segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cães: sempre excelente companhia, mesmo quando criminosos!



Dei uma boa sumidinha nos últimos dias por diversas razões. Além da obra da nova casa, que caminha para a reta final, exigindo, portanto, grande disponibilidade de tempo  - não é moleza conciliar o bolso com zinzilhões de possibilidades de acabamento -  ainda ando envolvida com trabalhos de computação gráfica, que muito me agradam. Senti também uma grande necessidade de dar um tempinho da virtualidade e me dedicar mais às coisas reais.
 
Sou uma mulher de fases, sabe? Há momentos em que prefiro escrever, outros em que curto mais desenhar, enfim, procuro satisfazer plenamente meus ímpetos criativos, do jeito que mais me agrada na ocasião. Também há épocas em que sinto uma grande necessidade de me cuidar melhor e, com isso, voltei à minha rotina... ufa, ufa!... dura de exercícios físicos. Minhas celulites já estavam histéricas e transformaram minhas pernocas num pomar interminável de ponkans. 
 
Nesse meio tempo também aproveitei para retomar aqueles momentos familiares gostosos, que a correria muitas vezes faz com que a gente deixe de lado. Acho que o inverno tem isso de bom, né? É uma delícia ficar encocoradinha sob uma manta quentinha junto com minha turma  (um japa, um filhão e uma Suki safada), vendo bons DVDs e me empanturrando de pipoca sabor "manteiga de cinema". 
 
Ontem nosso domingo foi assim. Aí aproveitei pra ver mais uma vez um filme lindo, que meu filho ainda não tinha assistido. Tá certo que por aqui todos somos muito suspeitos pra falar de cães, já que é amplamente notória a fissura que temos por nossos bichinhos, mas esse filme realmente é de cutucar a alma e fez até o André se emocionar bastante. E olha que o rapá tem um coração de pedra!  
 
Estou falando de Sempre a seu lado (título original: Hachiko: A Dog's History)
, filme de 2009 protagonizado por Richard Gere, que conta a história real de lealdade entre um cão e seu dono. Essa é uma refilmagem de "Hachiko Monogatari", um filme japonês de 1987, que relata a emocionante história do professor universitário Hidesaburo Ueno e seu cão, o akita Hachiko.

   
Mas o que faz essa história ser tão interessante ao ponto de ser refilmada e arrancar lágrimas até das almas mais endurecidas? O título de um artigo no jornal japonês Asahi Shinbum responde: "Cão velho e fiel espera pela volta de seu dono por dez anos". 


 
O fato real se deu no Japão, na década de 20, quando o professor encontrou o filhotinho de akita casualmente numa estação de trem. Não demorou muito para que a amizade e amor entre eles crescessem a tal ponto, que Hachiko passou a acompanhar seu dono diariamente até a estação, na ida e retorno do seu trabalho na Universidade de Tóquio. Hachiko tinha uma espécie de "relógio interno" e pontualmente chegava à estação para esperar por Hidesaburo, chovesse, nevasse ou fizesse sol. Infelizmente o professor morreu durante uma aula que ministrava, não voltando mais à estação.
 
Sem imaginar que o professor jamais retornaria, durante os dez anos seguintes, todos os dias, Hachiko foi à estação na esperança de reencontrar seu dono, até que em 1935, já velhinho, foi encontrado morto no mesmo lugar que jamais abandonou. Eis aqui o verdadeiro Hachiko, numa de suas últimas fotos:



Essa comovente história de uma lealdade, que transcendeu até mesmo a morte, ganhou as páginas dos jornais japoneses e fez com que Hachiko fosse homenageado com uma estátua de bronze, que permanece até hoje na estação de Shibuya.



Atualmente, todo dia 8 de abril é realizada uma cerimônia solene na estação do trem, em comemoração à história do cão magnificamente leal.
 
É por essas e outras que o dito popular "quanto mais conheço os seres humanos, mais amo meu cão" é tão verdadeiro. Mesmo quando se trata de uma meliante, como a minha Suki. Sorrateira, se aproveitou do momento em que a gente se desmanchava em lágrimas com a história de Hachiko na sala e mandou bala no bolo de laranja que estava na copa. Só que a criminosa foi pega com a boca na botija, veja:




 
Ah!... Mas dá pra ficar com raiva de uma arte tão fofa? Suki, Suki!... Tsc, tsc, tsc! 

20 comentários:

  1. Sobre a filme, nem preciso comentar nada. Eu bem que avisei sobre o quanto é triste. Agora, sobre a fulaninha chamada Suki, só posso dizer que é uma bela de uma safada! Mas, olhando o lado bom, pelas fotos podemos imaginar que o bolo estava mesmo delicioso!kkk Aprovadíssimo pelo paladar refinado da facínora.

    ResponderExcluir
  2. Geralmente eu não assisto filmes com animais. Na verdade, morro de raiva da maioria deles. Mas este, realmente é especial. É um filme triste sim, mas ao mesmo tempo, de uma forma que não sei explicar ele nos deixa muito mais apegados às coisas que merecem nossa fidelidade.

    Muito linda a Suki - mas o nome é estranho, não?

    Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  3. Olá menina
    Desculpe-me a ausência, estava viajando em lua de mel. Agora voltei a toda.
    Adoro cachorros, já cheguei ter 13 rsrsrrs

    ResponderExcluir
  4. Mia filha... isso acontece todo dia aqui em casa ...ahahahah, quando não é um é outro, os piores fazem assim na cara larga igaulzinho sua Suki...os mais educados só disfarçam o arroto.
    Entenda o seguinte, o culpa é nossa e do bolo de laranja, não deles. Nós é que somos uns humanos tontos e o bolo de laranja que é um gostoso...

    (isso inclui qualquer coisa comestível na verdade.)

    Quero jornal sim, já mando e-mail pra voce... obrigada!! =D
    bjo

    ResponderExcluir
  5. ah esqueci de dizer... não quero ver esse filme.. tenho ele aqui em casa mas, não tenho coragem . Sei que vou chorar litros =P

    ResponderExcluir
  6. Hoje não tenho um cão. Por puro medo de um dia ficar sem ele. Mas, parece que não vou conseguir ficar sem eles por muito tempo..
    Abraço.
    Sim...adorei as mudanças. Somos todas de "fases" mesmo.

    inté

    ResponderExcluir
  7. Hoje não tenho um cão. Por puro medo de um dia ficar sem ele. Mas, parece que não vou conseguir ficar sem eles por muito tempo..
    Abraço.
    Sim...adorei as mudanças. Somos todas de "fases" mesmo.

    inté

    ResponderExcluir
  8. Hoje não tenho um cão. Por puro medo de um dia ficar sem ele. Mas, parece que não vou conseguir ficar sem eles por muito tempo..
    Abraço.
    Sim...adorei as mudanças. Somos todas de "fases" mesmo.

    inté

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia esta história linda! Eu sempre digo que às vezes parece que trocaram as qualificações, chamando os homens de seres racionais, pois somos com frequência piores que os ditos irracionais. Olha se alguma vez um " Homo sapiens " ia ter a atitude do cãozinho do filme....duvido!!!! Beijinhos e até breve!
    Emília

    ResponderExcluir
  10. Tania excelente post sobre os cães.... Obrigadinha pela visitinha... bjsss

    ResponderExcluir
  11. adorei a arte da Suki..deixa ela comer o bolo dela em paz..hahaha

    amo cachorro mas estou sem um atualmente..pena de deixa-lo trancado em casa o dia todo sozinho.

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Se é crime "roubar" bolo, a prisão perpétua me aguarda...Aff...pensei que fosse alguma daquelas notícias horrorosas de cães com donos assassinos. Sim, porque assassino é o dono fela..ainda bem que foi só um bolinho, né Sukinha?...cuti cuti da mamãe...

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tânia!

    Adoro essas histórias que nos levam às lágrimas. Histórias de emoções fortes, de lealdade, de amizade, enfim...
    Quanto a Suki, deu pra perceber que é uma graça, e por isso mesmo as travessuras também fazem parte da rotina, hehehe.

    Bjos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  14. Oi Tania,
    Adoro cachorros,eles com certeza são sempre uma boa cia.
    otima semana pra vc beijos

    ResponderExcluir
  15. não assisto filmes com animais; mas, vou aceitar essa dica...

    até

    ResponderExcluir
  16. Prá lá de fofa!
    Vou procurar ver o filme. Amo filmes com animais, pricipalmente com nossos amiguinhos do dia a dia...

    ResponderExcluir
  17. Lua de Mel chegou ao fim e estamos de volta também ...

    "quanto mais conheço os seres humanos, mais amo os cães" #fato ... mas não os quero mais em casa ... mas enfim ... só se for uma meliante como a sua ... adorei a danadinha ... rs ... dá ela pra mim.

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  18. Eu conhecia essa história desse filme já... é muito fofo... eu sempre quis ter um cão, mas Papis nunca deixou... mesmo que fosse assim, sorrateiro no roubo de comida que nem a Suki hahaha

    Beijos Tânia!

    ResponderExcluir
  19. ELAINE: Até que o bolo tava bom mesmo. E o melhor (ou pior?): eu que fiz!

    ERALDO: Também não sou muito fã de filmes com animais, sabe? Especialmente quando o bicho fala... Me dá nos nervos! kkkkk! Quanto ao nome da Suki, foi escolhido porque significa "querida" em japonês.

    WANDERLEY: Mas que beleza! Viagem de lua-de-mel é uma delícia, inesquecível. Que o casal seja muitíssimo bem-vindo de volta.

    TIN: Pois é... O bolo de laranja é um gostoso... O salinho é um gostoso... O bifinho que sobrou é gostosíssimo... Nada escapa da delinquente da Suki. É só bobear que não sobra nem vestígio. Por isso que tá ficando gorda, essa safada!

    DIU: Olha, não sei o que é pior, se perder a companhia do cão um dia ou se é nem tê-lo. Já me acostumei tanto com as companhias caninas, que não sei o que seria de mim sem elas.

    EMÍLIA: Concordo totalmente. Acho que nenhum ser humano tem tamanha capacidade de se entregar dessa forma.

    JAKE: Também te agradeço pela visita e pelo comentário.

    DAVID: Ah, não deixo a folgadinha sussa não senhor! O bolo que ela comeu me fez uma falta danada! kkkkk! Você tem razão em não ter cães se não tem uma boa disponibilidade ou local amplo pra que ele possa se divertir sozinho. Tenha pena de cãozinho confinado.

    ROSE: Cuti-cuti, é? Vou levar a salafrária aí na sua casa pra ela dar um fim nas suas guloseimas. Aí eu quero ver você achar que ela é uma fofura!

    SOCORRO: Ah, não vou negar que a danadinha é uma graça mesmo... Todo mundo que vem aqui acha!

    DRI: Verdade, companhia excelente. Chova ou faça sol, sempre nos recebem com carinho, né?

    PIA: Legal, veja mesmo, esse filme é muito lindo.

    LUISA: Vai adorar o Achiko, veja mesmo!

    PAULO: Hum... Retorno de lua-de-mel... Ânimo renovado... É, tá bom sim de receber uma meliante aí na sua casa. Mas não aceito devolução, tá? kkkkkkkk!!!!

    LOBO: Também custei a ter meus próprios cães, minha mãe não podia nem ver esses bichos na frente. Ruindade!

    MONTÃO DE BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir
  20. Você não sabe como foi difícil assistir esse filme, estava acompanhado e no cinema. Aonde iria parar minha "masculinidade, grosseria, dureza, malandragem..." se fosse pego com lágrimas deslizando pela face?

    Sempre fui meio apegado a bichos, mas não sou do tipo responsável com eles. Eles comem quando eu como e se eu aguento, eles também aguentam passar um tempo a mais sem comer e coisas do tipo. Os cães só vieram por causa da curta vida das aves.

    Ainda guardo saudades enormes dos meus passarinhos... Não desmereço, até passei a gostar mais dos bichanos; dos meus dois cães, afinal, um é muito parecido comigo, ranzinza, safado, pidão, ciumento... a outra é uma sem vergonha, logo não parece comigo.

    Contei do gato? Fica para o próximo comentário...



    EU LI !!! VIU !!!

    ResponderExcluir