quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Homens também entram pelo cano!

Sei lá porque, mas costumo receber alguns e-mails com pedidos de opinião sobre os mais diversos assuntos, especialmente sobre relacionamentos. Já avisei que não sou especialista em nada e, inclusive, até me acho bem tonta, praticamente uma pamonha de Piracicaba. Mas vá lá, se meus comentários podem ajudar em alguma coisa, não custa dar um pitaquinho, né? Ontem recebi o e-mail que mostro a seguir, previamente autorizada por quem me enviou. Vê se pode:


"Oi Tania. Navegando por aí encontrei seu blog e percebi que você gosta de escrever sobre coisas do coração. Estou numa situação que só a psicanálise poderia explicar. Conheci uma garota na Internet e comecei a me corresponder com ela. Logo de cara ela disse que me adorou e que gostaria de se relacionar comigo. Trocamos mais uns 3 ou 4 e-mails. Na quarta ela me dá o número do celular. Na quinta, ligo pra ela. Ela atendeu e disse que até sentiu um frio na barriga. Marcamos um encontro pra sexta. Ela definiu a hora (21 h) e o local (um barzinho na rua que ela mora). Às 21:03 h ela me liga. Pergunta se eu já cheguei. Digo que sim e que estou sentado na primeira mesa da calçada. Ela diz que logo vai me encontrar. Eu espero até às 21:45 h. Começa uma chuva gigantesca, eu esperando e nada. Às 22:15 h eu peço a conta e vou embora. No sábado ligo pra ela pra saber se houve algum problema e só cai na caixa postal. Deixo dois recados e nada. No domingo ligo de novo e cai na caixa postal. Deixo novo recado e nada. Na segunda eu ligo, ela atende, finge ser outra pessoa, diz que vai dar o recado, volta no telefone e diz que a pessoa pra quem eu liguei pediu pra eu voltar a ligar depois de 10 minutos. Eu ligo depois de 10 minutos e só cai na caixa postal. Deixei dois e-mails de despedida pra ela. O que você acha? Dá pra entender uma coisa dessas? Hoje já é terça feira da semana seguinte e ela ainda não me ligou. Eu também não vou ligar. O que você acha disso? Obrigado." 


O que eu acho disso? O QUE EU ACHO DISSO??? Rapaz!... Cê tá de brincadeira, né? Pera aí, vai... Deixa colocar um pouco de juízo na cabeça e mais amor no coração pra ver se consigo ser um tantinho menos megera... Bom, vamos lá:


Primeiro fiquei bem curiosa pra saber em que site você estava navegando quando se deparou com essa figurinha rara. Seria qualquer coisa ligada a relacionamentos "sado-masô"? Porque, fala sério!... A mulher é uma espada de samurai e você é o bucho que vai tomar a rasgada! 


Mas tudo bem, de certa forma até te entendo. Também sou o tipo de pessoa que insiste em acreditar no ser humano e desconfiar é um verbo que geralmente não faz parte dos meus relacionamentos pessoais. Me abro toda com pessoas com as quais simpatizo, conto e faço coisas que nem devia... E, pior, sempre acho que os outros serão bacanas comigo também. Aí o que é que acontece? Me ferro, me ferro, me ferro! Um dia eu aprendo. É como costumo dizer: se até um hamster sabe que se apertar a campainha 1 toma choque e se apertar a 2 ganha comida, certamente eu também chego lá. Choque dói! Então, meu caro, o que é que eu posso lhe dizer, senão pra tirar já o dedo da campainha 1? Ah, sinceramente, né?... 


Não sei quantos anos tem a famigerada, mas imagino que seja bem novinha, apesar de acreditar que comportamentos infantis independam de idade. O problema é que a moça é totalmente desprovida de um sentimento básico, sem o qual é impossível haver uma troca bacana: EMPATIA. Não sei se consciente ou inconscientemente, vejo que ela só faz o que tem sentido pra ela mesma, sem se importar com as consequências. Falando claramente, ela não está nem aí pra você, sinto muito.


Acho que você deve parar já de concentrar sua energia pra entender o que ela fez, porque uma coisa dessas não tem outra explicação, senão imaturidade. Não vale a pena perder tempo esperando que ela se manifeste, até porque você já viu que esse relacionamento será um eterno martírio. 


Que tal se voltar pra uma questão realmente importante: o que VOCÊ espera conseguir de uma garota tão bobinha? Não acha que seria muito melhor se abrir pra novas possibilidades, encontrando alguém que te trate com o respeito e atenção que gostaria de receber? 


Ninguém jamais deve aceitar menos do que merece. Isso só traz decepções e um sofrimento bastante dificíl de superar, vá por mim. 


Ufa, me desculpe, mas fiquei feliz agora. Já não me sinto uma coió tão solitária nesse mundão cheio de gente espertinha e desencanadérrima. É chato dizer, mas dá um um alívio danado ver que homens também entram pelo cano. Se conforme, tá? No meio de tanta gente safa - e cafa - ser ingênuo é uma arte.

15 comentários:

  1. Vejamos: Um rato de laboratório precisa de uns 2 choques prá saber qual campainha apertar, certo? O ser humano demora...demora..deixa eu pensar...demora.. mais de uma encarnação prá aprender! E a sua supresa, Tania, com relação aos homens também sifu procede. Porque o mais comum é ver as mulheres apertando certos homens, oops, certas campainhas infinitas vezes. E esse moço aí pegou o lado menos inteligente da "alma feminina". Você tem o telefone de algum rato de laboratório aí?rs

    ResponderExcluir
  2. Sempre digo que a vida é uma eterna piada, se tratando de relacionamentos, pois quando vc é o bonzinho, vc arruma uma pessoa que te sacaneia… E quando vc é sacana, vc arruma uma pessoa boazinha (só lembrando que quando vc tenta ser bonzinho com a pessoa boazinha, ela vai e te sacaneia tbm!… aehuaehaeuhaeuhae), existem suas exceções, alias, existem casos que não se descobriu nada AINDA… Não há como fugir. Só gostaria de relembrar que “aprontar” não é botar chifre, pode ser fazer hora com a cara dos outros, prometer uma coisa e não cumprir, mentir, fazer tudo que os outros opinam com a pessoa que gosta dela… Enfim qualquer coisa que possa afetar negativamente um relacionamento.

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise! Li os seus dois textos e só preciso dizer uma coisa; O ser humano ainda me consegue surpreender pelas atitudes que tem em pleno sec.XXI, tanto pela negativa quanto pela positiva; infelizmente tenho que aceitar que me impressiona mais pelas atitudes negativas. Este miúdo, tendo em conta a sociedade actual, me surpreende pela ingeniudade. Um beijinho e tudo de bom.
    Emília

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, amiga...chamei-a de Denise; não sei como troquei, pois estou consciente de que é Tânia. Sabe como aqui em Portugal? É culpa do PI e mais iuma vez, perdão pela tradução...puta da idade.. Beijos
    Emília

    ResponderExcluir
  5. O amigo se recusa a entender a mensagem que a garota transmitiu claramente com seu silêncio. Ela foi uma sacana? Foi. Mas se ele continuar nessa será muito pior. O jeito é tirar algum proveito da situação.
    Na hora que tomei um pé na bunda sensacional, simplesmente não processei a informação. No dia seguinte caiu a ficha. Aí, chorei que nem uma condenada. Mas, ao contrário do que a gente pensa, passa. Ihhh…se passa!
    Minha volta por cima ocorreu em todos os sentidos. Fiquei muito mais esperta na vida pessoal e até profissional.

    ResponderExcluir
  6. Não importa quantos foras tenhamos tomado, nem quantos mais iremos tomar, não importa quantos demos, nem como iremos enfrentar, a grande questão é que continuaremos errando e acertando, nos apaixonando, nos envolvendo, desejando que aquela seja a pessoa certa, que nunca acabe, e isso é o que faz a gente ter a confiança de que a vida é boa demais para ficar curtindo crise existencial,ainda mais por quem sequer sabe nos valorizar.

    ResponderExcluir
  7. Fala sério, hoje as Divas estão aprontado todas. Tadinho está de coração partido. Parabéns querida Tânia você é ótima. Beijos Eudes

    ResponderExcluir
  8. Por conhecer tantos casos de relacionamentos que iniciaram pela internet, o que penso que aconteceu foi:

    Ela chegou ao local, olhou vc e não gostou. E fugiu.

    Sem vergonhas fazem isso. Tanto homens quanto mulheres.

    Mudaram as ferramentas, nada mudou...

    ResponderExcluir
  9. Sei que ninguem me perguntou nada mas vou falar assim mesmo, ela foi até lá viu sua cara e não gostou, ja dava pra ter percebido na primeira, mas acho que temos que desenhar!!!!

    ResponderExcluir
  10. Acho que todo mundo tem o seu momento "me dei mal", independente de ser mulher ou homem...Que bom... as coisas se igualam..

    ResponderExcluir
  11. Isso não é só um cano é uma conexão completa. rsrsrsrs
    Bj Tania, sempre me divirto passando por aqui.

    ResponderExcluir
  12. Realmente, entramos pelo cano!!!! Lindo texto, bem contextualizado. Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Olá, pessoas! Desculpem-me pela ausência. Mas, vamos lá:

    ROSE: Tem razão, os ratinhos têm mais tutano que muita gente (que eu, com toda certeza!). Mas daí a querer o telefone do rato já é demais, não é não? Determinadas paradinhas se resolvem muito melhor se a outra parte for bem alienada. Acho que vou ver se o autor o e-mail em questão me autoriza a te dar o número dele. kkkkkkk!!!! Brincadeirinha, brincadeirinha!...

    RAFA: Então, não é mesmo uma complicação esse negócio? Mas sabe o que eu acho? Que quando as coisas não saíram do jeito que a gente esperava é porque aquela não era a pessoa certa. Então, quanto antes evaporar, melhor. O problema é que as pessoas insistem em não dar atenção alguma aos sinais de que algo pode sair errado. Insisto muito nisso, os sinais estão presentes desde o início e não adianta ignorá-los, porque não demora nada nada pra que eles se transformem em decepção, isso é líquido e certo.

    EMÍLIA: Amiga, amiga... Vinho do Porto é uma delícia, mas é melhor maneirar, senão vem aqui e me chama de Denise. kkkkkkkkkkk!!!! Ah, achei lindinha a expressão "miúdo"!... Pois é, ele surpreende pela ingenuidade mesmo. Caramba, e como gosta de sofrer! Enfim, espero que depois dessa ele fique um tantinho mais esperto e crie menos expectativas, principalmente em torno de quem ainda nem conhece, né?

    MÁRCIA: Olha, seu comentário corresponde àquela famosa expressão: "até um pé na bunda te faz andar pra frente". É isso mesmo, de tudo se tira algum proveito. Assim como você também aprendi bastante com decepções que sofri. E sem dúvida por causa disso a gente melhora em tudo, inclusive profissionalmente. É porque a gente cresce, né? Espero que o mesmo aconteça com esse nosso amiguinho.

    HELENA: Sem dúvida é bem melhor arriscar do que nem agir. É isso mesmo, depois de um tombo é só levantar, sacudir a poeira e seguir em frente.

    EUDES: Ficou com dó do miúdo, é? kkkkkkkkkk!!!! Ah, confesso que também fiquei. Não é fácil se decepcionar, ainda mais sendo tão novinho. Mas, cá entre nós, ele bobeou bem, não é não? Tenho certeza que não cai mais numa dessas. Bom, é o que espero...

    ERALDO: Caramba, acho que você acertou na mosca! Não digo que sou até mais pamonha que a pamonha de Piracicaba? Nem tinha pensado nessa possibilidade! É lógico que ela deu uma olhadinha na moita e fugiu da raia... Também, quem manda fingir que é o Gianecchini, né? kkkkkkkkkkkkkk!!!!

    CIL: Oras, ninguém perguntou, mas sua opinião é muito importante para nós. Ih!... Baixou um telemarketing na minha insignificante pessoa! kkkkk!!! Pô, quando vi seu comentário é que me dei conta que deveria ter perguntado sua opinião antes de fazer a postagem. Assim como o Eraldo, acho que você também acertou na mosca.

    SARA: Ah, que bom te ver por aqui novamente! Pois é, ninguém nesse mundo escapa de umas boas invertidas. Decepções fazem parte da vida e devem ser encaradas com naturalidade. O importante é saber botar a fila pra andar, né?

    MÁRCIO: kkkkkkkkkk!!!! É verdade, o mocinho fez questão de passar pela tubulação inteira e o pior é que, pelo jeito, ficou entalado. kkkkkkkkkk!!!

    MANOEL: Seja muito bem-vindo! Então, não é por malvadeza, mas que é uma delícia saber que homens também se estrepam, ah... Ô se é! kkkkkkkkk!!!!

    BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir
  14. aahuahuahauhauha......desencana que a vida engana.......tá faltando experiência e malicia de vida para ele.

    ResponderExcluir
  15. Tânia querida. O mal de tudo isso ainda é o maior clichê: a substituição da vida real pela virtual. Será que ainda estamos falando em carência, dificuldade de relacionamento, comunicação ou de crise de identidade?
    Já não sei mais a razão, e, apesar de ser banal ainda é difícil entender. Não falamos com nossos vizinhos (tá legal, mais um clichê), só "usamos" as pessoas-máquinas, não percebemos as pessoas-paisagens e esquecemos completamente das pessoas-pessoas.
    Mas juro que eu tento entender, imaginar como é que começa um relacionamento virtual: "Oi, quer tc?". Um dia quem sabe eu consigo.

    ResponderExcluir