segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ano novo, idade nova. Essa não!!!

Caramba, eis aí o destino, me pregando sempre as maiores peças. Encerro 2009 fazendo aniversário. Ano novo, idade nov... v... v... velha! Bom, pelo menos há um consolo: vai ter festa no mundo inteirinho! Nada de reveillon. Preparem o champagne, que o dia será de Tânia Meneghelli!

Reza a lenda familiar que meu nascimento foi bem peculiar. Ter um filho na noite do dia 31 de dezembro não é fácil, mesmo nos dias de hoje. Então, imagine como foi isso há... há... #@*&$% anos atrás.

Bem, voltando à minha saga, naquela época ninguém tinha carro na minha casa - olha aqui, antes que algum engraçadinho questione se o automóvel já havia sido inventado, aviso logo que sim, tá? E há muuuuuito tempo! - então foi necessário encontrar um taxi. Faltando pouco pra chegada do ano novo, isso foi uma complicação daquelas. Chamaram um taxi e nada do homem aparecer. Sufoco danado, conseguiram encontrar outro, que chegou juntinho com o que haviam chamado primeiro. Resultado: um belo bate-boca. E minha mãe se contorcendo de dor. Tudo resolvido, corre pro hospital.

Meia-noite chegando, chegando... E o pessoal do hospital botando a maior pressão, porque a primeira criança que nascesse ganharia um montão de coisas. Foi exatamente nesse instante que o espírito de porco baixou em mim (não me largando nunca mais!) e nasci às 23h55m. Coisa de pobre isso, né? Fazer o quê?! Além de não ganhar necas de pitibiribas, por causa de cinco minutinhos ainda sou obrigada a carregar eternamente o fardo de ter nascido na década de... de... Tsc!... Isso já está me dando nos nervos! Por que é que não bato a cabeça na quina da mesa agora mesmo e fico com amnésia? Bom, querendo ou não, logo logo esqueço isso de uma vez. O loirão abusado (Alzheimer) certamente vai se lembrar de mim.

Então, cá estou. Agora virei ONA. Quando a gente já tá meio passadinha é assim, sabe? Tudo é ONA. BonitONA, inteirONA, amigONA... VELHONA!!! Ai, mas que raiva me dá desse ONA! Deixa estar, que não me rendo fácil não. Maracujá de gaveta é que não viro. Não quero nem saber, na hora "h" não pouparei esforços, nem me renderei às críticas. Vou é me transformar numa bela de uma esticadONA!

_________________________________________________________________________


Bem, esta foi minha última postagem do ano. E além de agradecer imensamente a todos que estiveram aqui me apoiando com suas visitas e comentários, quero deixar registrada também minha enorme admiração por um amigo muito querido, que me tornou mais feliz com sua companhia durante 2009. Ainda não o conheço pessoalmente e nem sei se um dia a gente vai se esbarrar por aí, mas isso não importa.

Fundamental é saber que por trás da telinha há um ser humano de coração gigante, alguém que mesmo tendo passado por momentos complicadíssimos nos últimos tempos, jamais deixou de ser atencioso e presente. Ao longo deste ano, apreensiva, acompanhei a dolorosa luta que ele enfrentou contra a leucemia. Foram meses de muita dor e dúvidas, que finalmente resultaram num bem sucedido transplante de medula.

Como um cara admirável que é, no meio dessa confusão toda e se esforçando pra continuar vivo, ele me surpreendeu muitas vezes, encontrando disposição pra se comunicar comigo, me contando detalhes do seu tratamento, falando da sua rotina, dos seus medos e planos, enfim, sendo bem transparente. Ao mesmo tempo foi também muito solidário, me ajudando a entender um montão de coisas e vibrando comigo em relação a tantas outras.

Há poucos dias atrás ele me emocionou com um e-mail lindo, onde agradece pela força que acredita que eu tenha oferecido a ele durante este ano. Me admirou vê-lo considerando que, a meu modo, contribuí pra sua recuperação. Ele é um distraído, isso sim. Não percebeu que quem ganhou tanto com tudo isso, fui eu. Ganhei um amigo novinho em folha, mais forte, mais feliz e vencedor. Ganhei, acima de tudo, a alegria de me sentir valorizada por alguém muito sensível, que não estabelece limites entre a virtualidade e o mundo real, entendendo que pessoas não podem ser desligadas junto com o computador. É bom demais quando alguém dá essa importância toda pra gente, não é não? Simplesmente não há palavras que possam expressar minha gratidão.

O que me resta é apenas desejar que 2010 seja fantástico pra todos nós, que nos reserve surpresas ainda mais legais e que venha cheio de esperança.


Um grande beijo pra todo mundo!



15 comentários:

  1. Dessa vez não dá! Como vc faz isso? Primeiro faz rir e depois faz chorar? Acha que eu sou o quê hein hein hein? Uma pessoa que administra as emoções e a racionalidade ao meu bel prazer???? Nããããããooooo. Yo soy desequilibrada!!! Me quebrou nêga, bem quebradinha.Libertou a tpm que estava presa aqui...Se, e somente se, eu voltar ao controle, posto algo sobre os textos... Caray, tem lenço de papel aí???

    ResponderExcluir
  2. Me empolguei para vir aqui comentar, mas acho que a Rose é que está certa. O que vou dizer, diante da porção de sensações que essa postagem me causou? Espetacular, é só o que posso dizer. Parabéns pelo texto fantástico e pelo coração lindo. Beijossssssss

    ResponderExcluir
  3. Voltei porque me esqueci de algo muito importante. Parabéns antecipadamente pelo aniversário! Mais beijosssssss!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo dia 31... Feliz Ano Novo. Obrigado pela presença amiga em nosso blog, pelo carinho e atenção de sua palavras, sempre dando uma força e trazendo boas energias. Lindo tudo que escreveu nesta postagem, sensível, humano, cheio de vida. Paz, saúde e alegrias. Abraço/ney.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tânia,
    Vim aqui agradecer sua visita
    e por acompanhar meu Bestiário,
    e também deixar ficar um pouco de mim (risos). Parabéns por seu belíssimo blog, e que 2010 chegue
    com grandes transformnações para todos!

    ResponderExcluir
  6. Tânia,

    Delícia de texto! Vai fazer 9 anos que to no enta e digo: `não é tão ruim. O que cai, a gente levanta e se não levanta, tb não tem importância. O negócio é a gente ri de nós msm. Tem que deixar a vida mais leve, pq td é mt breve, por isso, minha amiga, eu quero que seu 2010 seja um lugar feliz. Parabéns e que vc tenha mts entas pra se divertir. bjão

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga...
    Muito bom o seu texto....seu talento é ímpar mesmo.
    Vim deixar um beijo* de feliz ano novo.....aquela coisa básica mesmo...rsrsr
    mas na verdade, desejo que 2010 seja um ano especial para todos nós...que muitos dos nossos sonhos se concretizem e que que a saúde prevaleça.
    Esteja com Deus minha amiga...você e todos aí em casa.
    Muito bom conhecer você e seus escritos.

    Renato Baptista

    ResponderExcluir
  8. Olá Tânia
    Passei para lhe desejar e a toda sua família, um Feliz Ano Novo, cheio de realizações, paz e amor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Tânia, amiga ♥

    Feliz aniversário!!
    Feliz ano novo!!

    Por tudo isso desejo muita saúde e paz. Que Deus abencõe vc e sua família, sempre!

    Beijos e tudo de bom.

    Pati :]

    ResponderExcluir
  10. Tania,
    "Uma mulher inteligente sabe que o seu bem mais valioso é a consciência de si mesma."
    Vc é assim, uma mulher muito consciente de si mesma. Por isso é 'ona'. Sabidona, amigona, talentosona e todos os 'onas' do planeta.
    Mulher quando dá pra ser especial abusa. Escreve de forma especial, vive de forma especial, até nasce em dia especial!
    Parabéns pelo aniversário. Um feliz ano novo tbém. Que em 2010 vc continue nos deliciando com seus textos fabulosos. Bj!

    ResponderExcluir
  11. Não resisto a partilhar, Amiga Tânia, uma mensagem “urgente” que a Amiga Rejane me enviou; partilhá-la é o mínimo que posso fazer, possa ou não ser “prematura”, tamanha declaração:

    “Depois de uma séria e cautelosa consideração, gostaria de notificar a renovação do nosso CONTRATO DE AMIZADE, para o ano de 2010 e seguintes…

    “Nunca desvalorize ninguém…
    Coloque cada pessoa perto do seu coração
    Porque um dia você pode acordar
    E perceber que perdeu um diamante
    Enquanto estava muito ocupado a coleccionar pedras”

    [Mande este abraço para todos os que você não quer perder em 2010, adverte-me a Amiga Rejane: é meu dever, minha tão grande obrigação…]

    Um imenso abraço

    Leonardo B.


    Um imenso carinho, com tudo o que a vida conte, incondicionalmente

    ResponderExcluir
  12. Tania, mesmo com atraso quero deixar aqui os meus parabéns por seu aniversário. Desejo que este ano que está começando agora lhe traga muita alegria, paz e prosperidade. Bj!

    ResponderExcluir
  13. Curti muito a leitura do seu texto!
    Leve, ele me despertou sensações diferentes como já foi mencionado anteriormente, sua sensibilidade me impressiona, é sutil.
    Parabéns pelo blog! Ganhou um leitor!

    ResponderExcluir
  14. A tua história fez-me lembrar a minha...é que eu nasci a 26 de Dezembro...poucos carros havia na minha cidadezinha, mas a vantagem é que o meu pai era taxista; parece que não foi preciso, pois eu nasci em casa, sem problemas. Diinhas chatos para se vir ao mundo, não??? Até hoje não festejo o meu aniv., pois está tudo enjoado de doces e comida; para piorar o meu marido faz a 23 e os meus filhos a 28...Amiga, vamos deixar estas besteirinhas e começar este novo anos bem inteironas , dispostonas e tudo o mais que houver terminado em onas.Cá estarei como de costume para que continuemos bem amigonas. Um beijinho muito especial
    Emília

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal!

    Quero agradecer imensamente por todos os comentários, pelos parabéns e pela chegada de novos leitores.

    Esse apoio me dá um ânimo danado pra continuar sempre por aqui, dividindo as agruras do meu dia-a-dia nem sempre muito normal.

    Logo logo volto com novidades, tá?

    Beijoca gigante pra todos!

    ResponderExcluir