sábado, 26 de dezembro de 2009

The day after... Num guento mais ver panetone!

Ufa!...Primeira fase de festas superada. Agora o jeito é encarar cardápio internacional, até Deus sabe quando. Aqui tô podendo escolher entre comida francesa (restodonté) ou oriental (soborô). Chique! Panetone, dia e noite. Pernil? No café da manhã, almoço, lanchinho da tarde, jantar e, se bobear, até naquela providencial boquinha antes de deitar. O tender, coitado, já esturricou. É de lascar!



O pior são as calorias. A suadeira do ano inteirinho vai por água abaixo num dia só. Sai já do meu culote rabanada! Sai de mim, sai, sai saaaaaaaaaaaaaaiiiiiiii!!!!!!!!


O problema é que nessa época, alguns dias antes das festas propriamente ditas, tem uma porção de outras festinhas pra ir. É confraternização com amigos, comemoração no trabalho, enfim, a gente come, come, come e nunca mais para de comer. Aí fico achando que o miserê deve estar impregnado no meu ser, porque já tô morrendo de saudade do arroz e feijão de todo dia.


Bom, mas valeu. É até feio reclamar de comer demais, quando há tanta gente por aí que não conta nem com o básico em dia nenhum. Muito triste isso, de verdade.


Embora eu tenha minhas reservas quanto a essa época do ano, passei por dias bem animados e, pra variar, meio atrapalhados também. Primeiro foram as compras, nem preciso dizer o saco que foi transitar por lojas tão lotadas. Uma das coisas que mais odeio comprar (que me perdoem os bacaninhas de plantão) é brinquedo. Também não preciso dizer exatamente porque, né? Tá, dou uma dica: CRIANÇAS POR TODA PARTE!!! Olha, tudo bem que numa loja de brinquedos o público-alvo seja a molecada, obviamente. Mas vamos combinar que os fedelhos são espaçosos. Gritam, pulam, correm, mexem em todo canto. Imagine como é que fica a cabeça do cristão ao som de tanto berro, potencializado por outros barulhinhos adicionais: UIIIUIIIUIIIIIIIIII (sirene de carrinho de bombeiro...), TARRATATATARRAAAAAAAAAA (rajadinha de metralhadora...), UNHÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ (chorinho de boneco bebê!) e por aí vai...


Ok, é Natal, vamos em frente... Tento encontrar algo bacana pra presentear dois sobrinhos. Um problemão, os moleques têm de tudo! Fora que a criançada de hoje, com a cara na frente do computador o tempo todo, não me parece curtir brinquedos convencionais. Dureza, mas, de repente, dou de cara com um treco que achei legal: helicóptero com controle remoto. Uma réplica perfeitinha do helicóptero verdadeiro, mil luzes acendendo, hélices poderosas e voando de verdade. Pronto, achei. Hora de enfrentar o segundo problema: tratavam-se de dois irmãos, então seria necessário que os brinquedos fossem iguais, mas com cores diferentes. Procurei, procurei e, finalmente, achei um diferente do outro. Como etapa final da peregrinação, encarei a fila quilométrica do caixa. Saco, a loja, muito movimentada, não estava fazendo pacotes de presente. Toca levar papel pra embrulhar em casa. Pouca variedade de temas, um sufoco achar papéis que não ofendessem a maturidade (e masculinidade) dos meninos. Tudo certo, lá fui eu fazer os pacotes. Caraca, acredita que ficou faltando 1 cm pra cobrir a caixa toda? 1 cm!!! Taquelavida, precisei usar a imaginação e fazer um remendo. Até que ficou legal. Bom, tanta complicação certamente valeria a pena. Os brinquedos eram geniais, estava convicta de que ia arrebentar a boca do balão.


Jingle bell, Jingle bell... Eba! Chegou a hora de dar os presentes pros meninos. Ah, tava doida pra ver a carinha deles! Se meu filho, um galalau de 25 anos, adorou as engenhocas, é claro que eles gostariam também! Uhuuuuu!... Até que enfim dei uma dentro! Entrego os pacotes e...


- Tia, a gente já tem helicóptero de controle remoto...


Ah, quer saber? Cheeeeeeeeeeeeega! Dá licença, que vou lá comer mais um bocadinho de panetone mofado, tá? Fui!

16 comentários:

  1. Salve, salve!
    Beleza notar que muita água rolou por baixo da ponte durante minha ausência. Esse problema de comer sobras o maior tempão eu não tenho. Porque ao invés de comer, bebo. Essa é minha estratégia pra não sofrer com dor de cabeça posterior. Evito a ressaca me mantendo bêbado o tempo todo, o negócio é bebemorar. Por falar nisso, se tiver algo errado aí não repare, meu teclado insiste em rodar. Bem que eu vi que essa porcaria não prestava! ahauahuahauha
    Tania, um big 2010 pra vc! Bj!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkk, amei o texto, eu também detesto comprar presentes, nunca acerto. O pior é a cara o presenteado(a) quando recebe e tem que fingir que ficou feliz. Ninguém merece.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o maior problema é arranjar espaço na geladeira para guardar tanta sobra. Na minha geladeira já não cabe nem pensamento. Mas é como você falou, precisamos dar graças a Deus por ter esse "problema" para resolver. Horrível é precisar administrar a fome. Eu também me diverti muito com a história do helicóptero, criança não é fácil.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um amigo personal trainer que disse uma coisa há uns anos atrás, que nunca mais esqueci: "o verdadeiro problema não está no que comemos entre o Natal e o Ano Novo, mas sim no que comemos entre o Ano Novo e o Natal".

    ResponderExcluir
  5. Não compreendo esse conceito de 'comi demais'...O que são sobras? Aqui nunca sobra nada não! rsrsrs Meu nome é draga! kkkkkkk E ouvi dizer que calorias são seres extra-terrestres que invadem nosso guarda-roupa à noite e encolhem nossas roupas! Bom, presentes prá crianças? Dê dinheiro! Uns dólares ou euros, que são mais chiques. A molecada já tá toda contaminada pelo capitalismo selvagem mesmo. Não tem mais salvação não. Sai espírito natalino, entra espírito de porco! Hummm porco..., ainda tem lombinho?

    ResponderExcluir
  6. Menina...patenone é o fim...e o quanto que a gente ganha no final do ano....eu tenho até vergonha mas despejo tudo nos conhecidos...até minha mãe ganha...ainda tenho dois aqui...presente para criança graças a Deus não tenho que comprar...
    espirituoso e inteligente, novamente...seu post...
    bjs
    edu

    ResponderExcluir
  7. Olá Tania! Vi o link do seu blog no Twitter e vim dar uma espiada. Seu texto é otimo, vou passar a te acompanhar.
    Esse negócio de contentar criança não é moleza. Semana passada, por causa do rebuliço com o Natal, precisei tomar conta dos meus sobrinhos. Um chegou revoltado, porque não pôde sair com a mãe. Chutou e mordeu o irmão. Cuspiu na minha irmã. Me olhou e partiu pra cima de mim, até que o peguei pelo braço, sentei na cadeira e gritei para que ele ficasse quieto(aprendi no manicômio que às vezes o grito é melhor que eletrochoque). Depois do meu grito, silêncio. E o moleque ainda veio me dar um abração quando a mãe veio buscá-lo de volta. Uns gritinhos de autoridade funcionam bem com criança folgada.
    Voltarei mais vezes, parabéns pelo blog! Abração!

    ResponderExcluir
  8. Sempre rio quando venho ao seu blog. Obrigada por tanta gargalhada!!! Acho que acontece isso com toda a gente...corrida, stress, comida a mais. Comigo ainda há uma coisinha para piorar; o meu marido faz aniversário a 23/ 12, eu a 26 e o André e Marta a 28( não são gémeos, um faz 33 e ela 28. Como vê tenho mais estes paresentes para comprar; festa já não faço, pois eles comemoram com os amigos num restaurante, isso a filha, pois o André agora já tem 2 filhos, O Lucas de 2, 5 anos e a Eduarda de 5 meses; fica em casa que é o remédio. Bem..agora quero é desejar-lhe um bom ano de 2010 com a mesma boa disposição e sem panetone; muita saúde para todos aí e divirta-se! Que sejam sempre muito felizes. Foi um prazer muito grande conhecê-la e neste novo ano com certeza que iremos continuar a nossa amizade, cimentando-a cada vez mais. Bendigo a hora em que me decidi acriar o Começar de Novo, pois foi de facto um começo de novas e boas amizades e isso é muito importante para mim. Fique bem e seja MUITO FELIZ, Um montão de beijos
    Emília

    ResponderExcluir
  9. JACK: Ô meu Deus! Custa tanto a aparecer e vem trançando as perninhas? Pô, assim não dá, meu filho! Vai tomar um chá de boldo, vai! kkkkkkkkkk!!!!

    WANDERLEY: Pois é, gente enjoada é um saquinho! A gente fica numa sinuca de bico, isso sim. E olha que eu costumo observar bem antes de comprar o presente, viu? Vou te contar!...

    HELENA: Boa dica. Se eu precisar te dar um presente, já sei o que será. Uma geladeira mais espaçosa. Ah, até parece que tô podendo com isso! Te dou uma geladeirona, mas de isopor, serve? kkkkkkkkkkkk!!!!

    CRISTIANE: É duro admitir, mas esse seu amigo boca santa aí tá certíssimo! Ah, mas vou continuar fingindo que foi tudo culpa do Natal e pronto. Engordei uns 10 quilos num dia só, dá pra acreditar nisso? Peru gordurento do inferno! kkkkk!!!!

    ROSE: kkkkkkkkk!!!! Aí não sobra nada não? Sei... Não sobra na geladeira, no fogão, em cima da mesa... Mas, em compensação, depois dessa comilança toda, fica é sobrando na... Deixa pra lá, vai! kkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Ok, acho boa a ideia de presentear os guris com grana. Mas já pensou qual seria a quantia que iria contentar os tiraninhos? Sou pobre, fia! kkkkk!!!!

    EDU: Ah, esse truque de passar panetone pra frente já é manjadão, hein?! kkkkkkkkk!!!! O pior é que todo mundo faz isso. Já me aconteceu de dar o mesmo panetone pra quem havia me presenteado com o dito cujo. Maior furo! Nem olhei o prazo de validade, mas vai saber se a mesma encrenca não tá rodando por aí desde o ano passado? Depois dessa, vou começar a marcar meus panetones, é o jeito de não passar carão! kkkkkkk!!!

    RICARDO: Que legal saber que você encontrou meu blog através do Twitter. Isso é obra da comilona ali de cima, a Rose. Caramba, vi que você é bem didático e cheio de psicologia infantil. Mas, me conta aí: depois do berro, já deu uma olhadinha pra saber se o menino ainda fala? Se escuta? Se movimenta? Acho que o infernalzinho ficou "de trauma", coitado! kkkkkkkkkk!!!!

    EMÍLIA: Bom, até eu mesma acabo rindo de tanta desgraceira que me acontece! kkkkk!!! Caramba, todo mundo aí faz aniversário na mesma época! Isso não é moleza não. Festa nem seria problema, porque dá pra fazer tudo junto. Mas presente? Ih, aí não tem jeito!... O pior é que os aniversários são todos grudadinhos no Natal, o que sugere dois presentes pra cada um. Ou então um só, como é meu caso, que faço aniversário no próximo dia 31. Uma injustiça esse negócio, vou tomar uma providência, isso sim! Querida, é bom saber que sempre está por aqui, viu? Realmente sua amizade foi um belo presente que recebi em 2009.

    BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir
  10. Caríssima!!

    Um ano de 2010 A B S U R D O para você e seus afetos... E que essa sua alegria seja uma constante nos anos que ainda estão por vir. bjos...

    ResponderExcluir
  11. kkk Adorei!!! No que diz respeito às crianças, não sou profunda conhecedora, mas acho que a Rose tem razão. Já vai longe o tempo que se contentava um guri com pião de madeira ou bolinha de gude! Os tempos são outros! Tecnologia high tech e sei lá mais o quê! Quanto às sobras, recomendo o programa da Palmirinha Onofre. Com certeza ela passará a semana todinha ensinando a reaproveitar as sobras! É isso aí, amiguinha!

    ResponderExcluir
  12. Me divirti muito com esse texto. Mesmo. Mas não sei se gostei de me transportar de volta ao caos que foram esses dias através do seu blog... quer dizer... gostei! A parte das comidas é realmente demais. Taí. Não tinha reparado que essa época do ano é uma das que mais passo melhor quanto à comilância. Amo comer.

    Um lado bom.

    Valeu!

    (Amo suas visitas!)

    A você desejo um 2010 ainda mais inspirado e com muitos momentos de felicidade!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olááá querida Blogueira,
    1º seu blog tem uma carinha apaixonante!
    Haha eu amei o seu post... Nossa mas vou te falar tudo isto é praxe do NATAL huahua... Eu até gosto de comprar presentes o que sofro é na hora de começar a tirar a grana do bolso, óia e eu gasto heim hahaha...

    Agora vou te falar, Natal é uma coisa mesmo viu, tanta comida, tradições e etc. Mas eu amooo tudo isso, e a comida de natal então? Ai ai ai, seguuuuuuuuraaaa a balança neeeh haha

    Adorei seu blog linda...
    Passarei mais vezes por aqui...

    Beijo grande

    http://joycebc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Por falar em...
    Aqui em Brasília panetone virou piada! Contudo quase faltou panetone nos mercados!(é sério.) Adorei o teu texto, feliz 2010 e obrigado a visita!

    ResponderExcluir
  15. MARCOS DHOTA: Valeu, caríssimo! Também espero encontrar mil outras loucuras no seu blog, que é genial. Sou fã e recomendo!

    ELAINE: kkkkkkk! Lembrou muitíssimo bem. A Palmirinha Onofre há de dar aquele jeitinho especial "pras sobra das nossa amiguinha". Mas olha que mesmo com todo jeitinho do mundo, desconfio. Vai me dizer que fica gostoso qualquer treco feito com peru véio? Aliás, de "peru véio" quero a maior distância, isso sim. kkkkkk!!!!!

    ERALDO: Não vai me dizer que você também é adepto das sobras, assim como minha amigONA Rose... Olha lá, hein?! A sobra desaparece da sua mesa, mas não demora nada a dar as caras aí no seu corpitcho! Também amo e, como já contei, espero por suas visitas!

    RAFAEL: Legal te ver aqui. Mais legal ainda foi saber que te diverti. Volte sempre, please!

    JOY: Gasta muito comprando presentes, é? Óia que eu preciso ficar sua amigONA urgentemente! kkkkkkk!!!! Mas é isso mesmo, a gente reclama, reclama, só que o Natal é mesmo uma festa bacana. E a comilança, então, é uma "diliça"! Volte sempre sim, vou adorar!

    CASA XV: Olha, aqui em Sampa tem panetone pra todo canto. Nos supermercados, na padaria, em cima da minha mesa, no meu armário, em tudo que é lugar. Uma invasão de panetones alienígenas, só pode ser isso! Nuntoguentandomais!!!!!!!

    BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir