quarta-feira, 25 de junho de 2008

Falta de educação virtual

Já há algum tempo tenho vontade de falar um pouco sobre o comportamento das pessoas na Internet. Percebo que a maioria não se dá conta de que embora suas ações sejam virtuais, as direciona para pessoas reais, de carne e osso. Por trás de cada teclado há uma pessoa de verdade, que se emociona, se ofende, fica feliz, enfim, tem sentimentos bem reais.

Acho engraçado como o povo se permite fazer qualquer coisa, sem limites, como surrupiar fotos do orkut, por exemplo, sem a permissão de seus donos. Oras, se está lá no álbum, dando sopa, é de qualquer um, certo? Errado. Pegar uma foto sem autorização é a mesma coisa que entrar na casa da outra pessoa, sem bater e sem ser convidado, e se apropriar do que encontrar pela frente, só porque deu na veneta.

Algumas noções elementares de educação cabem perfeitamente no relacionamento virtual. Alguns exemplos:

- Não comprometer a imagem dos outros com recados que revelem intimidades ou contenham palavrões. Por maior que seja a intimidade com a pessoa ou por mais engraçado que possa parecer, nem todo mundo acha isso legal e pode ficar bastante constrangido;

- Não escrever GRITANDO, é uma das regras essenciais, e uma das primeiras que se aprende. É sempre melhor utilizar letras maiúsculas apenas quando se deseja realmente enfatizar algo;

- Ter a consideração de agradecer e responder e-mails recebidos, mesmo sendo ocupadíssimo. Ignorar quem lhe dispensou atenção é lamentável. Isso é como não ter a menor noção dos fundamentos básicos de educação, que se aprendem em casa, tipo mastigar de boca fechada, pedir com licença e dizer obrigado; se for o caso de ter disponibilidade para responder apenas algum tempo depois é importante primeiro se desculpar pela demora e também deixar a mensagem original do remetente. Ele não é obrigado a lembrar de todos os e-mails que enviou;

- C etiketa nu mundu reau eh dificiu d entende i sigui...qtu + nu mundu virtuau... Não entendeu nada? Talvez porque a frase foi escrita em miguxês, a maior praga da internet. E a maior prova de que etiqueta virtual é muito necessária. NauM EscrEVe DeXXi jeITu dEvi Se a Melhor regrAh a se siGuiDaH...

Agora, um capítulo à parte é o MSN... Ah, isso é de enlouquecer! Recebo muitas críticas por não utilizar com freqüência esse meio tão dinâmico e econômico de comunicação, mas honestamente detesto. É óbvio que entre meus contatos há pessoas interessantíssimas, com as quais tenho o maior prazer de conversar. Mas, sinceramente, não me vejo obrigada a me comunicar com alguém que não tenha nada pra me dizer. Mesmo um bate-papo informal exige conteúdo, né? Não suporto ter que ficar arranjando assunto pra desenvolver o papo com alguém que me chamou pra conversar. Também acho o fim quando digo algo e tenho que esperar séculos pela resposta, porque a belezura está falando com "trocentas" pessoas ao mesmo tempo. Isso tudo sem falar que tem gente que não percebe que o MSN disponibiliza alguns status básicos, do tipo “Volto logo”, “Ocupado”, “Ausente”, “Horário de Almoço”, “Em ligação” e “Aparecendo Offline”. Há pessoas que se negam a entender o que cada status quer dizer. Quer uma ajudinha?

“Volto Logo” – Simples assim! Significa que o ser humano que porventura poderia estar do outro lado, saiu e volta logo. Não adianta ficar GRITANDO, apenas espere. “Ocupado”– Se o indivíduo está no trabalho, é provável que ele esteja usando esse status justamente por estar ocupado. Não acha? “Ausente” – Precisa mesmo de uma explicação? Basta saber que é o contrário de presente. “Horário de Almoço”– Sim! Algumas pessoas necessitam comer pelo menos uma vez ao dia. “Em ligação”– Confesso que nunca usei esse status. Ele poderia ser facilmente trocado por algo mais interessante.

Assim como uma conversa pessoal ou por telefone, é legal cumprimentar o outro e se despedir direito também. Vejo muita gente que não tem a menor preocupação nesse sentido. Quando não está mais a fim de "teclar" com o outro, simplesmente fecha a janela da conversa e some. E o mais importante, quem quer ficar com o MSN aberto, vendo os seus contatos (quem entra, quem sai) ou acompanhando o recebimento de e-mails, mas não deseja conversar com ninguém, deve usar o artifício do "estou, mas não estou!". Como? Simples, é só ficar offline. Assim, não corre o risco de ser mal interpretado.

Quando ainda não existia internet e se conversava pessoalmente, por carta ou telefone, eu sempre pedi por favor e disse obrigada às pessoas. Nunca desliguei o telefone na cara dos outros (exceto dos namorados, é claro). Muito menos, fui indelicada ou desatenciosa com ninguém. Por que eu mudaria meu comportamento no mundo virtual? Tratar os outros da mesma maneira que gosto de ser tratada é uma das principais regras da convivência.

A Internet, como qualquer outro ambiente, permite relacionamentos e assédios das mais diferentes formas. Usar o seu tempo e o dos outros com elegância é uma questão de estilo, o que torna as pessoas especiais e dignas de interesse.

7 comentários:

  1. Tania, concordo que educação cabe em todos os lugares. As pessoas acham que no virtual pode tudo, não tem limites. E é mesmo do jeito que você escreveu, o modo é virtual, mas quem recebe essas coisas é real. Bj!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tânia!

    Foi uma prazer ler essa sua divertida postagem: dei boas gargalhadas. Acredito que todas as pessoas de boa educação já passaram pelas agruras que você descreveu tão bem.
    Aliás, a falta de educação não se restringe ao mundo virtual. Em uma grande síntese me parece que as pessoas perderam (ou nunca tiveram) a noção do que é público e do que é privado.
    Você já reparou, por exemplo, como o celular vem sendo usado?
    Enfim, parabéns pela coragem de abordar esse tema tão delicado.
    Abraços.

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  3. Tia Tânia, eu concordo com tudo. Já topei com esse 'tipinho virtual' sem educação por aqui, creio que muitos já devem ter se comunicado com alguém assim, e isso é realmente irritante né! Principalmente, quando o seu e-mail precisa de resposta, e acabam por algum motivo te deixando só na espera por algo que é importante. Eu mesma mandei um e-mail para uma universidade, visando esclarecer dúvidas, isso faz dois meses, até hoje não me responderam, já desisti, HAHAHA! Sem falar também, nas pessoas, que não se despedem, ou te deixa falando sozinha, isso também é muito desagradável! Só nos resta fazer a nossa parte né tia, e esperar que um dia, essas pessoas sem muita educação, aprendam a lidar melhor com essas situações. Ahhh, só pra relembrar, o texto está ótimo (como sempre)!

    Beijão tia ;*

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal!

    Que bom chegar aqui e encontrar esses comentários.

    Parece meio absurdo criticar a falta de educação virtual, mas infelizmente é algo pertinente.

    É incrível como muita gente tem noção limitadíssima do que é aceitável ou não no mundo virtual. Aliás, bastaria que substituíssem o computador pela vida real para perceberem claramente o que é ou não aceitável.

    O caso de cumprimentar seu interlocutor no MSN é um bom exemplo. Ninguém encontra com outra pessoa na vida real e parte direto pro assunto. A boa educação exige que você cumprimente quando chegar e se despeça na hora de ir embora.

    De fato as pessoas não têm noção (nem respeito) do que é público ou privado. Entendem que a Internet é terra de ninguém. Lamentável.

    Bem, o uso do celular atualmente chega a ser hilário. Há pessoas com as quais não consigo conversar por mais de dois minutos sem que seja interrompida pelos celulares (delas) tocando. E acho incrível o teor dos papos, nada que merecesse atenção imediata. Vejo que isso se transformou numa espécie de auto-afirmação. Quanto mais o celular toca, mais o sujeito se sente importante e requisitado. É o fim da picada!

    Um grande beijo a todos!

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga, o que mais me irrita é quando entro no fretado voltando do trabalho e tenho que conviver com o povo falando com os "benhés", com os "oi Paixão..." em alto e bom som. Lá quero eu ficar ouvindo conversa melosa dos outros!!!! Socorro...

    ResponderExcluir
  6. Vi, li e entendi. Está coberta de razão.

    ResponderExcluir