sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Por que complicar tanto?

O filósofo espanhol Julián Marías escreveu que a infelicidade humana está em não preferir o que se prefere. Na mesma linha, também diz muito a célebre frase do escritor norte-americano William Faulkner: "Entre a dor e o nada, prefiro a dor".

"Quem opta por deixar de fazer o que realmente gostaria está traindo apenas a si mesmo. Pior que isso, está trilhando um caminho que às vezes pode não ter volta."

Fico impressionada com a capacidade humana de sofrer por antecipação, por não privilegiar a própria essência na hora de fazer escolhas, de bloquear sonhos e construir muros no meio do caminho, acreditando na falsa proteção que eles oferecem. A grande verdade é que aquele que opta por deixar de fazer o que realmente gostaria está traindo apenas a si mesmo. Pior que isso, está trilhando um caminho que às vezes pode não ter volta. É a velha história de que é melhor se arrepender pelo que se fez do que pelo que deixou de ter feito.

Temos mesmo é mania de criar confusão, de complicar o que pode ser bem simples. Confundimos sentimentos e deixamos que nossos medos prevaleçam sobre nossos desejos. Não paramos pra pensar que esse exato instante não voltará jamais. Que cada dia que vivemos será ontem, passado, já foi. E se lamentar pelo passado é triste demais, um atraso, não leva a nada. É bobagem acreditar que é melhor não se entregar tanto, deixar de dar o melhor de si, não fazer carinho, não elogiar, não se fazer presente. Por que deixar de viver o que se quer por puro medo de sofrer? Puxa, mas deixar de viver é que é um sofrimento!

É delicioso redescobrir algumas emoções que já dávamos como perdidas na vida da gente. Não existe nada melhor que perceber que a passagem do tempo não tira de nós o desejo de cometer certas loucuras, desde que isso não prejudique ninguém, é óbvio.

A gente tem a triste mania de desconfiar do que faz a gente feliz. Ao desconfiar tememos. E ao temer não vivemos mais em paz e não viver em paz faz com se acabe com esse tormento, um tormento que, no fundo, era simplesmente felicidade! Estragamos a chance de ser feliz o tempo todo. Somos sempre a causa e a saída de tudo e é incrível como nunca percebemos isso! Maldita mania de complicar!

Só nos damos conta da importância de determinadas coisas ou pessoas quando elas já não estão mais conosco. Sentimos falta de olhar até para as coisas que consideramos mais horríveis apenas quando perdemos a visão. De ouvir até as coisas mais patéticas quando perdemos a audição. De valorizar alguém que nem parecia ser tão especial apenas quando a pessoa se vai pra sempre.

Não acho que a gente tenha que insistir em relações falidas e destrutivas, nem se entregar a sentimentos não correspondidos. Mas acredito sinceramente que é válida demais a coragem de recomeçar, ainda que seja a mesma relação, caso exista reciprocidade. Tenho visto e ouvido muita gente descrente de tudo, que tem preferido perambular oca pela vida, apenas por ter escolhido o nada no lugar da dor. Por que escolher uma vida morna, sem intensidade e sem surpresa alguma? Isso definitivamente não é viver, é apenas sobreviver.

Para mim desejo sempre mais, desejo tudo. Que me venha a dor impagável do aprendizado que é viver. Que venha a dor inevitável à qual as tentativas de ser feliz me remetem. Não tenho medo, choro, me descabelo, caio e me levanto outra vez, agora e sempre que for preciso. Valorizo cada segundo da minha vida, porque essa é a minha vida, única até onde eu sei e quem tem que cuidar bem dela sou eu. Se for curta, que tenha sido intensa. Se for longa, que me faça sentir orgulho de ter feito tanto por mim mesma, mesmo errando uma, duas ou mil vezes na tentativa de acertar, sem o menor medo de ser feliz.

3 comentários:

  1. Tia Tânia x)

    Adorei o seu texto. Pois é, há quem diga que o sofrimento é bom. Eu acredito que aprendemos com nossas burradas, evitando repetí-las, mas não creio que quebrar a cara seja algo bom, e sim, que aprendemos com os nossos erros. Já cheguei a pensar em me fechar, desconfiar de tudo, e não acreditar mais nessa felicidade, mas se fizer isso, perderei a chance de conhecer algo novo e acabar gostando. Então, deixa o tempo levar o passado embora, e a vida guiar o futuro, na torcida de que no final tudo vai ficar bem, eu sei que vai...

    Beijão tia ;*

    ResponderExcluir
  2. Tania, esse texto faz a gente parar para pensar sobre quantas são as vezes que deixamos algumas oportunidades escaparem só por prevenção. Vc tem toda razão, arriscar é sempre melhor do que nem tentar. As probabilidades são as mesmas, tanto de quebrar a cara como de se dar bem. Mas, pensando melhor, nem tentar já é quebrar a cara. Bj!

    ResponderExcluir
  3. Tânia eu adorei esse texto, ele falou muito forte ao meu coração.
    è muito importante qdo nos despimos dos nossos medos, muitas vezes ficamos agarrados ao sofrimento com medo de perder posições, coisas, medo de enfrentar os nossos próprios traumas e bloqueios e ficamos infelizes e vamos passando pela vida com amargura, sem Luz e sem vida....Não podemos esquecer que a finalidade da vida é a FELICIDADE.
    Buscar ser feliz isso SIM vale a penas.
    Agradeço os textos são ótimos e tenho aprendido muito...

    Parabéns menina!!!!
    Hirany!

    ResponderExcluir