sábado, 17 de outubro de 2009

Horário de verão... Ô inferno!


Lá vem o maldito horário de verão. Odeio. Abomino. Excomungo!!! Podem falar o que quiserem, mas nada nesse mundo jamais me convencerá de que essa porcaria realmente funciona.

E quem foi o miserável que inventou esse negócio? Bem, segundo os americanos, que se vangloriam por terem inventado de um tudo neste planeta, foi Benjamin Franklin, em 1784. No Brasil o horário de verão foi adotado esporadicamente até a década de 60, quando sabiamente foi esquecido. Aí, em 1985, lá vem o então presidente Sarney, desenterrando a ideia estapafúrdia. Desde então, todo ano é a mesma desgraça, não há escapatória.

Fuçando aqui e ali, notei que a irrisória economia que essa medida proporciona apenas se justifica porque é necessário usar usinas térmicas pra produzir energia, já que as hidrelétricas, de produção mais barata, são insuficientes pra dar conta da energia que necessitamos. Não fosse por isso, simplesmente essa encrenca de mudança no horário não serviria pra absolutamente NADA.

Mesmo sendo leiga no assunto, acho que está mais que na hora de viabilizar fontes alternativas de energia, ao invés de tapar o sol com a peneira com essa droga de horário de verão. Caramba, o Brasil tem um potencial enorme pra isso! É rio pra todo lado, vento que não acaba mais, enfim, jeito pra resolver de maneira realmente satisfatória tem. Mas será que há interesse? "Ainda há um considerável descompasso entre as necessidades do país e a atuação dos órgãos ambientais e de outras instituições do Estado brasileiro, muitas vezes com interesses difusos", afirmou Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Adbid), criticando o fato de que pelo menos cinco das sete usinas hidrelétricas cadastradas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) devem ficar de fora do leilão de dezembro, onde deverão ser contratadas geradoras da energia que será fornecida ao mercado consumidor a partir de 2014.

Mas não quero nem saber de quem é a culpa, tá? O problema é que a alteração nessa simples "horinha" é um saco pra mim. Como é que consigo explicar pra minha fome que ela precisa aparecer uma hora antes do normal, só porque o Lula quer? E o sono, então? O corpo demora a se acostumar com essa mudança e o povo vira zumbi. Bom, pelo menos comigo é assim. Imagine então como fica a situação do meu filho, que é diabético e tem horários bem definidos pra aplicação de insulina e alimentação. Um rolo só. Até se adaptar completamente, já chegou a hora de mudar tudo de novo.

Falando sério mesmo, na prática não consigo ver qual é a vantagem dessa droga. A economia de energia que se faz no final da tarde é completamente descompensada pelo gasto que se tem na parte da manhã, já que precisamos acender as luzes (e usar um montão de coisas) uma hora mais cedo. Isso sem falar nas comemorações, né? Me dá nos nervos cumprimentar todo mundo por uma passagem de ano de mentira.

Ah, chega de argumentar! Detesto horário de verão, pronto e acabou. Já já vou ter que acertar ("errar" seria melhor) os relógios da casa e farei isso bufando, aviso logo. E amanhã estarei irremediavelmente estragada, que ninguém se aproxime. Se quiser se atrever, que venha... Mas vou reclamar, reclamar, reclamar o tempo todinho. Pra não perder a hora, comecei a reclamar desde já. E aí, alguém se habilita?

14 comentários:

  1. Oi , concordo plenamente com você, este horário é um verdadeiro inferno. Eu que acordo as 5 horas vou acordar as 4, ninguém merece.
    Um ótimo domingo apesar de tudo
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. E não é mesmo, Wanderley? Mas, se te serve de consolo, ontem a Ana Maria Breeeega tava lá se queixando, porque também vai ter que acordar às 4. Ninguém merece mesmo! Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Tânia. Um poema meu, publicado no livro "Anomalias", aborda o tema:

    horário de verão

    subvertendo as estações,
    mal começa a primavera,
    faz-se horário de verão,
    que para meu desconsolo
    me rouba a hora de sono
    onde sempre sonho mais,
    porque do último sonho
    são meus versos matinais.

    Ótimo domingo
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Fred! Belo poema sobre o tema. Fico aliviada ao ver que esse mundo não está totalmente perdido e que alguém consiga arranjar inspiração pra falar dessa desgraça que é o horário de verão. Porque na cabeça de uma alma descosturada como a minha, só passa isso: #$@#*&$*#@!!!!!!! kkkkk!!! Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Deus me livre de dizer que A-DO-RO horário de verão! Jamais vou admitir que gosto de sol às 19h30, 20hs! Nunquinha que falo isso diante de uma criatura que descostura a própria alma (seja lá o que signifique) kkkkkkkk. Deve ser coisa de alfaiate dos infernos. kkkkkkk. Calada estou errada! Meda

    ResponderExcluir
  6. Apoiado, apoiado, apoiadíssimo! Também tenho o maior ódio desse maldito horário de verão. Armação mais infeliz!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez estamos em sintonia; detesto essa mudança de horarário e também não a entendo.Aqui vamos mudar para o horário de Inverno, o que quererá dizer que por volta das 17,30 já estará escuro ;se não mudasse, no Inverno só anoiteceria por volta das 18,30 ou 19; No verão anoitece por volta das 21.O motivo apresentado foi o mesmo, a poupança de energia e a ida das crianças para a escola; poupa-se energia de dia, gasta-se de noite; as cranças saem para a escola de dia, mas voltam para casa no escuro, o que é bem pior; nunca entendi isto e parece-me que ninguèm e fico de tal maneira confusa com isto que nunca sei quando muda; o meu marido é que trata disso, embora ele também ache que não deveria haver mudanças. Imagine que o homem até nisso resolveu interferir!!!Por que não deixa a natureza seguir no seu ritmo?.Depois queixa-se ao ver o nosso planeta todo estragado.Lembra-se daquela música do Guilherme Arantes, Xixi nas estrelas? Pois é , só falta mesmo o homem conseguir fazer xixi nas estrelas..bem..na lua ja fez de certeza!Um beijinho e até à proxima
    Emília

    ResponderExcluir
  8. Claro que estou com vc. Além do risco de assalto que sofro por sair muito cedo, no escuro e deserto, eu não vejo ONDE está essa tal de economia. A luz que eu acendo mais tarde porque ainda está claro, eu passo a acender mais cedo de manhã quando acordo e ainda está escuro. É o mesmo que trocar alhos por bugalhos ou seis por meia dúzia.

    ResponderExcluir
  9. Vou discordar de ti...rs..rs..rs...eu adoro horario de verão, é gostoso voltar pra casa no final da tarde do trabalho e ainda ter o clarão do sol, chegam dias que quase oito da noite ainda um pouco claro, quanto a economia, isso não sei se funciona mesmo, só sei que a cada mes a gente sempre paga o pato, a luz aumenta, acredito eu, isso é só uma opinião e nada pesquisado, mas o horario politico deve economizar bem mais energia...rs..rs...certamente bem mais de 90% da população desliga aparelhos eletronicos pra nao ouvir mentiras...rs..rs...e o horario de verão só doi no primeiro dia,,,beijos, otimo domingo, linda semana pra ti...

    ResponderExcluir
  10. CARLOS BAYMA: Obrigada, seu blog também é ótimo, bem diversificado, gostei demais.

    ROSE: desafiar uma alma descosturada é mesmo um atrevimento inútil, além de perigoso. Mas você não me engana não, tá? Sei muito bem que curte a luz do dia e trata de tirar a dentura do copo logo cedinho. kkkkkkk!!!

    CRISTIANE: valeu, toda adesão é fundamental nesta revolta!

    EMÍLIA: puxa, não me diga que em Portugal também tem essa porcaria! Se bem que na Europa, onde os países estão mais distantes da linha do Equador do que o Brasil, acredito que seja eficiente na economia de energia. No verão os dias aí realmente são bem longos, o que não acontece no Brasil. Aqui não há muita variação, por isso acho o horário de verão bem inútil. Mas, de qualquer forma, te dou toda razão, também acho que deixar a natureza seguir seu curso sem interferências é sempre uma sábia decisão. Caramba! E você vai me lembrar de "Xixi nas Estrelas"? kkkkkkk!!! Adorei, principalmente porque sou fã do Guilherme Arantes.

    CARLOS: Pois é, como já disse à Cris, toda adesão é bem-vinda. Valeu pelo apoio!

    EVERSON: Então, acho que você está no sul, né? Aí o horário de verão tem alguma lógica, na minha opinião. Mas, ainda que não tenha, discorde de mim à vontade. Tem um montão de gente que adora essa mudança. Aliás, pra ser sincera, são bem poucas as pessoas que, como eu, abominam totalmente a coisa. É porque pra mim não há sacrifício maior que acordar cedo. E com esse horário esculhambado, já viu, né? Fico na maior ziguizira! kkkkkkk!!!!

    MUITAS BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir
  11. Caracaaaaaaa.......a coisa tá feia mesmo né?.....eita que a mulher deve ter dormido descoberta de sábado para domingo...hauhauhauahuahau.
    É verdade, concordo com vc em núm ero, genero e grau, esse horário de verão é um saco mesmo.
    Normalmente acordo cedo todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, mas quando chega o horário de verão fico mal humorado por um tempo, pq uma coisa é vc levantar cedo por livre e espontânea vontade outra coisa é ter a obrigação de faze-lo.
    Ah mas mesmo assim ainda acho que vc está rpecisando realaxar um pouquinho e já te indiquei uma ótima terapia...ahduhuhsauahuahauhaduah

    ResponderExcluir
  12. Também concordo! E nem de relógio eu gosto.

    Bj!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. MARINHEIRO: engano seu, eu tava bem agasalhadinha, inclusive com meu cobertor nipônico de orelha. Ufa, mais uma opinião contra o horário de verão é muito bem-vinda. Também tenho a maior raiva de acordar cedo e com essa maldita diferença no horário, a situação piora bastante. Tá certo, daqui a um tempinho sei que vou me acostumar. Mas, até lá, reclamo, reclamo mesmo. Todo ano é assim, passo pelo menos uma semana resmungando por causa disso. Putz!... Agora até eu mesma fiquei de saco cheio de mim! kkkkkkkk!!!

    ELIAS: Empatamos! Também odeio relógio. Tanto é assim, que quando viajo é a primeira coisa que faço questão de esquecer.

    BEIJOCAS!!!

    ResponderExcluir