sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vai um tsuru aí?



Antes de mais nada deixa esclarecer a quem tá chegando agora que este não é um espaço voltado para informações sobre câncer, tá? Acontece que falo sobre coisas do meu dia a dia e, inevitavelmente, este será um assunto que passarei a abordar com alguma frequência, já que o bonitão (feião, isso sim!) apareceu, provocando uma reviravolta temporária na minha vida. 

No post anterior falei sobre algumas vantagens que inacreditavelmente o câncer traz. Mas não citei a principal delas, que é a solidariedade. Caraca, é muito bom ser mimada e receber tanta atenção!

 
Tenho recebido muitos telefonemas e visitas de gente bastante querida ultimamente. Aí, no sábado passado, foi uma farra aqui em casa, um entra e sai o dia todo, com o povo concentrado em preparar algo muito especial pra mim: a confecção de tsurus de papel. Que diacho é isso? Olha só:


"Tsuru é uma ave, que no Japão simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade. Se tornou uma lenda por causa de uma japinha chamada Sadako Sasaki, que foi vítima da bomba de Hiroshima. Aos 12 anos de idade, Sadako desenvolveu leucemia, em consequência da radiação recebida com a descarga da bomba. No hospital recebeu a visita de sua melhor amiga, que lhe propôs dobrar mil tsurus, na intenção de obter a cura. Mas Sadako não conseguiu dobrar os mil pássaros (ops!... xô uruca!) e fez apenas 964 até o dia da sua morte. Seus colegas de classe, então, terminaram de dobrar o que faltava para completar os mil pássaros, inciando, a partir daí, uma campanha pela paz mundial. Assim, diz a lenda que quem fizer mil dobraduras desse pássaro (considerado também ave-símbolo do origami), com o pensamento voltado para aquilo que se deseja alcançar, terá bons resultados (apesar da coitadinha da Sadako ter entrado pelo cano)."


Então, minha mana caetana, Elaine, teve a ideia genial de iniciar as dobraduras a meu favor, mobilizando uma porradinha de gente. Toca todo mundo aprender a dobrar tsurus! Vou falar a verdade: achei difícil esse troço, viu? Me falta o neurônio da dobradura. Mesmo acompanhando o passo a passo nesse vídeo, me enrolo. 

Com isso, minha casa está ficando coloridíssima, lotadinha de tsurus por tudo que é lado. E eu, muito mais feliz e animada, é claro. Recebo cada dobradura como um carinho, um abraço bem apertado, tão fundamental nessas horas de perrengue. Até o poderosíssimo japa presidente da Nissin no Brasil (empresa que fabrica o Miojo Lamen) fez este tsuru pra mim, olha que encardida tô ficando! Chegou às minhas mãos através de uma prima, muito embora a gente achasse que, tendo sido feito pelo japa fudidão, o bicho ia chegar voando sozinho aqui, cantando e sapateando até. Foi bem legal, fiquei toda toda com essa atenção da parte dele.

E é assim que vou seguindo em frente. Muitos exames, muitas picadas nos braços, cabelinho bem curto desde já  - passei a perna na quimio (que começa na próxima semana), porque quem está no comando da porra dessa situação sou euzinha -  e recebendo um carinho imenso de gente que adoro. Tem como dar errado isso? Nananinanão!!! :-)











9 comentários:

  1. Muitos Tsurus para vc queridona, e todo o meu carinho tb. A luta sempre nos conduzirá à vitória qdo queremos assim ...

    bjão

    ResponderExcluir
  2. ahahaha.... eu sempre acredito nisso, que vou chegar aqui e encontrar um comentário 'ótimo' da Rose... ela não me desaponta!

    Estamos com voce lindona <3

    beijooooooooo enorme!

    ResponderExcluir
  3. As fotos ficaram ótimas. E é isso aí mesmo, vai receber toneladas de tsurus carregados de energia positiva.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse seu jeito de ver sempre o lado positivo da coisa! Tudo que você escreve aqui me motiva mais, mais e mais.... As fotos ficaram ótimas! E fato, daqui mais alguns dias quando os meus tsurus chegarem literalmente voando (de Pvh para Sp) cuidado já já ligo pro IBAMA kapoakspokaspoka Te amo.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Não sei se vc conhece a Margaret, ela também está passando por um momento assim, e é alto astral como vc. http://www.margaretss.com.br/
    Desejo muita saúde e mais amor pra vc. Bj

    Pati :)

    ResponderExcluir
  6. É muito bom quando não se luta sozinho. Muitos tsurus! Muita sorte! Muita vida!

    ResponderExcluir
  7. Ah, muito fofo isso! Já conhecia a lenda dos Tsurus!

    Que você chegue aos 1000 logo, Tânia!

    Um beijo!

    ResponderExcluir