domingo, 13 de abril de 2008

Hora de mudar...

Não que eu seja fã do Lulu Santos, mas acho que jamais alguém expressou melhor que ele a importância de reconhecer que a vida é cíclica e exige mudanças. Veja se não tenho razão: Como uma onda (Lulu Santos / Nélson Motta) Nada do que foi será De novo do jeito que já foi um dia Tudo passa, tudo sempre passará A vida vem em ondas, como um mar Num indo e vindo infinito Tudo que se vê não é Igual ao que a gente viu a um segundo Tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir Nem mentir pra si mesmo agora Há tanta vida lá fora Aqui dentro sempre Como uma onda no mar

Provavelmente não há nada mais difícil para uma pessoa do que mudar. Tanta gente está insatisfeita com uma ou outra coisa na sua vida, mas poucas chegam a atingir esse objetivo. Isso acontece porque a mudança exige disposição de enfrentar o desconhecido, é de assustar mesmo. É sempre mais fácil se apegar ao que nos é familiar e oferece segurança.

Mudanças também exigem a adoção de novos comportamentos, bem incômodos no início. Infelizmente o ser humano está acomodado, intolerante e desrespeitoso. É inadimissível, em pleno século 21, a gente ter que discutir pontos como igualdade racial, orientação sexual e religiosa, nacionalidade, profissão... Ou seja, entre tantas questões maiores, é absurdo perder tempo com o óbvio: que somos iguais, apesar de nossas singularidades, que nos tornam interessantes, especiais e únicos.

Mudar nunca é fácil, mas em geral é desafiante, estimulante e, claro, muito gratificante. Acho que o primeiro passo para se concretizar a mudança é olhar bem de frente para a realidade e perceber o que não está lhe fazendo bem. Daí pra frente é se mexer e se livrar de vez do que não serve mais.

Uma coisa que costumo fazer com freqüência é reclamar quando um produto ou serviço não está de acordo com o que foi oferecido. Parece uma atitude antipática, mas exigir respeito como consumidora é um direito do qual não abro mão. Essa forma de agir é, na minha opinião, a única maneira de mudar o comportamento de quem se propõe a comercializar qualquer coisa.

Um outro exemplo que pressupõe a necessidade de mudança é a perda de alguém, seja pela morte ou pelos desencontros da vida. Essa é uma experiência triste, traumática até, que coloca na boca da gente o gosto amargo da derrota. Mas sejamos bem práticos e realistas: ficar se lamentando eternamente contribui em quê para vida de quem perdeu alguém? Nesse caso, só há duas alternativas: ou a pessoa apenas chora e se lamenta, deixando as coisas terríveis como estão, ou segue em frente, buscando novos caminhos e escrevendo uma nova história para a própria vida.

A mudança sempre leva a uma definição muito positiva de nós mesmos, aumenta nossa auto-estima e nos coloca no controle da nossa vida, o que jamais deve ser atribuído a ninguém. Cada um é o único e exclusivo responsável pela própria felicidade.

2 comentários:

  1. Realmente, a idéia de mudar assusta, pois não temos total certeza de que vai dar certo, de que vamos nos adaptar, e isso causa o medo de tentar. Mas eu acredito que mudanças são sempre bem vindas, e não tenho de mudar quando necessário, afinal, há 'males' que vem para o bem xD

    Beijão tia :*

    ResponderExcluir
  2. É sempre mais fácil esperar prá ver no que vai dar alguma coisa. Só que a espera geralmente faz perder grandes oportunidades de evoluir. Acho que o risco sempre vale mais a pena do que o arrependimento de não tentar. Bj

    ResponderExcluir