sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pra ser gay assumido é preciso ser muito macho!



A qualidade que mais admiro no ser humano, sem a menor sombra de dúvida, é a coragem. Porque aos olhos dos outros a gente pode ser tudo nessa vida  - inteligente, bonito, bom caráter, bem sucedido ou qualquer outra coisa superbacaninha - mas sem culhão pra se impor de verdade, pra se assumir como se é sem máscara, pra encarar o que vier, simplesmente não se é nada.

Pra tudo a gente precisa de coragem. Seja na hora de enfrentar uma doença, conviver com a morte ou até mesmo (e principalmente) expondo fragilidades, não há solução possível se a gente não encarar o bicho.

É por isso que, mesmo considerando discussões sobre sexualidade já ultrapassadas, acredito que ser gay é coisa de homem com "H". Seguir padrões convencionais é moleza. Se valer de um pênis que se encaixa só onde dizem que a natureza determina também. A fórmula já está pronta, basta apenas seguir o fluxo considerado "normal" pela sociedade e se colocar na cômoda posição de homem acima de qualquer suspeita. Mas quando a vida coloca o sujeito na contramão da convencionalidade é que são elas. É complicado ser diferente e conseguir o respeito que se merece sob qualquer circunstância. Isso exige uma determinação fora do comum.

Recentemente esse debate ficou bem acirrado, quando o general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, indicado para ocupar a vaga de ministro do Superior Tribunal Militar, afirmou que soldados não obedecem a comandantes homossexuais. Segundo ele, as atividades desempenhadas nas Forças Armadas não são adequadas aos gays e estes devem seguir outros ramos de atuação. O general é do tipo que acredita que gay seja capaz apenas de ser cabeleireiro, maquiador ou qualquer outra atividade mais "feminina", digamos assim.


Aí eu fico aqui só pensando o que é que o taco tem a ver com a caçapa. O homem não apenas desqualificou os gays, como também reduziu a praticamente zero a participação das mulheres na carreira militar. Tão equivocado quanto, foi o outro  - o almirante Luiz Pinto (ui!), que na tentativa de ser mais flexível, afirmou não ver nenhum problema no ingresso (ou permanência) de homossexuais nas atividades militares, desde que "mantenham a dignidade", uma coisinha na base da atual legislação norte-americana, que prega o tal "Don't ask, don't tell", proibindo que soldados gays e lésbicas assumam sua orientação sexual, bem como que sejam questionados sobre isso. Segundo o almirante, a "opção" sexual de cada um, desde que preservada, em nada interfere no bom desempenho das funções militares. 

Me espanta ver um montão de gente que se considera livre de preconceitos pensando dessa maneira. Caramba, mas desde quando alguém pode "optar" por uma coisa dessas? Quem é que acorda num belo dia e escolhe ser hetero ou homossexual? Oras, a única escolha possível para os gays é sair ou não do armário. É exercer o justo direito de viver conforme sua essência ou de acordo com o que os outros esperam. É pagar o preço altíssimo de expor francamente suas preferências  - como qualquer ser humano deveria ter a liberdade de fazer -  ou se calar e fingir, sufocando dentro de si todos os seus desejos. Quantos não são os homens casados, que têm até filhos, mas mantêm namorados escondidos ou saem à caça de transinhas furtivas com travestis?

Convivo com gays que são pessoas extraordinárias. Cultos, bem sucedidos, profissionais competentíssimos nas mais diversas áreas. Gente que sabe muito bem separar a vida sexual de todo o resto, como qualquer um deveria fazer. Em absolutamente nada me interessa o que fazem entre quatro paredes, cada um que se resolva nessa questão. Já faço muito se der conta da minha própria sexualidade. O que me importa, de fato, é que são pessoas cujas companhias me fazem um bem danado e que me acrescentam muito, no mínimo um papo genial, com tiradas divertidíssimas. Aliás, pode reparar, em geral os gays têm uma sagacidade muito acima da média, dizem coisas pra lá de marcantes.

Quando assumidos publicamente, então, têm toda minha admiração pela coragem. Ontem, por exemplo, fiquei encantada com a atitude de um atleta que vi na final da patinação artística masculina das Olimpíadas de Vancouver. Mesmo depois de ter sido alvo da maledicência de comentaristas da TV australiana, que dois dias antes fizeram piadinhas acerca da sexualidade do patinador, Johnny Weir não se intimidou. Depois da apresentação impecável (que mesmo assim o deixou no sexto lugar, afinal o pódio era pequeno pra tantos talentos), ao receber os presentes jogados pela platéia, fez questão de aguardar suas notas assim, todo florido:

Fala sério, tem culhão ou não tem? ADOREI esse cara! Pena que viva tão longe daqui. Mas tudo bem, afinal o "irmão gêmeo univitelino" que ele nem conhece é brasileiro e, igualmente resolvidíssimo, está lá no Big Brother, mandando uma bela bananona pros hipócritas de plantão. Olha só se incrivelmente um não é mesmo o focinho do outro (Serginho à direita):





É isso aí. Se assumir não é pra qualquer fracote não, precisa ser muito macho (sentido figurado, claro). Ainda que não seja a maior demonstração de coragem que um homem pode dar, significa a presença do discernimento fundamental, que possibilita até a um filhote de anta compreender definitivamente que o cérebro não depende do pênis pra funcionar com perfeição. Por isso mesmo é que no caso de certos machões (no infeliz sentido literal), propagadores de convicções instransigentemente viris e ignorantes, se tirar o pênis não sobra nadica de nada.

34 comentários:

  1. Oi Tania, os desfiles do Brasil passam aqui na televisão, mas só resumos. Eu não tenho a glogo, mas o meu filho apanha a Globo internacional; para a ter tem de pagar um extra à tv cabo. Eu tenho a Record em tv cabo, mas para a ter não preciso de pagar esse extra, já está incluido no preço que pago pela tv cabo; antigamente era a Gnt, a Glogo para Portugal, mas agora a Record consegui pagar mais à tv cabo e substiutuiu a gnt.Tem programas interessantes durante o dia, mas eu praticamente não vejo televisão de dia; só vejo o Domingo espectacular e as notícias todos os dias das 23,30 até às 24; depois só dá religião. A Sic passa muitas novelas da glogo, em geral as mesmas que passa aí, só que andam sempre mais atrasadas; a televisão aqui é igual à daí; há novelas em todos os canais e em vários horários; além das brasileiras também já há muitas portuguesas; eu deixei de ver novelas; não estou a acompanhar nenhuma.Quanto à ida ao brasil, eu tenciono ir a S.Paulo visitar a minha amiga do Presente do Presente, mas nem sei onde ela mora; quando chegar a Guaratinguetá telefono-lhe e aí é que combino o encontro. Para encontrar a Tânia seria preciso que morasse mesmo em S. Paulo e marcassemos um encontro lá no dia em que eu visitar a Rosário. Quanto ao teu post, digo-te com toda a sinceridade, não sou nada preconceituosa e acho que eles ou elas podem desempenhar qualquer função tão bem quanto os heterosexuais. Na sociedade actual eles têm de facto se serem muito corajosos para assumirem o que são, pois a sociedade é hipócrita, infelizmente.Um beijinho, amiga e até breve. Obrigada pelo mail
    Emília

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras. Aplausos, aplausos, aplausos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Tania,

    Recebi uma recomendação para visitar seu blog e logo percebi a razão pela qual me foi indicado com tanto entusiasmo. Seus textos são envolventes e demonstram uma coerência de ideias exemplar. Conte comigo a partir de agora como sua leitora assídua.

    Quanto à postagem, acho que a sexualidade em nada interfere no desempenho de qualquer atividade. Um comandante deve impor respeito e um homossexual ser respeitado passa por uma questão cultural que precisa ser encorajada.

    Admitir a aceitação que já ocorre, mas é velada, faz parte de mostrar aos preconceituosos que esse respeito pode e tem que existir.

    A aceitação de homossexuais nas forças armadas ajudaria a reduzir essa nuvem de preconceito que encobre a visão de boa parte da população, isso seria um grande avanço cultural.

    Um abraço,

    Clarice

    ResponderExcluir
  4. Tânia, parabéns pelas postagens e principalmente, parabéns pelo belo trabalho! No meu mundo tem um carinho para você... Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Questionar a aceitação de homossexuais declarados nas Forças Armadas é, a meu ver, o mesmo que questionar a aceitação de negros, índios ou mulheres.
    Não são “seres de outro planeta”, são somente pessoas com orientação sexual diferente e, portanto, capazes de desenvolver qualquer tarefa que desejarem ou que lhes for atribuída, desde que queiram ou tenham aptidão para tal.
    Quanto ao desempenho da atividade militar, ou qualquer outra atividade, há de se levar em conta o perfil de cada pessoa, independente de qualquer tabu, seja ele de orientação sexual, religioso, étnico ou qualquer outro.
    O que não podemos é avaliar as pessoas pré julgando-as: “este é homossexual, então não saberá liderar”, “aquela é evangélica, não saberá respeitar as diferenças religiosas”. No mais, cada um, independente de qualquer coisa, tem ou não vocação, aptidão, perfil, para esta ou aquela atividade.
    O medo do novo, a incapacidade para entender e lidar com variantes da personalidade humana, desrespeito e não aceitação, violência e maus tratos nos treinamentos militares, humilhação, stress, são os verdadeiros riscos à disciplina, ao bom convívio, ao respeito às individualidades, não só das Forças Armadas, mas de qualquer instituição, grupo ou comunidade estabelecidos pela sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Eu tbem acompanhei as olimpíadas de inverno e achei o Johnny Weir espetacular, por mim teria se classificado entre os 3 primeiros. Tenho dúvidas se ele conseguiu notas justas, pq o preconceito ali tbem foi bem latente. Veja essa nota:

    "Um dos destaques da Olimpíada de Inverno na patinação, Johnny Weir não participará da festa de gala do esporte no próximo sábado. Segundo o site americano Yahoo, ele foi ignorado pelos organizadores da competição, marcada por apresentações mais livres, sem tantas preocupações técnicas como quando estão lutando por resultados.
    Como Weir é um dos atletas mais populares e figurou na sexta posição da prova individual de sua modalidade, sua presença na exibição do próximo sábado era dada como certa. Misteriosamente, porém, o americano foi ignorado após se envolver em algumas polêmicas nos últimos dias: por causa de suas roupas extravagantes, foi alvo de comentários homofóbicos durante a transmissão de uma televisão australiana."

    ResponderExcluir
  7. Assisti à todas apresentações da patinação artística e digo uma coisa: esse menino foi extraordinariamente maravilhoso em sua apresentação, de uma técnica e arte indiscutíveis. Acho que o que fizeram com ele, e até mesmo seu 'sexto lugar', foi horroroso. Aliás o americano que ficou em primeiro não foi merecedor do ouro, o russo fez muito mais bonito que ele. A vida é assim não é mesmo...cheia de injustiças, então não precisamos de idiotas preconceituosos para deixá-la mais injusta ainda. Parabéns ao Johny! Ele é um homem especialmente corajoso. E parabéns a você também Tania, seu texto é ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Vou fazer um copiar-colar rápido prá mostrar prá vocês uma 'coisa' que recebi de um ex-amigo. Ex mesmo, depois de 26 anos de amizade. Ele mandou prá todos da caixa de e-mail dele, eu inclusa. O cara tem quase 60 anos. Jornalista há uns 40. Prestigiado na área dele, blá blá blá. Foi vigiado por militares na época da ditadura!!! Nunca imaginei que o cabra fosse assim. Ainda bem que é ex-amigo. A amizade não acabou por isso mas...Graças que acabou! Segue:
    "A todas e todos,
    Um absurdo as críticas da imprensa, de coleguinhas metidos a "politicamente corretos", às declarações do general Raimundo Cerqueira Filho sobre homossexuais nas Forças Armadas.
    Ao contrário do que foi dito, o general Cerqueira Filho nada disse contra os homossexuais, tendo inclusive deixado claro que nada tem contra eles e "cada um vive sua vida como quer".
    O general apenas fez ponderações exclusivamente técnicas, sem nenhum preconceito, mostrando a impossibilidade de homossexuais em várias situações nas Forças Armadas, seja em combate seja no dia a dia. Certamente o general entende de combate e do dia-a-dia das Forças Armadas. E entende mais do que os "politicamente corretos" que não tem idéia de como funciona o Exército, em qualquer país do mundo, em qualquer sistema político e em qualquer época.
    O general Cerqueira Filho não pode ser atacado gratuitamente, pois é um militar brasileiro de hoje e não um militar brasileiro de ontem.
    Chega dessa bobagem de "politicamente correto", mito inventado pelas piores alas dos defensores do capitalismo e liberalismo extremados e selvagens (há capitalismos não-selvagens). Eles inventaram isso, pois, já que o capitalismo e o liberalismo selvagens não conseguem curar os males da sociedade, é preciso inventar frases e modas, como o "politicamente correto" para fingir que há preocupação social.
    Atentamente"
    Bora meter o pau nele! Burrinho de dar dó.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tânia. A amiga que eu vou visitar em S. Paulo trabalha na Cantina Bellosguardo fica em Moema na Alameda dos Arapanes. Moras perto? Olha, o endereço que me deste está certo? É que estranhei o @bol. De qualquer modo mandei-te há dias uma mensagem e não foi devolvida.Hoje é só. Beijinhos e até breve
    Emília

    ResponderExcluir
  10. Genial, como sempre! Tudo muito bem colocado! E olha que o Elton John, assumidíssimo, mandou uma bomba também: Disse que Jesus era"um gay superintelingente que entendia os problemas humanos". Tascou lenha na fogueira, claro! Mas,polêmicas à parte, o que importa realmente? Se Jesus (para os que acreditam,claro) era um gay extraordinário ou se era um homem arrojado, um político de mão cheia? E se o sujeito estiver entre a vida e a morte na sala de cirurgia? Vai querer saber se o médico ou a enfermeira são homossexuais???Duvideodó!kkk

    ResponderExcluir
  11. Aí Lola!!!! Uhuu... Matou a pau no argumento. E se numa guerra um civil for ameaçado pelo inimigo vai se recusar a ser defendido por um sargento-viado? ora ora ora. Viva Elton John! Não importa o que J.C.fazia na intimidade,se era humano e tal, ninguém tira o carisma e liderança do cabra não. Posso falar assim que o mano é meu bródi.

    ResponderExcluir
  12. Aqui cheguei por indicação de meu namorado [já a 35 anos] que é seu seguidor ... este blog me fez delirar ... dois dias viajando por este seu mundo de emoções e sentimentos ... um deleite verdadeiro ...

    seguindo e te linkando ...

    o post em questão ... já li muita coisa a respeito do tema, mas nunca havia encontrado com tamanha lisura, respeito, honestidade, emoção, inteligência e criticidade ... outro fato que cabe registro, em se considerando o mundo em que vivemos, é que se trata de uma postura de uma MULHER HÉTERO ... com certeza o mundo seria muito melhor se outras tantas Tânias e "Tônios" existissem e se posicionassem assim ... parabéns ... obrigado ...

    ps: se vc concordar e permitir, gostaria de publicar este seu post em meu blog, claro que, com todos os créditos devidos ... seu nome, nome do Blog e link ... penso que o que é bom e dignificante poderia ser compartilhado ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  13. Olá, pessoal!

    Fiquei tão satisfeita com o interesse manifestado nesses comentários, que hoje resolvi falar sobre cada um separadamente.

    Então, vamos lá...

    ResponderExcluir
  14. Emília,

    Me lembro bem da programação da TV portuguesa e reparei que muitos dos nossos programas passam por aí.

    Observei uma coisa muito curiosa em relação a isso, inclusive. Vi que muitos filmes e até alguns comerciais são dublados por brasileiros, utilizando, portanto, o nosso idioma português. Me disseram que isso acontece porque os portugueses apreciam muito o modo brasileiro de falar. Será que é verdade?

    Reparei também que a SIC é a emissora que mais retransmite nossos programas por aí. Durante minha estadia, me diverti muito com um programa de auditório que passava nessa emissora. Não me lembro do nome do apresentador, mas ele era muito engraçado, uma figura!

    Em relação ao nosso encontro... Ah, isso a gente vai combinando por e-mail, né?

    Já sobre o tema que abordei na postagem, infelizmente é isso mesmo. Muita hipocrisia e pouca ação. Até quando, meu Deus?...

    Beijoca, querida!

    ResponderExcluir
  15. Wanderley,

    Você não imagina como fico feliz por te ver sempre por aqui. Me aplaudindo, então, é uma honra. É muito legal saber que minhas palavras estão de acordo com seus pensamentos.

    Beijoca!!!

    ResponderExcluir
  16. Clarice,

    Puxa, bem legal saber que meu cantinho tem sido recomendado. Esse é um incentivo e tanto pra mim.

    É verdade, também penso que o exemplo deve vir das lideranças. O que se vê, no entanto, é justamente o contrário. Um conservadorismo inútil, que existe apenas pra camuflar coisas que todo mundo está careca de saber. Homossexuais existem em todos os setores da sociedade. Aliás, desde que o mundo é mundo, eles existem, obviamente. Então, pra quê fazer de conta que eles não estão completamente inseridos em tudo? E por que não deveriam estar, não é mesmo?

    É isso, está mais que na hora de mudar essa situação.

    Beijoca!!!

    ResponderExcluir
  17. Graciele (Mundo dos Escritos),

    Ah, que honra receber esse selo, que você chama de "mimo"...

    O recebo não apenas como uma prova do seu carinho e atenção, mas com um orgulho danado. Puxa, é muito legal ver nosso trabalho reconhecido, né?

    Valeu, querida! Me deixou muito feliz.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  18. Paulo César,

    Excelente seu ponto de vista. Tem toda razão, não aceitar homossexuais nas Forças Armadas é o mesmo que deixar de fora outro tantão de gente, como nós, mulheres, inclusive.

    "O medo do novo, a incapacidade para entender e lidar com variantes da personalidade humana, desrespeito e não aceitação, violência e maus tratos nos treinamentos militares, humilhação, stress, são os verdadeiros riscos à disciplina, ao bom convívio, ao respeito às individualidades, não só das Forças Armadas, mas de qualquer instituição, grupo ou comunidade estabelecidos pela sociedade."

    Raciocínio irretocável. Que mais posso dizer?

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  19. Oi Tania. Vamos lá responder às perguntas. Aqui os filmes quase não são dublados; vêm com legendas; na realidade quando há algum dublado é em Portugês do Brasil; o motivo talvez seja , porque já está assim, não sei explicar.É muito difícil passar um filme dublado. Os portugueses adoram ouvir o Potuguês do Brasil; isso é uma relidade; agora já acontece menos, mas quando cá cheguei as pessoas e os colegas do meu filho adoravam ouvi-lo falar; sabe que agora temos cá muitos brasileiros e até já estamos a usar muitos termos e expressões mais usuais no Brasil; há agora uma mistura muito grande de termos o que se torna interessante.Há no entanto ainda muita gente que diz adorar ouvir os brasileiros; aliás os portugueses gostam muito da maneira de ser simpática e extrovertida do povo brasileiro. A Sic é de facto a que mais programação brasileira passa; as novelas são exactamente as mesmas; até lhe chamam a globo portuguesa.Quanto ao programa de auditório, não estou a ver qual seria. Quanto ao nosso encontro combinaremos por mail, é claro. Sempre que quiser informações, aqui estou, pronta a fornece-las. Adoro ver o seu interesse pelas coisas do meu país. Não o acho muito diferente do Brasil! Morei aí muitos anos e até me esquecia que estava num outro país. Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderExcluir
  20. Cristiane,

    Olha, acompanhei desde o princípio as apresentações de todos os participantes da patinação artística nas olimpíadas. Pra ser sincera, eu não gostaria de estar no lugar dos juízes, porque aquilo foi absolutamente espetacular. Como eu disse, havia poucou lugares no pódio pra tantos talentos.

    Também não tenho dúvidas que Johnny Weir foi boicotado (inclusive nas notas) por ter afrontado a todos com sua atitude. Mas, se quer saber, só por isso esse cara já vale ouro. Nem precisava ser o patinador nota 1000 que ele é. Adoro gente assim, que não se rende, nem se vende.

    Beijoca!!!

    ResponderExcluir
  21. Uma pausinha pra Emília...

    Você é uma fofa, isso sim!

    Realmente o Brasil é uma extensão de Portugal e vice-versa.Penso que os dois povos têm, no entanto, características muito peculiares, daí a razão da admiração recíproca.

    De fato os brasileiros são mais alegres e festivos (por que não dizer "escancarados"? kkkk!), reparei que o povo português (europeu, de modo geral) é mais contido. Por outro lado, a maneira como a história é preservada em Portugal, o respeito imenso por tradições e monumentos, deixam os visitantes boquiabertos. Há coisas maravilhosas pra se ver em Portugal! Um dia eu volto aí... Ah se volto!

    Beijoca, querida!

    ResponderExcluir
  22. Lully,

    Fico feliz que tenha gostado do texto e também com sua participação. Mas, mesmo assim, vamos ter que nos catar a unha agora... Pô, eu tava torcendo justamente pro americano que ganhou o ouro! kkkkkkkkk!!!

    Também achei a apresentação do Johnny espetacular e acho que ele merecia pelo menos o bronze, já que foi melhor que o japonês que ficou em terceiro (o japa caiu, né?). Mas essa é a visão de uma leiga no assunto, de repente o Johnny falhou em pontos importantes e a gente nem reparou.

    Ah, sei lá. Só sei que esse garoto é genial e pronto.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  23. Rose,

    Muito oportuno você divulgar essa sandice do seu amig... ops!... ex-amigo.

    Olha, essa visão hedionda sendo propagada pelo general eu não aceito, mas até entendo. Afinal, trata-se de um militar veterano, rigorosamente engajado em princípios morais obsoletos. Mas quando isso sai da cabeça de um jornalista, considero INADMISSÍVEL.

    O cara achar que estão "tirando onda" com o general só pra ser do contra, é simplesmente o fim da picada. Com essa opinião, ele só provou que não serve pra ser um comunicador. Porque comunicação é feita através de uma base fundamental: empatia.

    O bom comunicador não escreve para o próprio umbigo e, portanto, obrigatoriamente precisa se despir de convicções pré-concebidas, da imposição de convenções. Precisa, antes de tudo, ter um senso crítico extremamente aguçado. Infelizmente esse não é o caso desse cara. Pena que em tantos anos de profissão ele não tenha aprendido os princípios mais elementares do jornalismo. Mas penso que essa nem seja uma questão de técnica. A coisa aí passa antes é pelo caráter, né? E isso não se muda nem a pau.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  24. Elaine (minha mana "Caetana"),

    Sabe o que você é? Vou dizer: é super na mosca! kkkkkkkkkkk!!!

    Como a Rose também comentou, você tocou no ponto crucial da questão. Será que naquela horinha "h" mesmo, quando a luzinha do fim do túnel está quase apagada, alguém vai se preocupar se o seu salvador é biba ou não?

    Olha, garanto que até o tal do general nervosinho pediria o penico.

    Parabéns, ponto de vista certeiríssimo!

    Beijoca procê também!

    ResponderExcluir
  25. Paulo Braccini,

    Seu comentário me emocionou. Primeiro porque você entendeu perfeitamente meu modo de pensar. Depois, porque materializou minha ideia com sua participação. Caramba, obrigada pela transparência! É exatamente sobre isso que falo, é em atitudes corajosas que reside a verdadeira dignidade e valor do ser humano.

    Sabe, como já disse antes, acho que discutir sobre hossexualidade já se tornou uma grande perda de tempo. Não consigo ver de jeito nenhum onde é que está o problema que tanta gente insiste em enxergar. Meu Deus do céu, sexo é como política, religião e futebol, cada um que se resolva com o que preferir.

    Ficarei muito honrada se quiser aproveitar meu texto, fique à vontade pra utilizá-lo como quiser, tá?

    Aproveito pra dizer que já visitei seu blog e considerei o conteúdo de excelente qualidade. Recomendo aos meus leitores também, vale a pena conhecer.

    Um super beijo pra você e outro pro seu namorado, tá?

    ResponderExcluir
  26. Realmente ser gay assumido é ser forte corajoso e muito mais. Cada dia minha querida Tânia você fica mais afinada e Mestra. Parabéns beijos Heudes

    ResponderExcluir
  27. Olá querida...como sempre, um bom aspecto da vida foi demonstrado em suas palavras...
    já saí do armário, mas procurei a chave por um bom tempo..
    do seu EDU

    ResponderExcluir
  28. É justamente reconhecendo o outro como um de nós, em um número cada vez maior, indiferente às suas diferenças, que talvez possamos chegar a nos reconhecer mais como homens e mulheres do que como seres que só são reconhecidos pelos seus traços desqualificadores.
    Esse foi o ponto mais marcante desta postagem e talvez seja a questão fundamental em relação a qualquer tipo de preconceito. Viva a indiferença às diferenças!
    Parabéns por sua lucidez, Tania.

    ResponderExcluir
  29. Heudes querida,

    Obrigada por ter passado aqui pelo meu cantinho, sua opinião é sempre muito bem-vinda. Olha, acho que a cada dia vou ficando mais realista, sabe? Tenho me preocupado bem mais com o sentido prático das coisas e, assim, vou compreendendo um pouco melhor as coisas da vida, pelo menos sem espanto.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  30. Edu,

    Você é um QUERIDÃO, isso sim. Faço ideia do quanto seja difícil encontrar a tal chave do armário... E é exatamente por isso que essa atitude corajosa tem todo o meu respeito e admiração. Me sinto muito orgulhosa por poder contar com sua amizade, viu?

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  31. Flávio,

    Mas que belezinha de comentário, adorei! É isso aí, VIVA A INDIFERENÇA ÀS DIFERENÇAS! Obrigada pelo apoio, viu? E espero poder contar com sua visita por aqui mais vezes.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  32. Chegando através do Braccini e faço minhas as palavras dele. Parabéns por essa manifestação de inteligência e bom senso. Deveria ser simples pra todo mundo enxergar, né? Beijo!

    ResponderExcluir
  33. Oi Edu!

    Que bom te ver por aqui! Então, é exatamente isso o que acho: muito simples de enxergar. Por que o povo complica tanto o que não deveria ser nadinha complicado? Sinceramente isso é o que não consigo entender. Enfim, até a estupidez de uns e outros dá uma certa graça à vida, fazer o quê, né?

    Volte sempre!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  34. uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    aplaaaaaaaaaaaaaaaaaaausos!

    ResponderExcluir