segunda-feira, 26 de maio de 2008

Homens que deixam as mulheres com vontade de gritar - 1

Como falei na postagem anterior, andei pesquisando de que maneira os homens interpretam determinadas situações. Parece brincadera, mas é muito bom encarar certas situações pela ótica deles. Não que sejam menos complicados que nós, mas há muitas coisas que exigem maior objetividade, uma dose extra de realidade. As mulheres tendem a romantizar a vida, em especial os próprios homens. Já eles também alimentam fantasias com as mulheres, mas de forma diferente. Pode-se dizer que a maioria das fantasias masculinas são sexuais, enquanto quase todas as fantasias das mulheres são de relacionamento.

Tudo isso, evidentemente, reside no condicionamento que ambos recebem desde a infância. Eles são direcionados para uma vida de ação, domínio e autonomia, enquanto as mulheres aprendem a importância da educação e do romance. Em resumo, eles existem para "fazer acontecer" e nós, lamentavelmente, para "o que vai acontecer conosco". É claro que essa não é uma regra e, felizmente, esse quadro vem se modificando radicalmente. Atualmente é muito difícil encontrar uma mulher que possa desejar o casamento antes de sua realização profissional, por exemplo.

Um livro que acho muito legal e fala com bastante clareza sobre tudo isso é Mulheres Inteligentes, Escolhas Insensatas, da Editora Rocco. Escrito por dois renomados psicólogos americanos, os doutores Connel Cowan e Melvyn Kinder, o livro fala sobre as escolhas insensatas que mulheres inteligentes podem fazer e contém dezenas de relatos de pessoas que passaram por sua clínica. Mostra, ainda, uma boa análise dos motivos da insatisfação de tantas mulheres que convivem com exigências e expectativas infundadas. Este livro vem sendo reeditado há muitos anos, sempre com muito sucesso (meu exemplar, pra se ter uma idéia, é de 1986).

Um capítulo muito interessante é o que fala sobre homens que deixam as mulheres com vontade de gritar. Os autores estabelecem quatro tipos diferentes: o "reservado", o "macho pseudoliberado", o "eterno adolescente" e o "ferido ambulante". Hoje mostro aqui uma transcrição do livro, que fala sobre o primeiro tipo. Nas demais postagens, falarei sobre os outros.

HOMENS QUE DEIXAM AS MULHERES COM VONTADE DE GRITAR

O Reservado

Alguns homens irradiam uma mística intensa, que deriva de uma natureza basicamente egoísta, retraída e cautelosa. Esse tipo de homem pode ser tão perigoso quanto atraente e intrigante. Uma mulher pode ser atraída para o que julga ser força na dureza insensível desse homem; pode também sentir-se potencialmente tranqüilizada por essa "força". Potencialmente, porque ele nunca se abre com absoluta sinceridade. Leva a mulher a fazer o trabalho emocional para os dois. Arma o cenário e ela dança ao redor, tentando ler seus pensamentos. Ele não lhe permite chegar muito perto. Ela adora e odeia isso ao mesmo tempo. Sabe que se sente atraída pela própria característica que está determinada a mudar.

O reservado teme suas necessidades de dependência ou conseguiu convencer a si mesmo de que não tem nenhuma. O reservado não pode se permitir precisar bastante de alguém para formar um vínculo íntimo e satisfatório.

Quando uma mulher se depara com esse tipo de homem pode acreditar que possui a poção mágica para mudá-lo e liberar nele aquilo que acredita ser a capacidade de amar, mas isso não acontece. Quanto mais uma mulher ama e se importa com esse tipo de homem, na verdade maiores são as possibilidades de afungentá-lo. A intimidade é sua inimiga, deixa-o apavorado. Se ele não fugir primeiro, a mulher vai se tornar tão frustrada por ter que fazer todo o trabalho emocional e dedicar tanta ternura em vão, que acabará encerrando o relacionamento... se for esperta.

Amanhã falarei sobre o "macho pseudoliberado". Tenho certeza que você logo vai identificar vários que já tenha conhecido. Então, até!

3 comentários:

  1. Muito bacana esse post, já tinha ouvido falar do livro. Lendo o texto vi que eu sou uma mulher que deixa os homens com vontade de gritar, porque também sou assim, muito reservada. Bj!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Homens reservados não se permitem enfrentar o que realmente não
    suportam ou desejam, se escondem por trás de máscaras. Não demonstram claramente o quanto dependem de um relacionamento afetivo. Muitas vezes esse tipo de homem não se mostra tão "desmascarado" por não acreditar verdadeiramente que as mulheres os aceitarão com seus conflitos.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir