sexta-feira, 5 de agosto de 2011

VINGANÇA... Vale a pena?



Desde que o mundo é mundo, dentre tantas inquietações da alma humana, uma é, sem sombra de dúvida, peculiar a qualquer pessoa: o desejo de vingança. Em maior ou menor grau, concretizando ou não, acho que não existe cristão que já não tenha sido remoído por isso. Pelos motivos mais diversos possíveis, acho que em algum momento da vida todo mundo já se sentiu impregnado de fúria diante de algo que considerou injusto, principalmente pela rejeição. Ah, essa é doída!... Haja sangue de barata para aceitar passivamente a humilhação do abandono. 

Sei bem como é. A gente nem dorme direito, a raiva atormenta, o sangue ferve. Na mente, só a repetição frenética de mil coisas misturadas... Momentos de intenso prazer mesclados por decepções, sinais de traição e pela mortal certeza do fim. Passa-se a adorar o outro pelo avesso...  


Há quem chegue às vias de fato depois de um pé na bunda bem dado. Seja atacando com crueldade o bem mais precioso do parceiro, seja aniquilando sua dignidade  - como no caso da célebre homenagem feita a um tal de Scott Kelly durante o festival de música Big Day Out, realizado em Auckland - Nova Zelândia, em 2004. Na ocasião, um pequeno avião sobrevoou a platéia com uma faixa onde se lia "Scott Kelly has got a small dick" (Scott Kelly tem um pau pequeno). Difícil imaginar humilhação mais cascuda.

Mas, mesmo sabendo o quanto é difícil superar esse sufoco (até porque tudo tem seu tempo certo para acontecer), acho legal tentar olhar a coisa toda de modo mais prático, procurando se livrar dos inevitáveis arrependimentos futuros. Penso que vingança NUNCA vale a pena. Não por ser um sentimento horrendo, que alguns até consideram pecado, mas simplesmente porque é pura perda de tempo. 

Enquanto a pessoa atormentada passa seus dias e noites bolando maneiras de atacar o outro, ele se esbalda por aí, pouco se lixando para a dor da infeliz. Nada, mas N-A-D-A mesmo, tem o poder de mudar o rumo de uma história acabada. É "the end" com ou sem vingança. Ah, mas como é bom o gostinho de vê-lo sofrer também, né?! Uma ilusão, só isso. Porque ele pode até sofrer com as consequências de um ataque, mas não mudará de ideia a respeito de quem o atacou. Se bobear, acaba pegando até nojo. Aí sim, não sobra sequer a mais remota possibilidade de que um dia as coisas possam ser diferentes. 

Se vingar é bater a porta, trancar e engolir a chave (sem direito a Lactopurga para conseguir recuperá-la mais tarde).

Não existe no mundo vingança mais eficiente do que botar a fila para andar e ser feliz novamente. Não é nada fácil, eu sei, mas é único caminho possível para quem gosta de si mesmo (de verdade), se respeita e quer andar para frente.

"Não há maior vingança do que o esquecimento."
(Baltasar Gracián Morales)


Ah, Chico!... O que seria deste meu post sem você?... 

Ilustração: Riba Tavares

7 comentários:

  1. Sem o Chico você seria uma mulher com orifício .http://letras.terra.com.br/chico-buarque/1911622/

    A melhor vingança é TER orifícios!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um entusiasta de vinganças confesso. Adoro assistir uma bem elaborada. Em mim, dói nada, nem fico remoendo, nem consigo ser muito vingativo... mas que assistir uma boa vingança é bom, é :p

    Beijo Tânia!

    ResponderExcluir
  3. Você tem toda razão, é pura perda de tempo e energia. Melhor gastar o tempo com coisas mais proveitosas. Mas, e sempre tem um mas, de tudo o que o mundo faz, a melhor coisa é que gira. E vez ou outra, temos a oportunidade de assistir de camarote a própria vida se vingando por nós. Ou então, a oportunidade bate a sua porta, e você nem precisa fazer nada. Aliás, é justamente isso, somente não fazer nada... nem para atrapalhar e nem para ajudar.
    Aí minha amiga, não vou negar que me dá prazer, sim.

    ResponderExcluir
  4. Sou amplamente favorável à vingança. Fez tem que pagar. "Dente por dente, olho por olho" rsrsrsrsrs
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. um assunto polêmico e controverso. normalmente sou meio q maquiavélico e busco me vingar qdo pisam no meu pé mas, isto, é algo q me agonia depois. o bom mesmo e o correto e mandar tudo às favas e tocar a vida como quisermos e com quem vale a pena ... a fila definitivamente anda ... acho q é por aí mesmo ...

    ResponderExcluir
  6. Não chego a encarnar o Conde de Monte Cristo, mas que uma vingancinha às vezes faz bem...kkkk

    ResponderExcluir
  7. Ah ... quando a oportunidade surgir, eu me vingo, mas parei de ficar procurando...

    ResponderExcluir