quinta-feira, 1 de maio de 2008

Rotina... Dá pra viver sem ela?

Todo dia ela faz tudo sempre igual,
Me sacode às seis horas da manhã...
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

(Cotidiano - Chico Buarde de Holanda)
Hoje, quando resolvi que falaria sobre rotina aqui no blog, parti para uma ação rotineira antes de escrever: pesquisar um pouco sobre o assunto. Me deparei com um artigo que falava sobre os aspectos negativos da rotina e o quanto ela pode desgastar um relacionamento. O autor, então, recomendava a seus leitores que seguissem alguns conselhos enumerados por ele. Achei isso bastante engraçado e contraditório, afinal, ele propõe que para fugir da própria rotina, o leitor deve aderir à rotina estabelecida por ele.Ou seja: troque seis por meia-dúzia e seja feliz!

Achei interessante quando um amigo me disse que considerava que a rotina é que está salvando muitos casamentos, porque se sentir seguro em dias turbulentos como os que vivemos atualmente é um conforto. Isso contraria muitas opiniões, mas concordo com ele. Além disso, acredito que se o cotidiano for ruim, sair da rotina também será, porque a verdade é que o relacionamento é que está péssimo. O diferente será uma novidade boa apenas se a rotina for boa também, porque acho que só recebe bem o que é novo aquele que convive harmoniosamente com o que é habitual.

Digo isso com conhecimento de causa. Aprendi que só valorizamos algo ou alguém quando perdemos ou não temos mais sob nosso controle aquilo que imaginávamos não ter tanta importância. Só valorizamos a vida quando estamos impedidos de viver nossa liberdade ou nossa saúde está ameaçada. Percebemos a importância da família quando estamos muito longe de nossas casas.

Fora do Brasil já me peguei feito uma louca procurando por um restaurante onde pudesse comer arroz com feijão... Existe algo mais rotineiro que isso? E percebi que quando estamos longe das nossas origens é quando sentimos mais orgulho do nosso país, a maior alegria é esbarrar casualmente com um conterrâneo.

É óbvio que há aspectos negativos também em permanecer na mesmice, em especial no que diz respeito a relacionamentos afetivos. A rotina pode atrapalhar seriamente o convívio de um casal, mas também pode ser saudável, desde que se saiba lidar com ela. Segundo a terapeuta de casais Claudya Toledo, a rotina só é prejudicial se os hábitos do casal forem ruins. "A solução não é sair da rotina, é arrumá-la", afirma. A questão, no caso, é estabelecer uma organização doméstica a fim de que se possa cumprir satisfatoriamente compromissos familiares, profissionais e sociais. Fora isso, é importante usar a criatividade e temperar o dia-a-dia com alguns toques originais. Afinal, é aquela velha conversa: o prazer de ver um novo dia nascer só existe se houver a noite, assim como o inesperado só pode ser gostoso se existir o rotineiro. Se não fosse assim, que graça teria a surpresa? É por isso que na minha opinião é impossível viver sem rotina... Ruim com ela? Bem pior se ela não existisse.

3 comentários:

  1. Também acho que viver sem rotina é impossível, todo mundo gosta de se sentir bem e em segurança diante do que já é conhecido. Mas tem muitos casamentos que dá até pena de ver, as pessoas ficam robotizadas, fazem as coisas automaticamente sem nenhuma emoção e não sabem o que poderiam fazer para melhorar a situação. Bj!

    ResponderExcluir
  2. obrigado grande amiga por vc se preocupar em dizer frases tão belas sobre nossas vidas, e todos os amigos, a qual disfrutamos juntos tantas alegrias e algumas tristezas, mais que so nos fizeram crescer, olhando com sabedoria para todos os momentos especial.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o texto! Como sempre brilhante!Não sou uma pessoa audaciosa e, confesso, tenho receio das novidades.Mas também detesto a mesmice, a previsibilidade... O grande segredo é mesmo o equilíbrio. Quebrar a rotina, de vez em quando é estimulante.Nada melhor do que uma rotina fora dos padrões!

    ResponderExcluir