sábado, 5 de abril de 2008

Empatia

Há momentos na vida da gente em que a empatia é fundamental. Empatia nada mais é que a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ela nasce da simples boa vontade de compreender as coisas a partir do ponto de vista alheio. Geralmente vivemos voltados demais para nossas próprias perspectivas e deixamos de fazer uma avaliação mais justa, fiel e sensível da realidade das pessoas que estão ao nosso redor. Sempre acreditamos que nossos problemas são mais graves e demandam muito mais atenção que as dificuldades de outras pessoas. Há dois anos uma amiga me ligou pra bater um papo. Eu estava envolvida com meus próprios problemas e avisei que retornaria a ligação mais tarde, sem me preocupar em perceber que se ela ligou, é porque precisava falar sobre qualquer coisa comigo naquele momento. Alguns dias se passaram sem que eu fizesse um contato com ela. Finalmente recebi uma nova ligação, desta vez informando que minha amiga, em decorrência de um mal súbito, havia nos deixado. Jamais saberei o que ela queria me falar naquele dia... É legal cultivar uma postura mais compreensiva, isso retorna pra gente em forma de amor, simpatia, mais colaboração e, principalmente, de paz interior.

4 comentários:

  1. Tânia, aconteceu uma coisa bem parecida comigo, isso é bem triste. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tania,
    gostei muito do tema..e acho que hj em dia isso acontece muito neste mundo louco de cidade grande....nao temos tempo , as vezes para as outras pessoas, mesmo sendo amigos ......� muito triste, mas � realidade.
    Bjs
    cris

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!

    Que legal encontrar esses comentários!

    Helena, sinto muito por ter vivido uma experiência parecida com a minha, mas acredito que, embora triste, essa seja uma lição que acrescenta bastante na vida da gente.

    Cris, você tem toda razão, a correria às vezes não nos permite dar a devida atenção às pessoas queridas, mesmo que possamos compreender perfeitamente as necessidades delas. De fato essa é uma triste realidade.

    Beijão!

    ResponderExcluir