terça-feira, 2 de agosto de 2011

Perder a beleza e a juventude é bobagem?



Tenho um amigo, que a cada observação que faço a respeito de aparência, diz sem delicadeza alguma: ISSO É BOBAGEM! Sei Acho que não se trata disso, mas sempre que ele desqualifica meus pontos de vista, dá a sensação de que está me avacalhando, como se eu fosse uma imbecil. Ouvi isso ontem, MAIS UMA VEZ, o que me inspirou a escrever sobre o assunto.

É claro que até pela efemeridade da beleza e da juventude não se pode viver preocupado com isso. A gente TEM que aprender a conviver com os próprios limites e com a passagem do tempo, fazer o quê? Mas
entre "ter", "querer" e, ainda por cima, "achar tranquilex" há uma grande diferença.

Não acho que sentir dificuldades para encarar os sinais da idade seja bobagem. É um processo doloroso e complicado, ainda mais quando a gente considera os exigentes - absurdos até - padrões de beleza da atualidade. E é aí que muitas pessoas acabam exagerando na dose, especialmente as mulheres. Botox até no cérebro, silicone pra todo lado, como se fosse possível vencer a gravidade e o relógio biológico. São figuras que chegam a se tornar bizarras, provocando risos e um temporal de críticas. Só que isso, na verdade, não é nada engraçado. Muito pelo contrário, é bem triste, porque mostra um desequilíbrio importante entre as possibilidades e a realidade.

A vaidade é algo muito natural no ser humano. Sentir-se bem consigo mesmo é uma meta, quem não quer ser feliz? Mas não é fácil dar conta dos parâmetros da sociedade, que atualmente impõe uma vaidade excessiva, valor que passou a ter grande importância e determina a aceitação plena do indivíduo. Prova disso é a discriminação que muita gente vem sofrendo para conseguir emprego  - se não estiver minimamente dentro dos padrões, simplesmente não serve, dane-se, que morra de fome.

A verdade é que essa "seleção" sempre existiu, afinal, convivemos a vida toda com uma infeliz dicotomia: a beleza está diretamente relacionada ao bem. Contos infantis com a princesa linda e, por isso mesmo extremamente bondosa, sempre sapecada por alguma baranga, que logicamente é uma maledeta dos infernos. O final desse tipo de história, invariavelmente, é de pular de alegria: a fofa não apenas vence a mocréia, como ainda é recompensada ao encontrar outro lindão-bonzão pra juntar os trapos. Aff! 

Beleza é um conceito estético, que por si só não está atrelado ao envelhecimento (uma obra de arte sempre será bela, mesmo após milênios), mas quando se trata de gente não tem jeito, beleza está SIM ligada à juventude. Já posso até ouvir os discursos politicamente corretos: "o importante é a beleza interior"... Tá, lógico que é. Mas por fora também ajuda e MUITO. "Beleza não importa, um dia acaba"... Pois é, taí a desgraça. Sem contar com o preconceito mascarado pelo elogio: "Nossa, fulana é linda, nem parece que já tem 50 anos!".

Ok, sei que dá para tirar um enorme proveito da experiência que se adquire com a idade, até para aprender a lidar melhor com a parte ruim que ela traz. Mas, por enquanto, não posso fingir indiferença diante da imensa dificuldade que considero  - e vejo que é -  envelhecer e, consequentemente, perder a beleza. O poetinha foi tremendamente cruel, mas, pelo menos, bem mais leal à própria convicção (que se assemelha a de muita gente hipócrita por aí, sem culhão para assumir o que pensa): "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Espero, um dia, conseguir chacoalhar meus ombrinhos, achando que isso é a maior bobagem, MESMO.

12 comentários:

  1. Eu entendi teu ponto de vista. E, com o perdão da analogia a quem achar exagerado, a bíblia em algumas passagens narra a dificuldade de Cristo em aceitar a crucificação mesmo sabendo que ela era inevitável.

    Portanto, não há nada de fútil em querer ser belo, desde que esse querer não desmereça todos os outros méritos, inclusive da velhice, que podemos ter.

    A gravidade é implacável, a vaidade também, acho.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Mais que papo de gente FEIA !!!
    Hahahha...

    Depois eu volto pra comentar novamente...

    ResponderExcluir
  3. Eu tive a crise dos 40 nos 37 ...quase bati em gente na rua, principalmente aqueles que me diziam, até sem motivo, que envelhecer é bonito ... VAI SE f...
    Bonito é bonito, envelhecer é praga ...rs

    Hoje lido melhor com minhas rugas , e estou indo para os 43 mas, já estou marcando uns tratamentozinhos pra dar uma esticadinha na face. O negócio é que morro de ódio de ter que tingir os cabelos por causa dos grisalhos ...a minha sorte nisso tudo é que tenho 43 , corpinho de 33 , e cabeçinha (oca) de 23 ...então vale a pena ainda!


    Sei que meu comentário é até um pouco fútil mas, infelizmente não lido bem com isso de idade e tal e penso que experiência se adquire com a pobreza , não é necessário ficar velho pra isso, portanto idade não serve pra muita coisa mesmo.
    Mas, siceramente quero viver bastante nessa vida, terei que aturar minha aparencia de uva passa e pronto! Só me resta ser feliz.

    beijokas

    ResponderExcluir
  4. Entendi seu ponto de vista, Tania. Eu tbém duvido muito que alguém se sinta confortável vendo a juventude ir embora. Uma coisa é não ficar paranóico por causa disso e outra é fingir que tanto faz. Bj!

    ResponderExcluir
  5. Uai..você tirou isso do meu diário?Não?Então foi da minha cabeça. Concordo plenamente em número, gênero e grau. Preciso dizer mais?
    beijo
    Raquel

    ResponderExcluir
  6. Natureza tá nem aí com beleza e juventude. Ela quer o funcional! Se vc fosse bonitinha e jovenzinha não faria esse blog, p.ex. Ia ficar o dia todo se admirando no toucador...

    ResponderExcluir
  7. É aquela coisa: enquanto estivermos vinculados à norma, vamos sofrer com o desejo do padrão? mas porque não mudar o nosso padrão? É uma forma de fazer funcionar.

    Beijos Tânia?

    ResponderExcluir
  8. ERALDO: isso mesmo, medo todo mundo tem, oras bolas! Quem é que fica confortável diante do que é ruim? Se conformar e acabar aceitando é uma coisa; gostar é outra bem diferente, né?

    Rodrigo: kkkkkkkkkkkk! Falou a barbaridade e não voltou mais. Chato! FEIO!!!

    CINTIA: uma das coisas que mais odeio atualmente é justamente ter que viver dando uns tapas no telhado. Puta merda, como aparece cabelo branco! Como você mesma diria, sudaí: bonito é bonito e envelhecer é uma bosta.

    SOFIA: verdade! Ahaaá... Passou dos "enta" também, né?! kkkk!

    RAQUEL: ué, será que é a Raquel que tô pensando? Bom, se for, você ainda está muuuuuuito longe de ter essa preocupação. Ai, que inveja!

    ROSE: ô! Deu uma de Rodrigo Cavaleiro e me chamou de feia também? Assim não dá, é uma conspiração. Mas, tá legal, vai. Concordo. Há um tempo certo pra cada coisa. O jeito agora é meditar. SÓ.

    LOBINHO: verdade verdadeira! Abaixo os padrões. Decreto, a partir de agora, que é bonito ser feio (e velho)! :-D

    Beijocas pra todos!

    ResponderExcluir
  9. Eu quando era jovem estava sempre a ver-me ao espelho. Porque será que agora fujo dele?...
    Mas considero que a beleza interior é a mais importante e, de resto, ninguém pode escolher a sua aparência.
    E também acho que não existe ninguém feio. As senhoras, então, até ficam mais atractivas quando entram nos "entas".
    José Alexandre

    ResponderExcluir
  10. Estou extremamente desconfortável com a possibilidade muito provável de "envelhecer".
    Não quero e pronto!!! kkk

    Quando não tiver mais jeito, aí vou falar que é tudo uma bobagem.
    :D
    Adorei o texto.
    Bj
    Rossana

    ResponderExcluir
  11. Pior deve ser ouvir alguém dizer, como se estivesse fazendo um elogio: "Olha, você FOI uma mulher muito bonita na juventude!"

    Gosto muito de ler seu blog, Tania. Aqui não tem frescuras e "mimimis". Sempre na lata!

    ResponderExcluir
  12. Odeio quando vêm com o papo: o importante é envelhecer com dignidade. Envelhecer é foda, mas já que não tem outro jeito, que seja do melhor jeito.
    Bjux

    ResponderExcluir