terça-feira, 22 de junho de 2010

Cinco minutos bastam para se esquecer de alguém. Duvida?



Essa coisa de memória é muito interessante. Ela varia bastante de pessoa para pessoa e pode sofrer alterações drásticas, dependendo da situação. Quando se trata de gravar uma fisionomia, então, é o ó. Não é nada raro uma pessoa ser acusada injustamente de ter cometido um crime, simplesmente porque foi reconhecida de forma indevida. Ou então surge aquela situação que já aconteceu com todo mundo, de ver alguém, mas não se lembrar de onde conhece a pessoa.  

Conheço um montão de gente que diz conseguir se lembrar perfeitamente de nomes e até de números diversos, mas não de fisionomias.  Sabe CPF, RG, PIS, número do título de eleitor, até das datas de nascimento e morte de Tchaikovsky, mas nada de guardar as fuças de quem aparece na sua frente. A verdade é que, se a pessoa consegue memorizar nomes, números ou fatos de qualquer espécie, pode se lembrar de qualquer coisa. A grande dificuldade se deve ao grau de interesse pelo assunto. Se por alguma razão determinada fisionomia não for registrada fortemente na consciência, ela simplesmente desaparece com o passar do tempo.

Aliás, cinco minutos podem ser suficientes para se esquecer de um rosto. Quer ver?

Hoje fiz um teste muito legal. Ele foi publicado pela Science & Nature do site da BBC. O teste está dividido em três partes e funciona assim: na primeira parte são exibidas 12 fotos de pessoas diferentes. Cada foto permanece na visualização por quatro segundos e as imagens vão sendo trocadas automaticamente, até completar as 12. Na segunda parte acontece o mesmo: 12 fotos de outras pessoas, sendo exibidas cada uma por quatro segundos. Na terceira parte são mostradas 48 fotos e para cada uma você precisa dizer se foi exibida na primeira parte, na segunda ou se nunca viu aquela pessoa. 

Fui muito bem no meu teste. Identifiquei 100% das pessoas que vi, errando apenas três pessoas na parte em que foram mostradas, dando um resultado final de 87% de acertos, olha que beleza! Ah, vale destacar que o português que você verá no quadro abaixo com meu resultado está mais do que esquisitão... É que coloquei a versão traduzida automaticamente pelo navegador, porque tudo está em inglês.


Quer testar sua capacidade de reconhecer pessoas também? Então, clique AQUI. É bem simples, rápido e muito legal. Faça aí e depois venha me contar como foi. Só que, olha lá, hein? Não vale fazer mais de uma vez e dizer que acertou 100% depois que decorou a cara da turma toda. Tem que ser de primeira!

12 comentários:

  1. Assim q voltar vou fazer o teste, acho que estou precisando rs... ta meio complicado rs...

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Fiz 92% no 1 e 68% no 2. Errei só 2 daqueles que nunca vi. Adorei! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  3. Fiz o teste e... tive uma média de 68%!!! Uma injustiça, porque nunca esqueço de um rosto, você sabe!kkk É bem verdade que sempre preciso de algumas estratégias, como por exemplo, deixar a pessoa falar um pouco enquanto vasculho lá nos cafundós do meu cérebro o nome da figura!

    ResponderExcluir
  4. eu só não esqueço o meu, pois vejo todos os dias através do espelho, senão...

    ResponderExcluir
  5. Que negócio legal! Sempre me considerei "desmemoriada", mas só troquei duas fotos e dos que nunca vi acertei todos...kkkkkkk Bj!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou uma completa negação nesse quesito, só decoro os trejeitos e se a pessoa tiver alguma marca de nascença por exemplo. vou fazer esse teste.

    ResponderExcluir
  7. eu guardo de maneira muito forte as fisionomias das pessoas ... agora não espere q eu guarde os nomes ... um horror ...

    para confirmar fui lá e fiz o teste ... 93% de acerto ... não falei???

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  8. Eu não fiz o teste ainda. Mas adianto que não conseguiria fazer um retrato falado de mim mesma.

    ResponderExcluir
  9. Comigo é justamente o contrário. Tenho uma facilidade enorme para gravar fisionomias, mas nomes, CPFs, RGs e derivados, não gravo de jeito nenhum hauahauahau

    Beijos Tânia!

    ResponderExcluir
  10. DIEGO: Eeeeeba! Meu afilhadinho por aqui, que alegria! Só mesmo depois de criar o próprio blog é quem vem prestigiar a titia, né safado? Mas recomendo que meus leitores acompanhem seu espaço. Não apenas pra conhecerem melhor sobre sua especialidade (cobras, lagartos e outros bichos), mas pra apreciarem as fotos que faz. Simplesmente fantásticas!

    ELAINE BARNES: Legalzinho mesmo esse negócio, né? A gente sempre acha que tem uma memória excelente e quando vai conferir...

    ELAINE (minha mana caetana): kkkkkkkkk!!! É verdade... NUNCA se esquece de um rosto. Aliás, você e o japa formam um par sensacional de desavisados, nunca vi! Confesso que quando coloquei o teste aqui tava doidinha pra ver seu resultado. Sabia que seria péssimo. kkkkkkkk!

    AD: Ô filhinho!... Será que consegue ser mais distraído que a doida aí de cima? Duvido!

    HELENA: Pois é. Às vezes descobrimos habilidades que desconhecemos. Por isso esses testes são bacaninhas.

    ENDIM: Bom, você não é uma exceção, como pode ver por aqui. Mas faça mesmo o teste, pode se surpreender com o resultado.

    PAULO: Uia isso!... Que beleza! Meliantes se dão mal com você, né? Se dependerem do seu reconhecimento é cana na certa. Parabéns!

    ROSE: Mas e cadê a novidade? kkkkkkkkkkkkkkkk!

    LOBO: Ah, então agora vou dar uma esnobada daquelas... Sou boa pra decorar tudo quanto é número, nomes e fisionomias também. Memória (e corpinho) de elefante! kkkkkkkkk!

    BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir
  11. Legal!!! Fiz 91% no 1. Mas usei a técnica de dar nomes, adjetivos, tipo, esse é o 'Obama', esse é o 'Gandhi', 'Nicole Kidman', 'Nariguda' que tem uma filha com tranças longas que é vizinha da loira, prima da gorda, etc. etc. etc.

    ResponderExcluir
  12. hahahaha errei!!! Fiz 100% no 1 e 91% no 2!!! O que me faz ser desatenciosa do mesmo jeito...testes? Bah!

    ResponderExcluir