terça-feira, 8 de junho de 2010

A curiosidade é, praticamente, uma ciência


Como já falei no perfil aí ao lado, me dei conta que estava ficando velhinha pelo tamanho do meu necessaire entupido de cremes e de outros truques pra disfarçar o estrago. O tempo vai passando, o necessaire aumentando  - já preciso de um container - e nada de entender a mim mesma. Até hoje não cheguei à conclusão se sou mais ansiosa do que curiosa, ou as duas coisas juntas. O que eu sei é que tem umas coisas que me deixam agoniada.

Na semana passada, por exemplo, foi aniversário do japa. E o sacana repetiu o que faz sempre: não abriu os presentes na hora em que recebeu. Tá legal, entendo que faz parte da cultura oriental não abrir presentes logo de cara (consideram falta de educação), mas acontece que sou tupiniquim, né? Pacote fechado me dá nos nervos! Admito que minha preocupação não é nem com o que quem deu o presente vai pensar se eu não abrir, porque o que me interessa é ver rapidinho o conteúdo do pacote. E também pouco me importa se o presente é pra outra pessoa, quero ver assim mesmo. Aí o japa ultrapassou a barreira do sossego, abrindo o montão de presentes que ganhou (ai, que queridinho das titias!) mais de 24 horas depois. Haja unha pra roer! E vai ser tranquilão assim lá no raio que o parta! Pelo menos fiquei no lucro, porque o fortão achou que uma das camisetas ficaria muito coladinha e a repassou pra mim. Ih!... Será que quem deu vai ler isso? Ó, não é que ele não gostou, tá? Gostou sim, mas é que... Bom... É porque... Ah, não gostou MESMO, pronto, falei! Mas eu adorei, tá bom assim?

Outra coisa que me irrita é ouvir conversa truncada, porque as pessoas que estão falando emitem volumes e entonações diferentes, às vezes inaudíveis. Outro dia eu estava esperando minha vez pra ser atendida no banco, quando, de repente, começou um papo cabuloso atrás de mim:

- Ai, menina, não te contei!... Sabe a Creusa do Darlan? Largou dele! Diz que foi por causa do Roberto. A Nice me contou que você já tinha visto os dois juntos, é verdade? Olha, se o Darlan souber que você sabia e não falou nada, vai ser um perereco. Você sabia?

- nonononnnoononono...

Heeeeeeeeeeeinnnnn?

- Juuuuura? Nossa, se o Darlan souber!... Não acredito que ela fez isso!... Que safada! Mas você acha que ela pegou o dinheiro dele?

- nono nonnonon onono nononono...

Como assim? O que a Creusa fez? Quanto dinheiro pegou? E pra quê, hein? HEIN? HEEEIN? Nem disfarçando que estava procurando alguém pra poder dar aquela olhada direta pra trás consegui captar a mensagem. Pô, custava me deixar por dentro da situação? Se tivesse criptonita pra vender no supermercado eu não passava por um sufoco desse. Tsc.

Em minha própria defesa, no entanto, declaro que considero a curiosidade uma virtude. Oras, se o ser humano não fosse curioso, como é que as coisas seriam inventadas? O homo erectus jamais teria descoberto o fogo se não fosse xereta. E o que seria da física, se Isaac Newton não tivesse o hábito de solitariamente passar horas a fio observando as coisas? Apesar que muitos estudiosos afirmam que Newton morreu virgem, o que significa que ele nem era tãããão curioso assim. Azar o dele. Com a falta desse interesse específico, sentiu o efeito da lei da gravidade na prática. Quando deu por si, o bichão já tinha despencado pra não se levantar never more. Zero bala e inútil, pode? Ahhhhhh, Isaac!...

Com estes argumentos irrefutáveis, espero ter convencido de que sou praticamente uma cientista, não uma bisbilhoteira. Convenci, né? Fique à vontade pra opinar, sou bem democrática. Mas é pra falar que sim.

19 comentários:

  1. Xereta, isso sim!kkk Que coisa mais feia ficar ouvindo a conversa alheia...Mas você bem que podia ter fingido que caiu alguma coisa pertinho das duas pra tentar descobrir o que a Creusa aprontou!Agora fico eu aqui, em cólicas de tanta curiosidade!Ah!Adorei o novo visual do blog!Impactante!!!

    ResponderExcluir
  2. A curiosidade - aquela felina que matou o gato - acaba não matando, mas nos deixando bem informados.
    Quer uma coisa que eu odeio? Alguém em liga e diz "tenho uma coisa pra te contar. depois eu te ligo". Poxa, já que tá na linha conta logo.
    Vc me convenceu. Tudo é para uma causa científica. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Dá-lhe na banda larga, Lola! Banda Larga Pif Paf, a mais rapidona do Brasil! kkkkkkkkk!!!!

    Olha, fiz o possível pra entender melhor a história da Creusa, mas... Ficaremos eternamente sem resposta.

    Que bom que gostou do novo visual. Acredita que ainda não tô inteiramente satisfeita? Isso aqui já tá parecendo minha casa, onde arrasto móveis pra lá e pra cá, deixando o japa zuretinha da silva. kkkkkkkk!!!

    Inté, fia!

    ResponderExcluir
  4. Tato,

    Tem toda razão. Se começou a falar, despeja tudo de uma vez, com detalhes sórdidos, inclusive. Também num guento suspense não.

    Obrigada por concordar "espontaneamente" comigo, tá? kkkkkkk!!!!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. é...
    ... bom ...

    O que foi que mudou no blog que tá todo mundo elogiando ?


    Eu fui muito curioso, tinha sempre uma enorme vontade de saber como é que funciona... agora deixei disso.
    Mas, você até essa idade e nada de mudar o jeito? Tá mais pra bisbilhoteira graduada.

    Até tia...
    [Comentário por, Rodrigo "reformulando a vida" Cavaleiro]

    ResponderExcluir
  6. Oi Tânia,

    Curiosidade... também considero uma coisa puramente científica :]
    Aqui em casa mesmo tenho um ótimo observatório: A janela do quintal, que dá para a rua de baixo... é um tal de observar pra cá, observar pra lá...e acabo sabendo de muitas coisas comprometedoras. Tudo muito científico kkkkkkkk ;]
    Pois, estava prestando atenção no novo visual do blog, percebi sua indecisão e fiquei quieta, também sou assim...quem arruma tudo por lá é Lua, quando não gosto digo logo! O bom é que ela tem
    muita paciência comigo, senão...
    Acho que a gente quer que fique a nossa cara, não é mesmo? Afinal é a nossa casa.
    Bom, sempre uma delícia vir aqui, essa dos presentes, quase morro de rir, eu rasgaria o papel e ahhhhhhhhhh veria tudo e pronto!!
    Ufa!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Ô Rodrigo...

    Me parece muito mais evidente o visual modificado do que os comentários que fizeram a respeito, não acha? Faça uma forcinha aí, logo você percebe o que mudou. Mas não tenha pressa, tá? Você ainda é novinho, tem muito chão pra descobrir essa e uma porção de outras coisas. A gente espera.

    Beijoca, chato!

    ResponderExcluir
  8. Pati,

    Você também não é gente, minha filha! Fuçar o povo da rua de baixo é científico? Mas é sim, concordo. kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    Ah, essa de arregaçar com o papel dos presentes também é bem a minha cara. Sou voraz, pensa o quê? kkkk!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  9. Ahh mas ainda tô pra conhecer alguém que não é curioso! O que alguns fazem é disfarçar melhor que outros.
    Eu não suporto não saber! Fico em cólicas. Quero saber mesmo que a tal coisa não seja legal pra mim. Alguém cochichando por perto?? Me mata!
    De mais a mais o mundo é um grande observatório mesmo.
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Sou um cientista nato ... mas não daqueles q ficam observando as coisas cairem ... gosto de pegar [ui] antes ... portanto ... vc está corretíssima ...

    Darlan ... isto é nome de gente? ki horror ... com um nome destes tem q dar no que deu mesmo ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  11. é, minha querida...
    Curiosidade é ótima pra ciência, e horrível para os dentes rsrs

    Adorei o Banner... vc está cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  12. adoro o que e escreves...
    Fica a dica, estou lendo um livro(Mentes Inquietas)sobre TDA...deveria dar um olhadinha, olha que tu se encaixa perfeitamente em alguns dados...quem sabe não está sabendo como canalizar tanta atenção e nós estamos perdendo um grande nome na história...
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  13. É o seguinte: O Darlan na verdade tava cantando a Nice que também tá afins dele. Daí que ela é que tá espalhando a 'nota científica' que a Creuza tá chifrando o Darlan com o Roberto. E tá mesmo. O caso é que a Creuza tem um problema no ciático - tá tratando - e não pode trabalhar por enquanto - daí que ela depende do dinheiro do Darlan, que também não é flor que se cheire pois foi visto de teretetê com a filha da D. Eufrásia, aquela que tem 5 filhos , cada um de um pai diferente, sabe? A Nice é, que pode se dar mal nessa história porque o Darlan é meio galinha e ela vai sair de fofoqueira.Mas também ela não tem muito juízo mesmo. Se eu fosse essas moças aí do banco fazia como eu, calava minha boca. Ah, na verdade EU sou o Roberto!!! Ufa! Ciência cansa...

    ResponderExcluir
  14. Menina , tive que voltar aqui pois sabe que essa menina que você colocou aí no blog tá a cara da prima da vizinha do Darlan? E olha que ela também é meio suicida. Tá segurando um negócio daqueles de por gasolina no carro numa mão e um cigarro na outra? Isso depois de ter tentado se eletrocutar, né? Ela enfiou o dedinho na tomada, foi ou não foi? E esse pug com cara de blasé aborrecido então? Adorei!!! ehhhh

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Tania que susto!!!! Quase caí para trás quando abri o seu blog. Sincera, sincerinha como sou sempre???? Essa mulher assusta assim tão arrepiadinha; bem...gostos são gostos e eu não tenho medo de cara feia, por isso conte comigo aqui sempre. Curiosa? bem...não sou muito...; quanto aos presentes, tenho que abrir na hora, é claro, mas isso torna-se num problema, pois sou incapaz de fazer festa se não me tiver agradado; sou transparente demais. Um beijinho e até...
    Emília

    ResponderExcluir
  16. Claro que você é uma cientista nata, e ai de quem discordar disso. Mas que ficar sabendo da vida dos outros é o maior bafão, isso é.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Você é uma cientista igual às demais meu bem... Só com uma unica diferença: ÉS diferente de todas elas. Bisbilhoteira e Curiosa! Beijos... E o Braccine tem razão, Darlan? Darlan para mim é marca de colchão de mola da década de 50. O fim!

    ResponderExcluir
  18. TAIS: Isso mesmo, o mundo não passa de uma grande observatório. E falou tudo: o povo finge que não quer saber, mas todo mundo tá sempre de orelhinha em pé. A gente, que assume, é que paga o pato, né?

    PAULO: Putz, que que dá pra dizer depois disso? kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Adoro um comentário cabeludo! E concordo, Darlan é o fim da picada. Bem fez a Cresua, sabe? Até eu largava dele, só por causa desse nome. kkkkkkkkkkk!!!!

    ERALDO: Hum... Meus dentes continuam intactos. Tá vendo como sou ótima nisso? Xereto e ninguém repara. Ah, quanto ao visual do blog, acredita que ainda não fiquei feliz? Ando numa fase terrível, muito insatisfeita comigo mesma, e isso se reflete no blog. Espero que passe logo.

    MÁRCIA: Cê não tá me chamando de maluca não, né? kkkkkkkkkk!!!! Valeu a dica do livro, vou procurar saber mais sobre isso.

    ROSE: kkkkkkkkkkkkkkk!!!! Você, hein? Sabia do babado todo e tava na moita! E o Roberto é vocezinha? Essa não! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Olha, quanto à menininha do blog, quando a coloquei pensei em você, acredita? Sabia que ia gostar. Só gosta de um mal-feito, nunca vi!

    EMÍLIA: Desculpe pelo susto, mas essa mocinha reflete perfeitamente meu estado de espírito atual. Não sei se a deixarei aí por muito tempo, como já disse antes, ando muito irriquieta quanto ao visual do blog. Mas, por enquanto, se acostume com ela. É, não é fácil fazer cara de feliz diante de um presente que não agrada. Por isso mesmo é que os japoneses têm essa tradição de não abrir diante de quem presenteou, sabia? Justamente pra não criar constrangimentos de ambas as partes. Bom, eles até que estão certos, não acha? Mas cadê que a curiosidade nos permite deixar pra depois?

    WANDERLEY: Que é bafão, é. Mas você há de concordar comigo que é impossível não querer saber o desfecho do bafãozão da Creusa, né não? kkkkkkkkk!!!

    MARCOS: Darlan parece nome de colchão da década de 50? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Essa foi genial pra arremetar o post e os comentários. Por isso é que ADORO meus leitores.

    MONTÃO DE BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir
  19. Sim! (rsrsrs) Sim, convenceu!

    Mas entre nós, eita curiosidade danana! Sou curiosa e não tem jeito...

    ResponderExcluir