segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Não sou tão chata assim, vai!

E lá se foi outro domingo. Um tédio só, de novo. Com-hora-errada-no-relógio-só-porque-o-Lula-quer, saco! E chovendo, pra piorar. 


O que me restou, então? Dar uma chegadinha aqui pra reclamar, até porque estou sem sono (maldito horário de verão!). 


Sei muito bem que vou acabar ficando com fama de rabugenta, mas o que é que eu posso fazer se não cansam de me fornecer elementos pra rasgar o verbo?



Dia feio e sem nada melhor pra fazer, passei boa parte da tarde dando uma circulada por diversos canais de TV. De repente, vejo uma criança se apresentando. Menininha mais sem noção, meu Deus! Foi ao programa da Eliana (putz... se vi isso é porque assisti ao programa e, se assisti, então sou mais sem noção que a coitada da menina) pra contar piada de loira burra, vê se pode! A piada era sem graça, a menina não sabia contar, era feia desajeitadinha e trucidou a inteligência da apresentadora platinada. Ainda assim ganhou o prêmio máximo dos jurados piegas. Tudo bem, alguém há de me lembrar que trata-se de uma criança e, por isso, não tem a menor importância ser tão sem gracinha, blá, blá e outros milhões de blás. Ah, mas custa o raio da produção do programa selecionar melhor os participantes?! Enfia aquela menina sem nenhum talento ali e ainda enche o bolso da chochinha de grana. Revoltante!

O que mais me irritou, no entanto, é que eu... eu... bem... eu... NÃO GOSTO DE PIADA. Pronto, falei! Não gosto, não gosto e não gosto! Calma aí, não tenho nada contra quem aprecie, tá? Sou reconhecidamente uma chata, confesso, assumo e assino embaixo. Não uma chata completa, porque tem um montão de coisas bem-humoradas que curto bastante.


Digamos que eu seja meio difícil de agradar no quesito humor, é isso. O problema é que me parece que o estoque de piadas esteja prá lá de vencido. A safra já esgotou há pelos menos uns 20 anos atrás e o povo não se toca! 


É difícil ouvir uma piada que não seja reprodução literal ou parcial daquelas que você já cansou de escutar, onde, normalmente, o piadista recruta pra novas aventuras sempre a mesma turma, que já devia estar aposentada: português (me perdoem, Hermínia e Emília, mas no Brasil é assim), loira, papagaio, vovozinha surda e bichinha desvairada. Haja, né? 


Tá na hora de botar uns robôs sacaneando o povo na jogada, umas coisinhas mais high tech, sei lá. 


Quer me ver com taquicardia? Chega aqui e vem dizendo: "Você conhece aquela do...". Pra piorar me cutuca com o cotovelo, recurso mais usado pelos piadistas pra chamar a atenção de quem está se fazendo de "migué". Ah, não!... Cheguei a um estágio tão avançado na falta de finesse, que aviso logo que se a piada não for ótima, espetacular mesmo, não vou rir. 


E quando a piada é longa, então? Além do martírio de ter que ouvir, você ainda tem que congelar um semi-sorriso na cara, a fim de encorajar o infeliz a seguir até o final. Mil preâmbulos e o desfecho finalmente surge. O momento é crucial, sua reação precisa ser rápida. Aí você: 


a) Ri generosamente e evita o fatal constrangimento, mas corre o sério (praticamente certo) risco de estimular o engraçadão a contar mais uma ou, pior, várias outras;

b) É ignorante como eu, não ri e dá logo outro rumo pra prosa;

c) Elimina o fdp sem dó com uma rajada de metralhadora, livrando de vez a humanidade desse tormento. Alternativa anulada, isso é feio (embora mais que merecido).

Mas tudo bem, gosto não se discute. Tem até quem ria a valer daquelas pegadinhas manjadíssimas que o Silvio Santos insiste em exibir! Meu irmão é um que adora. Imagino que em toda a face da terra só duas pessoas assistem e se divertem com aquilo: ele e a mãe do próprio Silvio Santos. 


Dureza é que essa onda de piadistas na TV virou moda. No Programa do Jô tem, no Faustão também, enfim, pro meu desgosto, tem disso pra todo lado. 


Ao me pegar descendo o sarrafo nessa avalanche de piadas sem sal, meu marido começou a fazer uma baita apologia ao bom humor. Só faltou saltitar de alegria pra mostrar o quanto seu astral é muito melhor que o meu. Ao mesmo tempo, ele assistia às exibições dos piadistas do Faustão. Apareceu um "engraçadérrimo" e nenhuma reação do japa. Mais dois se apresentaram e o super-pra-cima não mexeu um músculo sequer pra rir, nem uma mísera risadinha amarela saiu. Ué?!... O mundo não é tããão gozado? Cadê as gargalhadas? Olhei pra ele com cara de "toma essa, linguarudo!" e aí sim é que rimos pra valer. 


Viu só como esse homem também é bem enjoadinho? Bonitão! Bom, chega de reclamar. Prometo que farei o possível pra ser uma fadinha azul no próximo post. 


Então, até lá!

19 comentários:

  1. Bom dia,querida!
    Hoje estou passando rapidinho porque minha mãe está muito doente e sou filha única. Origada por gostar dos meus poemas.Semana que vem passo com mais calma pra comentar seus poemas. Tem selinho pra vc lá no meu blog:
    "BLOG DE OURO" é só passar no blog e pegar é todo seu.
    Beijo grande,
    Cibele

    ResponderExcluir
  2. Fez-me rir com o seu Domingo. Deixe lá que aqui é igual; não se fazem mais piadas como antigamente; os bons humoristas já se foram...Quanto a Guilherme Arantes adoro as músicas dele, embora, desde que vim para POrtugal, práticamente não o ouça. E aquela Terra, Planeta água? É demais!!!Ainda tenho o vinil. Um beijinho, amiga e acalme-se; não adianta resmungar, ou melhor, se calhar adianta, pois ficamos mais aliviados. Até breve
    Emília

    ResponderExcluir
  3. ....realmente o domingo deve ter sido ruim mesmo hein......caspita...que mal humor....ainda acho que vc precisa relaxar...ahauhauahuahuahauhauh

    ResponderExcluir
  4. Amigo marinheiro, vamos melhorar o humor dela? Mando essa:

    Estavam dois frangos voando. Aí um disse:

    - Peraí, frango não voa.

    Um caiu no chão mas o outro continuou voando. Por que? Porque era um frango a passarinho!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não foi de "rolar" de rir?

    ResponderExcluir
  5. hahahahahaha

    Tania, a sua “rabugice” me lembra muito… eu!

    Também deteeeeeesto piadas, tenho uma enorme preguiça de escutar aquelas que mais parecem histórias, e que no fim não tem graça alguma.

    Como sempre… Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Tânia, estou contigo e não abro mão!!!
    Tem coisa mais aborrecida do que aquele cara que monopoliza a conversa pra contar piadas???
    E mais chatos ainda são os que se acham no direito de ficar meia hora contando piadas…

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  7. É chata sim. Ok, concordo que piadista de rodinha em geral é mala, mas tem coisa engraçada por aí. Por exemplo:

    Uma senhora está em casa à noite, quando vê um vulto passar. Com o maior cuidado se aproxima dele por trás e agarra os testículos do vulto. Agarra com força e grita:

    - Quem é você?

    Maior silêncio e ela aperta com mais força:

    - Quem é você????

    O vulto não responde, aí ela fica doida e quase esmigalha o saco do cara:

    - QUEM É VOCÊ????????

    Aí sai aquela vozinha sofrida:

    - Joooão!

    - MAS QUE JOÃO?????

    - O mudo!


    haehhaehehahehaheha

    Ri chata!

    ResponderExcluir
  8. Amiga! Um dia chuvoso é apenas um dia molhado, olha uma coisa boa você pode postar no seu blog seu parecer, se olharmos bem vamos observar coisas belas e graciosas nesta vida repleta de momentos sublimes. Cada dia é um dia de aprendizados e evoluções para nós e nossos queridos.
    Beijos carinhosos amiga.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, pessoal!

    CIBELE: Gostar dos seus poemas é fácil. Profundidade e delicadeza no emprego das palavras, é impossível não notar. Espero que logo sua mãe se recupere, viu? E te agradeço imensamente por dedicar um selo tão especial ao meu blog. Valeu demais!

    EMÍLIA: Totalmente de acordo. Aliás, acho que o mundo das artes está cada vez mais comprometido com a escassez de novos talentos. A música também é um ótimo exemplo. Pra curtir coisas de qualidade, é necessário dar um pulinho no passado. Adoro as músicas do Guilherme Arantes e a minha preferida é "O Melhor vai Começar". Lindinha, não é?

    MARINHEIRO: Caspita! kkkkkkkk!!!! Relaxar nunca é demais mesmo. Mas não tô malzona desse jeito não. Esse mau-humor passa logo, é só meu corpitcho se acostumar com essa droga de horário mudado. Lula maledeto carcamano di un cane!

    HELENA: Muuuuuuuito engraçadinha. Tô aqui rolando de rir. É que você não está vendo, mas que eu tô, tô. Sua piada atendeu ao meu padrão super seletivo, é mesmo espetacular. kkkkkkkkkkkkk!!!!!

    LILIAN: Que alívio, achei que só eu fosse ranzinza! O mundo é grande, tem espaço pra um montão de azedas como nós, né?

    ELIAS: Que bom te ver por aqui! Pois é, piada curta já é triste, mas uma sessão interminável é de lascar. Coisinha insuportável!

    JACK: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
    Tá bom assim?
    Mas admito que essa que você mandou é boa mesmo (verdade verdadeira!). kkkkkkkkkkk!!!!

    BEIJOCAS!!!

    ResponderExcluir
  10. Amei o texto, também penso dessa forma. As pessoas com senso de humor pobre se deliciam com trocadilhos infames, bobinhos, historinhas racistas, sexistas… Casseta e Planeta continua no ar até hoje, porque será? ;)

    O pior de tudo é que eu tenho uma priminha que ama contar piadas, e ela acaba “sequestrando” momentos sociais bastante agradáveis. Bom, culpa de quem encoraja esse comportamento… Pq quando ela crescer, ngm vai achar graça. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Se eu fosse você, teria jogado o seu marido pela janela, detesto a ditadura da alegria, acham que a gente tem que estar rindo as 24 horas. Odeio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ufa! Não sou a única!
    Acho piada muito chata!
    Ou são grosseiras ou são burras mesmo…

    Dispenso!

    ResponderExcluir
  13. MÁRCIA: É isso mesmo, você entendeu muito bem o meu ponto de vista. A questão não é ser do contra, porque tem uma porção de piadas que até acho geniais. Geralmente as que o Jô Soares conta, por exemplo, me fazem rir bastante. Por que? Porque ele é seletivo, foge do óbvio. Outro bom humorista, pra mim, é o Sérgio Rabelo, pelo mesmo motivo que citei antes. Já estive em palestras das quais ele participou e achei fantástico, muito divertido. Não significa que o humor obrigatoriamente tenha que ser refinado, mas acho que inteligência sempre cabe muito melhor do que escracho barato. É isso aí!

    WANDERLEY: Jogo o japa pela janela nada, tá louco? E aí como é que eu fico? Com quem vou reclamar? Melhor deixar o saltitante achar que está certíssimo. Mas é isso mesmo, o povo achar que a gente tem obrigação de ser uma ternurinha ininterruptamente é de matar. Santa hipocrisia, né?!

    ANDRÉIA: Pois é, não é moleza defender um ponto de vista que contraria o convencional. Mas vamos em frente, firmes e fortes. Sempre vale a pena ter opinião própria.

    BEIJOCAS!!!

    ResponderExcluir
  14. EUDES: Caraca, ficou faltando te agradecer pelo comentário! Tudo culpa dessa barrinha de rolagem, que às vezes faz a gente cair em arapucas! Então, pra você ver como não sou mesmo tão chata assim, até na chuva vejo beleza. Tá certo, o dia fica molhado, frio, mas também fica limpinho e mais perfumado. A chuva tem um cheirinho bom, não tem? Resmungar é a minha mania de velhinha, não liga não! kkkkkkkk!!!! Querida, obrigada por estar novamente aqui comigo, viu? Mil beijocas!

    ResponderExcluir
  15. "c) Elimina o fdp sem dó com uma rajada de metralhadora, livrando de vez a humanidade desse tormento. Alternativa anulada, isso é feio (embora mais que merecido)."

    Eu escolheria esta, se você não a anulasse. (risos).

    Ótimo post.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. olha eu também não rio muito e morro de nervosismo quando vem alguem me contar uma piada,porque normalmente não acho graça,mas sou do tipo que ri para não perder o amigo.
    Meu marido me irrita com este negócio de piadas quando vem com piadas copiadas da internet e me pede para parar tudo e ler umas que não tem mais fim...e lógico que eu não leio então é emburrada na certa...
    abração!!
    obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  17. Tive que apagar pq havia um erro meu.
    Segue na íntegra,rss
    ========

    Um homem,sem dinheiro,e tendo visto um rato pela casa,teve a brilhante idéia: colocar na ratoeira,no lugar do queijo(que tá caro pra chuchu!!)um papel escrito o seguinte:-vale um queijo.

    Passado algum tempo,ouviu um barulho e ria-se todo,feliz por ter truçidado o pobre animal.

    Ao pegar a ratoeira leu:vale um rato! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Amiga,não resisti...perdão.

    Maravilha teu blog.

    Beijao

    ResponderExcluir
  18. Bom, vc pode me ligar tb! e eu passo pra te dar o domingo mais alegre do mundo! Quanto a ideia da metralhadora, vc se inspirou em mim? Beijo

    ResponderExcluir
  19. FRED: Confesso que apesar de normalmente adotar a alternativa "b", sem sombra de dúvida, como você, prefiro a "c". Não fosse pelo xilindró, eu bem que passava fogo sem pestanejar.

    MÁRCIA: Ah, esses maridos!... Mas aqui, quem tem a mania terrível de ficar mostrando coisinhas engraçadas (e intermináveis) na Internet pra mim é meu filho. Caramba, é mesmo de lascar! Olha, fiquei muito feliz com sua participação, viu? Venha sempre!

    MILENE: Bom... É... Ah... Hum... Ah, vai, tó: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
    Gauchinha, gauchinha!... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    ANDREZINHO: Ah, cut cut da mamãe! Sim, é isso mesmo, me inspirei no seu jeitinho pra criar a alternativa "c". Ficou orgulhoso? Mamãe não é meiguinha demais? kkkkk!!!!

    BEIJOCAS!!!

    ResponderExcluir