terça-feira, 15 de maio de 2012

Metralhando o safado do tumor



Primeira sessão de quimio hoje... Xixi vermelho, que lindo! :-)


Já tinha publicado a postagem quando reparei no tantão de gente que está me ligando e escrevendo pra saber como é feita a quimioterapia. Então, explico. Há diversas maneiras, de acordo com o planejamento que é feito pelo médico, que leva em conta o tipo de câncer, estágio, condições do organismo etc etc etc. Comigo foi assim:


Ao chegar na clínica já fui recebida com beijos e abraços das enfermeiras. Carinho é bom, ajuda muito! Aí escolhi o supersofazão onde iria me sentar. Macio, quentinho, ajustável nas costas e nas pernas. Dia frio, então lá vem uma mantinha muito fofa, perfumada... TV ligada na Ana Maria Brega, chocolate quente, biscotinhos, japa do ladinho acariciando meus cabelos, vamos lá, tô mais que pronta!


Tudo acontece de forma muito simples, como se fosse uma aplicação de soro (cateter no braço). Primeiro é colocada uma medicação para evitar náusea (corre bem rapidinho, menos de cinco minutos). Em seguida, vem uma substância que "lava" as veias para receber a quimio (rapidinho isso também). Aí vem a famigerada, bombástica, temida, terrível  - mas salvadora - vermelhinha. Será ela a responsável pela minha inevitável carequinha dentro das próximas duas semanas. Tô forte, consciente, tá tudo bacana... Mas confesso que me deu um nó na garganta quando acompanhei a vermelhinha vindo até entrar no meu corpo. Chorei. Um pouquinho só, mas chorei sim. A vermelhinha corre bem rápido também, uns 10 minutos. Então vem outra medicação, branquinha, mais lenta, que corre em 40 minutos (só nessa aplicação senti uma coisa diferente, ardor no nariz, que logo passou). Pra finalizar, coloca-se a substância que dá aquela "lavada" na coisa toda e pronto. C'est fini!

Não me senti mal e, por enquanto, tô muito bem. Só com a boca e a garganta um pouco secas, nada de muito desconfortável. Vamos ver o que acontece nas próximas horas. Bom, tô tomando um tantão de coisas pra amenizar os efeitos colaterais, espero que funcionem bem.

O importante, mesmo, é que já começamos a trucidar o tumor, esse salafrário duma figa. Toma, patife! Não contava com essa, né?! Aháááá!

Então, é assim... Desconstruindo para reconstruir ainda melhor. Vamu que vamu!

“De tudo ficaram três coisas:
A certeza de estarmos começando
A certeza de que é preciso continuar
E a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar.
Então, façamos da interrupção um caminho novo
Façamos da queda um passo de dança,
Do medo, uma escada,
Do sonho, uma ponte,
Da procura, um encontro.”


(Fernando Sabino)



Tá vendo só? De tudo sempre fica um pouco! MESMO!




Obs.: Sei que o espaçamento entre os parágrafos aí de cima tá errado, mas não consigo consertar. É sempre assim quando se mexe num texto já publicado, um cocô. Aliás, quem souber como é que se faz isso, diz aí, fafavô!

6 comentários:

  1. To torcendo muito para que esse tumor suma loguinho.

    Beijus

    ResponderExcluir
  2. Nada a dizer! só o meu sorriso de muita energia boa para vc querida!!!

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Daí no fim das contas vc mija vermelho, é isso? Ay soy phyna...

    ResponderExcluir
  4. :)

    Sua luta começou e tenho certeza que voce vai sair vitoriosa!

    <3

    beijooo

    ResponderExcluir
  5. Acompanho seu blog a bastante tempo, e estou na torcida por vc.
    Este seu momento esta sendo bem importante pra mim e acredito que pra muita gente , pois esta nos passando de uma forma humana e verdadeira , o que acontece quando este "ser" indesejado nos pega. Tenho aprendido muito. Mesmo não tendo passado por isto, sabemos que ninguem esta livre. Beijos - Carmem Freitas - Maringá PR

    ResponderExcluir
  6. Amei seu Blog. Espero que tudo de certo para você, que Deus te abençoe! Beijos

    ResponderExcluir