quinta-feira, 29 de maio de 2008

Homens que deixam as mulheres com vontade de gritar - 4

Aqui encerro a transcrição de trechos do livro "Mulheres Inteligentes, Escolhas Insensatas", falando sobre os homens que deixam as mulheres com vontade de gritar. Veja o último tipo descrito:

O FERIDO AMBULANTE

Depois de uma separação ou divórcio, tanto os homens como as mulheres sentem naturalmente uma mistura de mágoa, amargura e rejeição. Felizmente, para a maioria das pessoas essas feridas saram com a passagem do tempo e o melhor remédio para cura completa é tornar a amar.

Homens e mulheres quase sempre sofrem igualmente, mas há ferimentos exclusivos nos homens, que merecem compreensão. O "ferido ambulante" pode levar as mulheres à loucura por algum tempo, mas acaba se curando e não pode haver dúvida de que é recuperável. Na verdade, esses homens muitas vezes se tornam excelentes companheiros, justamente porque se empenham por relacionamentos a longo prazo.

Há dois tipos básicos de feridas. A mais dolorosa, como não poderia deixar de ser, é a perda da companheira e, provavelmente, também da família. A outra é a perda da segurança financeira em decorrência do divórcio. Perder a estrutura familiar é arrasador para a maioria dos homens divorciados. Subitamente ele se descobre sozinho num apartamento ou quarto de hotel, sentindo-se perdido, desorientado e desamparado. Inveja a esposa, que freqüentemente continua a residir na casa da família, num ambiente seguro, conforme ele imagina. Pela primeira vez alguns homens vão compreender, de maneira triste e pungente, como era importante ouvirem "papai!" quando chegavam do trabalho.

Como esses homens parecem às mulheres que os encontram? Se acabaram de se separar podem parecer bastante atraentes, porque ainda não assumiram a postura prevenida de homens que vivem sozinhos há muito tempo. Podem ser também vulneráveis, o que é atraente para as mulheres, especialmente as que gostam de acalentá-los.

O homem recentemente separado é fraco, ansioso em falar e se revelar, embora muitas vezes essa tendência evolua para uma tediosa autocompaixão, que acabará levando a mulher à loucura. Ele tende a falar da ex-esposa e se queixar das muitas injustiças de que foi vítima. Esse aspecto pode se tornar tão chato que as mulheres não demoram a sentir o impulso de se afastarem. Um conselho: depois de algum tempo, não seja mais uma boa ouvinte. É terrível para ele chafurdar na autocompaixão e isso não tem nada de romântico para qualquer mulher.

Há mulheres que recomendam às amigas e dizem a si mesmas: "Fiquem longe de qualquer homem que acabou de sair de um relacionamento. Ele quer apenas uma babá. Assim que se recuperarem, vão sair em campo e deixá-las a ver navios." É verdade que ele pode ser extremamente dependente a princípio ou sentir necessidade de sair com várias mulheres, mas alguns dos melhores homens não permanecerão assim por muito tempo. Homens que já passaram por um casamento ruim querem entrar em outro relacionamento. O melhores homens não ficam sozinhos por muito tempo e não devem ser descartados tolamente.

Um comentário:

  1. Tania, adorei essa série de textos. É sempre bom ver algumas situações pelo ponto de vista psicológico, porque julgamos de forma errada muitas vezes, nem todo homem é exatamente o que parece ser. Bj!

    ResponderExcluir