segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cabeleireiro? Tô fora!

Semana passada, na minha habitual reunião de amigas, uma delas chegou toda pimpona com cabelinhos recém cortados. 


A cada beijinho de boas vindas, um elogio, realmente ficou ótimo. Conversa vai, conversa vem, sobrou pra mim: 


- Tânia, por que seu cabelo tá sempre preso? Outro dia a gente tava falando isso... Nossa, a Tânia nuuuuunca solta aquele cabelo!... 


Apesar de perceber que andei sendo assunto em rodinhas onde não estive presente, achei que elas até tinham razão. E justifiquei: "Olha, meu cabelo tá muito sem corte. Tem uns (uns???) branquinhos também, então acho melhor prender. Tô precisando ir ao cabeleireiro, sabe?". 


Diante da cara de dúvida coletiva e de um "ah, duvido que esteja pior que o meu... e eu não prendo nunca!", resolvi fazer uma demonstração e soltei a cabeleira. Abri uma passagem pra descobrir os olhos e ver a reação delas, que só depois de olharem com indisfarçável espanto uma pra cara da outra, foram honestas (até demais pro meu gosto): 


"É, tá mesmo precisando cortar, mas é só um pouquinho, né? Cabelo muito comprido não tá na moda, nem fica bem numa certa idade. E uma tintinha também não vai mal...". 


Me senti uma meméia e jurei que daria um jeito na juba o mais rápido possível. 


Tenho um problema sério, que inclusive me qualifica como uma mulher esquisitíssima: odeio ir ao cabeleireiro. Começa pelo malabarismo pra marcar marcar o horário, porque o cara que corta não é o mesmo que tinge, que também não é o mesmo que seca, enfim, adequar minha agenda às das estrelinhas do salão é uma tarefa árdua. Meu problema, sempre é tempo (e disposição). Então, antes de marcar, gosto de saber o quanto pode demorar cada procedimento, pra ver se vou encarar ou não. Surgiu aí um obstáculo adicional: 


- Mas você vai querer fazer luzes, balayage, sun kissed (!), strong (!!) ou mechas californianas (!!!)?

Baraio, sei lá! Só quero dar um tapa no telhado, pode ser ou tá difícil?! Meia hora recebendo aulinha sobre as últimas tendências em técnicas capilares, ufa... Tudo marcadinho. 


Fiquei meio ressabiada, era um lugar novo, indicado por uma amiga, que jurou que eu sairia de lá transformada. Bom, ponderei que era disso mesmo que eu precisava, de uma repaginada daquelas. 


Finalmente chega o dia da tortura. Vamos lá, fazer o quê? Já na entrada, surpresa: a recepcionista me encaminha para o local onde eu deveria me trocar. Como assim, me trocar?... Gente, vim aqui pra dar uma cortadinha no cabelo, não pra fazer cirurgia no cérebro! Olho em volta e vejo as madames, todas devidamente paramentadas com aventais nas cores da decoração do salão, parecendo vasos ambulantes. Tá legal, vai... Me dá essa encrenca e vamos acabar logo com isso. 


- Tá pronta, que-ri-da? Então vamos pro lavatório. Criiis... Cri-iiiiis!... Esta é a Tânia. Ela vai cortar com o Clau, fazer luzes com o Val, hidratar com a Dani e escovar com o Clau também, tá? Então até já, que-ri-da! Quer um cafezinho? Uma águinha de coco?...


Começo a suar frio. Com tanta frescura, quanto vai sair essa desgraça? Tudo bem, quem tá na chuva é pra se molhar. Me sento no lavatório e entorto o pescoço ao máximo. E lá vem a Cris. Shampoo disso, outro shampoo daquilo, creminho-sei-lá-de-quê... E dá-lhe massagem. Gosto que mexam no meu cabelo e acharia bem agradável até, não fosse pelo fato de estar me sentindo uma galinha morta com o pescoço tão torto. 


Ao ouvir o "pronto, que-ri-da!" fiquei aliviadíssima. Me levantei e fui surpreendida pela tal Cris, fazendo massagem nos meus ombros. Reparei que era um procedimento normal, pra relaxar por causa da posição no lavatório. Então tá, agora tem dessas coisas... TÁ O CARAMBA!... Eu lá quero massagem? E de "mulé", ainda por cima? Me deixa, me solta, me LAAAAARGA!!!!!!!! Dispensei a gentileza e fui direto pra cadeira do tal Clau.


Me olhei no espelho e levei um susto. Espelho de cabeleireiro é uma sacanagem, na minha opinião. Você sempre fica mais feia, mais gorda e muito mais velha do que no espelho da sua casa. Esse é um truque sórdido, isso sim. Tenho certeza que na primeira cadeira que te colocam tem um espelho daqueles de parque de diversões, pra te deixar um horror de deformada. Só na última cadeira é que o espelho fica normal de novo, pra você achar que o serviço foi show. Maledetos! 


- Nossa, tá comprido, né amore? Então, vamos tirar o comprimento, repicar e ajeitar a... Cruuuuuzes!... O que aconteceu aqui??? Meu bem, quem cortou sua franja?

  - Ué, fui eu mesma. Não ficou muito bom, né?


Clau ficou passado, tadinho. Apenas um "tsc, tsc, tsc" e começam as tesouradas. Pelos movimentos, fiquei só me imaginando naquelas fotos de "antes e depois". 


Não demora quase nada e diz ele que o corte está terminado. Da franja, que ultrapassava meu queixo em quase cinco centrímetros, o bofe tirou só um dedinho. Diante da minha perplexidade, ele se mostrou ainda mais surpreso. Afinal, como é que eu não sabia que franjona caída na cara é o hit do momento? Expliquei que tenho muito cabelo, testa curta, enfim, não aguento cabelão me atrapalhando, mas o coisinho se mostrou irredutível. 


Pensei cá comigo que nem valeria a pena discutir mais, só o que eu queria era sair logo dali. E também, o que é que eu estava querendo, afinal? Não era uma modernizada total? Quem sou eu pra discutir com um sujeito que entende tudo de cabelos e tendências? Ainda mais se tratando do Claaaaaau... É, mas se bobear o nominho da criatura glamurosa é Claudionor. 


Vamos pra tintura, então. E na sequência, as tão aguardadas luzes. Sempre que me colocam aquela touca de silicone na cabeça pra puxar as mechas que serão clareadas, me dá um frio na espinha. Que que é aquilo, meu Deus? Com uma careca falsa cheia de fios arrepiados, pareço uma vítima de explosão nuclear. Fico imaginando que poderia vir terromoto, tufão, tsunami, mas nada, nadinha mesmo me faria desgrudar da cadeira daquele jeito. 


Horas, muitas horas depois, saí de lá com os cabelos devidamente cortados (questionável isso), tingidos, iluminados, hidratados e escovados. E bem mais pobre também, a conta foi uma verdadeira extorsão. Mas valeu a pena, não valeu? Eu estava moderníssima, com um new look digno de figurar em capas de revista. 


Cabelos esvoaçantes, franjão fatal... Inteirinho na minha cara. Caminho um tantinho e tento ajeitar a encrenca atrás da orelha... Mais um tantinho, acho melhor prender com os óculos de sol... Outros metros adiante e, atordoada, já estou oferecendo meu reino por um mísero grampo! 


Chego em casa e resolvo a pendenga em 10 segundos, sem gastar mais nenhum puto: cleeeeec!... E bye bye franjão. 


Fala sério, mulher é ou não é um bicho complicado mesmo?

16 comentários:

  1. A meiguice dos teus olhos
    Enternece a alma mais dura
    Sei-te em cada batida de coração
    Na verdade da água pura

    A verdade da terra
    De verdadeira verdade se veste a tua alma nua
    O mundo conhece teus passos
    O teu destino impresso nas pedras de uma rua

    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  2. Cabelo, o meu tá grande. Mas o meu grande é diferente. O cabelo fica em pé. E tenho hoje pouco cabelo na frente. Fica uma graça. Quando digo que vou cortar as pessoas dizem: corta o que? kkkkk.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Tania,

    Ri muito, às gargalhadas! Mas relaxa, pq pro homem é quase tudo igual. A tal massagem eu detesto, pois a impressão que tenho é que vão afundar meu crânio, como a moleira de um bebê (tamanha a força que fazem) e que, ao mesmo tempo, estão querendo dizer: não esqueça a minha gorjeta!!! E sempre todos no salão acham que vc saiu muito melhor do que entrou, o que quer dizer que vc estava um lixo! Continua mulher, tá tudo bem…

    Bj, Gilberto

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkk
    Vítima de explosão nuclear foi ótimo. Adorei o blog, bem divertido. Bjus

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkk,que comédia,mulher!
    Então...apesar de enormeeeeeeeee, o meu sou eu mesma quem corta,pinta...
    E quando a gente vai pra tirar só as pontinhas e as monas retalham? Acho que é pra ser menos uma na concorrência.Só pode!!

    Parabéns! Amo estar aqui e ler-te.

    ResponderExcluir
  6. "O sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah, gastou 15 mil libras (cerca de R$ 45 mil) para trazer um cabeleireiro de Londres, na Inglaterra, para cortar o seu cabelo, possivelmente o corte de cabelo mais caro da história, segundo reportagem publicada pelo jornal inglês "Daily Mail".

    De acordo com o periódico, Bolkiah pagou por uma cabine especial em um voo de uma companhia de Cingapura para levar o cabeleireiro Ken Modestou, que trabalha no hotel Dorchester, até sua casa. Em Londres, Modestou costuma cobrar 30 libras (R$ 90) por corte de cabelo.

    O jornal destacou que o sultão, que tem uma fortuna estimada em 12 bilhões de libras, teria reservado uma cabine especial para garantir que o cabeleireiro ficasse isolado dos outros passageiros, devido ao temor que ele pudesse ser contaminado pela nova gripe."

    Tânia, viu como é possível transformar um simples tapa no telhado numa aventura de proporções nababescas? É só uma questão de bolso, minha cara! Ou seria minha pobre? hahahuahehua

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga. Me identifiquei contigo; detesto cabeleireiro; só vou quando preciso cortar e pintar, pois uso curtinho. Detesto sair de lá com aquele penteado de cabeleireiro, pois quando chego à rua todos dizem: nossa, que linda, foi ao cabeleireiro!!!Por isso a minha cabeleireira já sabe: pinta. corta e depois dá uma secadelazinha ajeitando com os dedos e nada de escova. Saio de lá como se saísse de casa. Por causa das confusões vou sempre à terça, pois não preciso marcar e nunca tem ninguém; escusado será dizer que quando me decido a ir, já as brancas aparecem por tudo quanto é lado; ela não me pergunta nada, pois já sabe que quero a mesma cor e o mesmo corte. Quanto a shampoos, cremes, etc, etc, ela também já sabe: nada! lava a cabeça com shampoo e está feito; mesmo assim saio de lá sem 40 euros, isto numa ciadezinha pequena, cidade do interior como se diz no Brasil. Quando vou a alguma festa, se não precisar nem de pintura nem corte, eu mesma arrumo o meu cabelo; só não fiz isso para o casamento do meu filho; nesse dia fui ao cabeleireiro. Se quer que lhe diga, gosto mais de me ver com o cabelinho arrumado por mim; fico mais natural e pareço mais jovem. Não entendo como a mulherada aguenta os cabeleireiros!!!! Mas, enfim...se todas fossem como nós, estavam fritos.Beijinhos e até logo
    Emília

    ResponderExcluir
  8. Também detesto ir ao cabeleireiro. Da última vez que fui, pedi para cortar as pontas. O infeliz cortou 10 cm! 10 cm! Porra!!!
    Mas, vá lá... Nunca se discute com um homem que tem uma tesoura na mão.
    Me diverti muito com a parte do espelho. Concordo, espelho de cabeleireiro é a maior bolada nas costas. Hahahahahaha!

    ResponderExcluir
  9. Que fantástico texto. Humor e seriedade em rara combinação. Um prato maravilhoso. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a "bolada nas costas" da Laila! Ri demais com a expressão!kkk Mas, Tânia, até que já fomos mais vaidosas. Lembra daquela vez há muitos e muitos e muitos anos atrás, quando cismamos de ir num cabeleireir lá na Mooca, bela?kkk Pegamos tudo quanto é meio de transporte, andamos pra caramba e, sinceramente, nem sei o porquê de tanto sacrifício!kkk No final ganhamos um pente vermelho de plástico como brinde!kkkkkkk É como diz o seu amigo Jack - ô pobreza!!!

    ResponderExcluir
  11. Divertidíssimo! Estou tentando sair daqui e não consigo... Impossível não seguir-te.

    ResponderExcluir
  12. Amiga, vc esqueceu de comentar que as "amigas, aquelas", amaram sua transformação, vc ficou mais linda e mais poderosa. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Seu cabelo ficou ótemo!!! Qualquer um percebe que foi corte profissa . Vc é que é difícil de agradar, né nêga? Tava lindo! Garota-propaganda de shampoo! Eu adoro ir ao cabeleireiro, mas só s no Texugo em SBC. Especializado em cabelo black, daí encontro meus pares.Tranças, dreads, alongamentos. As meninas babam quando olham pra minha cabeleira indomável e descomunal. É um ser à parte. Prá elas é puro Hopi Hari! O único lugar do planeta onde valorizam minha super-gadelha e parece aquele salão black do filme com a Queen Latifa. Bom humor full-time. Para o resto do mundo eu tenho "cabelo ruim" e todo mundo quer alisar, relaxar, domar . Black is beautiful mana!

    ResponderExcluir
  14. OLá Tânia, desculpe a ausência, estava viajando e cheguei hoje. Obrigado pela visita ao meu blog no dia 12
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. PROFETA: Obrigada pelo poema! Um beijo mágico pra você também, viu?

    FRANZÉ: Seu cabelo deve ser igual ao do meu marido. Quando ele acorda sempre tenho a impressão de que amargou um pesadelo daqueles a noite toda, porque os cabelos do bicho ficam todinhos em pé! kkkkkkkk!!!!

    GILBERTO: É verdade, às vezes, a massagem que deveria ser uma coisinha super relax vira tortura. Mas excesso de delicadeza também é problema, né? Nem sempre lavam os cabelos direito. Ficam com essa frescura de massagem um tempão, mas cadê que metem o unhão pra arrancar as gororobas do couro cabeludo do neguinho? Eeeeeca! kkkkk!!!!

    KARINA: legal que se divertiu neste cafofo. Adorei que tenha passado por aqui!

    MILENE: Ah, fala sério que é você mesma que dá um jeito nesse seu cabelão! Olha, parabéns! Haja habilidade e paciência, porque seus cabelos são... digamos... bem... invejáveis. Mais um parzinho de olho gordo pra juntar com os das monas! kkkkkkkkk!!!

    JACK: O sultão de Brunei pooooooode, né fio?! Caraca, até o cabeleireiro do cara viaja muito melhor que eu! Meus vôos, seja pra onde for, são sempre na classe econômica, com os joelhos praticamente grudados na boca e aquela mísera barrinha de cereal como banquete. Ô coitada!... kkkkkk!!!!

    EMÍLIA: Tem toda razão, não existe nada pior que sair do cabeleireiro com um cabelo impecavelmente arrumadinho. Ainda bem que hoje em dia o pessoal tem bom senso, né? Isso é, a maioria do povo tem. Lembra da época do fixador (aqui conhecido como laquê), que deixava os cabelos duríssimos? A mulher podia atravessar um tornado que a cabeleira nem se mexia! kkkkkkk!!! Ah, eu também prefiro dar conta do meu visual sozinha. Acho que ninguém melhor que nós mesmas pra saber o que fica mais natural, né?

    LAILA: kkkkkkkk!!!! Bolada nas costas foi sensacional! Vou além, dizendo que se o cara te tirou 10 cm de cabelo quando você só queria aparar as pontas, então deu a bolada e ainda correu pra te furar os dois "zóio". kkkkkkkkk!!!!

    MANOEL: que bom te receber aqui, ainda mais com tamanha gentileza. Espero contar sempre com a sua participação, viu?

    ELAINE: Caramba, não me lembro desse episódio! Tem certas desgraças que a gente deleta da memória, né? kkkkkkk!!!! Taquelavida, pente vermelho de plástico como brinde é o fim! Meu Deus, mas por que será que a gente enfrentou essa saga pra ir a um cabeleireiro? Que poder de persuasão teve quem indicou! Devia ser parente do dono da fábrica do pente vermelho chumbregudo, né? kkkkkkkk!!!!

    MARCOS: Acabo de visitar o teu blog. Se o meu é divertidíssimo, o seu é o que então? Caraca, ri demais por lá. Recomendo, de verdade!

    CIBELE: Ah, agora sim!... Pelo menos UMA das minhas amiguinhas de altos papos e várias cervejinhas semanais pintou por aqui. Me deixou muito feliz, sabia?

    ROSE: Garota-propaganda de shampoo? Essa é que foi oóóótema! kkkkkkkk!!!! Sabe do que lembrei? Da nossa época de faculdade, quando a gente dizia que dentro da sua cabeleira tinha fogão, geladeira e o caraco a quatro. kkkkk!!!! Olha, te conhecendo como conheço, faço idéia da diversão que é uma ida sua ao cabeleireiro. Você é louca, minha filha! kkkkkk!!!

    WANDERLEY: que bom te ver de volta. Ah, e nem precisava agradecer, porque participar do seu blog é um prazer. Também recomendo!

    Um beijo enorme pra todos!

    ResponderExcluir
  16. E não é que vc ficou linda com o novo corte, uns 10 anos mais nova!!
    E olha, vc não é mulher de tapinha no telhado!!!

    ResponderExcluir