sábado, 4 de junho de 2011

Dia dos Namorados sem ninguém



Dia dos Namorados se aproximando e lá vem uma enxurrada de lamentações. Uns porque não estão namorando, outros porque não poderão fazer aquele programinha especial, enfim... 

Tenho uma amiguinha virtual que de vez em quando me escreve pra falar de suas frustrações no campo sentimental. Tem o dedinho podre, coitadinha, e em geral se envolve com os caras errados. Agora está amarguradíssima porque vai passar o Dia dos Namorados sem companhia. Quer que eu lhe ajude a entender essa solidão, que considera tão injusta. Disse que no próximo e-mail vai enviar uma foto atual pra que eu veja se ela é feia e se é por isso que sempre se dá mal. 

Melhor não mandar não, porque se for um trubufu eu não vou ter coragem de dizer. Só o que posso fazer pra ajudá-la a achar um novo encosto é ensinar uma infalível oração a São Longuinho, com a expressa recomendação de que, ao encontrar outro porqueira, deve dar não apenas três, mas mil pulinhos (e se for a baranga que imagino, o santo merece até salto com triplo mortal).

Uma outra, então, reclamou que o novo namorado já saiu pela tangente, avisando que no próximo dia 12 é aniversário da mãe dele e, portanto, nada de comemoração íntima (nem coletiva, porque não a convidou pra festa da sogrinha). Ê, resmunguenta!... E daí? Mãe não pode ter nascido nesse dia, por acaso? Então. Bom... Não é por nada não, mas, por via das dúvidas, se eu fosse ela intimaria o meliante a mostrar o RG da respectiva progenitora. Não custa conferir o álibi.

Tá, tá, eu sei que é difícil desencanar, que nessa época não se ouve falar de outra coisa e, ainda pior, a alegria alheia incomoda. Mas gente, esse é apenas mais um dia do ano, como outro qualquer! O negócio é não se deixar levar pelo apelo comercial e tentar se envolver com outras coisas (nada de filmes melosos ou músicas "dor de corno", tá?). No dia 12 de junho, como em todos os outros dias, vai amanhecer, vai entardecer e vai anoitecer. Basta um piscar de olhos e puf!... O dia acaba.

Bem pior que passar um único dia sem comemorar ao lado de alguém é ter que amargar o ano inteirinho na companhia de um traste, só pra mostrar que não se está sozinha. O jeito é relaxar e deixar rolar, a pessoa certa surge quando menos se espera. Aliás, cá entre nós, a pessoa certa é sempre a gente mesmo, né? Que precisa aprender a ser feliz sem depender de nada, nem de ninguém.

“Se só quiséssemos ser felizes, conseguiríamos com facilidade. Mas desejamos ser mais felizes que os outros e isto sempre é muito difícil, porque achamos que os outros são mais felizes do que na realidade são.”
(Charles de Montesquieu)

Ilustração: CEÓ PONTUAL

8 comentários:

  1. Na vida, como você mesmo diz- de tudo fica um pouco. E precisamos sim passar dias, e não só o dia dos namorados, sozinhos, na nossa própria companhia. Lembro que saía com uma amiga e ficávamos bestificadas com o quão sem graça era a comemoração de muitos casais. E aquilo me fazia pensar tudo o que eu não queria ter- uma flor, uma pizza e uma noite no motel...nheca!

    Mas hoje...eu e meu cúmplice-amigo amante temos um acordo, de nunca sair no dia 12 de junho. Não é preciso exibir o amor em um único dia, certo?

    (Acho que já falei, mas adorei a roupagem do blog!)

    Bjs
    Um ótimo finde!

    ResponderExcluir
  2. capaz que eu ligo pra essas coisas...rs

    mas, gostei da coisinha lá de dar salto com triplo mortal...ahahaha, com certeza a moça em questão ( trubufu?) não vem aqui no blog né?...ahahaha

    Beijoooooooooooo

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Eu nem faço questão. 23 anos passando a data sozinho, um a mais, outro a menos... XD

    ResponderExcluir
  4. Ser feliz é, necessariamente, estar com alguém. Não credito que dá pra ser feliz sozinho. O ser humano é um ser social e, se não sociabiliza há algo errado! Eu comparo com a natureza de um modo geral. Os seres, quanto mais inteligentes, mas sociáveis são. Sociabilizar é viver experiências. Estar com alguem é sempre a oportunidade de descobrir mundos dentro de um mundo e ver esses mundos se transformando. E isso só é possivel quando se dedica a uma unica pessoa: ter esse privilégio de ver as transformações.
    Às vezes, as transmutações são pra pior, mas. . . . . faz parte!
    Se o dia 12 de junho passar em branco ainda tem o 14 de fevereiro, dia de São Valentim! kkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi Tania...
    Faz um tempinho que não comento por aqui...mas nunca deixei de ler seus posts.
    Mas lendo sobre este, senti uma enorme vontade de escrever um comentário.
    uma amiga solteira no momento e tendo tido váaaarios desamores por ai , escreveu algo muito interessante, e super humorado :"E dai se eu passar o dia dos namorados sem namorado, eu tambem não passo o dia do indio com um indio, nem finados com um defunto!"

    Bjssss
    Carmem - Maringá - PR

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Concordo, Tania, ter alguém só por ter não adianta nada. Essas datas comerciais mexem muito com a cabeça e com o coração das pessoas. Solidão é muito relativa, alguém pode se sentir sozinho mesmo se estiver no meio de milhões de pessoas, e ao mesmo tempo se muito feliz estando sem companhia o tempo todo. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  8. DIU: olha, se tem uma coisa que não suporto é ter que fazer algo só porque todo mundo faz. As pessoas são engraçadas, meio miquinhos de circo. Adestradas pra se repetirem à exaustão. Quer melhor comemoração do que ficar no seu cantinho, fazendo de conta que não existe mais nada lá fora? Uma delícia isso! Ah, legal que reparou no visual do blog!... Ando pensando em fazer umas mudanças... Tenho mesmo uma mente que nunca sossega! kkkk!

    CINTIA: é, ela não vem mesmo(acho). kkkkkkkkkkkk!!!

    LOBINHO: ô modeuzi!... Mas passa sozinho porque quer, estou bem certa disso.

    PAULO: sou obrigada a discordar. Estar sozinho ou acompanhado é algo bem relativo. Podemos sentir solidão estando no meio de milhões de pessoas. Podemos, até mesmo, sentir a pior solidão, que é a solidão a dois. Da mesma forma, há pessoas que não estão acompanhadas por opção. Parece difícil de compreender, mas há gente que se basta. Penso que, antes de tudo, é necessário que a gente se sinta inteiro pra se relacionar com alguém. Porque, caso contrário, colocamos expectativas além da conta na relação. Aí é que surgem cobranças, receios e, inevitavelmente, as mágoas. Não acredito em "cara metade", almas gêmeas, essas coisas... Acho que pro babado dar certo, é preciso não se esperar tanto do outro. Mas que também sou favorável a que todos encontrem a tampa da sua panela, claro que sou!

    CARMEM: kkkkk! E não é? Mania que o povo tem de achar que todo mundo é obrigado a fazer a mesma coisa. Arrumar namorado correndo só pra não ser diferente nesse dia? Tsc. Fala sério!

    HELENA: pois então, foi o que disse logo acima. Concordo totalmente!

    MIL BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir