quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dor na alma...


Hoje perdi um dos meus melhores leitores, alguém que desde o princípio me incentivou demais pra estar aqui. Acompanhava com interesse todos os meus textos e os comentava animadamente por e-mail. Sugeria temas para as postagens, mostrava sua visão a respeito dos assuntos que eu abordava, participava ativamente deste espaço. Pra ele dediquei minha última postagem de 2009, ano em que nosso contato se tornou bastante frequente, o transformando num amigo real e extremamente querido. Alguém que, sem perceber, já fazia parte do meu dia-a-dia.

Acompanhei de perto sua luta heróica contra a leucemia, o tratamento doloroso a que se submeteu no último ano, o transplante de medula que a princípio foi muito bem sucedido, mas que há dois meses atrás deu sinais de que não seria a solução... 

Nos falamos há duas semanas por telefone e rimos muito juntos, havia nele uma força fantástica, uma sede incrível de viver, mesmo estando internado. Projetamos um encontro regado a muita cervejinha gelada, logo que ele estivesse liberado para uns birinights. Terminamos o papo combinando que na próxima vez ele é quem ligaria, como de fato o fez na semana passada, mas não me encontrou. Na última sexta me mandou um e-mail, avisando que não conseguiu falar comigo, mas que ligaria novamente. Estava radiante, porque acabava de ter recebido alta do hospital.


Agora à noite, ao retornar de um jantar, notei que havia uma mensagem no meu celular, que esqueci em casa. Legal, era dele! Só que não foi ele quem a enviou... Pra minha profunda tristeza, a mensagem informava que o safado resolveu dar uma de traíra e hoje partiu pra uma outra dimensão, sem sequer se despedir de mim... Cometeu a ousadia de me deixar aqui assim, vazia, sem chão, arrasada. 

Nada mais de e-mails, nada mais de ligações, nada mais de cervejinha...

Vai passar, eu sei. Mas, puxa vida... 

Como dói!... 

 

A UM AUSENTE
(Carlos Drummond de Andrade)

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade,
sem prazo, sem consulta, sem provocação,
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais,
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza,
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.


13 comentários:

  1. Oi Tânia
    Dói e dói muito, uma dor tão grande que a gente acha que não vai aguentar.
    Sinto muito minha amiga, por ele e por você ,pois cada ente querido que morre, morremos um pouco também. Vai passar pois tudo passa, mas ele ficará para sempre em sua lembrança e coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, sei bem como é essa dor da alma, essa dor vazia, da falta de chão, do vazio deixado por alguem que partiu, partiu sem avisar, partiu pra um caminho de anjos, partiu pra nunca mais voltar, tenho certeza que hoje, cantando entre os anjos de Deus, seu amigo está feliz, de lá ele olha pra ti e sente saudades tambem, e percebe o quanto voce o estimava,,,meus sentimentos, otimo feriado e uma boa Pascoa pra ti....beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tania,

    Realmente a dor da perda é sempre muito dolorida.
    Mas gostaria de deixar aqui para vc uma conforto.
    Que existem pessoas aqui do outro lado que esperam ansiosamente suas postagens, sendo elas alegres, criticas, ironicas ou tristes como esta.
    Admiro muito vc.Sou sua fã.... E sei que assim como eu leitores anonimos ou não torcemos para q suas postagens continuem nos encorajando, nos alegrando, nos emocionando.

    Fique bem.....

    Bjs

    Carmem

    ResponderExcluir
  4. Oi Tânia,

    Perder quem amamos é tão triste...nos acostumamos com a companhia de pessoas maravilhosas e depois quando elas partem não sabemos mais como será a vida, temos que continuar porque é o jeito, a dor vai amenizando com o tempo, mas a saudade essa permanece. Temos que nos acostumar com essa nova presença.
    Tânia, amiga querida, que Deus dê à vc força e serenidade para viver esse momento.
    Fique bem!

    Beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  5. Tania, muito apropriadas as palavras de Drummond. Faço minhas tbém as palavras da Carmem. Continuaremos sempre aqui, prestigiando seus textos, como leitores que tbém a admiram muito. Fique bem. Bj!

    ResponderExcluir
  6. Devemos sempre alimentar os bons sentimentos. São eles que nos ensinam a crescer com as perdas e tristezas. Fica sempre o exemplo, a coragem, o orgulho por lutar pela vida sempre, no peito.

    Desejar o bem ao próximo, é muito simples e faz muito bem...

    Para você...sempre boas lembranças.

    Abraço forte.

    ResponderExcluir
  7. Puxa, Tânia, há um tempo acompanho teu blog. Porém, jamais havia chorado. Ri bastante algumas vezes, até por isso voltava aqui de vez em quando. Fui surpreendida com a postagem de hoje e não pude deixar de lembrar de um grande amigo, que se partisse assim como o teu partiu, sem aviso prévio, sem adeus, abraço, um consolo de amigo, eu também ficaria bem aborrecida. Sorte que ficam na lembrança os bons momentos. Lembrar das pessoas bebendo cerveja é uma boa. Dá uma embebedada na tristeza.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Que Merda! Depois eu penso no sentido da vida mas agora é só.. que merda! Fique bem!coust

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga...

    Só posso lamentar... infelizmente é muito triste mesmo mas é a vida. Missão cumprida e a vida continua em outra dimensão.
    Vim aqui para desejar uma boa páscoa para você e todos aí em casa... fica o desejo.

    Abraços* e obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  10. Puxa, que tristeza! Sabemos como essa doença é terrível e implacável e lamento demais por ele não ter vencido a parada. Só mesmo o tempo pra amenizar a dor...

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal!

    Valeu demais pelo apoio. É bom chegar aqui e encontrar esse conforto, manifestações de quem consegue dimensionar a dor do outro e se colocar no lugar dele.

    Isso é o que me faz ter vontade de voltar, porque, sendo bem sincera, o baque me fez perder um tantão do rebolado...

    Mas vamos sempre em frente, né? É o jeito.

    Um grande beijo pra todos.

    ResponderExcluir
  12. Tânia, é triste e a dor é muitas vezes insuportável, eu sei. Resta apenas lembrar das coisas boas vividas (é assim que estou fazendo com a perda da minha tia este ano, lembrar do último natal que passamos juntos em família...)Desabafar e expressar nossos sentimentos é ainda o melhor remédio quando se perde alguém especial. Tânia, meus cumprimentos... Vamos em frente, sempre.

    Graciele.

    ResponderExcluir
  13. Dor que não sara nunca, que o tempo apenas ameniza!

    ResponderExcluir