terça-feira, 8 de abril de 2008

Lealdade e fidelidade são a mesma coisa?

Acho que não. Penso que lealdade é um sentimento maior, individual, independente do outro. Um sentimento meu, pra mim, por mim. Fidelidade é coisa externa, de mim para o outro. Alguém pode ser infiel, mas leal, assim como também pode ser completamente desleal, sem nunca ter sido infiel.

Qualquer relacionamento, seja amoroso ou de amizade, existe com base em pactos de confiança. Romper esse pacto, inevitalmente resulta em traição. Uma pessoa comprometida com outra, quando se envolve com uma terceira, por exemplo, está sendo infiel. Comete uma traição sexual, mas não necessariamente é desleal, já que tem a possibilidade de colocar as cartas na mesa e levar adiante o relacionamento, dependendo do acordo que se obtenha entre ambos. Pode, inclusive, nem tomar atitude alguma, mas continuará sendo leal se houver respeito, se as bases do relacionamento são mantidas dentro do compromisso assumido.

Por outro lado, um parceiro que jamais se envolveu com uma terceira pessoa, mas mente sobre diversas coisas e esconde outras tantas (tipo conta bancária, por exemplo), é desleal e comete uma traição moral. Essa sim é triste e muitas vezes imperdoável, na minha opinião. Porque entre pessoas que se querem bem, sejam parceiros amorosos ou amigos simplesmente, é fundamental haver companheirismo e honestidade.

Um bom exemplo da diferença que há entre lealdade e fidelidade se encontra na lenda celta "Tristão e Isolda", onde o amor de um rapaz por uma moça supera o sentimento de gratidão e devoção de ambos para com o pai adotivo dele que é esposo dela.

Fidelidade, lealdade... O importante, acima de tudo, é que prevaleçam sempre a verdade e o respeito.

6 comentários:

  1. Concordo que fidelidade e lealdade sejam coisas diferentes, tem pessoas que passam uma vida inteira juntas e não são leais entre si, mesmo nunca tendo um caso fora do casamento.
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo. Ambas são confundidas, mas extremamentes diferentes. Eu creio que lealdade é uma qualidade, e fidelidade seria ter ou não caráter.

    Beijão tia :*

    ResponderExcluir
  3. Fidelidade é uma palavra que remete ä obrigatoriedade. Ou seja, você é fiel porque é assim que tem que ser e pronto!Lembra condicionamento, treinamento, sei lá! Lealdade, ao contrário, é uma atitude espontânea, simples.Não exige sacrfício, nem esforço. Sem dúvida, são coisas completamente diferentes. Tópico bacana e bem apropriado!

    ResponderExcluir
  4. Quero só comentar que existe a fidelidade ao próprio coração que faz a diferença num mundo em que as pessoas vivem traindo a si mesmas! Por isso mesmo as pessoas que assim agem muitas vezes podem incomodar... nem todo mundo gosta de ver alguém tão fiel a si.

    ResponderExcluir
  5. Estou vivenciando um momento muito difícil na minha vida e a dicotomia da traição está presente em minhas reflexões. Lealdade e Fidelidade são diametralmente opostas, sim. Estou sofrendo hoje não pela infidelidade, mas pela falta de lealdade: meu namorado estava transando com outro em nosso apartamemto. O que cada um faz com seu corpo, é um realmente pessoal, desde que as decisões tomadas não interfiram, não prejudiquem, não fluidifiquem o relacionamento. Gostaria de estar mais bem preparado para a situação que estou vivendo, mas é que eu estava preparado para a infidelidade e não para a deslealdade.

    ResponderExcluir
  6. Vivo ao lado de alguém que é infiel.Quando descobri pensei em tudo que uma mulher pensa, vou morrer, vou sumir,desistir de tudo mas depois de todas as fases e muitas conversas, vi a diferença entre ser leal e fiel, mantive o relacionamento. A cada dia percebo que recebemos conceitos demais, que o dia a dia é que nos fará amadurecer e evoluir como imaginavamos que seria ao ficarmos adultos.

    ResponderExcluir