terça-feira, 3 de março de 2009

O que tem que ser, é, pronto e acabou!

Não sei se só eu penso assim, mas, às vezes, me atormento com a sensação de que poderia dar um rumo diferente a diversas coisas que não acontecem do jeitinho que gostaria. Fico imaginando que se tivesse dito isso, feito aquilo, enfim, se tivesse modificado minha postura diante da situação, se tivesse sido outro tipo de pessoa e não eu mesma, talvez tudo fosse diferente. Mas, refletindo bem, é claro que não é por aí. Nunca vale a pena abrir mão do que se é de verdade, porque um dia as máscaras caem. E mesmo que a gente force a barra e diga algo só da boca pra fora, a vida sempre se encarrega de dar o devido rumo pra tudo, seja bom ou ruim.  

Quer ver como as coisas são? Numa determinada manhã, há long long time ago, quando cheguei na clínica onde trabalhava com minha irmã, fui surpreendida por um comentário dela: - Nossa, você precisa ver o estagiário novo... É um japonês boniiiiiiiiiiiiiiiito, alto, forte!... Fiquei atônita e coloquei o comentário em dúvida no ato, afinal, nunca tinha visto um japonês assim tãããão bonito e, menos ainda, alto. "Essa doida ainda não acordou direito", pensei cá com meus botões. De repente ouço uma voz se aproximando, linda, diga-se de passagem. Minha irmã logo avisou: "É ele, presta atenção!". Duvidei de novo, claro. Por acaso japonês tem voz bonita? 

Isso tudo, na verdade, era uma enorme má vontade da minha parte, apenas não queria dar o braço a torcer, afinal sempre afirmei com todas as letras que jamais namoraria um oriental, não fazia meu tipo (cabe destacar que minha opinião sobre isso mudou muito, há um montão de orientais lindos por aí). Cospe pra cima, tonta! De repente vejo o rapaz. Caraca, lindo mesmo! Alto mesmo! E forte meeeeeeeeeesmo! Tum-tum, tum-tum, tum-tum... Coração batendo acelerado, tratei logo de puxar conversa com o novato. 

A partir daí passamos a conversar bastante sobre várias coisas. Percebemos que não tínhamos absolutamente nada em comum: ele curtia esportes, especialmente futebol, que eu odeio; eu adoro artes em geral, coisa que ele sempre abominou; das músicas que ele gostava, eu passava longe e ele fazia o mesmo com as minhas... E mesmo assim, atolados até o cérebro no meio dessa porção de divergências, a gente curtia bastante a companhia um do outro. Um dia tivemos essa conversa:  

- Sabe, Sérgio, eu não quero saber de namorar ninguém não. Acabo de sair de uma separação, tenho um filho bebê ainda, então não dá. Quem entenderia uma situação dessas?  

- É, eu também não quero saber de nada sério. Ainda tô no segundo ano da faculdade, tenho aula o dia inteiro, preciso estudar um monte... Quem entenderia isso?

E assim os dias passavam. Passaram-se semanas, meses, anos, muitos anos... Sem uma palavra sequer sobre compromisso, continuávamos sempre juntos. Até que deu nisso:



Foram 11 anos de um namoro que nunca foi sacramentado e já são 12 de um casamento também sem nenhum pedido formal. 23 anos juntos, sem promessas, nem expectativas. E também sem um minuto sequer de separação e nenhuma briga mais séria. Ele continua doido por futebol e eu, maluca pelas artes. Ele ainda adora comer rabada e eu, morrendo de nojo disso (pô, também vamos combinar que esse tipo de rabo nem é comestível, né?!). Mas sempre juntos. Simplesmente juntos e muito felizes.  

É por isso que tenho convicção de que tudo que é pra ser, acaba sendo, pronto e acabou. Sem dramas, mistérios, confusões e blablablá. Quem gosta de verdade da gente, gosta do jeitinho que a gente é. Pode ser namorado, marido, amigo, qualquer coisa, não importa. Se há uma afeição verdadeira, ela existe por si só e aproxima as pessoas.  

Assim, penso que quando alguém se afasta e não faz nenhuma questão da nossa companhia, é porque não havia um afeto verdadeiro, não foi criado um vínculo capaz de tornar o relacionamento sólido. E nenhuma mudança no nosso modo de ser faria com que as coisas fossem diferentes.  

Quando a gente sabe que é suficientemente atencioso, generoso, carinhoso, sincero, enfim, que estamos dando o nosso melhor e ainda assim temos a infelicidade de ver pessoas que consideramos tanto desaparecendo irremediavelmente e sem motivo justo das nossas vistas, não vale a pena sofrer indefinidamente por isso. É duro entender uma coisa dessas, mas é preciso aceitar. Porque ninguém é obrigado a gostar e permanecer ao lado de quem não quer.  

O negócio é sossegar e continuar fazendo sempre a parte que nos cabe. Relax baby, o que tiver que ser, será. Simples assim.

12 comentários:

  1. O japa que me desculpe, mas que noiva!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pô, Jack! Nem acabei de revisar o texto direito e você já tá aí me sacaneando? kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  3. Camarão que dorme a onda leva, benhê! HEHEHEHEHEHEHE!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tânia, muito linda sua história..mais uma vez chego a conclusão: que as diferenças realmente une..principalmente pessoas que tem ânsia e vontade de aprender e conhecer mais sobre a vida,o universo, as pessoas e sobre sí mesmas. mais o que realmente vale num relacionamento é a sinceridade,o cotidiano qdo se é claro, verdadeiro e transparente e a cumplicidade que vai assumindo o seu lugar em nosso coração e nos tornando dependentes, conscientes ou não. Eu e meu cia de Amor somos bem diferentes, mais agente se completa exatamente nessas diferenças, é aquilo, eu levo os 5% de masculinidade e complementa o vázio da masculinidade dele e ele traz os 5% de femenilidade e complementa o meu ser femenino, te confesso que as horas sempre passam rápido qdo estamos juntos.Somos palhaços e temos muitas coisas pra lembrar, É algo profundo, para um bom bate papo kkkk. Acredito que a vitória está exatamente na quantidade de anos que estamos juntos e ainda sobra muita energia para viver muitos e muitos...penso que está valendo e é sempre bom agradecer, pela paciencia que tivemos, pelos sapos que engolimos e por todas as coisas que ultrapassamos.

    Obrigada! valeu!!!!

    Hirany!!!!

    ResponderExcluir
  5. Tania, linda a foto do seu casamento. Concordo com o texto, eu acho que quando se faz tudo certo, só resta esperar e ver o que acontece. Não adianta tentar mudar o curso dos acontecimentos, mesmo quando o resultado não é o que mais agrada. Não se trata de desistir, mas de confiar! Isso é o que se chama “FÉ”! Bj!

    ResponderExcluir
  6. Adorei...Como sempre um lindo texto...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ficou mesmo muito lindo o texto!E, aproveito pra comentar e usar um pouco da postagem anterior, sobre os homens. Como dissemos, os homens...ah, os homens! Tão racionais, tão sistemáticos, mas absolutamente fortes quando precisamos de apoio! O complemento ideal!Enfim, os homens são tão irritantes! E não é que a gente adora isso?kkkk Parabéns, mais uma vez mandou muiiito bem!

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez concordo plenamente tia! E nem preciso mencionar porque, né! kkkkkkkkkkkkkkkk! É uma linda história, adorei, viu?
    Beijocas tia :*

    ResponderExcluir
  9. Concordo com Jack, linda noiva. E tbém concordo contigo, Tania. Não sou fã de creditar resultados ao destino, mas tbém acho que o que é pra ser, será. Bj!

    ResponderExcluir
  10. Prima, que história de amor bela!
    Todos temos uma prá contar, mas amei a sua! Simples, diferente, amigos que se amavam e conseguiram descobrir esse sentimento que nem sempre é descoberto. Fica camuflado e as vezes se perde.
    Te felicito pela ousadia pois assim conhecemos mais um pouquinho de você.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhhh dona Tania,vc nem pra me contar essa história maaaaaaara!
    Nao ...Descordo totalmente com vc,a rabada é uma delícia minha filha,vamos rever esse conceito de rabo nogento assim nao...
    Adorei a parte..Eu nao quero nenhum compromisso sério...O outro ah eu tbm nao...Conversa pra boi dormir né?Ai estao os dois casadinhos e felizes!
    Querida os opostos se atraem,está ai o exemplo!

    beijao e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Muito prazer Senhor Japa!

    "Tudo que é pra ser, acaba sendo, pronto e acabou. Sem dramas, mistérios, confusões e blablablá. Quem gosta de verdade da gente, gosta do jeitinho que a gente é. Pode ser namorado, marido, amigo, qualquer coisa, não importa. Se há uma afeição verdadeira, ela existe por si só e aproxima as pessoas."

    simples assim mesmo ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir