segunda-feira, 9 de abril de 2012

O câncer de mama me achou... Olha que fdp!



Deus é malandrão. Me viu toda pimpona na casa nova, espalhada, curtindo adoidada e achou que devia mandar um novo desafio. Não aguenta me ver quieta, parece que gosta de mulé marrenta! Ficou lá, só bolando qual seria a armação da vez e mandou bala, agora calibre 50.

Há um tempinho atrás, notei que surgiu um carocinho na minha mama esquerda. Como havia feito mamografia e ultrassonagrafia de mamas muito recentemente, e foi detectada apenas uma pequena formação cística normal, não me preocupei tanto. Só que o diacho começou a crescer e, consequentemente, a doer, doer muito. Aí, lá fui eu repetir os exames, o que fiz há duas semanas.

Primeiras palavras do médico que fez a ultrassonagrafia: isso é urgente. Segundas palavras: isso é urgente, não pode esperar! Terceiras e últimas palavras: eu acho que isso é CÂNCER. Assim mesmo, a seco. Direto e reto, sem uma curvinha, sem um resfresquinho sequer. Médico chinês é fogo, putzquepiriu! Penso que se tivesse que me dar uma anestesia, seria com um taco de golfe na moleira.

Se eu disser que fiquei muito chocada logo de cara, estarei mentindo. Minha ficha simplesmente não caiu, tive a impressão de que ele falava de outra pessoa. Comecei a ter noção da gravidade da situação quando ele me pediu que esperasse o resultado do exame, normalmente entregue apenas três dias depois, mas liberou de imediato. Esperei aproximadamente uma hora, mas a sensação foi de que um século havia se passado. De minuto em minuto perguntava se não estava pronto: - Moça, mas não ficou pronto ainda? Por favor, eu preciso ir correndo pra casa, tenho que chorar! Essa espera solitária, no entanto, acabou me ajudando. Ali mesmo comecei a perceber que fosse o que fosse, chorando ou não, eu teria que lutar. Afinal, o treco não iria evaporar só porque a situação era dramática. Nem o mundo iria parar por causa disso. Todos continuariam a viver normalmente, apesar da minha dor (física e na alma).

Embora cruel, a situação exige praticidade, a gente corre contra o tempo. Tudo tem que ser rapidinho, pra ontem, então logo fui me consultar com uma mastologista. Antes de chegar lá, até que eu estava relativamente tranquila. Só que uma placa na fachada do lugar me desmontou: Centro de Oncologia. Caramba, aquilo parecia um pesadelo, não podia estar acontecendo comigo! Me senti mal, minha pressão baixou um pouco, me deu tremedeira. Mas a delicadeza da recepcionista simpática, bonita, que falava baixinho, foi me acalmando. A consulta, então, foi ótima, com excelentes perspectivas. Embora a mastologista também tenha sinalizado a quase total probalidade de realmente tratar-se de um câncer, fui salva pela minha extrema vaidade. Além de me informar que o tratamento, embora bastante invasivo, será bem sucedido, ainda vou ganhar recauchutagem geral. Um cirurgião plástico estará a postos para fazer a reparação imediata da mama afetada e, de quebra, vai melhorar a outra que está saudável também, pra que haja uma simetria perfeita. Sairei turbinada do centro cirúrgico, pode?! U-huuuuuu!

Sei que o caminho a ser percorrido vai ser difícil. Já tive uma amostra no último sábado, quando fiz uma biópsia, a tal da Core Biopsy, um procedimento que no meu caso foi bastante doloroso (por causa da infiltração do tumor nas costelas), mas que é fundamental para o diagnóstico final. Já fui informada também de todas as etapas do tratamento, sendo que antes mesmo da cirurgia, já vou encarar a primeira sessão de quimioterapia - isso possibilita uma redução do tumor e, consequentemente, reduz também da área a ser extraída cirurgicamente. Aí, já viu, né?! Tô tentando desencanar com o que tanto me aterroriza, a perda dos cabelos... Muito triste, mas faz parte.

Coisa estranha é a sensação de culpa que bate. De repente, me senti como se fosse uma desleixada. Caramba, com tanta campanha para prevenção do câncer de mama, como é que pude ficar assim, ainda mais dormindo com um ginecologista do meu lado? Aí parei pra refletir sobre isso. Na verdade, há um direcionamento errado nessa história. Não existe prevenção contra o câncer de mama, porque se ele tiver que aparecer, vem mesmo. Não interessa se você é pobre ou rica, bonita ou feia, gorda ou magra, uma pessoa "zen" ou não, vem e pronto. A prevenção é contra a morte por câncer de mama, isso sim. Aí é que as campanhas acertam em cheio, já que descobrir a encrenca logo no início faz toda a diferença, não apenas pela óbvia preservação da vida, como também na minimização do estrago.  

O que chega a ser engraçado no meio dessa confusão toda é ver a reação das pessoas quando ficam sabendo, geralmente sempre a mesma:

- Câncer? Ah, meu Deus! (choque) Mas hoje em dia... (pano quente)

- Cabelo cresce! (sei disso. Só que, vem cá um instantinho, fafavô... Que mulher quer ser careca?!)

- Tenha fé... A fé remove montanhas... Não cai uma folha de uma árvore sem que Deus permita... Mais vale um pássaro na mão que dois voando... (e por aí vai)

Tá certo, é mesmo difícil lidar com isso, o que dizer, né? Mas hoje, estando envolvida na situação, sei que muito mais importante do que dizer algo é fazer. Carinho e atenção são fundamentais. Saber que não será uma luta solitária, também. E nesse quesito estou muitíssimo bem servida. Conto com o apoio de pessoas muito queridas, que têm estado ao meu lado a todo instante, acompanhando cada passo dessa batalha, que está só começando. E o japa? Não há palavras que definam esse cara. Tem sido o mais dedicado dos companheiros, atento, carinhoso, disponível, me cercando de cuidados muito especiais por todos os lados.

Então é assim, vambora batalhar, né, fazer o quê?! Há ainda uma remotíssima (mas real) chance de não ser nada disso, vamos ver. Mas uma coisa eu garanto: saio dessa muito melhor do que estava antes. Sempre foi assim com todos os meus perrengues e agora não será diferente. É força na peruca... MESMO!

20 comentários:

  1. Dizer o q aqui e agora? Nada! Só sei q vc é uma guerreira e como tal vai superar tudo e tirar tudo de letra ... Digo isto de cadeira querida amiga ... passei duas vezes por isto e estou aqui lindo e gostosão ... portanto força na peruca e mostra para eles quem é a Tânia ...

    ResponderExcluir
  2. Tô nessa, se quiser emprestada minha peruca chanel azul;.. te empresto!
    É de vanguarda ( sabe né avant garde .. ;) mas é bunitinha!

    Se precisar de mim ... é só chamar.
    beijooooo <3

    ResponderExcluir
  3. Paulo, é isso mesmo, simbora, né?! E que também vou ficar muito mais gostosona não tenho dúvida. Air-bags novinhos, já pensou? kkkkkkk! Beijo, querido!

    ResponderExcluir
  4. Cintia, meu filho já disse que vai me trazer uma blackpower, pode?! Sua chanel azul também será bem-vinda, claro. É agora que solto a franga de vez! :-D

    Ah, aproveita e vem aqui me visitar, né?! Eu e a montanha de jornais estamos te esperando, fia! Saudade!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Deus é malandrão??? Filho da puta. Sim. vou repetir.. filho-da-puta!
    O que há de errado nessa afirmação? Heresia? Não.Nosso conceito de Deus. Quando que um pai como meu Naldão ou o seu finado Adelque nos daria um CÂNCER, caralho? "Porque deus é pai", mas não no nosso conceitinho de merda do que é pai. Mas num conceito mais amplo, maior, infinito ( a gente nem consegue imaginar que porra é eternidade, não dá. somos limitadinhos prá isso).Daí que lhe dou os parabéns. Claro que perguntar 'porque eu?' é legítimo e procedente. Mas ficar só no 'porque eu?' vai te foder mais ainda. O 'porque eu?'pode virar 'porque eu, porra?', pode virar 'porque eu? agora vou botar pra fuder memo'. Tudo tá valendo. Sabe porque? Por cauzqui você não é mulher de ficar parada . E o movimento vai te salvar. Sempre foi assim, né não Menéga?

    ResponderExcluir
  6. Vamulá! O negócio é mostrar quem pode mais e nessa briga você já entra com vantagem. A vantagem de ser uma pessoa realista, bem-humorada(fundamental para o os perrengues que virão) e batalhadora. Sei que vai ouvir muito isso, guerreira, batalhadora e blá-blá. Mas é isso mesmo, a coisa tá aí(talvez não) e o grande truque nessa merda toda é encarar de frente e ir vencendo etapa por etapa. Quanto à formosura, realmente é chato, porém HOJE EM DIA, tudo é bem mais fácil de consertar. Já pensou se fosse há uns trinta anos atrás?Nem mesmo a palavra câncer podia ser pronunciada. É isso aí,fia - força na peruca e dá uma rasteira nessa merda!!!

    ResponderExcluir
  7. Sou amiga da Rose ai de cima...e amiga da Rose e amiga minha, dai a Rose mandou eu ler o texto e eu obedeco. E se vc Tania fosse minha amiga eu ia dizer que Deus e um filho da puta mesmo, mas ele nao manda cancer nao, o cancer vem de muitos outros lugares, de defeitos de fabricacao, de ares mal respirados, sei la, mas nao vem de Deus. Pra mim o que vem de Deus e fazer que vc veja esse cancer como acabou de nos contar, com medo, com raiva mas com humor e amor tambem. Dividindo a sua historia, nos fazendo alertas para as nossas.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Menéga! Lembra do Negão da Mecânica de Comunicação?O Flávio? Pois não é que virpu professor de literatura e português?Só que não conseguiu postar aqui então copiei e colei:

    Flávio Luiz Costa: Também vou postar porque a Rose mandou, e como a Rose é fodástica a gente faz o que ele pede e vai mais além... (Rose está Tânia é aquela tua amiga do curso de jornalismo dos anos 80? - Eta muié pra escrever bem!!! Texto bom do começo ao fim!!! E mais do que um escrito, é quase uma escritura!) Parabéns Tânia! É lindo a gente saber o nosso tempo vai passando e a gente vai pegando uma amor incondicional pela vida, que não há pedra nem pedreira pelo caminho que não dê pra gente chutar pra longe. Coragem e vida longa.

    ResponderExcluir
  9. Anônima que é minha amiga e que chama deus de filho da puta deve ser a Bea.Acertei?

    ResponderExcluir
  10. Vou te visitar quando voce estiver com humor pra me receber... e quero as meninas ai tb , a gente pode , todas juntas, dar um abraço bem apertado em voce ;D


    e ... a Rose chamando o homem lá de Filho da Puta ...kkkk

    Sudaí amiga, não deixa o medo tomar conta, voce consegue!

    ResponderExcluir
  11. Raio-X da Tin, é que eu sou assim com ele.Então tenho essas liberdades..hahahahaha

    ResponderExcluir
  12. Você só não fez limonada dos limões que te "deram"...fez Torta,mousse,bolo E COMEU TUDINHO!!!Força na peruca,maravilhas no decote ( que o Japa não nos ouça),...e caraca ...você é "DEZ"!Beijão

    ResponderExcluir
  13. Meu nome e Bea Hein, sou a anonima la de cima, amiga da Rose, mas nao sou alcolatra(ainda).
    Beijo pra Tania e pra Rose.

    ResponderExcluir
  14. Voltei para lhe dizer algo ... não sei se são mesmices mas algo vivido e aprendido ...
    Há vinte anos atrás estava eu feliz da vida qdo sorrateiramente a vida me surpreendeu e me passou um atestado de óbito assinado faltando só datar, o que provavelmente seria feito no máximo em dois a três anos ... meu mundo caiu claro ... mas em alguns poucos meses eu substitui o domínio da emoção pela pura razão e não permiti mais q o problema dissesse para mim o seu tamanho e passei a dizer para ele o meu tamanho ... o tempo passou e estou aqui 20 anos depois esperando o atestado ser datado ...
    Há 07 anos atrás vem de novo a vida tentar surrupiar minha alegria novamente ... pela experiência já vivida superei a angústia das primeiras semanas com a mesma tática e aqui continuo eu ...
    Ano passado não é q ela vem de novo me testar? Bem, desta vez tudo não durou mais q 5 dias e estou aqui na luta e jamais entregarei os pontos ...
    Vc, eu sei, tem este perfil querida ... não importa o vem pela frente, o q importa é q estamos vivos e q temos força para lutar e acreditar ... como será não sabemos ... mas a alegria e a vontade de viver são nosso forte ... cada dia é cada dia ... o q passou passou ... o futuro não existe ... sobra o hoje ... este sim conta ... então o HOJE ... a cada dia, a cada hora, a cada minuto deste HOJE intensa e plenamente ...

    Força amiga Tânia ...

    Beijo grande e conte comigo no q eu puder te ser útil ...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Li e reli seu texto. Há dois dias ensaio o que dizer. Se quem lê fica um tanto sem chão, imagino quem vive. Mas a vida é assim mesmo, sempre oscilante. Mas vale lembrar que a fortaleza de ânimo, o espírito guerreiro, o alto astral, mescladinhos também de fé (eu acredito) são grandes aliados em nossas lutas diárias. Tudo isso você já demonstrou e tenho certeza que vai vencer mais essa etapa e ainda sair turbinada e cheia de glamour. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi minha querida! Não vou dizer que foi um tremendo choque ao ver essa notícia, mas também fiquei tranquilo quando li a frase que vc terminou o texto "Mas uma coisa eu garanto: saio dessa muito melhor do que estava antes."
    Acho que quando a possibilidade de morte bate na nossa porta e temos a chance de lutar contra isso, a gente tem a oportunidade de poucos em valorizar a vida. E você vê as coisas exatamente assim: as pessoas próximas à você que te amam e que estaram juntas de você nessa batalha que vc já está começando como vencedora, e nem seuqer eu digo que vc está "tentando" ver o "lado bom" está, na verdade, vivendo o lado bom de tudo isso. É isso, minha querida, valorize como nunca a vida e, sim, com toda certeza, sairá dessa muito melhor do que vc entrou!!!"
    Um grande beijo, de mais um torcedor por uma mulher vitoriosa que vc sempre foi!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi minha querida. Acho que exagerei no meu comentário. Desculpe se falei o que não se deve dizer num momento desses. Vc deve, sim, ver a vida pulsando à sua volta, em vc mesma, e nas pessoas que a amam. Vc está cercada do maior combustivel da vida, que nos empurra pra frente, com uma força que nem imaginamos que temos: o combustivel do amor!!!!!
    E outra coisa que vc deve ter ficado beeeem brava: os meus erros de ortografia (credo!!! escrevi no embalo do choque que levei e cometi "uns crimes" contra o nosso idioma!!!) Me perdoe!!!! kkkkkkk
    Um grande beijo, de um integrante do seu fã clube!!!!! kkkk

    ResponderExcluir
  19. Olá, pessoal.

    Valeu demais pela força, isso faz uma diferença danada.

    Paulos (Braccini e Fidelis): palavras perfeitas, na medida do que eu precisava ver.

    Todos os comentários me tocaram bastante, obrigada mesmo.

    Beijos pra todos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Tania só hoje vi que era verdade o que eu imaginava,na hora que li no seu mural.,hoje li tudo com calma e o que posso te dizer.,tudo que eu escrever ficara repetitivoen tão vou te falar só uma coisa.Deus não nos dá um fardo maior do que podemos carregar.um bj.

    ResponderExcluir