domingo, 4 de outubro de 2009

Restos de um domingão

Meu domingo foi uma mer...ecida oportunidade para desfrutar de momentos mais agitados, digamos assim, já que meu ritmo anda meio devagar ultimamente. Festinha de aniversário, com zinzilhões de crianças... Correndo... Berrando... Derrubando bolo no chão. E eu escorregando na meleca.

Não que eu considere festa infantil tão ruim, chego a curtir até, hoje em dia o povo capricha. Tem coisas com as quais jamais sonharia na minha infância, como algodão doce, pipoca e cachorro- quente à vontade, por exemplo. É legal ir até os carrinhos e se entupir até não poder mais, sem lançar mão de um centavinho sequer. O grande problema, no entanto, é que, de modo geral, o povo sempre faz essas festinhas nas tardes de domingo, quando a gente já se acabou no sábado e o que resta é só o pó da rabiola. Já uma amiga minha considera que há outro - e instransponível - obstáculo em festa de criança: ter criança na festa. Uma visão um tanto xiita, mas democraticamente aceitável.

Essas festinhas possibilitam também que você reveja familiares que há muito não encontra. Assim, uma tia aproveitou o ensejo pra entregar ao meu marido o presente que havia comprado para o aniversário dele, ocorrido há três meses atrás. Ele tem uma mania que logo que o conheci me irritou, mas depois fui percebendo que, de certa forma, faz parte da cultura oriental: não abre presentes no momento em que recebe. Vá lá, cada um é cada um. Comigo isso não funciona, porque caio matando em cima de pacotes, me dá urticária ver embrulhos intactos.

Deixamos o presente de lado e firmamos no papo, afinal já tinha um tempão que a gente não se via. Conversa vai, conversa vem, sei lá porque, o assunto passou a ser roupas e seus graus de dificuldade na manutenção. Fui implacável e condenei a camisa masculina à extinção total. Caramba, passar camisa ninguém merece! E aquelas cheias de preguinhas, então? Você passa de um lado e amassa do outro, nunca mais tem fim! É um exercício de paciência, que deveria ser adotado pelos monges tibetanos. Só que estes, espertinhos que são, andam com aquele manto quadradão, molezinha de encarar.

Fui direta e reta no discurso: "Agora sei porque quando uma mulher fica viúva não se casa de novo. É pra não ter que passar camisa nunca mais, que saco! Ai, mas fico com um um óóóódio quando dão camisa de presente pro meu marido!... E quando é de manga comprida, então? É o fim, me dá vontade de jogar fora! Ou melhor, minha vontade é de enforcar quem deu a camisa com ela mesma, até a pessoa cair durinha e roxa no chão". E a tia, solidariamente, me dando razão. Qual não foi minha surpresa, ao chegar em casa, e ver que o presente da tia era esse aqui. Bom, preciso dizer mais alguma coisa? Não é moleza ter uma língua que não cabe na boca!

O destino, no entanto, logo tratou de me punir severamente. Mas com um castigo bem desproporcional ao pecado, que fique registrado meu protesto. Tô aqui escrevendo esse post ao som de Jane e Herondy, vindo lá do maldito clube que fica nos fundos da minha casa. Já falei pro... Opa!... Pera!... Piorou muuuuuuito! Agora começou Aguinaldo Timóteo: receba as flores que lhe do-oooooou... E em cada flor um beijo me-eeeeeeeu... Meu Deus do céu, será que se eu for até lá ajoelhada, chorando copiosamente e me esfolando com um chicote cheio de pregos, eles param com isso? E meu marido rolando de rir da minha cara aqui do lado... Aposto que ele tem parte nessa desgraça. Ô domingão infernal!

Ilustração de Amarildo.

26 comentários:

  1. Menina! Tem dia que você está com a corda toda, qualquer hora vou enviar a historia de uma amiga minha para você analisar, heheheheheh. Ninguém neste mundo merece passar camisa e outras peças a mais de homem, Calça com friso então. Meu Deus. Vai com calma com as baladas nos fundos da sua casa pode dar enfarto. Beijos Amei mesmo sua postagem. Abraços Eudes

    ResponderExcluir
  2. Eudes, que bom ver que passou por aqui! Bem, imagino que sua amiga também tenha um parafuso a menos, assim como eu. Mande sim, quero saber o que ela aprontou. Então, você vê que desgraça? Roupa de homem, além de tão sem gracinha, ainda é um porre pra passar. Ninguém merece meeeeesmo! Beijoca, querida!

    ResponderExcluir
  3. O que eu tô amando é que,além de visualizar as cenas descritas, a gente se vê nelas também.

    Através de uma linguagem informal,cheia de bom humor e com muita inteligência,Tânia consegue transformar temas cotidianos e simples, em algo muito instigante e interessante.

    Sempre que olho no meu blog que a tua postagem mudou, corro pra cá.

    De verdade,adoro teu blog. É meio que uma extensão da casa de todos nós.

    Sorte sempre!! bjuss Milene

    ResponderExcluir
  4. Carambolas, que comentário caprichado, Milene! O que é que eu digo diante disso? Obrigada, obrigada, obrigada! É bom demais receber reconhecimento de alguém que produz um trabalho literário de excelente qualidade como o seu. Valeu, querida! Mil beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tãnia!
    Vi que vc passou a seguir meu blog e vim aqui lhe conhecer. E gostei muito do que li! Acredito que podemos trocar muitas figurinhas! Pra começar, tb acho um saco esse negócio de passar roupa por isso que deixo minha ajudante fazer isso por mim! E se ela não existisse, meu marido faria isso por ele! hahahaha
    Boa semana para vc!
    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  6. Me esborrachei de rir quando vi qual foi o presente que seu marido ganhou. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Tânia,





    Festa de criança é no domingo mesmo. 15:00, 17:00. E se vc tiver se entupido no almoço em casa (macarronada, essas coisas de domingo), haja docinho...






    Beijos,





    Marcelo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Tania bonitona,
    realmente festa infantil ninguem merece, mas acho é seja pq estamos muito velhos para isso...ahauahuahuahau.
    Ah fala sério vocês mulheres reclamam de tudo, onde já se viu ficar irada só por passar uma camisa, que coisa feia, agora imagine nós pobres homens usando-as no verão e ainda com gravata, fala sério vcs reclamam de barriga cheia e papai do céu castiga viu?....ahauhauhauha.
    Tá bom vai eu concordo, certa vez tive que passar uma branca, ferro pra lá, vira pra cá e a indecente estava sempre amassada, até água usei para amaciá-la, mas nada de ficar boa. Resumindo naquele dia fui trabalhar com uma surrada que já estava passada no armário, poxa mas que mal há em querer usar aquela determinada camisa naquele dia oou vc não sabem que as roupas do dia tbm refletem o estado de espirito do homem?....hehehehe.
    Também não tenho culpa que as mais bonitas são feitas dos piores tecidos para passar........kkkkkkkk.
    Brincadeiras à parte depois desse dia (uns 5 anos atrás) prometi e cumpri e até hoje só compro camisas feitas de tecidos que não precisam ser passados; nem me pergutne que tecido é esse pois quando as compro peço logo ao vendedor camisa daqueles tecidos que não necessitam se passados...rsrsrsrsrsr.
    E o clube então, novamente você só reclama mesmo hein, imagine se para completar o repertório do baile da terceira idade (aqui tem um salão assim e nós o apelidamos de rola bamba....ahauhauhauah) também tocasse Angela Maria (Cinderelaaaaaaaaaa, Cinderelaaaaaaaaaaaa ou então De ermelho e negro ao cair da noite o mistério trás...), Caubi Peixoto (Ahhhh desse flozô não conheço nenhuma não........hehehehe) e pior ainda se tocassem Adilson Ramos (Sonhar contigooooo por toda vidaaaaa...)?
    Bjks.

    ResponderExcluir
  9. Tive um ex que passava minhas calças sociais. Não que eu não saiba, mas ele fazia melhor. E também porque um dia me pediu pra passar "rapidinho" a camisa dele... Não sei porque mas ele nunca mais me pediu isso... Hehehehe! Bj!

    ResponderExcluir
  10. Fez-me rir com o seu post, Tânia!!!Não me diga que ainda ouvem esses cantores!!!Meu Deus!!!Lembro-me de os ouvir quando fui morar para o Brasil, tinha eu 24 anos...; claro.., durante os 14 que morei aí ouvi-os muito, mas pensei que agora já ninguém mais os ouvisse..., tenho agora 56...; Bem.., quanto às camisas, nem me fale.., é um saco mesmo..; agora.., não passo nenhuma; tenho uma mulher a dias ( faxineira) que vem cá duas vezes por semana; 4 horas um dia e 3 no outro e passa a ferro muito bem; dessa estou livre..., mas não estou da cozinha, o que me aborrece, pois detesto cozinhar...Como vê..., está mais que explicado por que motivo as mulheres não voltam a casar; eu se estivesse sem marido não cozinhava uma vez sequer...; comia sempre pãozinho com manteiga, que adoro. Mas..., pronto..., eles fazem alguma falta!!!! Beijinhos amiga e até breve.
    Emília

    ResponderExcluir
  11. kakakakakakakakakakaka
    Tania,
    Esse post é para:
    a. rir
    b. ter pena de você
    c. te dar uma medalha

    Bj bj bj!

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkkk, que domingo, eu não queria um desses para mim.
    Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário tão gentil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. KARINA: Olá! É verdade, podemos trocar um montão de figurinhas sim! Quanto ao seu comentário, preciso confessar uma coisa: sou esquisita. Tão esquisita, que não apenas odeio passar roupa, como odeio ainda mais ter ajudante. Sabe qual é o meu maior sonho? Um dia me transformar na Samantha Stephens, a feiticeira. Uma mexidinha no nariz e... plim! Tudo lindo e arrumadinho, sem trabalho, nem ninguém por perto. É só isso que eu quero. Caramba, será que é pedir demais? kkkkk!!!!

    HELENA; Ri, macaca. Ri mesmo. Se minha praga pegar, você há de desejar se transformar num pum e evaporar do universo depois do fora que vai dar também. kkkkk!!! Brincadeirinha, tá? Longe de mim te rogar praga... Mas que uma invertidinha pro seu lado não seria má ideia, ah, não seria mesmo... Depois vem aqui contar pra gente, tá?

    MARCELO NOVAES: Oba, que bom te ver por aqui também! Então, o problema é que os docinhos são reguladíssimos, já percebeu? O povo entope a gente com aqueles lanchinhos tipo "boi ralado" e docinho mesmo, que é bom, haja sebo nas canelas pra catar unzinho. Assim não dá!

    MARINHEIRO: Epa, epa, opa! "Estamos" velhos demais pra isso? Óóóó!... Só não te xingo, porque aprendi que a gente deve respeitar gente idosa. kkkkkkk!!!! Olha aqui, mulher não reclama nunca, meu filho! Apenas sinaliza incoerências, tá? Ah, mas eu bem que queria te ver passando uma camisa! Outro dia meu marido se aventurou, assim como você. Sabe o que ele fez? Passou só a gola e as mangas. Fiquei indignada e perguntei se não ia passar o resto. O espertinho reconheceu que passar camisa é um saco e tratou de vestir um colete pra disfarçar o amassadão. Assim até eu, né? Taqueopariu... Adilson Ramos? Felizmente você mesmo reconhece que é "das antigas"! kkkkk!!!! Em tempo: tecido que não amassa = microfibra. Santa tecnologia têxtil!

    LILIAN: Boa, garota! Gostei do truque e vou começar a aplicar esse caô por aqui também. Valeu!

    MARCELO CORREIA: seu comentário é pra... a) dizer que pimenta no fiofó alheio é refresco b) agradecer pela solidariedade c) dizer que você é um bom homem... Me desculpe, fiquei emocionada, preciso ir agora... kkkkkkkkkk!!!!

    Pessoal, obrigada mais uma vez!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  14. Olá Wanderlei! Muito legal te ver por aqui também. Olha, não há o que agradecer. O conteúdo do seu blog é muito bom mesmo, viu? Conte com minha participação constante por lá. E te peço que esteja sempre por aqui também, tá? Beijoca!

    ResponderExcluir
  15. Ah, faltou a Emília, mil perdões!...

    Querida, começo com uma pergunta: será que hoje você vive em Portugal? Se for, me deixa duplamente feliz. Por ter a gentileza de estar presente aqui no meu pedaço e por viver num lugar que amo de paixão.

    Puxa, temos muito em comum, eu também odeio cozinhar! Bom, a essa altura todos devem estar perguntando: mas que raio essa mulher gosta de fazer, então? Oras, respondo com facilidade: comprar, viajar, comprar, me divertir, comprar, ficar maravilhosa e comprar, comprar, comprar. Pronto, falei!

    Por isso, Emília, acho que você está cobertíssima de razão. Apesar de atrapalharem um bocadinho, os homens fazem muita falta sim. Principalmente na hora de pagar, pagar, pagar... kkkkkkkkk!!!!

    Um montão de beijocas, querida!

    ResponderExcluir
  16. Definitivamente festinha infantil é de lascar! Pior ainda pra quem já trabalhou nela, como eu, e antes que algum engraçadinho se manifeste, aviso logo que não fui caracterizada de palhaça,não!kkk Fiz uns bicos de fotógrafa e dá pra imaginar o calvário pra fotografar as pestin....ops...os anjinhos!E, pior, ouvindo ila-ila-ila-riê,o-o-o!!!Dose!!! Mas gostei mesmo foi da história da camisa!kkk E como já conheço essa sua língua de trapo, nem me espantei! E a pobre da tia? Já pensou na situação dela? Pra finalizar, o repertório musical foi sensacional e, na minha humilde opinião, só faltou mesmo o Ronnie Von cantando a musiquinha da praça! Show total!kkkk
    Só mais uma coisinha: Camisa é coisa difícil de passar, mas eu queria saber como é que se passam aqueles terríveis lençóis com elástico!!! Eita peça mais complicada pra passar e dobrar!!!

    ResponderExcluir
  17. MICROFIBRA JÁ! Que coisa hein? Tantas e tantas conquistas, tantos sutiãs queimados e ainda somos reféns de ferro de passar e camisas amassáveis??? tsc tsc tsc! kkkkkk Agora, festa de criança ninguém merece. Não me convide que eu não vou mesmo! Vê direito aí que eu acho que nos fundos da sua casa tem mesmo é um parquinho de diversões daqueles bem furrecas, bom pra pegar tétano.kkk Gostei do novo visual do blog. A ilustração com "você" no divã tá ótima!

    ResponderExcluir
  18. Geeente, passar roupa é o ó. Beleza ver que não sou só eu que me martirizo com camisas e lençóis de elástico e xingo até a última geração de quem inventou isso. Confesso que adoro uma roupa de cama passadinha, lisinha, aff acho que sou louca, mas desisti de passá-las por causa do tormento do elástico. De vez em quando ainda insisto em passar, mas este processo de autoflagelação acaba logo que dou vitória ao lençol. E não é só a questão de passar, e dobrar esse negócio???? Adorei o blog, virei sempre aqui. Bj!

    ResponderExcluir
  19. Pior é o pós-festa-de-criança. Pelo menos na festa você come e bebe de graça. O problema é quando você não vai à festa, mas paga o mico de ter que ver um calhamaço de fotos. Você espera a pessoa distrair e passa duas folhas do álbum de uma vez, mas o abusado sempre te alerta sobre alguma coisa que passou batida. Mais que um álbum pode ser melhor, porque quando a pessoa perguntar se você já viu aquele, você diz que sim e vai trocando, dizendo que já olhou. Mas quando é um álbum só não tem saída. É um tal de apontar a Tia Tatá, a prima do Zé Carlos, o filho do Paulinho, uma gente que você não faz a mínima idéia de quem seja. E quando é filmagem então? Vixe, já era, não tem como fugir. Tô fora!

    Respondendo à dúvida que surgiu nos comentários do post anterior: zabumba é uma planta altamente tóxica, que entre outros sintomas causa distúrbios de comportamento, alucinações e delírios. Tome uma xícara de chá de zabumba e comece a ver duende sapateando na chuva no melhor estilo Gene Kelly. hauahauahauahauahaua!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi amiga. Eu agora vivo em Portugal, sim, mas vou muito ao Brasil, pois tenho lá os pais e irmão.Quando passar na via Dutra pare no Arci-iris; diga que é minha amiga.., será bem recebida. Quando qyuiser fazer-me uma visita é só dizer..., tem casa aqui em Famalicão, no Norte, perto do Porto. Um beijinho
    Emília

    ResponderExcluir
  21. Interessante a proposta do teu universo bloguístico, Miss Meneghelli! Parabéns, demais mesmo! Tem uma temática íntima mas que se torna compartilhada e informativa! volto mais, porém te sigo de perto! abs

    ResponderExcluir
  22. Cara.... que louco esse domingo!
    Tadinha da tia... e de voce...
    Caraca e esse museu musical... é ressucitação dos mortos-vivos.
    Bem pelo menos voce se livrou do Faustão ... caso contrário era internação certa...rsrsrsrs

    Muito legal seu texto-domingo, prá mim comédia pura...ri muito.
    Abraço
    MK

    ResponderExcluir
  23. ELAINE: bom, quem já viu uma festinha de aniversário, viu todas, né? No maldito clube que fica nos fundos da minha casa não há um único final de semana que não tenha uma estridente festinha de aniversário. Já decorei todos os passos. Do "É pic, é pic!", que sempre transformam em "É pica! É pica! (tããão gozado isso!...) até o "com quem seráááá?", tudo é exatamente sempre igual. E chatéééérrimo! Sobre a tia, imagino que enquanto eu metia o pau na camisa ela só pensava em engolir o presente... E se eu fizesse a mais remota ideia do que era, eu mesma me incumbiria de mandar a camisa com caixa e tudo goela abaixo da atrevida.

    ROSE: concordo. Podem inventar ferro de passar computadorizado, que ainda assim vou achar o utensílio retrógrado. Não vejo a hora que todo mundo passe a usar aquela roupa sintética, prateada e padronizada. Aliás, tá demorando isso, né? Na minha infância juravam que seria assim já a partir do ano 2000! O que será que deu errado?

    CLARA: aproveitando também a deixa da Elaine, concordo plenamente com ambas. Dizem que o tal do lençol com elástico foi criado pra facilitar a vida da gente. Só que os fabricantes nunca se lembram de colocar na embalagem o manual de instruções com vídeo explicativo pro consumidor incauto conseguir entender como é que se dobra e se passa aquela encrenca. Aliás, a assistência técnica de um engenheiro da área pra realizar tal proeza seria bem-vinda também, não acha? Lençol com elástico e equação algébrica, pra mim, são exatamente a mesma coisa.

    JACK: Muitíssimo bem lembrado! Acho que todo mundo já deu uma de "miguelino" e passou uma porção de páginas juntas de uma vez. E confundir o dono das fotos quando há vários álbuns também é um bom truque, sempre funciona. Mas você é ruim, hein, meu filho? kkkkkkkkkk!!!! Ô alminha de segunda categoria!

    EMÍLIA: ah, seu jeitinho de escrever não me enganou, logo que vi era de Portugal. Olha, sua terra é simplesmente divina. Tive o imenso prazer de percorrer grande parte de Portugal, numa viagem maravilhosa por toda a costa litorânea (quando conheci Porto, entre muitas outras localidades), retornando pelas montanhas (uma passagem inesquecível por toda a Serra da Estrela). São lembranças eternas de um país belíssimo e um povo bastante acolhedor. Quero repetir essa viagem e, sem dúvida, ficarei muito feliz em conhecê-la.

    CRISTIANO: fico feliz que as confusões do meu dia-a-dia tenham te agradado, Mr. Contreiras! Obrigada por se tornar um seguidor deste meu cotidiano, viu? Também já estive no seu pedaço e adorei o que vi. O "Apimentário" é ótimo e recomendo!

    MÁRCIO: acho que você tocou no ponto nevrálgico da questão. Faustão e Fantástico são coisinhas que mexem com os nervos da gente. Já reparou que quando esses programas começam parece que o domingo já está irremediavelmente destruído? Sei lá, pra mim essas duas tragédias têm o maior cheirão de segunda... Xô! Ah, tadinha da tia, é? Por acaso é ela quem vai ter que passar o raio da camisa? Essa é boa! kkkkkkk!!!

    Gente, que bom ter vocês por aqui. Valeu!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!! Adorei seu blog, sucesso e muita paz...bjs

    ResponderExcluir
  25. EUHEUHEUHEUHEUE

    Ótimo texto.
    Muito boa a forma que você trata de assuntos corriqueiros dando uma velada importância a eles e com o bom humor de sempre.

    As imagens me vinham à cabeça com clareza, muito bom.

    Quanto às festinhas de criança, concordo com a sua amiga(a fundamentalista islâmica, a xiita) que diz que sem as crianças as festas seriam excelentes. Digo mais, sem as crianças e nem os doces(que detesto quase todos) e sem as pessoas(ok, ok, sou um misantropo incurável, em teoria).
    Não, nesse caso seria apenas eu, em casa, lendo um livro e comendo alguma coisa salgada. Em paz.

    Mas não.

    Preciso das festas de criança para mergulhar mais no meu livro.

    Preciso dos doces pra me lembrarem o valor dos salgados.

    Preciso do barulho das crianças pra valorizar a minha paz.

    E sim, preciso dos outros pra que possa valorizar mais a mim mesmo.

    Viva as festinhas de criança! Viva qualquer festa barulhenta e incômoda(mas que não toquem aguinaldo timóteo, pelo amor de Jesus Cristo).

    ResponderExcluir
  26. ALEXANDRE: Muito legal te receber por aqui. Também estive no seu blog e achei muito legal, pretendo acompanhar sempre.

    ÂNGELO: kkkkkkkkkkkk!!!! Vejo que você é bem mais xiita que a minha amiga. Mas é isso aí mesmo, o que seria do dia se não fosse a noite? Do preto se não fosse o branco? Enfim, precisamos encarar contrastes pra fazer escolhas legais. Só o que não não é uma simples questão de escolha é ter que encarar um Aguinaldo Timóteo... Nem atribuiria isso a uma misantropia incurável (acho a sua muito justa, aliás), sabe? Acho que trata-se de uma simples questão de sanidade mental. Ninguém, nem a "mamãe, mamãe, mamããããe..." do próprio Aguinaldo Timóteo merece isso!

    Beijocas pros dois!

    ResponderExcluir