quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Maldição dos cinco anos



Anteontem fui vítima de uma tramóia bem sórdida. Como já contei, estou renovando minha habilitação. Aliás, diga-se de passagem, estou com a porcaria vencida já há um bom tempinho, mas, sacumé, né?... Num dia deu preguiça, no outro o tempo estava curto demais, e assim fui arrastando a providência inevitável até o último suspiro. 


É bem importante salientar que pra uma mulher há, ainda, uma complicação terrível na hora de fazer novos documentos. Sempre queremos estar com cabelos lindos, pele magnífica, enfim, com uma aparência rigorosamente irretocável pra não fazer feio na foto. Até os brincos passam a ser requisito fundamental na composição da figura. Justamente por isso, adiei a renovação o máximo que pude. Não queria exibir uma cara despreparada num documento que vou ter que aturar por cinco longos anos. Só que pra atender à exigência da seguradora do meu carro, acabei tendo que fazer tudo às pressas do mesmo jeito.


Comecinho de ano, correria doida, precisei tirar a foto justamente num dia em que tinha outros compromissos. Pra não correr o risco de não encontrar a loja aberta mais tarde, resolvi que essa seria a primeira coisa que faria naquele dia. Na medida do possível, dei aquele tratinho na minha cara e lá fui eu pro fotógrafo. Vale a pena dizer que odeio tirar fotos de qualquer espécie. Não fico natural e sempre apareço torta, como se tivesse acabado de sofrer um derrame. Mas foto de documento não tem muito segredo, né? É só sentar lá, fechar a boca e pronto, tá feito. Hum... Antes fosse!... Malditos tempos modernos! O homem achou que eu estava séria demais e pediu uma risadinha. Ô, como assim, risadinha em documento, meu chapa?... Tá doido??? O resultado foi aterrorizante, com o sorrizinho nervoso fiquei mais torta ainda. Bom, pelo menos, entre as várias imagens captadas deu pra escolher uma menos ruim. E pra não ter que fazer isso tudo tão cedo de novo, pedi logo dez cópias. 


Mas ainda não estava conformada. Assustada com o que vi, achei que devia passar rapidinho pelo cabeleireiro e, se ainda houvesse tempo, tiraria outra foto. Foi o que fiz, pra alegria do japa fotógrafo, que mais uma vez fez mil macaquices pra eu rir. Pronto, mais dez cópias, agora com cabelinho muito mais bonitinho. Ah, assim sim! Já me imaginei exibindo uma habilitação decente por aí, que pelo menos me permita tirar cópias em preto e branco sem parecer que sou a Marge Simpson, como nesta maldita foto da minha identidade. Sei lá porque esse diacho fica assim, meu Deus! Juro que no original é diferente. 


Papelada e foto no despachante, ontem fui fazer a provinha obrigatória no Centro de Formação de Condutores, como última etapa do martírio da renovação da CNH. Sendo habiltada já há 25 anos, isso torna-se um saco, mas fazer o quê? Final de tarde, uma chuva danada, fui a pé até o local da prova, que é bem perto da minha casa. Oras, um quarteirão apenas, pra quê caprichar no visual? Com aquela chuvarada toda, ficaria um horror de qualquer jeito. Chego lá e depois de submeter minha digital ao leitor ótico, ainda precisei ficar em frente da câmera do computador da mocinha. Sabe pra quê? PRA TIRAR A FOTO QUE IRÁ PRA HABILITAÇÃO!!!!!!!! E é assim que aparecerei no documento nos próximos anos: vestida com a camiseta do meu filho, de cabelo molhado e sem um mísero pingo de maquiagem nessa cara sapecada! Nem um batonzinho, meu Deus! Nem brinco, nada. Nada. Naaaaaaaaaaaaaaaaaaada!!!! Protesto! Vou exigir que o DETRAN me devolva a grana que gastei no cabeleireiro, centavo por centavo! 


Vale como informação adicional que estávamos em três pessoas pra fazer a prova: duas mulheres e um homem. Adivinha só quem ficou por último, com cara de paisagem e nunca mais saiu da sala? Ah, mas esses homens!... Vai ver o pobrezinho tá lá até agora. Depois dizem que as mulheres deveriam pilotar só fogão. Tá vendo como não é à toa que atualmente os melhores chefes de cozinha são os rapazinhos? 


Enfim, o mais cruel é não ter como resolver rapidamente esse baque emocional do qual fui vítima, porque minha psicóloga está de férias. Epa, pera aí!... Pensando bem, isso está me cheirando sabotagem, sabe? De repente foi ela mesma quem encomendou todo esse enrosco só pra desgraçar minha imagem e assim garantir a terapia por, no mínimo, mais cinco anos, tempo em que terei que ficar olhando pro meu look de flagelada de enchente. Boto mais essa na continha do DETRAN, isso sim.


Ilustração: Ceó Pontual

21 comentários:

  1. rsrsrs tenho medo de parecer sádico ao dizer que foi uma delícia ler tuas desventuras. Mas a vida é assim não é mesmo? Se tudo desse certo, não teríamos tantas histórias incríveis pra contar.

    BJs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eraldo!

    Não tô dizendo que você gosta de um mal-feito? E olha que ainda tenho história pra contar, viu? A trairagem anda bravíssima pro meu lado! Sou uma ilha, cercada de miseráveis por todos os lados. kkkkkk!!!!

    Beijoca, querido! Que bom ver seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. Já entendi a chuvarada de ontem... São lágrimas de uma Linda Princesa que vai ficar como Gata Borralheira durante cinco looooooooooongos anos.Hahahaha "Socorro! Ai minha franjinha...não quero molhar minha franjinha..." (Tania há... X anos atrás, ensopada de chuva da sobrancelha até o dedão do pé, descalça, porque perdeu o chinelo de couro - rasteirinha não existia ainda - na enchente MAS preocupada com a franjinha! Certas coisas não mudam... hahahahahahahahaha Du-vi-do você mostrar a tal foto aqui!

    ResponderExcluir
  4. Rose, qual foto você está me desafiando a mostrar? A de séculos atrás, quando eu era uma pessoa fútil, preocupada com cabelinho? Ou a da maldita habilitação nova, onde apareço toda f...eia? Ainda bem que mudei, minha filha. Cabelinho, pura e simplesmente, não é mais problema pra mim não. Minhas pendengas atuais resolvo é na ponta do bisturi! kkkkkkkkkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quero ver a foto com a camiseta c/ desenho de que mesmo? Ninja? Cabelinho de que mesmo? Flagelada? Carinha de que mesmo? Deixa prá lá vamos respeitar os deficientes mas... Faz o seguinte: cola com durex a foto boa sobre a foto ruim. Daqui 5 cinco anos vc já será 'devolgada' e mudará a lei. Será eleita patronesse (?) 'das-fotos-bonitas-em-documentos' . Outra idéia: use essa maldita foto prá fazer o antes do bisturi! Seu cirurgião ficará multimilhardário! Hahaha

    ResponderExcluir
  6. Vou acatar sua sugestão e colar outra foto em cima daquela desgraça. E pode deixar, quando estiver pronta, faço questão absoluta de mostrar aqui. Acha que não terei culhão? Espera só pra ver. Alto lá, meu bem! Por acaso está insinuando que haveria uma enooooorme diferença no meu antes e depois de uma repaginadinha de nada? Oras bolas!... Aproveito a oportunidade pra deixar bem claro aos demais leitores que ainda não encarei o bisturi propriamente dito, tá? Senão é capaz de alguém ficar achando que sou dessas que esticam a cara até se transformar em arara. E é claro que... bem... weeeell... sou! kkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  7. (errei)
    Explique "cara de arara". ??????????
    ????????????????????????????????????
    ????????????????????????????????????
    Vc não é uma pessoa sã.
    Definitivamente não é sã.

    ResponderExcluir
  8. A Elza Soares está bem mais apta que eu a lhe responder isso. Por favor, pergunte a ela, tá? kkkkkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu tbém vou querer ver como ficou! kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. =) ai, amiga, eu já ia perguntar proque aí era diferente daqui...que a foto é captura online...e assim como no novo passaporte, todo mundo fica com cara de doido! beijão.

    ResponderExcluir
  11. querida, obrigado pela visitinhaaaa adoreiiiii...

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkkkkkk Não acredito!!! Depois do sufoco todo, da caprichada no "look" acabou fazendo a foto lá???Putz!!! Sinto muito, mas achei super divertido!kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. HELENA: Gostou, né, danada? Tudo bem, depois vou mostrar a desgraça. Isso se eu não tiver um ataque cardíaco antes, né? Porque nem eu mesma vi como vai ficar a encrenca.

    JANNINE: Pois é, todo mundo sabia disso, menos eu. Não digo que sou uma tapada? kkkkkk!!!! Caramba, foto de passaporte ninguém merece, né? Carona gigante em close é o fim!!!

    ELAINE: Sente muito, né? Sei... Ri bastante, viu? Sua vez também há de chegar, minha filha! kkkkkkk!!!!


    BEIJOCAS PRA TODAS!

    ResponderExcluir
  14. Sabe que eu amo fotografia e igualmente odeio tirar fotos... Tenho a mesma sensação que você descreveu... Meu negocio é ficar manuseando a maquina fotografica.
    Outra coisa que me chamou atenção na sua postagem, é como inventamos mil desculpas para adiar aquilo que não temos "saco" pra fazer. Tirei minha primeira habilitaão perto da pauta vencer.
    Como Sempre seu texto é ótimo; leve e divertido. E confesso, dei algumas gargalhadas desta tua empreitada... rs

    http://identidade-cultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá Tânia.
    Para homem é bem mais simples pois não nos preocupamos com certos detalhes que as mulheres preocupam. Mas desta atribuição estou livre para o resto de minha vida. A 15 anos desisti de dirigir, não aguento trânsito, falta de estacionamento e os flanelinha me irritam profundamente. Agora dirigir só na outra encarnação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Querida amiga, Tânia!

    Que delícia de texto!

    Esse negócio de tirar fotos pra documentos é msm uma loucura.
    Ficamos com caras caricátas.
    Depois, não sabemos que cara nós temos.
    1- a dura realidade do documento?
    2- a ilusão do salão de beleza?

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Tânia, é inevitável não prestigiá-la! Garagalhei um monte... imaginei a sua cara na hora que precisou fazer a dita foto (risos) Isto realmente ninguém merece... aff!!! O resto deixamos quieto, pra não comprometer a psicóloga e os rapazes de plantão - chefes de cozinha. Beijocas!

    Graciele Gessner.

    ResponderExcluir
  18. Não é que eu goste que aconteçam destes incidentes aos meus amigos, mas que o teu blog me deixa bem disposta com as tuas histórias, isso não posso deixar de dizer que deixa. És muito engraçada na maneira como contas as coisas! um beijinho, amiga e que tenhas um belissimo fim de semana para compensar tudo isto.Até breve!
    Emília

    ResponderExcluir
  19. Mas que odisséia!... rs...
    Peço que me desculpe, mas sua narrativa esta muito engraçada... desculpe! Lamento que tenha passado por tudo isso, mas você conta de uma maneira tão engraçada... amei - o texto, não o acontecido, viu? rs
    Ah, sim... Também gostaria muito de ver essa foto...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Look de flagelada de enchente, é?(rsrs)Que história, Tânia! Vou dar gargalhadas por um bom tampo! Amei!

    ResponderExcluir
  21. Oi Tânia!!

    Menina, que saga de doido essa da sua habilitação, hein?
    Concordo com vc deve ser um complô pra te derrubar, só pode...porque é muita m* acontecendo com a mesma pessoa.
    Espero que nesse meio tempo tudo já esteja resolvido, sem mais contratempos, boa sorte!

    Beijos e ótimo fim de semana :)

    ResponderExcluir