quarta-feira, 17 de março de 2010

Comida saudável me deixa doente!


Hoje foi dia de abastecer a fruteira de casa, então logo cedo dei um pulinho na lojinha de frutas que fica quase aqui em frente. De repente, em meio às frutas consideradas normais, tipo banana, maçã, uva, abacaxi etc e tal, me deparo com uma coisa estranhíssima. Uma frutona altamente cósmica, pelo jeito importada de algum canto remoto do Braço de Órion. Surpresa, perguntei ao japinha, dono da frutaria, do que se tratava a esquisitice. Excelente negociante, ele logo catou uma faca pra abrir a encrenca, enquanto me explicava o que era aquilo:

- Isso aqui é PITAIA, uma fruta que nasce no cacto. É gostosa, experimenta!

Desconfiadíssima e temerosa quanto ao alienígena que poderia sair de dentro do treco depois de aberto, interrompi a explicação do japa.

- Hum, não sei não, muito esquisita!... Obrigada, mas não quero.

- Come, tem gosto de kiwi... Só que a polpa é branca, mas tem até as sementinhas pretas, olha só...

Genial. Eu e meus botões pensamos no ato: ô japa, se eu quisesse comer alguma coisa com gosto de kiwi, sabe o que eu comeria? Te dou seis meses pra adivinhar... Dãããã... Eu comeria KIWI, né?! Oras, se nem de kiwi eu gosto, por que raios eu comeria esse negócio intergaláctico? E o pior: a coisa é cara à beça. R$ 5,00 a unidade, dá pra acreditar? Também, depois de percorrer 2 milhões de anos-luz pra chegar bem aqui na frente da minha casa, tinha que valer uma nota preta mesmo.

Acho muito engraçada essa mania que as pessoas têm de iludir os outros pra comerem coisas que não gostam. Outro dia vi a Ana Maria Braga preparando um pudim meio vermelho, meio roxo, meio-sei-lá. Só sei que a iguaria, depois de gelada, parecia uma placenta vencida. Pior ainda durante o preparo, quando estava com o maior jeitão de diarréia de cachorro com cinomose. Segundo ela, aquilo era um pudim vermelho de banana, que quem comesse juraria que é de morango. Minha mãe tinha a mesma mania. Fazia um pudim em cujo preparo íam uns 800 ovos e tinha a audácia de dizer que se tirasse a película da gema, o sabor  - horrendo -  do ovo sumiria. Caraca, se não era pra sentir o gosto, então porque não preparava uma receita sem ovos? Ah, fafavô!

E os sucos esquisitéééérrimos, então? Tá legal, sei perfeitamente que as frutas e hortaliças são imprescindíveis pra uma alimentação saudável, que além das qualidades nutricionais, essas exuberantes fontes de vitaminas, enzimas e sais minerais possuem propriedades espetaculares pra reequilibrar funções específicas do organismo... Que não dá pra dizer que é ruim se não provar... Que... Bla-ble-bli-blo-blu. Não questiono a importância de incorporar isso no dia-a-dia, mas vem cá um bocadinho só, vai... Dizer que um suco de couve, com aipo e salsinha é uma delícia e você nem percebe o que está tomando já é demais, não é não?

Aliás isso tudo me fez lembrar de um episódio engraçado. É uma tradição japonesa comer ozoni (um tipo de sopa de shoyo com mochi - bolinho de arroz, bem saudável) no ano novo pra atrair sorte. Todo ano é batata, minha sogra prepara a iguaria e essa é a primeira coisa que se come logo que o ano começa. Há um bom tempo atrás, ela tentou, a todo custo, fazer meu filho entrar nessa:

- André, pega o tchawan e toma ozoni. É pra dar sorte!

- Obrigado, não quero não.

- Toma, seu bobo! Não quer ter sorte?

- Ah não!... Tomar esse negócio ruim logo no ano novo é que é o maior azar.

Moleque ignorante, não sei a quem puxou.

Enfim, seja lá como for, que nem as crianças, muito menos os naturebas vejam isso, mas vou fazer coro com Saul Gorn, um cientista norte-americano, que - muito distante de ser politicamente correto - filosofou: "Comida saudável me deixa doente". E dá licença, que vou botar o capacete... Lá vem pedrada!

14 comentários:

  1. Placenta vencida? Diarréia de cachorro com cinomose? Remoto Braço de Órion???? Suco de couve com aipo e salsinha???? Meu bem, essa tal pitaia alienígena veio do SEU planeta!!! Você não é terráquea! E cadê a fotinho da placenta e da diarréia com cinomose???? Hein? Hein? Hein? No-jen-ta! Comedora de junkie food!Só falta dizer que come carne e enlatados! Arrependei-vos infiel e torne-se Vegan agora!

    ResponderExcluir
  2. Hum, todos são vegans, até passar da parte da salada!!!

    Eu mesmo, nos restaurantes de comida por quilo, sou vegan, até virar a esquininha pra banqueta das carnes. Então todos somos saudáveis!!! hauhhauhahauh

    ResponderExcluir
  3. Haahaha! É verdade que todos se sentem assim! Mas escondem! Suca do abacaxi com hortelã, até que vai, mas suco de couve? nem. Eu tenho medo dessas comidas bizarras com nomes estranhos. Não é bem melhor um arroz, feijão, bife? Adoro seu blog!
    viste o meu também! www.bolhacubica.blogspot.com
    Agora eu crio histórias.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tânia
    Duas coisas que não gosto na vida: comida saudável(não tem gosto de nada) e médico. Esse não gosta de ver ninguém feliz. Toda vez que faço uma consulta o dito proíbe fumar, beber, comer picanha e pra completar a tragédia manda fazer atividade física. Francamente, alguém merece? Fruta, tirando abacate, quando todas sumirem da face da terra, vai levar 5 anos para eu perceber.
    Concordo com você,comida saudável faz mal pra saúde.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Realmente tem comida que nem alienígena é capaz de provar.
    Hoje tem gente fazendo de tudo para promover suas comida que nem cachorro prova. Você é sempre muito original e isso é o que te faz ser única e maravilhosa. Beijos linda.

    ResponderExcluir
  6. Esta postagem tá show de bola!kkk Fiquei com tanta vontade de provar a tal pit...blergh...aia!kkk E o tal suco de luz? Couve, pepino, maçã e...sementes germinadas de linhaça!Que tal? Se animou??? Dizem que é tuuudo de bom!Fiquei pensando nos ingredientes e até fiz uma analogia simplória: Suco de luz = diárreia galopante, ou seja, a noite todinha no WC com a luz acesa. Só pode ser isso!!!

    ResponderExcluir
  7. Tive que voltar por causa da Laola! kkkkkkkkkkkkkkkkkk Tô FALANO que os Menéga tem DNA bichado! O nome completo do suco então é suco-de-luz-acesa-a-noite-inteira-por-causa-da-caganeira?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Quer uma comida que dizem por aí é muito saudável, mas não tem gosto de porra nenhuma? Soja. A soja deve ser fabricada, não é possível que esse negócio seja orgânico. É sintética, só pode ser. É o plástico dos comestíveis. Eles pegam a maldita e fazem genéricos. São centenas de versões sem graça de tudo que devia ser delicioso. É leite de soja, carne de soja, queijo de soja, soja de soja. No fim, tudo com o mesmo gosto, ou seja, de nada. Desconfio que existe um mundo paralelo feito de soja. Deve ter até gente de soja. Não tem jeito, soja comigo não tem vez, tô fora.

    ResponderExcluir
  9. Como uma boa gordinha que se preze, nem preciso dizer que comida natureba para mim é um OVNI pousado sobre o meu prato!
    Adoro frutas, legumes, verduras, mas confesso que não são prioridade na minha vida!
    Que Deus e os naturebas não me ouçam neste momento, mas lá vai:
    Melhor viver 40,50 anos intensos regados a doces, churrascos e delícias mil do que viver 80,90 anos na base do suco de luz de não sei das quantas.
    (Meu colesterol deve estar nas alturas só de ouvir falar isso!!kkkk)
    Beijocas, Tânia!

    ResponderExcluir
  10. Delicioso este post ... amei amei amei ... odeio este povo que quer porque quer nos obrigar a gostar de coisas que não gostamos ou que temos certeza que não vamos gostar ...

    eu faço a linha do VIVA UM BOM SANDUBA COM COCACOLA ... kkk

    bjux querida

    ;-)

    ResponderExcluir
  11. Muito divertido o texto. Concordo tbém, engolir coisa que a gente não gosta é o fim. Uma coisa muito saudável, que comigo não vai nem a pau, é fígado. Nem se eu tiver uma anemia profunda alguém vai conseguir me fazer engolir isso. Eeeeeeca! Ri muito com esse post. Bj!

    ResponderExcluir
  12. Tânia, obrigado por ler e comentar meu blog. É muito gratificante receber e ser lido por uma jornalista. Gostaria de dizer que li todos os seus posts deste ano e gostei muito do seu estilo de escrever crônicas, muito engraçadas. Me diverti muito principalmente com esta das frutas e da cueca hahahaha...muito bem feitas, parabéns. Vou continuar entrando sempre. Espero que você volte mais vezes em meu blog também, eu posto matérias diariamente. Aprendi com seus textos e espero escrever bem assim quando terminar minha faculdade em 3 anos e me tornar um jornalista também. Abraços, Arthur Ordones Baptista da Luz.

    ResponderExcluir
  13. Morri de rir do seu texto. Mas olha...pitaia é uma fruta gostosa. Eu já provei. Só que é muito cara, daí fiquei só na prova na casa de amigos. rsrs

    ResponderExcluir
  14. ROSE: Olha só quem está falando de mim!... Não existe um único neurônio normal nesse seu "célebro", filhota! kkkkkkkk!!!! Eu, VEGAN? É ruim, hein?! Meu negócio é um bom dum agrotóxico, acompanhado daquele bifão. Gostinho de inseticida no alimento... Huuummmm... Beleza de vida cosmopolita! kkkkkk!!!

    ANDRÉ: Caraca, não digo que esse moleque é ignorantinho? Puxou a mamãe! kkkkkkkk!!!! Ô Andrezinho, não é verdade que eu tentei um montão de vezes te fazer comer a gelatina sabor "moranguva", especialmente inventada por mim? E também não é verdade que eu NUNCA conseguia te enganar e você não comia a meleca? Menino chato, nunca vi!

    JEAN: Olha, tenho minhas reservas até mesmo com o suco de abacaxi com hortelã. Sou uma ortodoxa convicta, sabe? É frutinha de um lado, matinho do outro. Gente come frutinha e cavalo come matinho. kkkkk!!! Ah, não perdi tempo e você já deve ter visto que visitei mesmo seu novo blog. E volto a repetir aqui o que já disse lá: seu texto está ótimo, com raciocínio bastante maduro. Como já ando de olho no seu trabalho há um tempinho, fico muito feliz por ver que a cada dia você melhora mais e mais. Parabéns, viu?

    WANDERLEY: Ihhh... Vou ter que discordar REDONDAMENTE de uma parte do seu comentário! Comida saudável: tô fora! MÉDICO? Hum... Esse é bem melhor que eu fique dentro, não é não? kkkkkkk!!!! Ah, sintonia: também adoro abacate. Duro é que essa porrinha engorda, né?

    EUDES: Pois é, com essa mania de todo mundo virar "chef", o povo inventa cada uma, que até Deus duvida. É uma misturança de coisa nada a ver com a outra, que simplesmente pra mim não dá. Como falei lá em cima, pra alimentação sou bem tradicional mesmo.

    ELAINE: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Esse tal "suco de luz" é genial! Ou melhor: sua definição pro suco é que foi super na mosca. Não é possível, você também não é nada normal. Mais uma prova de que o probleminha é genético. kkkkkkk!!!!

    ROSE (dinovamente!): Jamais me cansarei de dizer que você é doce como uma fada. kkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    JACK: ADOREI sua visão xiita a respeito da soja. E concordo inteiramente. Soja não tem gosto de nada mesmo!!!! Também tô fora dessa!

    NALVA: Ai, é isso mesmo! Não é fácil admitir, menos ainda resistir, mas poupar uns poucos anos de vida, passando dezenas de tantos outros comendo o que não dá prazer algum, ninguém merece, né? Pô, se nem comer o que se tem vontade é possível, então o que é que sobra pra gente?

    PAULO: Tocou no meu ponto fraquíssimo, a danada da Coca-Cola. Sou simplesmente viciada nessa encrenca! Sem Coca-Cola tenho até crise de abstinência, sabe? Vejo jacaré de bolinha na parede! kkkkkkkkkk!!!!

    HELENA: Noooooossa, é mesmo! Fígado é horrível até de se escrever! Socorro, isso também não engulo nem sob tortura!

    ARTHUR: Puxa, que comentário mais gostoso de ler! Olha, nesses anos todos dentro dessa profissão, pude constatar uma coisa bem importante. Academicamente todo mundo é capaz de aprender as técnicas e escrever direitinho. No entanto, poucos se sobressaem, porque talento não se ensina. É como diz o ex-pianista e atual maestro João Carlos Martins em relação à música: "Ser um bom músico ou é fácil, ou é impossível". Com jornalismo não é muito diferente. Se valer apropriadamente das palavras também é uma arte. E essa, meu caro, você já domina completamente. Não tenho a menor dúvida de que irá longe.

    DIRCE: Hum... Será que acredito? Sei não... A bicha é esquisita! kkkkkkkkk! Mas se quer saber, vou topar o desafio. Nesse final de semana provarei a nefasta pitaia e depois conto o que achei, tá? Por enquanto acho o mesmo que você: ô porrinha cara aquela!

    BEIJOCAS PRA TODOS!

    ResponderExcluir