quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Carinho dispensa palavras

Há poucos dias atrás um amigo me surpreendeu com uma frase que me fez refletir bastante. Depois de ouvir minha reclamação por sua ausência, ele disse: "Nossa proximidade se dá muito além das palavras... Nos encontramos em pensamentos, situações do dia-a-dia, num filme, numa música, nas lembranças". Ele tem toda razão. Geralmente damos pouco ou nenhum valor a pequenos gestos, coisas simples que se fazem presentes o tempo todo e estão muito acima de palavras ou atitudes convencionais.  

Isso me remeteu a um fato que demorei quase que a vida toda para compreender: não me lembro de jamais ter recebido um beijo ou abraço de minha mãe. Nunca ouvi um elogio seu, nem palavras doces. Parece monstruoso, inimaginável até, que uma mãe não sinta vontade de sentir o filho mais perto e deixe de demonstrar seu afeto através da aproximação física ou de palavras carinhosas. Mas, a duras penas, finalmente compreendi que há várias formas de carinho, basta que a gente as observe com muita atenção. Minha mãe trocava os beijos e abraços por quitutes deliciosos, que fazia continuamente e com a maior dedicação. Sua alegria estava em ver como todos saboreavam avidamente as delícias que preparava e, assim, afagava os filhos com um carinho que era só seu, que só ela sabia dar. Essa era a única maneira que ela encontrava de transpor a barreira criada por sua enorme dificuldade em demonstrar o amor que sentia por nós, provado exaustivamente com outros inúmeros gestos de dedicação e renúncia até. Mais que os beijos ou abraços que não vieram, ficaram as doces lembranças que aguçam meus sentidos e sempre a trazem pra junto de mim. Toda vez que sinto o cheiro e o sabor de algo que ela preparava, pronto... Me sinto acariciada e segura com sua presença mais uma vez. 

Há pessoas que deixam marcas eternas na gente, simplesmente permitindo que seus gestos falem por si e que as palavras não ditas se revelem em suas atitudes. Criam verdadeiras poesias sem usar uma palavra sequer. Pequenos gestos fazem toda a diferença. Sair, na hora de uma briga, para dizer, sem palavras, que não quer brigar. Ir embora de um lugar onde se está sendo desrespeitado para dizer, sem palavras, que você merece respeito. Enfim, em coisas bem rotineiras a gente vai aprendendo como em muitas ocasiões é sábio cultivar o silêncio e demonstrar apenas através de gestos o que sentimos verdadeiramente.

Tenho percebido cada vez mais a importância de observar nos outros os sentimentos que estão impressos em seus gestos. De enxergar além, de ver o que passa despercebido. De encontrar carinho num prato preparado com dedicação, numa música que se partilha ainda que indiretamente, numa flor cultivada com cuidado, no trabalho exaustivo de alguém que se ausenta pensando sempre no bem-estar de quem fica. 

Costumo afirmar ao mesmo amigo que me disse a frase lá de cima que não mando recado a ninguém pelo blog. Mas hoje quero que ele considere que esta postagem é dirigida também a ele, que me ajudou a refletir mais uma vez sobre coisas que realmente importam. E deixo aqui dois pensamentos que traduzem com perfeição tudo o que eu disse antes: "Se você não consegue entender o meu silêncio, de nada adiantarão as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos." (Oscar Wilde) "Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem nossa opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer e o quanto queremos dizer, antes que o outro se vá." (Carlos Drummond de Andrade)

9 comentários:

  1. Tania, agradeço por ter incluído meu e-mail para receber notificação das suas postagens. Concordo com tudo o que escreveu, há muita coisa que desprezamos e são demonstrações de carinho verdadeiro. Temos o hábito de valorizar somente o que é concreto e aparentemente visível, deixando de lado gestos importantes, que quase sempre superam outras atitudes ensaiadas. Parabéns, seu texto é excelente.

    ResponderExcluir
  2. Querida Amiga, vc se superou nesta postagem...Lindo!!!!

    Costuno dizer que dizer Eu te amo é fácil demais... Difícil é Amar de verdade e demonstrar isso no dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Não sei do que gostei mais. Se foi do que escreveu, que também concordei completamente e achei lindo, ou se foi do bolo. Fiquei com água na boca e engordei uma tonelada só de olhar. Hahahahahaha! Bj!

    ResponderExcluir
  4. O homem é o único animal capaz de, racionalmente, escolher seus gestos, de, racionalmente, decidir como irá se comportar.

    “Eu não percebi o tanto de saudade que eu estava de você”, informaram as palavras saídas de lábios calados há tempos por um orgulho ferido. E eu não sabia do tamanho da falta que você me faz”, responderam braços silenciosos enquanto enlaçavam as palavras a tempos esperadas.

    Não há momento certo para se demonstrar afeto, para se expressar o que se sente, seja através de palavras, muitas vezes dispensáveis como bem mostra esse texto, ou por outras atitudes. Não há ocasião ideal. As ocasiões são feitas pelas pessoas, elas não se criam ao acaso.

    Mas é bom lembrar que a pior ocasião para se fazer isso é quando já é tarde demais.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  5. Faz muito tempo que não me emociono ao ler algo. Meus olhos ficaram paralisados com tamanha magia contida nessa postagem. Simplesmente lacrimejaram.

    Que convite você fez, Tânia, para que pudéssemos fazer uso da reflexão.

    Será que estamos sendo sensíveis para identificar carinho em pequenos gestos?
    Será que conseguimos estabelecer parâmetros para sabermos se há carinho num presente singelo ou nos deixamos impressionar por grandes atos ou presentes, mesmo que eles não tenham um carinho na mesma proporção.

    E nesse âmbito, quero pedir licença para fazer referência a uma amiga, assim como você fez nessa postagem. Ela simplesmente recebeu de presente, uma coleção de livros caríssimos, ofertados por um suposto admirador. Ele soube escolher minuciosamente esse presente. Só faltou uma coisa: elegância, carinho e uma verdade que a fizesse crer que era merecedora incondicional de tal ato. Ela teve a percepção necessária para isso, o que, na minha opinião, a colocou num lugar especial; para poucos.

    Quero parabenizá-la por ter amigos como o citado na sua postagem. Amigos surpreendem com pequenos gestos. Assim é o carinho; ele às vezes nasce até em lugares inóspitos, tal como os corações insensíveis, imagine se isso seria diferente com as pessoas de sentimentos nobres.

    Me atrevo apenas a te dar um conselho: pegue leve com esse seu amigo. Ele apenas quis que você entendesse que carinho não está atrelado à quantidade, mas sim, a fatores qualitativos. É bom a presença constante? Claro! Mas a ausência momentânea nos faz cultivar e cuidar para que esse carinho esteja sempre presente no nosso íntimo.

    Parabenizo também aos leitores desse espaço. Não se sai daqui sem que tenha aprendido algo de bom.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes passamos por cima de pequenos gestos de amor, achando que são inexpressivos,que merecemos muito mais. Mas não é uma montanha que faz a gente tropeçar, mas sim uma pequena pedra no caminho. Acho que pior que subestimar pequenas demonstrações de afeto é a indiferença de quem deixa pequenas coisas tão significativas passarem em branco. Geralmente temos a tendência de achar que as coisas pequenas não alteram em nada as nossas vidas, mas como um pequeno leme determina a direção de um grande navio, também existem pequenas coisas que determinam o rumo das nossas vidas.
    Tania, seu texto está magnífico, carregado de sensibilidade e, como já disseram por aqui, é um convite à reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Minha blogueira favorita, ficou 10 esse post. Pequenas coisas, bem simples, podem ter mais valor que se pode imaginar. Veja esse trecho de um ótimo texto de Mário Quintana:

    "E quanto ao amor? Ah, o amor... Não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno. Queremos AMOR, todinho maiúsculo. queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito. É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista.
    Faça o que for necessário para ser feliz, mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."

    Bj!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, pessoal!

    Mais uma vez agradeço por estarem aqui, me apoiando com comentários tão pertinentes.

    Vou aproveitar essa oportunidade pra também esclarecer a uma dúvida que me foi encaminhada por e-mail. Uma leitora me questionou se eu não estaria sendo contraditória, já que na postagem anterior a esta falei sobre a intolerância com a falta de reciprocidade.

    Acho legal analisar esses pontos de vista isoladamente. Uma coisa é você se fazer presente e não observar um único movimento do outro lado, como se você só existisse no momento em que aquela pessoa quer te pedir algo. Nesse caso, acho que o afastamento passa a ser fundamental, já que a gente sofre por se sentir usada. Outra coisa, muito diferente, é reconhecer que o carinho está sempre presente, mesmo que não seja através de palavras ditas diretamente. Como falei nessa postagem, é muito importante saber interpretar pequenos gestos do dia-a-dia, perceber o que chega até nós de outras maneiras. Esse reconhecimento é vital pra que a gente possa sentir o bem-querer de quem a gente gosta.

    Também quero citar uma passagem do comentário do Ferdinand, onde ele fala sobre os presentes que a amiga ganhou. Passei por uma situação semelhante e garanto que não há nada mais desagrável do que perceber que não há a menor sombra de carinho ou gentileza da outra parte. Pelo contrário, num caso como esse, a gente se sente subestimada na capacidade de entender quais são as reais intenções do outro, que lamentavelmente acha que impressiona com presentes caríssimos só pra poder usar e abusar. É uma decepção tremenda. Gente assim precisa urgentemente revisar seus conceitos pra aprender a se relacionar de maneira que seja autêntica e gratificante pra ambas as partes. Enquanto isso não acontece, sinto muito, mas trata-se de alguém que não serve pra nada.

    Enfim, adorei todos os comentários. Inclusive o ótimo texto de Mário Quintana enviado pelo Jack. Valeu mesmo!

    Beijo pra todos!

    ResponderExcluir