quinta-feira, 26 de março de 2009

Ser inteligente é pouco... Aprenda a ser esperta!





Recentemente um leitor anônimo postou um comentário num tópico antigo, onde falo sobre a diferença que há entre lealdade e fidelidade. Estava indignado com um revertério que sofreu num relacionamento. Como ele, encontro por aí um montão de outras pessoas na mesma situação, aflitas por se considerarem vítimas de determinadas circunstâncias. 


Por isso resolvi fazer essa postagem especial, onde pretendo abordar o assunto da forma mais ampla possível. Aviso logo: não sou psicóloga, nem conselheira sentimental. O que virá a seguir é fruto apenas das minhas observações e consequentes conclusões. Então, ninguém é obrigado a concordar com nada do que eu disser e, menos ainda, gostar do que vai ver.


Outro aviso, não menos importante: nada aqui tem endereço certo, é uma abordagem bem geral mesmo. E, apesar de me dirigir às mulheres, o babado é unissex, tá?


INTELIGENTE E BOBONA

Logo depois que dei uma renovada no "Quem sou eu" do meu perfil no Orkut, parei pra refletir sobre como algumas palavras, embora aparentemente com o mesmo significado, podem dizer coisas tão diferentes. Assim, continuo achando que fidelidade é uma coisa e lealdade é outra. Do mesmo modo, inteligência não é o mesmo que esperteza.

Na nova descrição feita no perfil afirmei que apesar de inteligente, a mulher também pode ser uma burra assumida. Isso parece contraditório, mas provo que não é. Ser talentosa, excelente profissional, conhecer bem isso ou aquilo está muito longe de significar que uma mulher seja esperta. Digo esperta no sentido de malandrinha, escolada nas safadezas alheias. É por isso que ao tomar uma bela invertida, acaba sofrendo horrores. Porque se não bastasse o toco, ainda se descabela pra tentar entender como justamente ela, tão culta, entrou numa fria dessas. Fica com o ego ferido de morte, seu orgulho se transforma num zero à esquerda.

Daí a importância de analisar melhor certos conceitos. Ser inteligente não é a mesma coisa que ser sabidinha e ter o jogo de cintura necessário pra evitar decepções. Uma mulher pode ser PhD em física quântica e, ao mesmo tempo, não ter maturidade emocional suficiente pra suportar as consequências das ciladas geradas por suas péssimas escolhas e deixar de viver iludida.

"É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir."
(Machado de Assis)

Quer mais um bom exemplo, aliás correlato (puts, que feia ficou essa palavra com a reforma ortográfica!) com o que foi dito até aqui, de como palavras aparentemente semelhantes podem dizer coisas diferentes? Canalha e cafajeste também não significam a mesma coisa...


CANALHA É UMA COISA, CAFAJESTE É OUTRA.
E ambos são dois trastes!

Canalha é o sujeito que chega "chegando". Manda logo um "gata" no contato inicial e evolui pra "gostosa" imediatamente a seguir. Cafajeste chega com elegância, de mansinho. Faz altos elogios e usa palavras mais do que apropriadas, que encantam. Inclusive, diga-se de passagem, essa é a arma mais poderosa do cafajeste: um vocabulário irretocável e impressionante, que atinge com precisão milimétrica todos os pontos fracos da infeliz que fica sob sua mira.

Canalha é atrapalhado e se complica pra administrar com competência o mulheril, sendo frequentemente pego com as calças na mão. Já o cafajeste tem discernimento pra conciliar agendas e programar suas investidas com absoluta maestria, dentro de um cronograma infalível.

Canalha é um mentiroso óbvio, usa as desculpas mais esfarrapadas pra justificar suas safadezas, do tipo "eu estava de fogo!" ou então "não é nada do que você tá pensando!". Na vã tentativa de se esquivar do problema, é patético e tenta rotular a mulher como maluca. Cafajeste, em geral, não mente, omite. Assim, se for flagrado no ato do vacilo (o que é pouco provável, porque sabe camuflar pistas melhor que ninguém), ainda dirá com toda sutileza: "Oras, não disse porque você não perguntou!". E não é que é verdade mesmo? Isso quando não se faz de ofendido e inverte o jogo completamente, ocupando o papel de vítima da incompreensão da inquisidora. Aff!... Esse deixa a mulher maluca pra valer!

Canalha quer pegar todas, sem distinção e avidamente. É adepto do cru e quente, quer tudo pra ontem. Caso não se dê bem numa determinada investida, parte logo pra outra. Cafajeste escolhe a dedo, cozinha em fogo brando e come pelas beiradas. Sem pressa, investe todo o tempo do mundo numa empreitada, porque o que interessa é atingir o objetivo a qualquer custo.

Basicamente, para o canalha o que importa é catar o que estiver na frente, sem muita distinção. Já para o cafajeste, catar é o que menos importa. A graça está na satisfação plena da sua necessidade de conquista, no jogo de manipulação. É por isso que, em geral, cafajestes dão preferência a mulheres aparentemente inacessíveis, como as já comprometidas, por exemplo. Seu maior prazer está em conseguir tirar a mulher do outro, não porque quer ficar com ela, que fique bem claro. O objetivo é simplesmente conquistar para se sentir poderoso e, com isso, melhorar sua baixa auto-estima.

"A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la."
(Bob Marley)


CAIU NA LÁBIA DE ALGUM SAFADO? BEM FEITO!
É hora de aprender a ser ruim

É duro admitir isso, mas boa parte das mentiras que os homens contam são criadas com a ajuda das próprias mulheres. Todo bom cafajeste é um predador que escolhe suas vítimas de acordo com as carências que elas demonstram. Uma frase bem manjada, por exemplo, é "Você não é como as outras, você é especial". É incrível como isso funciona! "Puxa, não sou como as outras... Isso significa que sou a melhor mulher que ele já encontrou!". Hã-hã!...

A grande verdade é que os sinais da safadeza são visíveis e estão todos ali, só não vê quem não quer. Só que mulher apaixonada é sinônimo de mulher cega, então insiste em não perceber. Só depois de levar um belo pé no traseiro é que vai se dar conta de que há muito tempo o caldo já havia entornado. É só prestar atenção em como as coisas eram no princípio e como ficaram algum tempo depois. Por exemplo: na fase da conquista o sujeito vai até Marte se for preciso, só pra ver sua carinha linda... Mas a vaca estará bem pertinho do brejo quando a criatura não arranjar tempo pra mais nada. Viverá ocupadíssimo - pra você, lógico. Tá legal, há exceções. É claro que muita coisa pode mudar, o sujeito pode arranjar um novo trabalho que lhe exija mais, enfim, pode mesmo estar enrolado. Só que, quando quer MESMO, desenrola qualquer parada, pode crer. Não é moleza não!... Como já dizia o outro, feliz é a mulher do saci, pois sabe que se levar um pé na bunda, quem cai é ele.


"Quem quer arranja um jeito. Quem não quer arruma uma desculpa."
(autor desconhecido)


Depois que foi colocada de vez pra escanteio e de chorar longas noites pela ausência do traste, a mulher começa a viver a fase do ódio. Quer vingança a todo custo, como se isso valesse a pena e mudasse alguma coisa. Mas até pra rogar praga é necessário ser mais esperta. 


Geralmente a mulher rejeitada deseja com todas as suas forças que esse homem se apaixone perdidamente por alguém que lhe faça o mesmo que ele fez com ela. Quer que ele sinta na alma o sabor do desprezo. ERRADÍSSIMO! Vai querer saber que seu benzão anda chorando pelos cantos por uma mulher que não seja você? Já que é pra ser ruim, seja ruim de verdade. O negócio é desejar que ele não se apaixone de jeito nenhum, mas que encare uma bela atração fatal. Que se envolva com uma Glenn Close bem doidona e perca completamente o sossego. Daquelas que riscam o carro todo, furam os quatro pneus e o diabo a quatro. Que ele se desespere ao ponto de reconhecer que antes era feliz e não sabia. Que sinta a maior saudade da beleza de mulher que você é e que ele, merecidamente, perdeu por não saber valorizar. 


"Não te irrites, por mais que te fizerem... Estuda, a frio, o coração alheio. Farás, assim, do mal que eles te querem, teu mais amável e sutil recreio."
(Mário Quintana)  


ENFIM, RESPEITE-SE!


Exageros à parte, a grande verdade é uma só: acima de tudo, é preciso aprender a se respeitar. Considere que a partir do momento em que você age sem levar em conta seus próprios valores e sentimentos, torna-se o seu pior inimigo. Não há canalha ou cafajeste que possa lhe ferir mais que você própria, quando se abandona deliberadamente. 


Perceba, finalmente, que nada é garantido nessa vida, que você vai errar, acertar, chorar, sorrir, enfim, viver... E que venha a incerteza pra dar um sabor especial às suas conquistas. Que venha a dor pra que se possa sentir o enorme prazer de ser feliz de novo. Você pode desistir de um caminho que não é bom, mas jamais deve parar de caminhar. Se decepcionou amargamente com alguém? Faça tudo o que estiver ao seu alcance e, quando achar que não dá mais, respire fundo e comece tudo outra vez... Isso sim é ser esperta!


"Não importa onde você parou… Em que momento da vida você cansou… O que importa é que sempre é possível e necessário RECOMEÇAR."
(Carlos Drummond de Andrade) 


Ilustrações de LaPendeja. http://lapendeja.net/ilustraciones/

25 comentários:

  1. ADOREI!!!!!!!!!!!
    Falou tudo, tudinho mesmo. Não há o que acrescentar mais.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!
    Você está certa, os espertalhões que me desculpem.
    É tudo isso.

    ResponderExcluir
  3. Revolução das calcinhas... É isso aí, Tânia! Dá neles! Tô com a Helena e com a Eudes: DISSE TUDO, TUDO, TUDO!

    ResponderExcluir
  4. Tânia, Fantástico muito bom!!!
    Não tenho muito para acrescentar.
    Vou colocar alguns palavras!


    A fim de viver a vida abençoada, viver com integridade e viver para ser quem você diz que é, não é somente uma coisa importante, é essencial para a vida. Em nossas vidas, há muitas oportunidades de comprometer nossa integridade para um ganho de curto prazo ou um benefício de curto prazo. Mas se verdadeiramente vamos viver uma vida com honestidade é necessário estar sempre atenta a todas as coisas que estão a nossa volta se plantamos com certeza colheremos e herdaremos o amor ou o desamor, dependendo sempre da direção que daremos a nossa liberdade diante de deteminadas situações que nos aconteçem colheremos, as lágrimas ou o arrependimento, então preservar nossa integridade, sermos sempre honestos com agente mesmo e com os outros é nosso maior ativo a longo prazo. Buscando sempre resolver as coisas pela raiz. É muito bom para nossa vida.O dar e receber é algo fantastico, as amizades verdadeiras, as pessoas que encontramos, delas sempre colheremos benefícios, alimentos positivos para nossa vida. Mais também encontraremos pessoas nocivas e maldosas, onde sempre querem tirar proveito.É importante ser esperto,não resta dúvidas como também ter pureza na alma e não ser ingenua. Encontraremos sempre os Cafajestes os canalha em nossa vida é preciso estarmos sempre atentas.

    Encurtar a distância entre quem somos e quem mostramos ao mundo que somos, é uma das chaves para viver uma vida verdadeiramente honesta, colhendo aquilo que plantamos.Espero ter falado algo de proveitoso. Assim estou me educando também. Obrigada!!

    Hirany

    ResponderExcluir
  5. Ei, um minuto aí, mulherada! Agora vou abrir o bico: tem ALGUMAS (eu disse algumas, está bem explicadinho?) mulheres que se amarram tanto em cara estúpido que acha que homem educado é maricona!
    Estas sempre reclamam que queriam um homem com mais pulso e atitude de macho, como se ser macho fosse sinônimo de chucro! E um homem "fracote" que não arromba a porta num acesso de raiva ou não faz um carnaval quando elas começam a provocar ciúmes, não é um homem de verdade.
    Já encontrei mulheres que confessaram gostar de homens de "gênio forte" para viver um relacionamento "cheio de emoções".
    Em todas as conversas que tive com mulheres que gostam de jagunços, percebi que nenhuma conseguiu ser feliz em nenhum momento de suas vidas, mas nada de virar o jogo.
    Por isso, caras revolucionárias das calcinhas, digo que tudo tem dois lados. Pra cada nóia que adora dar porrada, sempre haverá uma surtada que gosta de apanhar.
    Mas de mim, um lorde inglês, sempre poderão esperar o melhor. Penso que como a lua, as mulheres tem suas fases, às vezes encobertas, mas nunca perdem o brilho.
    E aí? Sou um bom cafa? hahaeehahaeahae!!!!!

    Bj! Bj! Bj!

    ResponderExcluir
  6. Ui! Ficou revoltado, Jack? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!

    Brincadeira, todos os comentários sempre são bem-vindos, inclusive com críticas e sugestões.

    Grande beijo pra todos!

    ResponderExcluir
  7. Não falo que mulher é um caso sério? Olha só a dona do pedaço me enconstando na parede. Tudo bem, bate. Bate que eu gamo! haeahaeheahehehaehea!

    ResponderExcluir
  8. hahahhaah! Pude identificar pelo menos meia duzia de conhecidos meus entre canalhas e cafajestes. hahhahah! Não conhecia esse blog, já virei fã.

    beijão

    ResponderExcluir
  9. Conheci um cara no casamento de um amigo. Estava numa boa, quando ele veio até mim e disse: "Você olha para todo mundo, menos para mim". Na verdade, eu só olhava para ele, meu tipo de homem: galã, aventureiro, sexy, seguro de si e brincalhão. A gente dançou, paquerou... Fui me informar e ouvi: "Esse cara tem uma mulher por cada lugar que passa, nada sério. É caçador". No dia seguinte, ele me ligou e pensei: "Será que não vai ser diferente comigo?" Durante dois meses, passamos as noites fazendo amor. Até que começou a catástrofe [risos]. Eu só falava com a sua secretária eletrônica, pois ele filtrava minhas ligações. E sempre tinha muito trabalho, viagens e jantares de negócios. O que não o impedia de acabar a noite na minha casa, às 3h da madrugada, bêbado. Depois, me deixava sem notícias por vários dias. Enlouquecida, eu ligava 20 vezes seguidas. Ele negava me trair: "Você sabe que eu te amo". Eu me torturava por dentro. Pouco antes da nossa separação, ele quis ir sozinho para Miami refletir. Eu acreditei! Depois de 15 dias de silêncio, o vi no trânsito com uma mulher. Riam, pareciam íntimos e estavam ambos bronzeados. Ele negou infidelidade. Dois dias mais tarde, apareceu com um buquê. Me senti uma prostituta. Depois do presentinho, ele foi embora alegando compromissos profissionais. Assim foi o rompimento. Sofri muito. Nessa época, me entregava a qualquer homem que demonstrasse interesse, certa de que era ele ou nada. Parei com esse tipo de relação pois aprendi a me amar.

    ResponderExcluir
  10. Vou citar um trecho do livro "O que Toda Mulher Inteligente Deve Saber", de Steven Carter e Julia Sokol:

    "As mulheres inteligentes sabem que nenhuma mulher nasce inteligente.

    As mulheres inteligentes também sabem que é possível aprender a ser inteligente de duas maneiras - a maneira difícil e a maneira fácil.

    Em sua maioria, as mulheres inteligentes se tornam inteligentes da maneira difícil, isto é, através de experiências pessoais que deixam cicatrizes - recordações dolorosas de noites de insônia, lágrimas, incertezas, raiva, insegurança e ansiedade. Elas aprendem sobre a vida, sobre o amor e sobre os relacionamentos, mas pagam um preço muito alto por essa sabedoria.

    Nós temos certeza de que existe uma maneira mais fácil para uma mulher se tornar inteligente - uma maneira mais fácil de aprender a ser sábia ao lidar com os relacionamentos e não precisar passar por experiências traumáticas que muitas vezes acompanham a aquisição desse conhecimento. Como? Simplesmente ouvindo e assimilando as experiências de outras mulheres. Sabedoria sem sofrimento, compreensão sem angústia, descobertas sem melodrama."

    Por isso vc é admirável, Tania. Dividir suas experiências e observações neste blog é mais que proporcionar momentos de boa leitura, é tbém a ajuda que pode fazer diferença prá alguém.

    Super bj, minha linda. Vc é fantástica!

    ResponderExcluir
  11. Oieee Tania, Finalmente apareci no seu blog... Gostei muito do que vc falou.

    Vc e' a minha psicologa...rd*
    BEijaoooo
    saudades.

    ResponderExcluir
  12. OLHA EU ME IDENTIFIQUEI MUITO COM ESSE BLOG, POIS VIVO UM PROBLEMA COM RELACIONAMENTO, E ANTES DE LêR ESSE BLOG, EU JÁ TINHA DITO PRO MEU EX: QUANDO QUER SEMPRE ARRANJA UM JEITO, QUANDO NÃO QUER SEMPRE DÁ UMA DESCULPA. E CONCERTEZA NO COMEÇO ELE IA ATÉ ONDE OS JUDAS PERDEU AS BOTAS PRA ME VER..CONHECER..DEPOIS QUE AGENTE SE ENVOLVEU, ATÉ ONDE EU MORO VIROU EMPECILHO PRA GENTE NÃO DAR CERTO! POXA O PIOR ´QUE FICAVA DANDO ESPERANÇAS, E EU QUERENDO SIMPLIFICAR TUDO, NA VERDADE O QUE VC QUER AFINAL? QUE EU TE ESQUEÇA E NÃO FIQUE MAIS CRIANDO ESPERANÇAS FALSAS? E ELE: CALMA QUE TUDO VAI DAR CERTO PRA VC

    MEEEW.. QUE LOUCURA, DEPOIS DE TER FALADO QUE AGENTE NÃO TEM FUTURO E EU GOSTANDO AINDA ELE.. DIFÍCIL PQ SEMPRE TENHO CONTATO. COMPLICADO :S , mas queria agradecer esse blog :D

    ResponderExcluir
  13. Ahhhhhh fala sério, tua intenção é queimar nosso filme né?.....hehehe.
    Convenhamos que a verdade nua e crua é essa mesmo, mas afinal, a conquista na realidade é um jogo (muitas me matarão,não literal claro,e tal qual um deve ser jogado. Observemos a natureza e acharemos muitos exemplos de "cajas"....ahauhauha.
    Melhor parar o comentário por aqui que a língua afiada está louca indicar palavras para os dedos que certamente podem reiniciar a extinta guerra dos sexos.
    Muitas verdades no texto, porém são verdades que com poucos argumentos elevam nós pobres e incompreendidos homens no hall dos inocentes....ahauhauhauha.
    Parabéns Tania....bjks

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela forma de expressar, foi clara e direta, sem perder a idéia. Adorei o texto e a mensagem!

    ResponderExcluir
  15. Reginaldo Rochadel30 de maio de 2010 19:29

    Não sabia distingui os dois,acho que sou meio canalha mas pretendo especializar-me em cafageste adorei tudo que li obrigado você é um anjo beijo.Reginaldo Rochadel.

    ResponderExcluir
  16. Sensacional!
    Incrível, como nós precisamos ler um texto desses, pra se recordar de como fazemos tantas besteiras por tantos canalhas e cafagestes, não é mesmo? Hum... já passei por cada uma, e já namorei saci, viu. Depois de conto essa história...

    beijin querida!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom , tem um pouco do que eu vivo com amor por um cafajeste e tendo a faca e o queijo na minha mão que é meu namorado,tenho um namorado perfeito mas nao sinto amor por ele sinto mas pelo o cafajeste e ele nao me dar tanta importancia que eu esperava acho que é querer ter o poder de me dominar mas com suas palavras eu refleti e analisei o que tem de errado em mim e vou começar a investir em mim em SER FELIZ. Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Souza:
    Amei o Blog, me fez refletir de todas as besteiras que fiz, tudo para mim é era cai no amor com os homens, e dizer que era linda maravilhosa e etc e etc, até com meu cunhado ele dizia que era muito boa era maravilhosa e varias coisas, confesso que ja transamos, uma vez gostei de um rapaz, eu fui embora logo em seguida meu cunhado veio atrás de mim e me deu um tapa. ele não deixava me em paz, me acordava de madrugada, bebado me xingando.
    levava mulher para dentro de casa com os filhos de em casa e transava delá, mandava a filha dele comprar camisinha e coisa e tal, me chama de coisas absurda, de vagaba, e idiota. que eu não prestava que eu era uma cobra.
    tinha chegado uma carta com dinheiro, de uma idenização minha ele pegou e disse que nada chegou.
    mas enfim, graças a Deus casei moro em outro estado, mas esse infliz quer contato comigo, de tantas humilhações, e confusão que ele me fez.
    não quero mais contato

    ResponderExcluir
  19. resumindo, mulheres boazinhas aprendam a ficar espertas, quanto mais a gente se desdobra para agradar, mais desvalorizada a gente é, tem que ser tudo na medida certa, quem não ja se humilhou implorando o ex pra voltar e quanto mais implorava mais ele te humilhava, faça um teste, suma, não dê sinal de vida que ele sempre aparece, mais nAO caia na lábia se ele aparecer das duas uma ou ele se arrependeu ou a outra deu um pé na bunda dele, e nao seja banco de reservas, tipo se o cara sumir duas semanas e do nada ele te liga, cuidado vc pode ser o banco de reservas. Homem de valor gosta de mulher que não precisa dele.

    ResponderExcluir
  20. Dicas para o cara te dar valor
    1) nunca demontre que esta carente demais, que não vive sem ele
    2)Se ele sair com vc e sumir por duas semanas ou desmarcar o encontro de ultima hora, caia fora vc é banco de reservas e é muito dificil sair deste posto
    3) Se ele terminar com vc de forma alguma peça pra voltar e nao se humilhe demostre sua superioridade ( é dificil mas te garanto que é melhor, ele precisa sentir que nao está a disposição dele e que vc precisa só de vc pra ser feliz)
    4) Nunca de mais a ele do que ele dá pra vc, ja namorei com um cafajeste que eu ajudava pagar contas e emprestava dinheiro, ele teve a cara de pau de arrumar outra e depois me procurar pra pedir dinheiro emprestado,ou seja me desvalorizei tanto que tava escrito TROUXA na minha testa, é assim que ele me enxergava.
    5)Nunca deixe de fazer programas com suas amigas, vc tem que ter vida social e nao existe só ele na sua vida.

    ResponderExcluir
  21. cafajeste tem a esperteza de terminar com vc e ainda falar que a culpa é sua, que vc era isso era aquilo por isso nao deu certo, eles nunca irão assumir que nao te ama mais ou que simplesmente já tem outra, eles gostam de sair por cima.

    ResponderExcluir
  22. São uns canalhas os homens merecem ser pisados e mulhers que não gostam deles.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Homem apaixonado e homem INSEGURO...Se ele perceber se seguro demais, ou melhor, se nos mulheres deixarmos eles se sentirem seguros demais,os perdemos.Se vc quer agarrar de verdade um homem, deixe o SEMPRE com a pulga atras da orelha.Nao atenda a todos os telefonemas dele NUNCA, apenas as vezes, e sempre diga que vai sair com as amigas (mesmo que nao saia).Eles NAO PODEM PERCEBER QUE OS DESEJAMOS DIA E NOITE, JAMAIS.Pra fazer um homem apaixonar-se por voce, infelizmente a mentira e os ridiculos joguinhos devem estar sempre presentes.

    ResponderExcluir
  25. Nossa! Virei fa desse blog! Amei os textos, parabens:)

    ResponderExcluir