segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ninguém leva o bom velhinho no bico não!


Como já contei na postagem anterior, não sou muito chegada às festas de final de ano. Reafirmo que adoro a decoração, as guloseimas, enfim, pra mim isso tudo é exclusivamente forma, mas conteúdo, não.

Sou meio teimosona com essas coisas, sabe? Não me apego a datas específicas pra nada. Presentes, acho legal dar e receber quando não se espera. Já ser uma pessoa de bom caráter, penso que é o que se espera o tempo todo. De nada adianta passar o ano inteirinho sendo maledicente, egoísta, interesseiro, enfim, desrespeitando Deus e o mundo, pra posar de bonzinho só no Natal. E dá-lhe belas mensagens nos sites de relacionamento, recadinhos enfeitados, citações angelicais. Pode até parecer que sim, mas de besta o bom velhinho não tem nadinha! E não convém abusar, porque o homem vive de saco cheio. Hipocrisia por toda parte é dureza de aguentar!
 
E tem jeito de abstrair? Não. Um simples choppinho por aí se torna uma viagem ao inferno. Tudo lotadérrimo, gente se acotovelando pra todo canto, atendimento previsivelmente demorado. Aliás, eu gostaria muito de saber de onde é que sai tanta gente nessa época. Se você for viajar, encontrará a estrada congestionada, com filas quilométricas nas praças de pedágio. Chegando ao seu destino, seja onde for, também já estará entopetado de gente. Pra pegar um lugarzinho na praia, por exemplo, é necessário madrugar. Não querer encarar essas complicações e preferir ficar sossegadinho no seu pedaço também não é uma boa opção. No supermercado, tudo entupido. Filas enormes no açougue, na peixaria, nos laticínios, na padaria, nos caixas... Haja paciência. Shopping, então, nem pensar! Vaga no estacionamento? Vá sonhando! Fila até pra pegar a escada rolante. Pense bem, há alguma lógica nisso? Como é que a população se multiplica tanto nesses dias? Afinal, onde é que essa turma toda estava entocada, meu Deus?
 
Mas o pior, mesmo, é a boa e velha hipocrisia. Gente que não suporta nem sentir o cheiro do outro, se beija e se abraça. Resolver a pendenga de uma vez e se relacionar melhor, de verdade? Nem pensar, pra quê? O protocolo exige apenas os cumprimentos de praxe. Porque é Natal. Pessoas que não cumpriram promessas feitas e nem mesmo as próprias obrigações, fingem-se de desavisadas, surgindo leves e faceiras, só no embalo da festa. Oras, deixa pra lá, é Natal. Tudo é permitido e tolerado, porque é Natal.

Mesmo diante disso tudo, ainda deposito todas as minhas fichas na renovação que esta época é capaz de proporcionar. Acredito de verdade que a atmosfera envolvente da ocasião tenha o poder de amolecer os corações mais endurecidos, de criar uma consciência mais plena do que significa viver com integridade. Basta, apenas, que as pessoas realmente estejam interessadas em dar de si, o tempo todo (não só no Natal), exatamente o que gostam e merecem receber. É como tão bem Luis Fernando Veríssimo colocou: "As pessoas só se definem no seu relacionamento com outras. Ninguém é o que pensa que é, muito menos o que diz que é... Ou seja, ninguém é nada sozinho. Somos o nosso comportamento com o outro". Este sim é o verdadeiro significado do Natal.

Bom, fico por aqui, desejando a todos um Natal bem bacana, cheio de paz e muita reflexão.

14 comentários:

  1. Feliz Natal pra você também cheio de paz e amor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tânia,
    Vc foi perfeita! è isso aí. Quanta hipocrisia...
    essa demonstração de sentimentos nobres é como papai noel, só se vê 1 vez no ano.
    Natal é todo dia, pra toda hora.
    Natal é o que a gente faz aqui! fazemos arte. mostramos nossa cara e nossa alma. alimentamos os nossos corações e dos nossos irmãos, com o que temos de melhor, a força de viver.
    boas festas, bjão

    ResponderExcluir
  3. WANDERLEY: Bom te ver por aqui. Valeu! Já te desejei tudo isso hoje, mas não custa repetir. Que este finalzinho de ano seja maravilhoso pra você. E que 2010 seja ainda melhor!

    IRA: Pois é, essas demonstrações de sentimentos nobres acompanham o papai noel ao pé da letra. Só aparecem uma vez por ano e são tããão falsinhas, né? Que tristeza! Também adorei te ver por aqui, viu?

    BEIJOCAS PROS DOIS!

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito dessa senhora Lya Luft não. Mas ela tá certa. Relacionar-se é se conhecer nos outros. Então prestenção!!! Você tá lá na mesa do bar fazendo happy hour de Natal da firma com aquele bando de gente rindo e bebendo chopes. Daí seu cabeção começa: "quanta falsidade, outro dia mesmo a Léa puxou o tapete do Paulo. E o Valdemar então, mó puxa-saco do chefe. E a Cris que tá transando com o Toni e a Solange ao mesmo tempo! rsrs...Sinto muito lhe informar: você é 'que nem que eles'. Aquele velho dito (não se tratada de um Benedito idoso, ok?)
    dize-me com quem andas, blá blá blá... Prestenção! É uma época em que a gente fica muito prá fora. Shoppings, visitas, festas. Tudo externo. Como disse Tania:
    "Pessoas que não cumpriram promessas feitas e nem mesmo as próprias obrigações, fingem-se de desavisadas, surgindo leves e faceiras, só no embalo da festa."
    Tudo prá inglês ver. Na hora que aquieta tudo,que você tem que voltar prá dentro de si dá aquela deprezoooona, daí você enche a cara e faz declarações de amor encharcado de álcool... Não dá prá fugir de si mesmo não. E esse mundaréu de gente que tem pelas ruas é o desespero de quem não foi feliz, quem não manifestou amor o ano inteiro e tá numa urgência desesperada por que TEM QUE ficar feliz AGORA! Ai que triste.
    De minha parte fico com mais vontade de abraçar os que me acompanharam o ano inteiro. Aqueles com quem dividi meu coração e meu copo de cachaça. Genteeem, um abraço sincero NÃO TEM PREÇO! Quer ser ousado? Quebre o Master o Visa.Como seria seu Natal sem compras? Hein? hein? hein?
    Credo! Sai Espírito de Natal desse corpo que não te pertence!!! Aqui só espírito de porco! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. A cada dia que leio seus texto, me encanto e aprendo sempre.
    Um grande beijo Tania, e conto com vc pra 2010, continuar nos presenteando.

    Bjsss

    Carmem Freitas

    ResponderExcluir
  6. Amplamente contemplado com suas palavras.

    Feliz Natal pra você também!

    ResponderExcluir
  7. Tania, no fim acho que todo mundo pensa como você, mas a diferença é que não tem coragem de dizer. Ou talvez não saiba expressar com palavras tão bem colocadas como você normalmente faz. Concordo também com o comentário da Rose, ela desvendou o mistério. O povo não faz questão de conviver decentemente com os outros o ano inteiro, daí a grande necessidade de nomear um único dia para conseguir ter um contato mais amigável e feliz com as pessoas. Refletir sobre isso é importante e pode deixar a vida mais leve nos outros dias do ano também. Boas festas para você e para todos os leitores! Bj!

    ResponderExcluir
  8. Tania,
    Tem um convite pra vc, lá no blog. Da uma olhada.
    bj meu

    ResponderExcluir
  9. Tania, que seu natal seja de paz e alegria junto com aqueles que voce ama. E um novo ano cheio de novos sonhos e realizações tudo regado com muita saúde!
    Feliz Natal e Ano novo
    MK

    ResponderExcluir
  10. Oi Tania,

    Que maravilha a sua visita, adorei!
    Nessa época do ano sou mais pra reclusão que pra exposição...
    Meus planos para as comemorações de fim de ano?
    Festa do pijama!!! rsrsrssrsr
    A-D-O-R-O ficar em casa curtindo a companhia de quem me aguentou o ano todo, ou seja, minha filha e minha mãe rrsrsrsrs
    Já nos presenteamos durante o ano com tudo que desejamos, agora é só comemorar e agradecer. É assim que deixo fluir esse tempo...

    Tania, é nesse espírito natalino/tranquilo que te desejo um ótimo Natal, cheio de saúde e paz.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  11. Esta é minha mensagem pra vc!!

    O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo, ou naquilo que você acreditar dentro de seu coração.

    Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.


    São estes os meus mais sinceros desejos.

    Bj

    ResponderExcluir
  12. Tânia,
    Não obstante a minha implicância com o uso comercial do "espírito natalino", não tenho como escapar da influência que a data exerce sobre o meu emocional que ainda teima em crer que a humanidade não é caso perdido e que podemos construir um mundo mais justo, sem violências e sem preconceitos. Em suma: sou um ingênuo assumido.
    Sendo assim, é inevitável que venha para deixar os meus votos sinceros de que você tenha um feliz natal e que o ano novo não seja apenas uma nova página no calendário, mais um marco de mudança que inaugure uma nova era de paz e felicidades para todos e que possamos realizar todos os nossos melhores sonhos e projetos.
    Felicidades.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Tania...quem lhe manda mensagem é edu..amigo da Roseney....adorei o blog e novamente te convido para vir em casa....afinal,não moramos tão longe né....
    Felicidades

    ResponderExcluir
  14. ROSE: Caracoles, desta vez caprichou! Bem, já nos falamos pessoalmente depois desse comentário e já tive a chance de te dizer que ADOREI. Principalmente a parte em que assume seu espírito de porco. kkkkkkkkkkk!!!! Empatamos totalmente, em tudinho. Será que é por isso que a gente se aguenta há quase 30 anos?

    CARMEM: Fico muito honrada com seu comentário, viu? A grande verdade é que também aprendo bastante, especialmente com as opiniões dos leitores. Essa troca é fundamental. Espero contar sempre com seu apoio, obrigada!

    ERALDO: amplamente contemplada com sua visita. Já espero por ela, sabia? Olha a responsa! kkkkkkk!!!

    HELENA: Viu só? Às vezes a Rose, aquela coisinha desparafusada, dá uma superdentro. kkkkk! Mentira, ela até parece, mas de doida não tem nadica. Também te desejo festas maravilhosas e um belíssimo 2010!

    MÁRCIO: Já já vou dar uma olhadinha no convite. Mas será que já não é tarde demais? Bem, vou ver. E desde já te agradeço, viu? Da mesma forma te desejo um ano novo espetacular, cheio de inspiração. Que você continue fazendo seu belíssimo trabalho nas artes plásticas. Aliás, convido aos demais leitores a conhecerem suas obras. Realmente vale a pena!

    PATI: Ver sua passagem por aqui também sempre me deixa muito feliz. Ah, que ótima ideia a sua! Festa do pijama é a melhor nessa época, isso sim. Confesso que até invejei! Ah, se eu pudesse!... Querida, também te desejo o que há de melhor para o próximo ano. Você é de uma atenção e de um carinho imensos, merece ser muito feliz, hoje e sempre!

    J.ARAUJO: Que bom vê-lo por aqui, ainda mais trazendo uma mensagem tão bonita. Obrigada! Volte sempre, fiquei muito feliz com seu comentário, viu?

    FRED: Sua presença por aqui também é muito importante pra mim. Pois é, mesmo tendo reservas quanto ao intuito comercial dessas datas, assim como você jamais deixo de acreditar que a humanidade tem salvação sim. Se cada um de nós tiver boa vontade e, sobretudo, EMPATIA, fazendo aos outros só o que gostaríamos que nos fizessem, então no fim dá tudo certo. Esse é um princípio tão simples, né? Obrigada por estar mais uma vez aqui comigo, tá? E também te desejo um ótimo ano novo, repleto de paz e inspiração. Belíssimos seus poemas, também recomendo!

    EDU: Você não faz ideia do quanto fiquei feliz quando a Rose me contou que você estava acompanhando meu blog. Digo isso porque, apesar de ainda não fazer parte do seu círculo de amigos (eu disse "ainda", tá? kkkk!!!), já o conheço bem, de tanto que aquela figurinha fala de você. E, a julgar pela forma como ela o admira, fico muito honrada por saber que se tornou meu leitor. Sei bem da sua competência e visão crítica. Obrigada! Volte sempre!

    BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir