domingo, 7 de setembro de 2008

Vai passar...

É incrível como há pessoas que conseguem enxergar a alma da gente, sem nem ao menos nos conhecer. Ontem estava na loja de uma amiga e quando me aproximei do balcão, uma senhora olhou pra mim e disse à balconista: "Ela está sorrindo, mas tem olhos tristes". É verdade, querida senhora. Estou triste. Mas como bem colocou Clarice Lispector, eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada. Cansei, cansei, cansei. Cansei de agora, cansei de antes, cansei de tudo. Cansei de mim, estou triste comigo mesma.

Porque me olho no espelho e não me vejo. Porque não tenho cuidado de mim como deveria, não tenho me dado o carinho e a atenção que mereço. Não tenho me dedicado o tempo necessário pra desfazer o emaranhado de incertezas que enfiei na cabeça. Porque tenho sido tão "politicamente correta" o tempo todo, tanto que escrevo aqui para os outros e esqueço de mim. Hoje vou fazer diferente. Essa postagem é minha, falarei pra mim mesma, estou precisando me ouvir um pouco mais.

Vou dizer a mim que quero por perto só quem não tenha medo de falar o que pensa, que goste da minha companhia, das minhas opiniões, que me dê suas próprias opiniões e que, de preferência, até discorde de mim, que é pra que eu possa exercitar o que faço melhor: argumentar, advogar em minha própria causa. Até dou o braço a torcer, mas gosto de uma boa briga.

Que quero gente pra me dizer "já passou" quando sinto medo, porque medo todo mundo tem. Só que não quero ter medo de me envolver com as pessoas que entram na minha vida meio sem querer, mas sempre porque eu quero. E que preciso entender, definitivamente, que nem tudo será exatamente como eu gostaria que fosse, que cair dói, levantar é difícil, mas sempre é possível.

Que cansei de ser "especial" pra algumas pessoas... Outro dia estava vendo um desenho animado onde a mãe explicava ao filho que todo mundo é especial, cada um à sua maneira, ao que o filho responde: "Dizer que todo mundo é especial é só mais uma maneira de dizer que ninguém o é". Pois é, é isso. Não quero e nem preciso ser "especial" pra ninguém. Quero ser eu mesma, simples assim. E receber em troca sentimentos também bem simples, mas absolutamente sinceros. E só.

Acima de tudo quero me dizer que essa tristeza vai passar. Que ao contar com a companhia de amigos com quem possa chorar ou dar risada, passará rápido. Que ao voltar a sentir o calor do sol e o cheiro do mar (que tanto está me fazendo falta), passará ainda mais rápido, rápido, rápido.

O bom de ter mais de 40 e não a metade é a certeza da continuidade pós-frustrações. Saber da garantia de que se a alegria passou, a tristeza vai passar também. Se não for por um golpe de sorte, será por esforço e merecimento. E, se demorar muito, ainda que seja só por instinto ou sobrevivência, vai passar, é claro que vai. Sempre passa.

9 comentários:

  1. Fazia tempo que não encontrava um texto seu e agora entendo a razão da demora. Amiga, vc tem razão, vai passar. Tem vezes em que é bom parar com tudo e se voltar mais para si mesma, procurar se entender melhor e se cuidar também. O caminho é esse mesmo, pq para estar inteira para os outros é preciso se sentir inteira também. Bj!

    ResponderExcluir
  2. Tania

    Como sempre seu texto ficou ótimo, adoro ler suas idéias. Todo mundo tem dias bons e ruins, não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe. Desejo que melhore rapidinho, porque também é muito bom se divertir com duas postagens. Um abraço bem aconchegante prá vc!

    ResponderExcluir
  3. É incrível, mas um dia toda dor acaba. É como acordar sem febre depois de noites de agonia. Você se pergunta distraída: "Onde está a dor que eu deixei aqui?". Foi embora, de repente, sem ser notada, sem alarde.

    Um dia você percebe que alguma coisa parou de doer. Um dia você entende que não precisa mais daquela dor. Um dia você sente preguiça de sofrer e tem vontade de alongar a alma, estendê-la ao sol.

    As dores acabam por que a vida é maior e mais teimosa.

    É comovente e belo trazer no corpo e na alma as marcas das dores bem vividas. Nada mais natural que fazer as pazes com nossas dores. Deixá-las partir sem medo. Lembrá-las sem sobressaltos. Reconhecê-las, da mesma forma como você fez nesse excelente texto. E enfim superá-las, como a sua habitual lucidez comprova que vai conseguir rapidamente.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Também estou na mesma situação, você sabe muito bem e, com certeza, meu comentário não irá acrescentar grande coisa, porque só tenho pensado o seguinte: Que vai passar eu sei, mas QUANDO??? Enfim, acho que a melhor frase pra encerrar é aquela minha predileta, da heroína do "E o vento levou", lembra? Quando tudo parece perdido, quando ela finalmente se dá conta das burradas e acaba sozinha... Entra em depressão? Chora copiosamente? Nada disso! Apenas dá de ombros e diz, com toda a convicção do mundo: "AMANHÃ SERÁ UM NOVO DIA"!E viva a Scarlett O'hara!!!

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida...

    Que bom receber tanto apoio. Como coloquei na postagem de hoje, aos pouquinhos meu desânimo vai desaparecendo e dando lugar a novas idéias, novos interesses.

    E aproveito pra fazer uma adaptação de outra fala de Scarlett O'hara: "Jamais serei tonta novamente". Será?... kkkkk!!!!

    Mil beijos pra todas!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu devo mesmo estar muito ausente, ao ponto de não perceber tamanha tristeza de sua parte tia. Ainda não falamos sobre o assunto, até porque, só notei isto agora, vindo até aqui, mas já havia notado seu sumiço no orkut, mas achei que fosse só uma falta de tempo. Mas digo que, independente do que esteja passando, vai passar!
    Pois pessoas bondosas como você só merecem coisas boas, inclusive a felicidade. E que se quiser conversar sobre, estou disponível a qualquer hora. Beijão, lhe adoro demais ;*

    ResponderExcluir
  7. Apesar deste texto não ser recente mas só hoje que estou lendo e com certeza já passou a fase difícil, achei de uma coragem... Expor a vida, os sentimentos mais profundos não é para qualquer um.Bjus!

    ResponderExcluir
  8. Queridas...

    Quero aproveitar o último comentário da minha querida prima Cássia pra agradecer pela força que me deram nessa ocasião.

    Não posso dizer que já passou, não. Mas a gente vai priorizando tantas outras coisas, que estas já parecem sem muita importância agora.

    Realmente expor sentimentos é algo complicado. Mas, por experiência própria, aprendi que guardar essas coisas pra si mesmo pode ser bem pior. Nada se resolve da mesma forma, só que acabamos ficando doentes de verdade. Melhor encarar, né?

    Valeu demais pela atenção de vocês, viu?

    Um milhão de beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu tbm concordo, nada melhor duque colocar pra fora coisas que nos incomodam...aprendí que: é sempre bom desabafar, falar das nossas inquietações, das nossas falhas com agente mesma, assim colocamos coisas melhores no lugar...Melhor mesmo é encarar de frente.
    Achei um muito interessante e saíba que a maioria das mulheres passam por isso, algumas são corajosas e colocam pra fora, outras se escondem e se frustram, porque não tem coragem de fazer a limpeza....valeu...até dei umas volvidas nos meus vulções!

    Hirany

    ResponderExcluir