sábado, 14 de abril de 2012

Tem coisa boa no câncer? Tem.



Nem bem comecei minha epopéia cancerígena e já tô descobrindo que se pode tirar proveito dessa desgraça. O monstro não é tão feio quanto parece. Verdade, há coisas úteis, não é só sufoco não. Quer ver?


1. TRIAGEM DE AMIGOS

Sejamos bem realistas: o câncer possibilita uma prévia da reação das pessoas diante da sua morte. Todo mundo sempre tem uma curiosidade mórbida em torno disso, né? Quem já não parou pra pensar em quais seriam as pessoas das suas relações que chorariam no seu enterro? Pois então, taí. Fique com câncer e logo saberá disso. Tem gente que corre de você ao saber que está doente! Uma amiga me disse, com muita propriedade, que, em grande parte das vezes, isso acontece como forma de negação. Como se fechar os olhos para o perrengue alheio colocasse a pessoa fora do grupo de risco. Sinto muito informar, mas para ter câncer basta estar vivo.

O impacto inicial da notícia comove muita gente. Mas não demora nada e o povo vai desaparecendo. Gente doente é chata, né? Feia. Fedida. Gosmenta. Deus me livre, xô baixo astral! Só que quem diz xô sou eu, um xô bem gordo, de boca cheia. Agradeço imensamente pela oportunidade de ter ao meu lado só quem realmente me faz diferença. 


2. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

É só com a água batendo no pescoço que a gente se mexe de verdade e bota tudo em ordem. Bom, pelo menos eu sou assim. Aí, por causa do longo tratamento a que terei que me submeter, já estou tomando uma porção de providências: organizando bem minhas roupas (ácaro, depois, nem pensar!), separando documentos, livros que quero ler, comprando telas e materiais pra voltar a pintar quando estiver a fim, lã pra fazer um tricozinho básico (já avisei o japa, vai ter que usar TODOS os milhares de cachecóis que pretendo fazer), enfim, deixando tudo à mão pra facilitar minha vida depois. 

No quesito beleza, uma drag como eu não ficaria indiferente, é lógico. Antes mesmo de saber se meus cabelos cairão (cairão sim, que bosta!), já pesquisei tudo sobre perucas e próteses capilares, sendo que as próteses, no caso, exigem escolha rápida, já que levam um tempinho pra ficar prontas, porque são confeccionadas sob medida. Bem bacana esse recurso, sabe? A coisa (com aspecto muito natural) fica grudada na sua cabeça por até 20 dias. Feita com cabelo humano, dispõe de várias opções de tipos de cabelo, cores e cortes, não impede o crescimento normal do seu próprio cabelo e você pode fazer tudo numa boa (ir à piscina, saltar de paraquedas, colocar presilhas, fazer rabicós...). Beleza de tecnologia. 

Mesmo assim, no caso de não querer usar peruca, já separei alguns lenços lindos e vou comprar outros, isso também fica bem legal. E quem sabe não assumo minha carequinha numa nice? Por enquanto acho difícil, mas o tempo dirá. De qualquer forma, comemoro desde já por esvaziar um tantinho o bolso daquela cabeleireirafiadaputa que me enfia a faca. Toma, safada!

Ah, coisa importante: vou ao dentista previamente também. Checagem de rotina e uma boa limpeza evitarão gengivites e outros probleminhas eventuais, indesejáveis pra quem vai ficar com a imunidade no chão. 


3. AMPARO LEGAL

Nem todo mundo sabe, mas portadores de câncer gozam de direitos especiais (pelo menos isso, né?!). O SUS oferece todo o tratamento, inclusive remédios gratuitos e a cirurgia plástica reparadora, tudo previsto na legislação. Esse não será meu caso, porque além de pagar um excelente plano de saúde há trocentos anos (espero não ter problemas com isso), por intermédio do japa, que é médico, ainda consigo algumas outras facilidades. 

Além disso, há uma série de outros direitos garantidos por lei, confira aqui. Já fui atrás de um deles, a possibilidade de não precisar interromper meu curso de Direito. Farei acompanhamento domiciliar durante o período em que estiver em tratamento. Há, ainda, um montão de outras coisas que dá pra utilizar também, tipo: sacar FGTS e PIS-PASEP, andar gratuitamente nos transportes coletivos, ter prioridade no andamento de processos, isenção de impostos na compra de alguns produtos, enfim, uma porção de facilidades. Se todas funcionam na prática, não sei. Mas dá pra bater o pé bacaninha.


Bom, por enquanto é isso. Ah, me esqueci: dá pra se fazer de coitada  - e abusada -  também. Já avisei o japa: faz parte do meu tratamento um cruzeiro pelas ilhas gregas, compras semanais no shopping e otras cositas mas. Acha que vou ficar no preju? Nem f...errando!

16 comentários:

  1. é assim mesmo querida amiga! a volta do bom humor e a alegria de viver ... é assim q mostramos ao problema o nosso tamanho@

    e vamos q vamos ...

    conte sempre com o amigo Bratz!

    ResponderExcluir
  2. acho que ... vou querer um dos cachecóis que voce vai confeccionar , pode ser?

    :D

    ( em off , só para voce... mais uma vez te digo que te admiro , mas não é pra ficar se achando hein! )

    bj

    ResponderExcluir
  3. Tânia eu sempre te admirei de longe pois vc é uma pessoa inteligente, articulada, engajada e outras visitas maus, mais agora te admiro pela sua atitude destemida(claro que pra mim parece isso)diante desse obstáculo pequeno e superável hoje em dia ! Digo pequeno porque há dois anos aqui em casa combatemos o mesmo mal que agora aflige vc!! Meu marido esteve em companhia do câncer por um período e bravamente, estamos juntos combatendo o sem graça!! Confie em mim! Vc já venceu pela sua atitude!!! Te admiro muito e fafavô, volta logo que sinto muito sua falta na Facul! Beijo enorme

    ResponderExcluir
  4. Inclua aí nos seus abusos dar presentes prazamiga.Preciso de óculos novos, o sobressalente quebrou hoje.Tô de olho num Ray Ban modernoso, de grau, tá? Tênis Nike foda e uma roupinhas, incluindo lingerie.Lingerie pra gordinha é mais caro, tá ligada, né? Por enquanto é só.

    ResponderExcluir
  5. Coisa boa, booooa, não é, mas também não é tão "muito péssima" assim. E, como você disse e a Rose sabiamente acrescentou, trate de incluir na lista de abuso a minha lipo!

    ResponderExcluir
  6. Paulo Braccini,

    É por aí mesmo. Como tão bem coloca Martha Medeiros:

    "MULHERÃO É AQUELA MATA UM LEÃO POR DIA."

    Pronto, taí. Sou um mulherão!

    ResponderExcluir
  7. Wanderley,

    Força na prótese capilar, né? É mais bonitinha. kkkkkkkk!

    Valeu, querido!

    ResponderExcluir
  8. Cintia,

    Já ganhou. E, olha, você vai gostar, viu? Sou ótima tricoteira.

    Bom, novidade... Sou ótima em tudo. (putz! Me achei mesmo! kkkkkkkkkkk!)

    Ah, em tempo: também te admiro demais, claro!

    ResponderExcluir
  9. Clorinda, minha linda (que aqui aparece como "anônimo"),

    Puxa, a admiração também é recíproca. Ah, não sou destemida não... Tô com um medão daqueles, isso sim. Mas tenho tentado ser o mais prática que posso, já vi que é o único jeito de enfrentar esse ultramegaperrengue. Vamu lá, fazer o que?

    Saudade de você, das aulas, da turma!...

    ResponderExcluir
  10. Rose,

    Ri pra caramba, você é mesmo uma figura estranha. kkkkkkkkkk!

    Fiz questão de mostrar seu comentário pro japa. E o recado dele foi o seguinte:

    "Fala pasamiga i trabaiá."

    Japonês malcriado. Tsc.

    ResponderExcluir
  11. Elaine,

    Coisa boa, boa, não é mesmo. E é muito péssima sim. É uma bosta.

    Olha, sinto informar, mas o japa incluiu cunhada no mesmo pacote do recadinho que mandou pra Rose, tá? Vai ter que folgar em outra freguesia. kkkkkk!

    ResponderExcluir
  12. Hahaha gente.

    E vamo que vamo, força na peruca porque não é fácil Tânia. Com com essa atitude, pelo menos a parte de encarar de cabeça erguida você tá levando bem hahaha

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Ah,é? Pois então diga ao japa que, sendo irmã,vc me colocou no grupo de risco e sendo assim... tenho meus direitos por antecipação kkkk

    ResponderExcluir
  14. Figura estranha??????VOCÊ FAZ UM POST DIZENDO QUE TER CÂNCER É BOM E EU SOU ESTRANHA???? tsc tsc tsc ....Só segui a sua insanidade...

    ResponderExcluir
  15. presente fessora!!!!
    Aproveitando o embalo, quem sabe vc não tá descobrindo o remédio pro cancer......Pode até lançar aqui no blog: DESCOBERTA A CURA DO CANCER!!! ACABA DE SER LANÇADO O PODEROSO REMÉDIO "TIRAN DUMADACA RADOCAN CER!!!
    Quem sabe!!!! O bicho fica todo sem jeito.. achando que tava chegando pra arrasar, achando que vai destruir............ e encontra todo mundo rindo da cara dele!!!
    E o bicho... todo sem jeito... vai saindo de fininho.. todo murchinho, reclamando: Ninguém liga pra miiiiim!!!!!!!

    ResponderExcluir