segunda-feira, 7 de abril de 2008

Vale a pena investir em relações virtuais?

Resistir à virtualidade, hoje é em dia, é praticamente impossível. Afinal a Internet está presente em praticamente tudo que se faz, sejam operações financeiras, atividades profissionais ou simples compras. Como conseqüência, as relações virtuais também são um fato que ninguém mais pode negar. Algumas acontecem casualmente, outras são resultado de uma busca intencional, enfim, de alguma forma elas acontecem e, como tudo na vida, têm pontos positivos e negativos.

No Orkut, por exemplo, reencontrei vários amigos de infância e familiares distantes, com os quais passei a me relacionar novamente na vida real. Estabeleci importantes contatos de trabalho, conheci muita gente interessante e outras nem tanto, enfim, esse movimento paralelo trouxe para a minha realidade uma nova dinâmica e criei também outras perspectivas.

Virtualmente a gente tem a possibilidade de revelar coisas sem medo de julgamentos e se expõe na medida que escolhe, conseguindo muitas vezes aumentar nossa auto-estima com isso. Diante da diversidade disponível, descobrimos novos interesses e saímos da rotina, fazendo despertar até mesmo emoções que estavam adormecidas. Podemos ir além, resgatando a paz perdida por feridas que atrapalham a nossa vida, já que nos sentimos mais seguros para falar sobre nossos problemas e renovar, dessa forma, nossas expectativas.

Infelizmente há também o lado ruim. Algumas vezes já me deparei com pessoas que se revelaram vulgares, agressivas e sem caráter, o que fatalmente acontece também na vida real. Outras vezes percebi que a virtualidade pode causar uma dependência e ocupar o espaço da realidade, o que sem dúvida é completamente indesejável. Além disso tudo há ainda a possibilidade de se decepcionar ao descobrir mentiras e se envolver com pessoas que na verdade estão apenas representando personagens que jamais existiram.

Enfim, de qualquer maneira acho que vale muito a pena investir em relações virtuais, desde que a gente consiga estabelecer o equilíbrio necessário para a continuidade da nossa vida real sem prejuízo nenhum. Acredito que seja perfeitamente possível estabelecer contatos saudáveis, levar em frente amizades que se tornam reais com o tempo (como diversas que já fiz) e sentir muito prazer e alegria na companhia de pessoas agradáveis, não permitindo, apenas, que nada disso substitua a realidade. É importante observar que problemas reais não desaparecem pelo simples fato de se refugiar na virtualidade. E que para viver momentos de fato positivos e gostosos virtualmente, basta atribuir o tempo e espaço adequados para isso, sem ansiedade e sem perder o contato com a realidade.

6 comentários:

  1. Tania, gostei desse assunto, eu tenho uma prima que se casou com um rapaz que conheceu pela Internet e é muito feliz. Acho que gente boa e ruim se encontra em todo canto, o cuidado deve ser igual em todo lugar. Bj!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Bem interessante sua abordagem, vou acompanhar o blog de agora em diante. Na área de psicologia estou desenvolvendo uma tese justamente sobre como a virtualidade interfere positiva e negativamente na vida das pessoas. Relato casos que acompanhei por períodos específicos, encontrei uma variedade enorme de situações, é um universo fascinante de ser estudado.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu invisto em relações virtuais, mas falar comigo no MSN nem pensar, né? rsrsrsrsrsrs
    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tia Tania!! xD adorei seu blog xD vou ficar acopanhando por aqui.. e me identifiquei muito com esse post! pois simplesmnte conheci minha namorada no site de relacionamentos.. dskdskdsk orkut xD bom é bem por onde voce colocou mesmo.. a todo tipo e gente... cabe a nós mesmos estabelecermos um limite entre vida real e vida virtual... acho q o equilibrio é o ideal xD

    ;**** bjao tia xDD~~

    ResponderExcluir
  5. Eu digo que sim, mas tem que saber onde se deve investir! ;)
    No meu caso deu certo tia, e eu o Diego estamos juntos há um tempinho já! x)

    Bejão tia :*

    ResponderExcluir
  6. Bem, se eu escrevesse "não",estaria me contradizendo. Os relacionamentos virtuais podem se tornar reais ou não.... Na verdade, isso não importa tanto. Basta que a gente consiga enxergar a linha frágil que divide os dois mundos. Nem todos querem ultrapassar essa linha. Querem mesmo que tudo fique do jeitinho que está, ou seja, tudo virtual e ponto final. Sem mais mais! O difícil(mas não impossível) é identifcar essas pessoas. Feito isso, fica fácil. Você decide se vale a pena continuar no virtual pra sempre (sem expectativas) ou se mete a cara e procura o mundo real de fato. Cru e sem retoques do photoshop(kkk). Mas uma coisa não exclui a outra e podemos aprender e até nos divertir muito com o mundo virtual. Como eu disse - basta saber enxergar!

    ResponderExcluir