa que considero insuportável: o uso de clichês. Caramba, tem coisa que me deixa muito de saco cheio, que só ouço porque é melhor que ser surda (coisa mais clichê essa!).

Não falo sobre frases célebres, pensamentos que valem a pena conhecer ou relembrar. Creio que até há muito de útil nisso. Me refiro às frases ou expressões de efeito, coisinhas da moda, que invariavelmente soam irritantes pra mim.

Por impessoalidade ou pela simples falta de imaginação, o povo vive lançando mão de frases feitas, daquelas que quem diz finge que está preocupado (ou que inventou a roda) e quem ouve faz de conta que levou em conta. No fim, se nada tivesse sido dito, ficaria tudo do mesmíssimo tamanho. E dá-lhe hipocrisia e repetição.

Morreu um ente querido seu. Antes, durante e depois do velório, todo mundo batendo na mesma tecla: "Seja forte. Agora ele/a está num lugar melhor". Lugar melhor é? Sei. Então que tal mandar sua mãe pra lá ao invés da minha? Sou legal e passo a vez com todo prazer.

Outra frase batidíssima é a tal "não repare na bagunça". Olha, depois do aviso, até o sujeito mais incauto vai perceber que a coisa tá feia. Calcinha no registro do banheiro, pipocas centenárias nas dobrinhas do sofá, tênis imundo no meio da sala... Não tem jeito não, melhor calar a boca e tratar de desviar a atenção do visitante rapidinho.

Uma que me deixa fula: "Natação é o esporte mais completo". Aí tento argumentar que pode até ser, mas não queima tanta caloria quanto se imagina, afinal conheço gente que nada diariamente e é gorda. Adianta? Não. Na seqüência, roboticamente, nego manda: "Natação é o esporte mais completo". Mas é que... "Natação é o esporte mais completo". Eu só queria fal... "Natação é o esporte mais completo". Ah, deixa pra lá!

E essa: "Quem ri por último, ri melhor"? Bem coisa de despeitado. Será que depois do "toco" vai rir a plenos pulmões?

Bem, até aqui falei apenas sobre os velhos chavões que jamais são descartados. Mas tem ainda os atuais, como "releitura", por exemplo. Agora tudo virou releitura. O estilista queridinho da Caras criou um vestido horrendo, cheio de estampas coloridíssimas e de mau gosto? Releitura dos anos 70. A Globo regravou uma história mais que batida pra próxima novela? Releitura de um clássico da TV. E o abominável "um beijo no seu coração"? Caraca, isso não é poético, é nojento! Fora os tais "com certeza", "fala sério", "pede pra sair" e um bem fresquinho, que me arrebenta os tímpanos: "tô pagaaaanu!". Socorro, não dá não!

Vivemos numa época em que são pouquíssimas as idéias ou formas de expressão realmente inovadoras, que nos tragam uma compreensão inédita. Hoje busca-se a garantia de um conteúdo mínimo num discurso qualquer e repete-se à exaustão termos que não passam de "muletas" pra preguiçosos, um apoio àqueles que têm pouca disposição pra se lançar em experiências ou simplesmente pra pensar.

Acho que essa falta de recursos na comunicação interpessoal deve-se unicamente ao desprezo por um hábito salutar e indispensável, que torna qualquer zé mané num ser minimamente pensante e original de fato: leitura.

9 comentários:

  1. Minha linda, seu texto me fez lembrar que minha mãe dizia: "Vc está no meu caderninho". E eu ficava imaginando que ela tinha mesmo um caderninho e ficava anotando tudo que lhe desagradava. rsrsrs
    Isso prova que mesmo recorrentes, algumas expressões são marcantes e continuam fazendo efeito, principalmente com criança safada. rrsrsrs
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!

    Desculpe as mal-traçadas linhas...
    É que ando sem tempo, e para estar aqui, faço das tripas coração.
    Mas, eis que de repente, ao longe me surge um tempinho. Sei que não preciso me delongar, já que p'ra bom entendedor meia palavra basta.
    Gostei desse tópico. Essas frases são horrendas. E creio que não é só no Brasil que elas são usadas; há algo de podre (também) no Reino da Dinamarca. Mas não adianta ficar chorando o leite derramado, afinal, tudo vale a pena quando a alma não é pequena!!!
    E não adianta aconselhar e ensinar as pessoas a sairem desse lugar comum; se conselho fosse bom, não se dava de graça. Aproveito o ensejo para criticar vossa excelência, que também usa frases feitas no perfil do seu Orkut. É o famoso "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Mas quem não as usa que atire a primeira pedra!!! Eu mesmo não fujo da raia!!! E, voltando à estaca zero, mais uma vez peço desculpas!!!
    Agora, pra fechar com chave de ouro, recomendo que viva intensamente cada minuto, jogue tudo pro alto e corra atrás do prejuízo.

    Tudo de bom

    Beijoca

    ResponderExcluir
  3. Fernando...

    Que bom te ver por aqui de novo. É verdade, essa do caderninho ainda funciona que é uma beleza! Até com gente mais crescidinha, né? kkkkk!!!!

    Valeu pelo comentário. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Pô, amiguinho Terêncio!

    Nada de aliviar pro meu lado, né? kkkkkk!!!! Tudo bem, topo a parada.

    Começo te dizendo o seguinte: "faça o que eu falo e faça o que eu faço". No segundo parágrafo da postagem isso fica bem claro. Também gosto e admiro diversas frases feitas. Nem precisam ser célebres, basta que apresentem idéias realmente interessantes para o meu ponto de vista.

    E você está cobertinho de razão, até o dedão do pé... Pra bom entendedor, um pingo é letra, porque o que não tem remédio, remediado está. Enfim, errar é humano e perdoar é sagrado.

    Adorei seu comentário.

    Tudo de bom pra você também, viu? E um BEIJÃO!!!

    ResponderExcluir
  5. Uma frase feita que acho inútil e rídicula é dita quando alguém que vc conhece muito pouco e não tem ainda uma certa amizade, ao despedir-se de vc lhe dá alguns tapinhas nas costas e diz "aparece lá em casa" (e vc não tem a menor idéia de onde fica e muito menos vontade de ir lá realmente). Bem legal essa postagem.

    ResponderExcluir
  6. Circula por aí uma frase feita que me choca. Alguém cita um jogador de futebol, um autor de romance, um músico, um filme, um sambista, e alguém dá uma risota de desprezo e diz, com ares de superioridade:

    - Não é do meu tempo...

    É uma frase lamentável. Quem a diz quer insinuar que é mais jovem do que os outros e que só se interessa por coisas recentes – em todos os casos, ignora o que não é do “seu tempo”.

    É estranho, mas compreensível.

    O que pretende ser uma tirada de espírito, é um elogio à ignorância. De uma ignorância autocomplacente, o que é pior. Senão, vejamos: Aristóteles, Leônidas da Silva, João da Baiana, Fred Astaire, O. Henry, Mozart, Machado de Assis, Getúlio Vargas, Abraham Lincoln, nenhum deles é do “nosso tempo”. No entanto, não passa dia sem que falemos neles, lembrando um samba, um livro, uma idéia, um feito que praticaram.

    Precisamos viver todos os tempos. Encharcar nossa imaginação com tudo que a aventura humana foi capaz de produzir, de melhor e mesmo de pior, pois, como dizia Manoel Bandeira (é do seu tempo?), “é preciso ler os maus poetas para saber como não devemos escrever versos”.

    É isso mesmo, Tânia. Leitura é tudo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Tânia!

    Gostei do texto. Concordo com o que diz em relação às frases feitas e já bem batidas, e essas "releituras" que não passam de mera cópia, muitas vezes piorada...
    Eu procuro me policiar em relação às frases feitas, mas não tem jeito. Em alguns momentos tenho que recorrer a elas! (Sei, falte-me muita leitura ainda... que horror! *Risos*)
    Mas devo acrescentar que acho interessante releituras quando não partem da mesma pessoa que criou a tal "coisa" (filme, poema, música, moda etc.), pois ficam as impressões pessoais de outra pessoa, e às vezes até melhora a obra original.
    Bem, deve ser porque eu adoro ver o que os outros vêem e da forma como vêem.

    Gostei muito do seu blog. Vou adicionar no meu!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Helena, você tem toda razão. Essa do "aparece lá em casa" é de matar! Coisa de quem não sabe o que dizer pra sair fora rapidinho, né? Ótimo seu comentário, como sempre.

    Lilian, sua colocação foi perfeita. Sem dúvida quando alguém diz que determinada coisa não é do tempo dela não está apenas sendo deselegante e chamando o interlocutor de velho... Está, acima de tudo, atestando a própria ignorância.

    "Apenas alguém que passa..." seja muito bem-vinda aqui! Bem legal contar com a sua participação, viu? Olha, também vou incluir o link do seu blog por aqui. Já dei uma passadinha por lá e gostei bastante. Pretendo ver com calma e comentar também.

    Um grande beijo pra todas!

    ResponderExcluir
  9. isso que vc postou eh uma releitura dos anos 90, certo?

    ResponderExcluir