quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Presentes... Que martírio!

Preciso confessar que esta época do ano é um tormento pra mim. Calma aí, não sou nenhum Grinch. Adoro ver filmes de Natal, curto a decoração, me empanturro de panetone... Mas o que me incomoda, de verdade, são as atitudes obrigatórias, convencionalmente impostas nessa ocasião. E ainda pior que ouvir "boas festas" só da boca pra fora, vindo muitas vezes de quem sequer se lembra da sua existência durante o ano todo, é ter que dar conta da listinha formal de presentes que não podem faltar. 



Presente pode se tornar uma dor de cabeça daquelas, dependendo de quem vai receber. Não é fácil agradar a gregos e troianos, especialmente quando o que conta não é a intenção, mas sim o valor material que a coisa tem.



Anteontem li, estarrecida, a seguinte notinha da coluna social da Folha de São Paulo:


A lista de Carrasco

Quer saber o que artistas famosos deram de presente de aniversário para Walcyr Carrasco, autor da novela "Caras e Bocas"? Está tudo na página dele no Twitter. "Flávia Alessandra e Otaviano me deram um bolsa masculina incrível Louis Vuitton e o Malvino (Salvador) um super vinho! Camisa Zegna (Ermenegildo Zegna) linda da Débora Evelyn, Champagne Cristal da Beth Mendes (uau!), jaqueta Armani do Marcos Pasquim". Reclamação: "O Luigi Baricelli não me deu presente! E foi na festa!".



Sorte a minha que não sou amiga do Walcyr e não fui convidada pra festa dele. Fico só imaginando o que ele diria quando recebesse a clássica camisa polo comprada nas Casas Pernambucanas que eu lhe daria. Daquelas que antes de colocar no pacote você corta o preço com a tesoura e deixa o resto da etiqueta pendurada pra poder trocar se for preciso. E ainda recomenda a quem ganhou que aguente a pinicação e só arranque a etiqueta depois de experimentar.



Outro dia uma amiga minha se viu sufocada numa saia justíssima, por causa do alto nível de exigência de uma pessoa. Estava reunida com um pessoal, quando resolveram fazer o sorteio para o amigo secreto. Uma das participantes, de imediato, alertou: "Já vou avisando que não quero presente porcaria! Quem me tirar vai ter que caprichar muito. Olha lá, hein?!". Suor frio geral e começa o sorteio. A exigente tirou o primeiro papel. Minha amiga tirou o segundo e... Socorro, pegou justo a chatinha! Incauta até não poder mais, imediatamente devolveu o papel, dizendo que tirou a si mesma. Um berro ecoou no ambiente:




- MENTIRA! Quem tirou você fui eu!!!



- Ai!... É que... ba... bi... pa... ti... mo...




Pois é. Diante dessa, só mesmo gaguejando até perder a fala e ficar muda pro resto da vida.



Bom, sei lá se sou um ET, mas sempre acreditei que presente é uma delícia de dar e receber, não importando nadinha o valor da coisa. Caramba, inúmeras vezes ganhei coisas que não usaria jamais e não vi o menor problema nisso. Não peço pra trocar, não reclamo, enfim, agradeço sinceramente e passo adiante em outra oportunidade, se for o caso. O que não serve pra mim, certamente há de servir pra alguém. Penso que só o fato de ser lembrada já é uma maravilha. Presente se dá por consideração, não por obrigação. Se estou precisando de algo, trabalho, ganho meu próprio dinheiro, vou lá e compro. Ninguém tem o dever de satisfazer as necessidades materiais do outro, a não ser, é óbvio, que seja o provedor da pessoa.




Enfim, cada um é cada um e faz o que bem entender. Mas eu, com toda certeza, sempre vou preferir trocar gestos forçados por sinceridade. Nem que ela venha na forma de um simples abraço, que supostamente não custa nada, mas, quando verdadeiro e caloroso, não tem preço.

10 comentários:

  1. Tudo bem desde que vc demonstre a sua consideração por mim com aquela tv de plasma de 102 polegadas rsrs ...Esse povo do Walcyr Carrasco aí é um bando de baba ovo prá conseguir papel na novela. Ficou bem claro que o fela "vende" personagem qdo ele fala q o Luigi não deu presente...Esse cabron faz teste do sofá. Garanto.

    ResponderExcluir
  2. Ah, não seja por isso... Desde que você agradeça com um abraço apertadinho e as chaves daquela Ferrari que ando de olho. kkkkkkkk!!!! É por aí mesmo, o povo adula o cabra pra fazer parte eternamente da lista de elenco dele. Até aí, "normal". O problema é o sujeito alardear isso, né? Bom, penso que a gente sempre tem o que merece. Se ele acha que falsidade é uma delícia, desde que venha acompanhada de grifes, então que se regale!

    ResponderExcluir
  3. Um abração caloroso, carregadinho de amizade para lhe desejar um Feliz Natal; para mim esse também é o melhor presente; por causas desses ptoblemas todos é que cada vez dou menos presentes e qualquer dia fica só para marido, filhos e netinhos- BOM NATAL, amiga.
    Emília

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Descobri que sou um Grinch! rsrs

    Não gosto de nada disso que acontece no natal, salvo o tempo sempre nublado que se faz em Bélém do Pará nessa época do ano, e o clima de esperança, ainda que na maioria das vezes tolinho que se alastra por tudo quanto é canto.

    Maaaas, quando tenho que me ver em ambientes no qual se exige trocas de presentes, tipo amigo oculto, assino em baixo tudo o que você falou.

    Até hoje eu lembro que eu deixei uma menina chorando durante toda a festa de amigo oculto porque dei a ela um urso de pelúcia. Como é que eu ia saber que justo aquela menina não gosta de urso de pelúcia, pelo amor de Deus?

    Amei seu post!

    ResponderExcluir
  5. Tânia, parabéns pelo blog! Estou prestigiando a poucos dias o seu blog, mas tempo suficiente para dizer que me viciei em lê-lo... Mais uma vez, parabéns! Abraços graciosos, Graciele.

    ResponderExcluir
  6. Um forte abraço e que seu natal e o novo ano que esta por começar sejam maravilhosos!bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom, sobre a tal listinha do Walcyr, ficou faltando o presente do macaco! Afinal, se não me engano, ele é o protagonista da novela!kkk Agora, sobre os presentes em geral, é como você mesma diz, basta que a pessoa perca um pouquinho do seu tempo, prestando atenção no presenteado. Não tem erro! Sempre há alguma coisinha, por mais simbólica, que irá agradar com certeza! Em tempo: Aos que não conhecem a dona do blog já aviso que ela é uma presenteadora de primeira! Nunca erra! E é por isso que vou na linha da Rose e deixo aqui minha sugestão - uma simples viagem à Grécia irá me agradar demais!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Esqueci. Adorei a historia da sua amiga sobre amigo secreto. Kkkkkkkkkk Lá no meu trabalho eu parei de participar faz anos. Nem me convidam mais hahaha Tbém eu fui clara: vai q eu tiro quem eu não gosto. Já tenho q ser falsa com meus entrevistados e não vou fazer hora extra de sorriso amarelo não! Opção p baratear meu presente: compre 2 passagens p Grécia! Quem sabe vc ganha desconto...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Pior é que tem gente que se submete a isso para não parecer chato, anti-social, egoísta e pão-duro. Mas ser hipócrita não tem problema, né? Cada uma…

    ResponderExcluir
  10. EMÍLIA: Já a considero uma amiga querida. Obrigada por estar sempre por aqui me apoiando. Também lhe desejo um belíssimo Natal, viu?

    ERALDO: kkkkkkk!!!! Então quer dizer que você é um Grinch autêntico? Pensei que sou eu é que era ruim! kkkkk!!!! Mas é verdade sim, mesmo contrariada também chego a sentir alívio quando noto um sinalzinho de esperança nessa época. Ah, mas essa do ursinho de pelúcia foi genial! kkkkkkk!!! Olha, eu também sou uma mulher que nunca gostou de ursinho de pelúcia. Quer dizer, até teve uma vez que adorei ganhar um. Meu marido, sabendo da minha aversão pelo brinquedinho, me fez uma belíssima surpresa. Teve a capacidade de pedir a alguém que colocasse no meio do recheio do bichinho um anel maravilhoso! Ah, assim pode me dar quantos ursinhos quiser! E lá sou besta?!

    GRACIELE: Puxa, que delícia saber que tem alguém me acompanhando com tamanho interesse! Obrigada!!! Já dei uma bela olhada no seu blog também e adorei. Já já passo por lá novamente pra deixar um pitaquinho!

    ANDRÉ: Outro abração pra você, também com o desejo de festas maravilhosas e um ano novo pra lá de especial.

    ELAINE: kkkkkkkkk!!!! Bom... Acho que não vai adiantar muito o macaco querer fazer uma média com o Walcyr não. Afinal, me parece que ele terá uma atuação meio limitada na TV. Vamos combinar que mesmo nessa primeira participação já deu o que tinha que dar, né? Pois é, presentear alguém não é tão complicado quanto parece. Basta mesmo prestar atenção nos hábitos da pessoa, que aí não tem erro. Já quanto ao presentinho que te agradaria, espero que encontre uma boa alma que te dê. E me coloco como acompanhante desde já. Que tal?

    ROSE: conheço bem sua sinceridade, é mais afiada que a navalha do barbeiro de Sevilha. Vou treinar bastante, só pra ver se um dia minha boca fica tão dura quanto a sua. kkkkkkkkkkk!!!!

    HELENA: Oras, o jeito é dançar conforme a música que o mundo inteiro toca, se sacudir em ritmo próprio não pode. Mas ser falsinho pooooooooode! Vai entender!

    BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir