quinta-feira, 24 de junho de 2010

Diet, light... No McDonald's tudo vira sedanaite!




A gente bem que tenta fazer tudo direitinho nessa vida, só que, mesmo caprichando mooooooito num determinado quesito  - fazer filhos -  nem sempre tudo sai 100%. Alguns defeitinhos de fabricação, às vezes, dão um toque de originalidade às nossas crias.

André, que tem 25 anos, é diabético insulinodependente desde os 3. Na verdade isso, atualmente, nem consiste mais num problema. Afinal, depois de tanto tempo, todos nos acostumamos com as restrições e cuidados que essa condição impõe a ele. Não dá pra dizer que ele é um diabético daqueles super-hiper-mega-disciplinadinhos, porque dá suas mancadas, comendo o que não deve algumas vezes, em outras deixando de se alimentar quando precisa, não aplicando a insulina em horários absolutamente regulares, enfim, são vaciladas decorrentes da falta de autopoliciamento em tempo integral. Cá entre nós, é mesmo um saco viver uma vida tão regulada sem a menor trégua. Mas espero que ele não leia essa refrescada da minha parte, senão fica ainda mais folgado. 

E é justamente no refresco que está um problema gravíssimo. Na semana passada, desesperado de sede, ele entrou no McDonald's da Rua Henrique Schaumann, esquina com Av. Rebouças, em Pinheiros, e pediu seu habitual refrigerante diet. Exageradão, tomou logo um litro inteiro. Ao sair, já no meio do caminho começou a se sentir muito mal. Fez o teste de glicemia e percebeu que estava absurdamente hiperglicêmico, o resultado foi de 550 mg/dl (pra quem não sabe, o valor máximo de uma glicemia considerada normal é de até 126 mg/dl e valores acima de 220 mg/dl já caracterizam uma hiperglicemia grave, portanto, com esse resultado, ele já se aproximava do coma). O refrigerante que lhe deram não era dietético.

A dose cavalar de glicose que ele ingeriu de uma vez só poderia ter levado a complicações graves e imediatas, como um acidente no trânsito, por exemplo, caso estivesse dirigindo. Se não tratada rapidinho, a hiperglicemia pode levar à desidratação intensa, náuseas, vômitos, sonolência, dificuldades para respirar e, consequentemente, ao coma. Sem contar com os problemas crônicos  - e irreversíveis -  que o organismo dele sofre ao longo do tempo por causa dessas crises, entre eles: micro e macroangiopatia, retinopatia, nefropatia e neuropatia.

É importantíssimo treinar adequadamente essa turminha que trabalha em fast-foods. Muita gente acha que refrigerante diet é só um charme, modinha de saradões. O que não imagina é o tamanho do estrago que uma simples falta de atenção pode provocar.

Diferenças fundamentais na classificação dos alimentos:

Diet são alimentos absolutamente isentos de determinados nutrientes, tipo açúcar, carboidratos, gorduras, proteínas e sódio. São indicados para pessoas com restrição total dessas coisas, como os diabéticos e hipertensos.

Light é a definição utilizada em produtos que apresentam redução mínima de 25% de determinados nutrientes ou calorias, quando comparados aos alimentos convencionais.

Diet e light no McDonald's? Sedanaite é o que vem no seu copo. 

21 comentários:

  1. Infelizmente, os atendentes do mcdonalds só sabem corre pra lá e pra cá em ritmo frenético para resolver geralmente nada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tânia.
    O que o seu filho fez após o episódio do McD? Ele estava só ou alguém o ajudou? Foi necessário internação? Sou curioso d+ e fiquei preocupado.
    Claro que pelo seu relato, dá pra concluir que tudo está bem a esta altura.
    Para essa "turminha" ficar ligada, nada melhor do que um susto. Ele devia voltar lá e contar o acontecido a quem o atendeu. Alertar, inclusive, que isso poderia gerar uma ação judicial contra a empresa.
    Beijos.
    Junior.

    ResponderExcluir
  3. Ad,

    Pois é... O único objetivo é ser rapidinho. Não interessa se todos os lanches têm o mesmo gosto - isopor - ou se o atendimento tem alguma qualidade. O negócio é fazer tudo correndo. E é assim que as barbaridades acontecem. Fazer o quê, né?

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  4. Então, Junnior...

    Ele já estava perto do apartamento quando começou a ficar bem mal. Aí fez o teste de glicemia e aplicou imediatamente uma dose extra de insulina de ação rápida. Precisou ficar de molho por um tempo, até melhorar completamente. Mas já pensou se estivesse distante de casa? Isso é muito complicado. Teria um treco no meio da rua e precisaria de ajuda. Felizmente deu tudo certo. Quanto à reclamação, também acho que deveria ter feito formalmente. Mas como levou um tempo pra se recuperar, depois não teve disposição de voltar lá pra isso. Certamente deveria. Valeu pelo interesse, viu?

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tânia, meu maior amigo também é diabético. Todas as quartas-feiras vamos pra balada e eu já estou treinado para os primeiros socorros, caso venha acontecer alguma coisa, pois o danado também não é muito rigoroso com a dieta. Quanto ao episódio na McD, eu também teria voltado lá , não para brigar, chamava o gerente e explicava o ocorrido para ele treinar melhor os funcionários.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Wanderley!

    Quer ver só como eu sei o que é que você tem que fazer com mais frequência? Enfiar açúcar na goela do danado, que não deve se alimentar nas horas certas, como o salafrário que tem aqui. É ou não é? kkkkkkk!
    Só quem já viu uma crise de hipoglicemia (contrário do que houve com o André no episódio do McDonald's) sabe o sufoco que é.
    Enfim, o diabético (e que convive com ele) precisa estar sempre alerta.
    Concordo, relatar o cocorrido ao gerente é fundamental. Vamos ver se ele se toca e ainda vai lá fazer isso.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. é inacreditável q estas coisas possam ocorrer ... fico pasmo mesmo ... mas enfim ... temos mais é que nos precavermos e cuidarmos direitinho de nós mesmos ... esperar pelos outros pode ser o fim ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo Tânia, ando com o bolso cheio de balas rsrsrsr
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Era fã incondicional das McPorcarias , muitos anos atras... parei com tudo, hoje sou pessoa que nem carne come, mas, incontáveis vezes eu reclamava do mau atentimento daquela joça ... aquilo precisava e MUITO de um rigoroso controle de qualidade, isso incluindo o atentimento.
    Muitas vezes trocavam meus pedidos, mas eu como amava muito tudo aquilo ficava de boa, só que paciencia tem limite e , no caso do seu filho e outros tantos, o resultado pode ser trágico.
    Por essas e outras que eu jurei nunca mais gastar uma moedinha sequer om o Mc Palhaço !

    * nem de palhaço eu gosto .... medo! =P

    ResponderExcluir
  10. Olá Tânia. Adorei sua pequena descrição sobre o que você postará aqui, e sobre quem você é. Parabéns. Seus textos são muito bem escritos... E esse causo com o seu filho, hein mulher. Que sufoco, nossa. Ainda bem que tudo ficou bem.
    Um dia eu fui no MC da Av. Paulista com meu namorado, que é fanático por aqueles sanduiches de nada e daquela batata sempre fria, e uma atendente gritou para a outra lá do outro lado: "27 no balcão"! E todas elas já ficaram alvoroçadas e comentando. Automaticamente, olhamos para trás, e tinha um rapaz todo fortão e nem era lá aquelas coisas, mas era realmente muito malhado... e meu namorado perguntou para a mocinha que gritou, "27 no balcão é para caras que chegam né", e ela disse toda vergonhosa, "como o Sr. sabe?!", eu e meu namorado, rimos muitoooo... hehehehe, enfim, elas não prestam atenção no que fazem literalmente! Isto é um fato. Isso quando elas não discutem o mal desempenho uma da outra na nossa frente. Aff, não gosto de MC, mas todas as vezes que vou, tenho algo pra contar.
    Bom, por hora é só isso... adorei seu blog, você é autentica, gostei. Já estou te seguindo. Quando quiser, visite o meu também: www.priscillaleme.blogspot.com

    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, que perigo!

    Será que isso não rende um belo de um processo?

    Go go ficar rica Tânia! Aposto que nem vai fazer pra eles o dinheiro da indenização XD.

    Mas isso é coisa séria mesmo. Povo acha que é brincadeira esse negócio de diet e light...

    ResponderExcluir
  12. Pois é... Cada vez mais tenho chegado a conclusão que comer no McDonalds é uma perda de tempo, dinheiro e paciência.
    Os funcionários são estúpidos e mais que qualquer coisa, desatentos. Fica um palhaço - e não é o Ronald - na fila para pegar seu pedido. Daí, o atendente do caixa simplesmente não lê e faz o pedido errado. Só não rodei a baiana porque minha sobrinha, que é uma criança, minha mãe e irmã já estavam a mesa.
    Mas, o que aconselho é: não vá ao McDonalds.

    ResponderExcluir
  13. Oi Tânia. Adoro um big mac de vez em quando; é porcaria, todos sabemos, mas aqui em casa, de vez em quando come-se uns. Ainda bem que tudo correu bem com o seu filho; acho que se deveria falar com o gerente só para que dêm mais formação ao pessoal, pois erros desses podem ser fatais; aqui em Portugal é a mesma coisa; os funcionários não têm qualquer preparação, atendem muito mal. Um beijinho e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderExcluir
  14. coitado do rapaz, devia processar esses porcos que o atenderam. tudo isso acho que porque colocaram naqueles copos pra não mostrar a marca do refrigerante.

    ResponderExcluir
  15. Olá Tânia, adorei seu blog. Os textos são muito bons e os temas muito interessantes. Você escreve muito bem, parabéns! Ganhou um leitor!

    ResponderExcluir
  16. Putz, é pra ver como as pessoas saem fazendo as coisas e nem se dão conta de com isso afetam vidas mesmo.
    Eu era fã nr. 1 do Mc, mas já faz tempo que enjoei.
    bjosss e ainda bem que não foi nada grave como filhote.

    ResponderExcluir
  17. Interessante essa abordagem.É sempre bom nos excedermos em cuidados. Não dá pra confiar em nada e ninguém, infelizmente. Às vezes os erros nem são por maldades, mas por imprudência, inexperiência, porém, os resultados podem ser desastrosos. Costumo tomar precauções, principalmente, em Farmácias.Que bom que deu tudo certo para o André.
    Grande abraço

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  18. Você não contou como retornou ao local e assassinou a pobre atendente...

    ResponderExcluir
  19. Menéga, o Rodrigo Cavaleiro te conhece bem, hein?... kkkk A Tania matou a atendente do Mc enfiando 32 Big Mcs na goela da miserável enquanto gritava "MEU FILHINHO É DIABÉÉÉÉÉÉÉTICO!!! MEU FILHINHO É DIABÉEÉÉÉÉTICO! MEU FILHINHO É DIABÉÉÉÉÉÉTICO!!! Tsc Tsc Tsc...foi uma cena tosca.

    ResponderExcluir