quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O tempo voa!



"Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente."
(Carlos Drummond de Andrade)

É isso aí, daqui pra frente, tudo vai ser diferente, bicho. Vou encerrando 2012 com uma das maiores e melhores histórias que terei pra contar pela vida afora. E certa de que, quando a gente acredita de verdade, mesmo, mesmo, mesmo, tudo que é ruim passa mais rápido do que se imagina.

Fiz a cirurgia para retirada da mama em 02 de novembro, ocasião em que estava carequinha, sem sobrancelhas e cílios, inchaaaaaaaaada e pálida de dar dó - e olha que naquele dia até que eu tava me achando bonitinha, pode?! Hahaha!!! Depois, em  03 de dezembro fiz uma nova pequena cirurgia pra retirar parte do mamilo que havia sido preservado, mas não foi pra frente (paciência, isso tem conserto logo logo).

Agora tudo está ficando legalzinho de novo e já me sinto absurdamente melhor em todos os sentidos. E olha o cabelinho chegando aí, geeeeeeeeeente! Ah, sobrancelhas e cílios melhores que antes, viu? Muito bom!

Então, se você estiver enfrentando algum sufoco agora, seja ele qual for, faça sua parte bem direitinho e acredite: VAI PASSAR RAPIDÃO!!!

:)

30 comentários:

  1. Poutz! Muita coragem postar o depois do antes e o depois do depois.

    ResponderExcluir
  2. Oi menina
    Tudo tem seu tempo e sua hora, é só acreditar em si mesma e nunca perder a esperança.
    Um Feliz Natal e 2013 cheio de alegrias.
    Força sempre.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. É como o oncologista sempre me diz, Rose: essa (a das sessões de quimio e no hospital) não era eu.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Wanderley, meu queridão... Com paciência e dedicação a gente sempre chega lá. Também desejo a você e ao Paulo tudo de melhor pra 2013. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ola menina olha força creio que o pior ja passou, se ora vejamos ja estás a recuperar,obrigado por partilhar esse momento da vida connosco isso serve como um grande exemplo de superaçao,desejo te um super feliz natal e um 2013 próspero e que tudo saia te muito bem,beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Virgilio! Quando inaugurei este espaço - há quase cinco anos! - sempre tive como objetivo mostrar minhas experiências mais rotineiras. Gosto de dividir com as pessoas minhas alegrias, tristezas e trapalhadas, todas as pequenas e grandes coisas que permeiam meu dia a dia. E agora não poderia ser diferente, né?

      Embora o tema "câncer" afaste muitos leitores, não posso ignorar a importância de mostrar como tenho lidado com isso. Faz um bem danado pra mim desabafar e comemorar minhas conquistas, sabe? E, de quebra, se ainda puder ajudar alguém com isso, caramba!... Aí sim é que me sinto mais do que recompensada.

      Um ótimo 2013 pra você também! Super beijo!

      Excluir
  6. DEUS, É NO TEMPO DELE...LEMBRA? E NÃO NO NOSSO, BJUS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma nem, anônimo! Deus é danadão... Sabe muito bem o que, quando e como fazer. E por mim tem feito muito, só tenho que agradecer.

      Beijo!

      Excluir
  7. Oi Tânia. Sei que tivemos alguns contratempos, mas tenho acompanhado seu blog e sua luta contra o câncer. De verdade te digo que fiquei impressionada e admirada pela sua garra, pois eu sempre costumo dizer que se fosse comigo, não sei se eu (como pessoa humana e carnal), teria toda essa força para enfrentar essa luta não. Só Deus mesmo para nos dar essa força... Essa sua luta serve de exemplo para muitas pessoas, e é um incentivo para quem está passando pelo mesmo problemas, pois quem lê seus posts numa hora dessa, se sente mais renovado e mais encorajado para enfrentar a doença com afinco. Creio em um Deus que faz o impossível, e tenho visto que em tudo Ele esteve ao seu lado. Tudo tem seu tempo determinado para Deus, e está chegando o tempo de você ficar renovada e novinha em folha novamente. Deus é muito bom, e tenha a certeza de que Ele estará ao seu lado em todo o tempo para te dar forças. Agradeça sempre a Ele pelo cuidado, pois o cuidado dEle é coisa excepcional, pois Ele relaciona-se com o homem a fim de comunicar-lhe seu amor, cuidado, e salvação eterna. Aproveito para lhe desejar um Feliz Natal e um 2013 cheio de boas novidades. Espero que um dia em seu coração você possa me perdoar pelos aborrecimentos que um dia eu te causei. Continuo na torcida para que um Ano Novo venha repleto de boas novidades. Fique bem, de verdade, e que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane!

      Sabe o que me deixou mais feliz ao ver seu comentário? É que precisei pensar um bocado pra relacionar você, eu e os contratempos... Isso significa que o que houve já foi superado (e te ver por aqui me indica que também superou). Muito mais legal assim, né?!

      Então, Viviane, não posso dizer que passar por esse sufoco é molezinha, porque estaria mentindo. Tem dor física, emocional, uma vida inteira temporariamente (e drasticamente) modificada. Mas tudo é suportável e a gente vai aprendendo a lidar bem com essas transformações. E tem outro jeito? Só há uma opção: VIVER. Assim, qualquer pessoa que enfrenta um perrengue desse aprende a ser forte, nem que seja na marra. E no fim dá tudo certo!

      Acredito e agradeço imensamente pela proteção que recebi do nosso Poderoso Chefão. Acreditar de verdade no poder Dele me ajudou em tudo, antes, agora e sempre. Sei que se eu fizer minha parte direitinho Ele jamais deixará de fazer a que lhe cabe. E é assim que vou em frente.

      Você não faz ideia da alegria que me trouxe ao me escrever aqui hoje. Te admiro muito, DE VERDADE e sempre quis lhe dizer isso. Contratempos acontecem e a gente acaba com eles, simples assim. Coisa de mulé porreta, né não? kkkkk!

      Também te desejo um excelente 2013 e que seja muito feliz sempre, tá?

      Beijo grande! :)

      Excluir
  8. Corrigindo: pelo mesmo problema*


    ResponderExcluir
  9. E q 2013 seja melhor, muito melhor ... felicidades e parabéns pela garra nesta luta querida ...

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, meu queridãozão, pra você (e pra maridona, claro) tudo de muitíssimo melhor também. Será que em 2013 a gente vai se conhecer pessoalmente? Espero que sim. Adoro vocês (e comida mineira, então, nem se fale! kkkkk!).

      Montão de beijos! :)

      Excluir
  10. Pôxa, Tânia...
    Eu agora que fiquei muito alegre por você ter recebido meu comentário numa boa... pensei que não fosse gostar...
    Eu ainda pensei em colocar meu sobrenome pra você me associar mais rápido, mas quando pensei nisso, já havia clicado em enviar kkkkkkkk. Sim, já superei tudo, tudo mesmo!
    Sabe Tânia, logo quando li seu primeiro post sobre o câncer, falei: caramba, a Tânia com câncer! Fiquei de verdade muito impressionada e imaginando como deveria ser difícil receber uma notícia dessa, pois tenho uma amiga que também está com câncer de mama, e tem lutado muito contra ela. Tenho pedido muito a Deus por essa amiga minha, pois é uma amiga que desde a adolescência caminhamos juntas. Não é fácil encarar com tanta naturalidade uma notícia dessa...
    Que bom que acredita muito na ajuda de Deus. Isso chama-se: Fé. E sem fé é impossível agradar a Deus. Quando Deus sonda nosso coração, creio eu que tudo fica mais fácil para encarar uma barra dessa. Continue crendo nEle, que assim estará agradando-o!
    Sabe, Tânia? Apesar de nossos perrengues, sempre admirei a sua inteligência, e sempre gostava de passar aqui no seu blog. Mas nunca te falei isso, porque você sabe como é mulher, né? Quando increspa com uma coisa... kkkkkkkkkk!!! Como já tinha dito, tudo tem seu tempo como a própria bíblia diz isso... e aproveitei a ocasião para pedir perdão por ter te enfurecido tanto. Há tempos que tinha vontade de fazer isso, mas nunca criei coragem por achar que você nunca fosse aceitar o meu pedido de desculpas rssssss. Mas que bom... fiquei feliz DE VERDADE! Como você mesma disse: mulher porreta é assim mesmo, passa por cima de tudo... auhauhauhauh. Você não faz ideia de quantas vezes eu pensei em clicar em enviar o meu comentário rsssssss. Mais uma vez, obrigada por ter aceitado o meu pedido de desculpas. Continuo na torcida pra você, e que você possa curtir umas belas férias bem rapidão. Sol, mar, é tudo de bom, né? Super beijo! :)
    Misericórdia, olha o tamanho do meu comentário... kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, tudo superado mesmo! Então... Natal se aproximando... Papai Noel só de butuca... Véspera de fim do mundo!... Melhor ser boazinha, vai que... kkkkkkkkkkkkkkkk! Brincadeira, relax total, de verdade. Quem chega nesse espaço - que considero uma extensão da minha casa - e deixa um pouco de si, só pode me fazer bem e, portanto, sempre será recebido com minha máxima consideração e carinho. Você ter se identificado, especialmente numa situação onde havia dúvidas, merece, ainda, meu respeito. Coragem é algo que aprecio demais e é o que venho exercitando aqui, durante esses anos todos, ao expor com muita franqueza minhas sinucas de bico.

      Espero que sua amiga, assim como eu, fique cada dia melhor e tire dessa experiência difícil tudo o que ela pode oferecer de melhor. E olha que tem um tantão de coisas boas pra gente aproveitar depois, por incrível que pareça. Aliás, acredito muito que nada acontece por acaso, tudo chega pra nós por alguma razão. Com limões ou a gente faz a limonada ou chupa os danados na raça. Eu prefiro a limonada, que não sou besta. Com açúcar e um montão de gelo, please. E uma vodkazinha no meio, pode ser? kkkkk! Diga a ela pra ficar à vontade se quiser fazer contato comigo, tá? Aqui no blog, além do espaço pra comentários, encontram-se também outras formas de acesso.

      Praia, sol e mar, pra mim, vai demorar um tantinho ainda, infelizmente. Resta um chão bom pra percorrer até que eu possa exibir o siliconão por aí. Hum. :(

      Bom, agora que apareceu por aqui, volte quando quiser, será sempre muito bem-vinda. E participe mesmo, isso me deixa bastante feliz. Me ajuda a espantar as moscas aqui, fafavô! kkkkkk!

      Beijo!

      Excluir
  11. Se a gente não ficar boazinha nesse tanto de período, a gente vai é se istrepar mesmo, viu? kkkkkk
    Foi muito bom e muito gratificante ter sido bem recebida por aqui, Tânia. Aparecerei mais vezes para dar minha colaboração. Demorei para criar essa coragem, mas foi preciso para que acabasse com algum mal estar que havia entre nós.
    Menina, chupar limão não é nada fácil, viu? E tem gente que ainda chupa limão e coloca sal por cima... Essa sou eu! kkkkkk
    Olha, Tânia... o estado de minha amiga não é nada bom. Infelizmente ela descobriu o câncer tarde demais e as sessões de quimioterapia não surtiram bons efeitos. Já foram feitas várias sessões também de radioterapia, ela deu uma melhoradinha, mas foi preciso novamente começar tudo de novo... Se ela tivesse descoberto logo, tudo seria mais fácil, né? Estou pedindo muito a Deus por ela...
    Pelo andar da carruagem, não demorará para você exibir seu siliconão... tá mais perto do que longe! :P
    Beijo, Tânia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Viviane, tenho que me comportar muito bem até o dia 31, pelo menos, porque pretendo ganhar presente de Natal e de aniversário também. \o/

      Ah, mas esse negócio de chupar limão e colocar sal é coisa de bebedor de Tequila... Tá vendo só como é que a gente pega a pessoa no pulo? kkkkkk!

      Puxa, pena que sua amiga não esteja muito bem. De fato, a descoberta do câncer logo no início faz toda a diferença. O meu estava num nível intermediário e exigiu uma atenção especial também, mas, pelo menos até aqui, deu tudo certo. Espero que ela consiga se recuperar, com bastante fé e persistência tudo é possível.

      Bem, até que já dá pra exibir o siliconão, sabe? Mas é assim mesmo, no singular. Porque a outra mama, tadinha, tá capenga de dar dó. Tem que fazer recauchutagem também e isso ainda vai demorar um bocadinho (a radioterapia tem prioridade). Tenho que andar torta pra nivelar a coisa toda, acredita? kkkkkkkkk!

      Venha sempre mesmo, desde já conto com seus pitacos aqui no cafofo, viu?!

      Beijo!

      Excluir
  12. Tânia, lendo isso daqui me dei conta que, a última vez em que nos vimos voce ainda tinha cabelão e, já fazia a químio,mas naquela época não se via nada disso, porque acho que era comecinho ainda , do tratamento... voce passou muitas situações , não imaginei que tinha sido tão difícil assim, mesmo lendo seus relatos por aqui e trocando algumas mensagens também.
    Não fazia ideia da real dimensão , é estranho isso , porque tinha a sensação que voce estava sempre tão forte, tão lutadora que essa pessoa da foto à esquerda não sei nem quem é e, confesso que me choca!
    Apesar do meio sorriso e de saber que voce tem bons médicos (dá-lhe Japa ! ) sua foto me mostra uma pessoa frágil ...
    A felicidade maior e a vontade de chorar vem depois, quando olho a foto da direita ... essa é voce que eu conheço, mesmo sem o cabelão ( por enquanto)... é voce voltando , e por certo, voltando pra ficar!
    Muitos beijos , amo voce!

    tin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia, verdade, quando nos vimos pela última vez eu estava bem no comecinho do tratamento e quase não havia mudanças na minha aparência, embora eu já estivesse engordando. Pra se ter uma ideia, quando comecei a quimio tinha 60 quilos e agora venho lutando pra perder os 20 quilos que ganhei (já perdi bastante, nem sei quanto, porque não costumo me pesar, só faço isso quando vou ao médico). É que há um aumento de até dois quilos no peso por sessão feita - e eu fiz 12! Isso contece por causa da retenção hídrica provocada pelos medicamentos. Coisa punk! Mas vai melhorando bem rapidinho, porque metade desse sobrepeso é só de líquido mesmo. Já tô firmíssima nos exercícios físicos que me são permitidos fazer e também na drenagem linfática.

      Sei que a foto em que estou no hospital choca bastante, especialmente quem me conhece pessoalmente e gosta de mim. Ver uma perua maluca como eu nesse estado chega a ser deprimente. Essa foto foi tirada por minha mana Lola, a meu pedido, poucas horas depois da cirurgia. Eu ainda estava meio zen por causa da anestesia, sabe? kkkkkkk! O enorme inchaço que se vê ficou assim poucos dias antes da cirurgia e, felizmente, não me atormentou tanto ao longo de todos esses meses. Divulguei isso pra que as pessoas possam entender melhor os efeitos que o tratamento pode causar e vejam como eles são rapidamente superados.

      Isso mesmo, essa não era eu. A emoção que você sentiu ao ver o tanto que já melhorei é bem parecida com a que contei na postagem anterior a essa (Saindo do casulo). Imagine só o que significa você conviver por muitos meses com pessoas assim (pálidas, esquisitas, sem pelos, inchadas e fragilizadas) e, de repente, reencontrar essas mesmas pessoas do jeitinho que elas são de verdade. Conhecer a individualidade de cada um, poder finalmente ver a cor de seus cabelos, enxergá-los inteiros e recuperados como eu... Caramba, isso me faz chorar até!... Acho que depois da maternidade essa foi a experiência mais intensa que vivi até agora. Putz, não vou mais parar de chorar, olha só o que você fez! kkkkkkk!

      Beijo, querida maluquete! Também amo você. ;)

      Excluir
  13. Aproveitando, Boas Festas !

    Voce tem muito o que comemorar :D

    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você também, que venha um Natal delicioso e um ano novo melhor ainda. Ah, e vamos comemorar juntas, né?! Que tal encher a cara (de chá)? kkkkk!

      Excluir
  14. Tânia, você costuma ganhar presente de Natal e de niver, ou o pessoal aproveita a oportunidade para juntar as 2 datas e te dar apenas 1? Olha que a minha mãe fez niver ontem e sempre todos lá de casa damos apenas um presente, pois ninguém aguenta tanto gasto não... kkkkkk
    Sério mesmo... não bebo nada, só água mineral, suco e coca-cola. Aliás, não curto muito coca, prefiro uma boa fanta rsssss. Já tentei experimentar a cerveja, mas cá pra nós, que negócio ruim é aquilo?? Aaarrgghhh!!! Se a cerveja é ruim, eu nem quero experimentar a tequilazinha... deve descer queimando tudo... kkkk!!
    Espero que depois de tanta tortura, você não fique com dores musculares, porque senão, sessões de fisioterapias nela! Nada que umas boas sessões não resolvam!
    Fique bem, Tânia, de verdade! Bom final de semana, porque sobrevivemos ao fim do mundo... rssssss
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, o povo por aqui já conhece bem a choradeira do dia 31, então capricha. Ganho presente de Natal e de aniversário também. E não dá pra ver! kkkkkk!

      Excluir
  15. O que falar mais para você? O que disseram é o que eu diria. Entretanto, volto a dizer que te acho lutadora e que seria vitorisa. Confiamos e você venceu. Quero agradecer a Deus por ter estado sempre a seu lado. Que continue muito presente em sua vida. Não me choquei com a foto não, tá?. Seus traços são bonitos e não assustam. Te admiro muito! Bjus no coração! BOAS FESTAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que eu tenho uma prima beeeeeem boazinha. kkkkk! Beijinho, Cássia!

      Excluir
  16. Parabéns Tania....Sou sua fã.
    Carmem Freitas - Maringá - PR

    ResponderExcluir
  17. VEJA BEM
    *Robson Leal Pereira

    Enquanto tantos gastam desmedidamente
    Comprando coisas sem importância,
    Há quem não tenha onde morar
    E nem ao menos o que comer.

    Pessoas correm para baixo e para cima
    Orgulhosas de suas vidas vazias
    Querendo mais, sempre mais
    Dinheiro, poder, reconhecimento
    Vivendo num mundo de aparências.

    Tais pessoas vivem angustiadas
    E nem sabem o que é ter paz
    O que é amor, sentir alegria
    Não experimentaram ainda
    O doce sabor da felicidade.

    Há quem não tenha o que vestir
    Há quem não tenha onde morar
    E nem ao menos o que comer;
    Mas são felizes de alma
    Pois têm a maior riqueza que se pode ter:
    Jesus Cristo no coração.

    * Poeta, ator e dramaturgo machadense, autor dos livros:
    “No Espírito do Natal”, “Garimpeiro de Letras e Versos” e “Nas Asas da Esperança”.

    ResponderExcluir
  18. Estou feliz que você retornou e que conseguiste enfrentar mais um obstáculo que a vida te apresentou. eu não saberia como enfrentaria tal situação, mas tudo acontece para que evoluirmos. Parabéns pela postagem! Estás lindaaa!!! Bem-vinda!! Um gracioso abraço, Graciele Gessner.

    ResponderExcluir
  19. Muitos parabéns.
    O seu blogue está simplesmente fantástico e vai ser uma inspiração para mim.
    Deus a proteja e a todos os seus.
    Teresinha Pereira

    ResponderExcluir