quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ser ou não ser dona de casa? Eis a questão!



Ontem fiquei surpresa com um convite que recebi, pra participar de uma comunidade destinada às donas de casa. Nesse espaço elas trocam dicas de culinária e beleza, jogam, batem papo, enfim, se divertem com suas próprias experiências. Até aí, tudo muito normal. O que me chama a atenção, no entanto, são duas constatações: sou péssima dona de casa e o texto do convite traz, sem querer, uma depreciação tremenda.

Como dona de casa me considero mesmo uma tristeza. Não gosto de trabalhos domésticos. ODEIO cozinhar. Penso, inclusive, que os eletromésticos deixam muito a desejar, por mais tecnológicos que sejam. Minha máquina de lavar, por exemplo, é cheia de frufru. Tem sensor pra identificar volume de roupas a serem lavadas e tipos de tecidos, e automaticamente se ajusta às necessidades da lavagem, colocando um montão de programações diferentes pra funcionar sozinha, bastando apertar um botãozinho. Mas vai buscar a roupa suja que está no cesto? Não. E cadê que pendura a roupa depois de lavada? Tsc. Fica de olho nas condições climáticas pra saber se tem que sair correndo tirar as roupas do varal antes que chova? Claro que não. Vagabunda!

Às vezes até tento fazer bonito. Minha mais recente tentativa nesse sentido aconteceu na última segunda. Ao retornar de uma pequena viagem que fiz com meu filho (bendita Revolução Paulista!), imediatamente providenciei minha especilidade gastronômica: catei o telefone e pedi a comida. Quando saboreava os quitutes que chegaram, o telefone tocou. Era meu japa, que estava de plantão e estranhou minha demora em atender. Resolvi florear a situação e exibir minha dedicação:

- Ah, demorei porque estava lá preparando almoço... Chegamos com uma fome danada!

- É?... Tô ligando pra te avisar que o gás acabou.

- Oi?

Então, como é amplamente notório, minha participação na comunidade das donas de casa será um desastre.

Mas o que realmente me deixa bastante perplexa é a maneira como as próprias mulheres encaram essa condição, ainda que inconscientemente. No meio das palavras simpáticas e bem escritas do convite encontrei isso:

"Ah, e se você trabalha, tenho certeza que mesmo assim tem seus momentos de dona de casa!"

Tá legal, sei perfeitamente que por "trabalhar" deve-se entender ter um emprego fora de casa. Mas quando é que se dará a devida importância ao trabalho doméstico? Caramba, dona de casa também TRABALHA! Um trabalho indispensável, cansativo e muito ingrato, porque geralmente não é reconhecido, não é remunerado e jamais tem fim.

Embora não combine comigo, não sou nada contrária à opção que muitas mulheres fazem ao se dedicarem inteiramente às suas famílias. Enfim, as dores e delícias de ser dona de casa rendem diversas outras postagens, o assunto é bem extenso (e intenso também).

Por enquanto deixo a dica de um filme que adoro e que retrata com perfeição os anseios de uma mulher de meia-idade, dona de casa dedicada, que de repente resolve dar uma virada radical na sua existência rotineira. Shirley Valentine traz uma história genial, vale a pena conhecer.

39 comentários:

  1. Olá Tania!
    Estou com você!
    "Como dona de casa me considero mesmo uma tristeza. Não gosto de trabalhos domésticos. ODEIO cozinhar. Penso, inclusive, que os eletromésticos deixam muito a desejar, por mais tecnológicos que sejam..."
    Ah...e nosso salario de doméstica quem paga?
    Grande Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tânia
    Coisa complicada essa, não é mesmo? Ainda bem que o Paulo nasceu para ser bruxa. Vive com uma vassoura em uma mão e uma flanela no outra o dia inteiro, não posso deixar cair nem uma cinza de cigarro no MEU computador que ele briga. Tô igual rádio velho, nem ligo rsrsrs
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Eletéia!

    Ih, hoje você tá pertinho do meu japa, né? Então aproveita e desce a língua aí, defendendo a bandeira "esposas unidas jamais serão vencidas". Dona encrenca também merece salário, pensa o quê? kkkkkkkkkkkkk!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  4. Ah, Wanderley!...

    Essa eu anotei na minha listinha de tiradas geniais: "tô igual rádio velho, nem ligo". kkkkkkkkkkk!!!

    Olha, se o Paulo Dona Maroquinha briga por causa de cinza de cigarro que cai no teclado imagino que me encheria de vassourada... Meu escritório parece o dia seguinte de uma erupção vulcânica, inteirinho tomado pelas cinzas. Que porcaria, né?

    Tá vendo só? Se tivessem a decência de inventar um aspirador que vem correndo limpar a cinza logo que ela cai, isso não aconteceria.

    Não falo que esses eletrodomésticos são uma droga?

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Tania, já vi o filme que vc recomenda e é mesmo maravilhoso. Me encantou especialmente a maneira como ela se descobre como uma mulher interessante, que não precisa de ninguém para ser feliz. Excelente dica! Bj!

    ResponderExcluir
  6. Tania, suas crônicas são deliciosas e cheias de verdades...
    Sou, na minha família, 'aquela' que contradiz as 'boas maneiras' das donas de casa!
    Antes de me casar coloquei 'as cartas na mesa'... Se faço, ele também faz, porquê não?
    Se todas fizessem assim, o mundo não precisaria ainda de tanto tempo pra chegar lá!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá Helena!

    É isso aí, Shirley Valentine é uma verdadeira lição de vida. Fora que a paisagem do filme é deslumbrante. Diante da maravilha que é a Grécia não dá pra ficar indiferente.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu!

    Você disse tudo. O negócio é deixar bem claro seu jeito de ser logo de cara, assim ninguém se decepciona depois.

    Ajudar em serviços domésticos não faz a mão (nem o pênis) de homem nenhum cair. É isso aí!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  9. Eu ri demais. Outro dia eu estava pensando a mesma coisa sobre a máquina de lavar, e aidan acrescente que ela deveria passar e colocar no guardarroupa. WHATEVER!
    Dica de filme anotada e a procura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. É sim, Visão...

    Reavaliando meu nível de exigência reparei que está mesmo muito baixo.

    Máquina de lavar que presta não apenas lava, pendura e recolhe a roupa, como também passa e guarda. E, se for o caso, ainda costura um ou outro buraquinho desavisado que eventualmente apareça. kkkkkkkkkk!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  11. rsrsrsrs

    É verdade. Existe hoje um novo paradigma não só da reação entre trabalho e mulher mas em relação a mulher e filhos que é completamente diferente daquilo que prevê a etiqueta antiga.

    Antigamente, uma boa mulher sabia lavar e passar, hoje em dia, esta deu lugar a quem sabe e pode mandar uma empregada fazer bem essas coisas. Mais do que isso, a própria dinâmica da família mudou com a mulher não mais reinando no lar 24h por dia.

    Você retratou essa confusão que ainda persiste no imaginário popular 9ainda que gradativamente com menos intensidade) com a leveza e a inteligência que te sobram. Parabéns!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Eeeeeba, Eraldo e suas belas paulinisses por aqui!

    Então não é mesmo? Essa coisa de que a dona de casa faz um trabalho secundário tem que acabar, oras bolas!

    Puxa, a administração da casa exige muito, as pessoas é que não dão o devido valor! O pior é saber que isso acontece por culpa das próprias mulheres, que não reconhecem nessas tarefas a importância que elas têm.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  13. tá bom ... eu odeio tb qualquer afazer doméstico mas odeio mais ainda porcaria ... como diz o Wander eu fico uma arara mesmo qdo vejo nojeira nas áreas contíguas ... e dou retreta mesmo ... é fato que ele faz pose de rádio velho ... nem liga ... mas aí ... mas aí ... eu faço o rádio velho funcionar igualzinho minha querida avó vazia ... pego o cabo de vassoura e dou no rádio até ele pegar ... simples assim ...

    mas tudo bem ... estes eletrodomésticos são da idade da pedra mesmo ...

    kkkkkkkkkkkkk

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  14. Ô Paulo!...

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    Putz, tenho que parar de rir pra conseguir escrever!... kkkkkkkkkkkk!!!

    É, rádio velho às vezes pega no tranco sim. kkkkkkkkkkkk!!!

    Francamente!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Beijoca, doido!

    ResponderExcluir
  15. comentei ...
    deu pau aqui e apagou tudo ...

    "Imagine aqui um comentário, mirabolante e exclusivo, confuso como eu e cheio de interrogações..."

    pronto =)

    Rodrigo Cavaleiro
    www.vocevaisobreviver.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. E com quem a sra. aprendeu o p-o-u-c-o que sabe de serviços domésticos e culinária. Com qual fadinha do lar que foi? Hein? Hein? Hein? A Rôsinha aqui, qui-la-ro!!!Deves isso a mim, amiga ingrata.

    ResponderExcluir
  17. Ah, sem essa Rodrigo!...

    Então quer dizer que deu pau aí, o comentário não apareceu e a gente é que tem que imaginar o que você falou?

    Negativo. Faça-me o favor de voltar aqui e comentar de novo. Ah, e de preferência nada de confusão. "Seje" claro, amiguinho!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  18. Rose... kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Você é uma fadinha fanfarrona, isso sim.

    Então quer dizer que foi justo com VOCÊ que aprendi o pouquíssimo que sei na arte de ser boa dona de casa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    Tá bom, vai... Não vou te entregar aqui não. Você é mesmo "ótima" nisso. Tanto que pode até ensinar uma coisinha ou outra pra inúteis do meu naipe. Aliás, você e a Lola entendem tudo desse babado.

    Mas é cada uma que me aparece! kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  19. "Mas vai buscar a roupa suja que está no cesto? Não. E cadê que pendura a roupa depois de lavada? Tsc. Fica de olho nas condições climáticas pra saber se tem que sair correndo pra tirar as roupas do varal antes que chova? Claro que não. Vagabunda!"

    Morri! Hahaha! Preciso muito de uma máquina que faça isso tudo, ia ser a minha motivação de viver trabalhar para pagar uma belezinha dessas!

    E essa do gás, também já aconteceu lá em casa! Ria horrores com a cara de mamis! ahauahauahau

    Beijos Tânia!

    ResponderExcluir
  20. Oi Tânia, como sempre, muito engraçada. Eu fui uma das que deixei a minha profissão de secretária executiva para exercer a profissão de Mãe; sempre dei muito vaolr a esta profissão, pois sabia que se continuasse com a de secretária, não teria uns minutos livres para dedicar aos meus filhos; secretária entra e sai quando o patrão quiser e ainda tem que o acompanhar para as viagens se for preciso; não optei pela dona de casa, porque não gosto do serviço de casa; tive empregada a tempo inteiro aí no Brasil e aqui tenho fxineira; claro, tenho que cozinhar e fazer alguma coisa, pois como bem dizes os eletrodomesticos não fazem tudo. Mas adoro a profissão de Mãe e nunca me arrependi pela troca que fiz; pude sempre acompanhar os meus filhos e sempre que precisaram de aulas particulares fui eu que as dei. Acho o trabalho doméstico importantíssimo e penso que muitas mulheres poderiam fazer como eu, pois o dinheiro não é tudo e as nossas crianças de hoje têm tudo o que o dinheiro comprar, mas têm muita carência de afecto. Há profissões que até dão para conciliar a casa e emprego e muitas vezes o dinheiro dos 2 é necessário; conheço, no entanto casos em que isso não acontece, o dinheiro da mãe não é necessario e no entanto as crianças ficam sem a mínima atenção, estando sempre a carreira em 1º lugar. Isso acho errado; quem quiser colocar a carreira em 1º lugar não deve ter filhos; pode até trabalhar fora, mas sempre tendo em conta que tem em casa alguém que precisa de atenção; em casa não há salário, mas o que se ganha é uma fortuna; eu que o diga! Olho para os meus filhos e tenho a certeza que ganhei muito mais como Mãe do que teria ganho como secretária. Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderExcluir
  21. Lobinho...

    Essa do gás é de matar, né? Caramba, justinho no dia em que resolvi me fazer de bacanuda essa encrenca tinha que acabar? kkkkkkkkkkk!!!

    Olha, sei que isso não tem absolutamente nada a ver, mas simplesmente não consigo me esquecer do iogurte Dodoca. Taquelavida, dou risada sozinha quando me lembro disso! kkkkkkkkk!!!! Ô lobinho atormentado!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  22. Emília querida,

    Como sempre, você me presenteia com sua sabedoria de vida...

    Concordo inteiramente com você. Acho que quem escolhe ter filhos, precisa se dedicar sim. Aliás, está mais que comprovado que a base familiar é tudo na constituição de um caráter. Penso que aí é que está a principal razão dos crimes horrendos que vira e mexe são cometidos.

    Como você, também optei por deixar um excelente emprego para poder acompanhar meu filho mais de perto. Não é uma decisão fácil, mas realmente compensa bastante.

    Até porque, com inteligência, podemos dar andamento a inúmeros projetos, conciliando tudo a contento, né? Tudo é possível, basta querer.

    Mas cozinhar... Ah, não! Isso só faço se não houver outro jeito. kkkkk!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  23. ola, encontrei seu blog por um acaso, mas adorei sua forma de escrever....parabéns, não vou deixar de seguir.

    Kelly

    ResponderExcluir
  24. Vagabunda! ( tô falando da sua maquina de lavar...)...rs

    e agora dona , percebeu que o gás acabou?! ...ahahahahah

    só SE lascando mesmo.

    esse assunto é muito polemico...ahahah, me abstenho

    ;) bjin da Tin

    ResponderExcluir
  25. Oi, Tânia!

    Também não sou um bom exemplo de dona de casa. Não me identifico com nenhuma atividade doméstica. Acho tudo muito cansativo, enfadonho,apesar de saber da importância do trabalho doméstico,pois, adoro curtir minha casa arrumadinha, cheirosinha, enfim.
    Ótimo texto, como todos os seus.
    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  26. Ai Tania...Tô rindo até agora com vc...
    Sou sua fã.
    Espero ansiosa por suas postagens...e já to levando uma legião de fãs tb.
    Beijos
    Carmem Freitas

    ResponderExcluir
  27. rs...Adorei a franqueza kkk. Bem hoje estou como o rádio velho do Vanderley não ligo!
    Hoje trabalho fora,moro sozinha,não tenho secretária do lar,então,uma faxininha 1 vez por semana quando estou disposta,sem disposição vou fazendo as coisas e parando,sento no pc,ligo a tv...e assim vou indo. Meus tempos de dona de casa foram vividos intensamente hoje só quero viver outra história,mas, chego lá.Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  28. Oi Tânia,

    Aqui, como sempre, um ótimo e sincero texto e ainda esses comentários... diversão garantida!
    Ahhh, eu não sou uma boa dona de casa, gosto de tudo limpo, mas evito cozinhar, acho uma perda de tempo kkkkkkkkkk, de vez em quando faço uma comidinha diferente, mas beeeem de vez em quando kkkkkkk
    Adoro ganhar comida pronta de presente, tenho uma amiga que gosta de fazer isso e pasme...a minha ex-sogra também, a comida dela é uma delícia e ela manda com o maior prazer, pois ADORA cozinhar, e eu adoro comer *sem precisar cozinhar, é claro*
    Enfim, várias pessoas comendo aqui em casa pode ter certeza que cada um trouxe um prato diferente, senão vambora todo mundo comer pão com manteiga!!!!! kkkkkkkk
    Tânia, sempre um prazer vir aqui!

    Beijos :]

    ResponderExcluir
  29. Rs....

    Essa foi boa!! Parece a velha aqui em casa rs. por mais que reclame... reclame... Está sempre lá! Cozinhando... fazendo alguma coisa ali..... outra aqui rs...

    Eu adoro cozinhar (kkkkk jura neh!!!!????)

    Mas sempre sou um serviçal no assunto de varrer e cuidar do quintal!!!

    Obrigado pelos parabéns no Orkut!!!!

    Um bjao!!!

    ResponderExcluir
  30. ahh..como eu amei esse blog,acho que pq somos muito parecidas,tbm sou super inquieta rs.
    Adorei esse texto, ate por que estou pensando em escrever um tgexto sobre isso, só vou mais fundo talvez na questao de ter filhos ou nãi, eu quero muito, porém sei que essa é uma das questões que mais permeiam a cabeça das mulheres..
    bom..vou te seguir clar!
    bjs bom fds

    ResponderExcluir
  31. Olá, Tânia! Mas vc tbém não leva sorte, hein?! Eita gás que precisava terminar justo quando o seu Japa decide se dedicar um pouco na cozinha (rs!). Essa foi de quebrar a estrutura.

    Mas tudo bem, mentirinhas a parte, deu para dar boas gargalhadas!

    Beijos e um abraço de urso, por que aqui faz um frio danado e para completar o cenário não poderia faltar a chuva... aff!

    Graci...

    ResponderExcluir
  32. HAUshausha, realmente vc foi uma lady, é muito fácil ficar bravo com essas frases, esteriótipos talvez com as donas de casa. Eu não sou, mas faço muitas coisas aqui em casa, talvez eu até seja, mas eu faço outras coisas... Enfim, sei do trabalho que é!!! Vim aqui para agradecer e retribuir seu carinho, estou te seguindo e te linkando também, dei uma olhadinha e achei um absurdo ter sido plagiada, realmente preocupante! Adorei seu espaço, bjaoo vizinha!

    ResponderExcluir
  33. Que delicia nessa blogosfera achar um blogger tão edificante....eu amei!!!Gostaria de convida-la para conhecer o meu tbm a Entrada é apenas para Raros....Mil beijossssssssssssssssss**SEGUINDOOOO***

    ResponderExcluir
  34. Oi, Tania!

    Desejo-lhe um feliz dia do amigo!

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  35. Páááááára de lavar louça, varrer chão, tirar cocô (f**-se q não tem acento)da cachorra...Vem trabalhar!!!

    ResponderExcluir
  36. oI tANIA,

    Como sempre me "mijo"de rir aqui.
    Essa informalidade que consegues através dos comentários dos teus leitores é sensacional.
    Sigo vários blogs e não vejo em nenhum esse "fenômeno" de interação.

    E quando a pessoa(eu)é prendada,ama serviços domésticos,cozinha que é uma maravilha,adora lavar roupa a mão(JURO),faz tricot,sexo selvagem(kkkk),academia,é econômica,e mesmo assim tá solteira????
    Socorro!! Há algo errado comigo,kkk

    bjos,amiga

    ResponderExcluir
  37. ehhh acho que consertei a c**ada q tinha feito no gúgôl. Tô testando...Bom..dá prá perceber que só me restou ser uma boa dona de casa.Vamos lá ver se funciona...

    ResponderExcluir
  38. OI POVO!

    KELLY: ainda bem que me achou casualmente e resolveu ficar. Valeu!

    TIN: a-haaaá! Sei muito bem porque prefere se abster... Aposto que aí na sua casa tem uma mãe que reclama dessas coisas também, né não? E que também tem uma filhinha "forgadinha"... kkkkkkk!

    SOCORRO: isso, casinha cheirosinha e arrumadinha é um must. E comidinha boa, então? Tudo isso, é claro, se outra pessoa fizer, né?! Obrigada por se lembrar de mim no dia do amigo. Embora com atraso, lhe desejo o mesmo, querida!

    CARMEM: e eu sou fã dos meus leitores, sabe? Fico muito feliz com a interatividade que há por aqui. Este é meu maior estímulo pra continuar e tentar melhorar cada vez mais.

    ELAINE: empatamos! Também já tive muitos momentos de dona de casa exemplar (longos anos, pra ser franca) e hoje quero distância disso. Xô vassoura! Adeus fogão!

    PATI: ah, também fico radiante quando alguém traz comida pronta pra cá. Mas que não seja na panela, pra eu não ter que lavar depois. Me dá ódio lavar panela, ainda mais alheia! kkkkkkkkk!

    DIEGO: essa foi demais! Você, cozinhando? Tô pra ver! Pode deixar que me lembrarei disso bem direitinho na sua próxima visita, viu? kkkkkkkkk!

    DRI: seja muito bem-vinda! Pois é, ter filhos ou não é mesmo uma questão séria, exige bastante reflexão. Mas, apesar das dificuldades que sempre surgem, te garanto que é bom demais, viu? Recomendo.

    GRACI: viu só como esse japa é o maior fura-olho do universo? kkkkk! Bem, quanto ao friozinho, aqui também andou meio glacial, mas agora melhorou bastante. Vai entender!

    RENATO: seja também muito bem-vindo por aqui, viu? Pois é, teve o lamentável episódio do plágio. Águas passadas (espero!). Volte sempre mesmo, tá?

    CRISTINA: que delícia de comentário, obrigada! Claro que irei conhecer seu blog, conte comigo!

    ROSE: Ou sou muito bokomoko mesmo ou sei lá, mas cocô continua com acento! kkkkkkk! Olha, estive sumida porque ando com um trabalho "trabalhoso" por aqui... Peguei um projetão de comunicação visual pra fazer. Mas já tá no finzinho. Puxa, finalmente se entendeu com nosso colega "gugol", né? Tô vendo sua carinha, fia! kkkkkkkk!

    MILENE: ah, não é mesmo uma delícia ver como meus leitores são ótimos? Falando sério mesmo, isso é gratificante demais pra mim. Agora, cá entre nós, se a pessoa faz "de um tudo", gosta até de lavar roupa na mão (apocalípse final!), não é mesmo pra casar não... Tem é que ser canonizada, isso sim! kkkkkkkkkkkkk!!!!

    MONTÃO DE BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir
  39. Maravilhoso texto!!!!

    ResponderExcluir