segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pra que complicar o que é tão simples?


Não sei se o momento que estou vivendo agora me faz ficar mas antenada ou se é apenas uma coincidência, mas acho que nunca tinha visto tanta gente envolvida em sufocos antes. Coisas de todo tipo, desde a clássica falta de grana - probleminha que todo mundo tem - até situações irremediáveis, em menor ou maior grau, o perrengue é generalizado. 

O que tem me surpreendido, no entanto, não é o fato de ver tantas sinucas de bico juntas, mas como o povo as tem encarado. Parece que o mosquitinho da falta de esperança andou picando todo mundo, nunca vi! Tenho observado um desânimo imenso, como se nada mais valesse a pena e não houvesse razão pra se sacudir. 

Sabe o que eu acho? Que não interessa o tamanho da confusão, o importante é sair dela de qualquer maneira. E a saída, em grande parte das vezes, está na simplicidade de encarar as coisas como elas de fato são, sem devaneios masoquistas. Pra quase tudo há jeito. E quando não houver, o jeito é buscar novos caminhos, sem grandes dramas, nem muita complicação. Viver é bem mais simples do que parece. 

Este trecho de uma fala do personagem Mr. Magorium (interpretado por Dustin Hoffman), do fofíssimo filme A Loja Mágica de Brinquedos, diz tudo:
 
"Quando o Rei Lear morre no Ato V, sabe o que Shakespeare escreveu? Ele escreveu 'Ele morre'. Só isso. Nada mais. Sem fanfarras, sem metáforas, sem palavras finais brilhantes. 

O ápice da mais influente obra da literatura dramática é 'Ele morre'. Foi preciso um gênio como Shakespeare para escrever 'Ele morre'. E, sempre que leio essas palavras, sou tomado por uma inquietação… 

Sei que é natural ficar triste, não por causa das palavras 'Ele morre', mas pela vida que vimos antes delas. 

Eu vivi todos os meus cinco atos, Mahoney. E não estou pedindo para que fique feliz com minha partida. Eu só estou pedindo que você vire a página, continue lendo… E deixe a próxima história começar. E, se algum dia alguém perguntar o que houve comigo, conte minha vida com todo seu esplendor e termine com um simples e modesto: 'Ele morreu!'.

SUA VIDA É UM ACONTECIMENTO. ESTEJA À ALTURA DELE." 

Ilustração: Tânia Meneghelli (minha!), em pastel seco.

9 comentários:

  1. Sábias palavras amiga... e eu me vejo nessas 'sinucas ' ai que voce menciona... pra falar a pura verdade, ando desanimadinha sim, bobagem né? Um dia aprendo... quando crescer quero ser como voce!
    Saudades... um grande beijo minha amiga <3

    ResponderExcluir
  2. BINGO! Conectou comigo! Estar numa sinuca é legítimo. Sem atrito não há fogo. Reclamar da sinuca, ok.Chorar de tristeza, ok? Mas desde que tenha dada marcada. Ficar velha me deu uma neurastenia que , estou descobrindo,é bem prá me proteger.Agradeço à Santa Impaciência pelo afastamento (dos apaixonados por problemas, vitimosos) alcançado. Ele morreu. Que merda, que ódio, que fossa, vou chorar muito, vai ser foda, vai ser difícil mas...Ele morreu. Isso é o o exemplo mais extremo nessa linha . Pior é gente que SÓ quer reclamar.Ai Taniaaaaaaa, como é HORRÍVEL. Gente que sequer pára prá cogitar que talvez,quem sabe,um dia, possa ter um caminho de solucionática!!! Juro que isso me incomoda quando vem de alguém que eu gosto.Tenho vontade de bater: ACORDA,DEMÔNIO !! Mas não é assim que funfa.Tem que deixar se fuder porque o atrito tem que ser na pele do outro. Mas que enche bem o saquinho enche. A vida é muito sábia por não me terdado nem sombra de vontade de ter filhos...Péssima mãe eu seria, péssima.Não tenho respeito por essas pessoas. Nenhum.

    ResponderExcluir
  3. "Eu só estou pedindo que você vire a página, continue lendo… E deixe a próxima história começar."

    Tenho tentado dar a volta por cima. Mas leva tempo, né? o ser humano não sabe esperar. Vou esperar e ver o que ocorrerá.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Pense na companhia de quem vc tem andado. Há algo sinistro sobre o caminho silencioso, a dúvida nos consome, trazendo vergonha e relutância em admitir que ela exista. Temos orgulho quando possuímos uma grande fé, mas quem confessahonestamente a dúvida? Quem mancha o seu prestígio, confessando fraquezas de fé? Quem pede: "Ore por mim, estou com dúvidas sobre Deus?"
    O que devemos fazer neste meio tempo em que Deus fica em silencio? Como aestamos, para viver o presente com tamanhas lutas e tão altas dissonâncias, e Deus ainda continua silencioso?
    Quando passamos por problemas graves, nos pegamos em Deus e ele não responde, ai queremos compartilhar nossos sofrimentos com quem está sofrendo tb, pq esta pessoa entende o sofrimento, oua talvez somos fracos e vendo a força em outra pessoa que está passando por problemas e queremos nos animar tb. Nunca rejeite de ouvir uma pessoa que sofre, pois uma coisa que parece boba pra alguns, pra ela é muito grande. Ai pensamos: Caramba, estou passando por um problema tão grande e essa pessoa está ai chorando por uma coisinha atoa, mas pra ela não é uma coisinha atoa.
    Quando por qualquer razão a voz de Deus não parecer clara, podemos encobrir o silêncio e preencher os espaços vazios para Ele. Ou podemos prestar atenção cuidadosamente para o que Ele possa estar tentando nos ensinar através do silêncio.
    Vc já prestou atenção pra entender o que Deus está querendo te dizer?

    ResponderExcluir
  5. Tanta coisa pra dizer, mas resolvi apelar pro colega Shakespeare:

    "O sábio não se senta para lamentar-se, mas se põe alegremente em sua tarefa de consertar o dano feito."

    Punto e basta!

    ResponderExcluir
  6. SUA VIDA É UM ACONTECIMENTO. ESTEJA À ALTURA DELE. Perfeito isto!

    ResponderExcluir
  7. Agora ficarei tímido ao enviar e-mails reclamando dos fatos que me caem nos ombros ... =/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui.

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi,Tânia!

    Pura e simplesmente, a vida tem que ser, como ela é. Penso que os fatos têm que ser tratados como tal, se morreu, morreu, não precisa-se de floreios, mas, enquanto há vida, resta a esperança... Vamos encarar...
    Gostei muito.

    Paz e Bem!
    Socorro Melo

    ResponderExcluir