terça-feira, 27 de maio de 2008

Homens que deixam as mulheres com vontade de gritar - 2

Como prometi na última postagem, hoje vou mostrar mais um trecho do livro "Mulheres Inteligentes, Escolhas Insensatas". Vamos descrever mais um tipo de homem que acaba enfurecendo as mulheres. Acredito que esse, aliás, seja o tipo mais comum, eu mesma já conheci vários assim. Então, vamos lá...

O MACHO PSEUDO-LIBERADO

No início de um relacionamento, o "macho pseudo-liberado" pode ser irresistivelmente atraente. É a personificação do homem moderno, o complemento perfeito e natural para a mulher de hoje. Aceita as mudanças da mulher e até as encoraja. Parece gentil, sensível, vulnerável, expressivo, revelador... Um sonho que se converte em realidade. Mas é um sonho que freqüentemente se transforma em pesadelo.

O "macho pseudo-liberado" é muito diferente do homem reservado que descrevemos antes. Muitas mulheres o encaram como uma mudança agradável, alguém que vai partilhar a si mesmo, ser franco com seus sentimentos. Isso é ótimo, só que alguns homens exageram. Mesmo quando começam a vislumbrar seus excessos, as mulheres geralmente não confiam em seus instintos... e não se afastam.

Esse homem esconde o fato de que é um sorvedouro emocional, um tomador. Sente-se tão feliz e aliviado pela oportunidade de legitimar sua insegurança e necessidade, que não compreende que está tomando sem dar. Acredita sinceramente que sua diarréia emocional é uma dádiva. Esconde seus temores e passividade por trás de um traje enganador de gentileza e sensibilidade... e espera que a mulher nada perceba de seus disfarces.

Esse homem tem um desempenho encantador nos estágios iniciais do relacionamento. É um mestre com as palavras, pode até ser poético. Sua produção de palavras é tão impressionante que a mulher pensa que deve se sentir acalentada. Em vez disso, porém, sente-se esgotada. Ele envolve sua necessidade de reafirmação num pacote tão bonito, que pode fazer a mulher se sentir privilegiada, necessária. Mas ela acaba percebendo que esse homem só parece estar interessado em falar do relacionamento... ou de si mesmo! Ela quer gostar dele. Pensa que deve gostar dele. Afinal, não é um homem expressivo? Não está "em contato" com seus sentimentos? Por que, então, a deixa com vontade de gritar? Talvez seja porque ela finalmente compreende que ele prefere falar sobre o relaionamento do que ter um relacionamento.

Esses homens são sensíveis, o que pode ser uma experiência revigorante. O problema é que, à medida que o tempo passa, torna-se cada vez mais evidente que sua sensibilidade é unilateral, concentra-se sistematicamente apenas neles. Um relacionamento com um homem excessivamente emocional pode acabar levando a mulher à loucura. Estar com um homem assim é conversar demais a respeito dos sentimentos dele por você, pelo relacionamento e por si mesmo.

O reservado é muito contido, enquanto o macho pseudo-liberado, extremamente sensível, não tem qualquer restrição. Ele exibe suas inseguranças como medalhas no peito. Tentar libertar esse homem do seu problema emocional pode fazer uma mulher se sentir forte e poderosa, mas é uma armadilha. É melhor deixá-lo sozinho, entregue a si mesmo. Isso pode até ser um favor, pois então ele seria forçado a enfrentar pessoalmente suas inseguranças, de dentro para fora, em vez de tentar atribuir isso a alguma mulher que se mostre disponível para ele.

Alguns homens que deixam as mulheres com vontade de gritar são fundamentalmente irrecuperáveis. A mulher esperta passa ao largo de homens assim, por mais interessantes ou atraentes que possam parecer na superfície. O reservado e o macho pseudo-liberado são homens que merecem esse tratamento de distância.

É isso aí... Amanhã tem mais. Falarei sobre "O Eterno Adolescente". Até!

3 comentários:

  1. Esse tipo é bem comum mesmo, acho que toda mulher já conviveu com um homem assim e não é fácil, o final nunca é feliz. Bj!

    ResponderExcluir
  2. O comportamento desse tipo de homem sugere, aparentemente, alguém sensível, companheiro e preocupado com as questões que envolvem o relacionamento. Entretanto, tudo lhe interessa de forma superficial, ele não é capaz de fazer uma síntese daquilo que percebe e, como conseqüência, se converte numa pessoa trivial, superficial e frívola, que carece de critérios sólidos na sua conduta.

    Mas discordo dos autores do livro quando sentenciam que são irrecuperáveis. Depois de experiências fustrantes, creio que acabam por se dar conta do vazio moral em que vivem e ficam mais suscetíveis a mudanças que os favoreçam.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. O tal do homem é complicado ein, ai ai, que Deus nos dê paciência, porque se nos der força, matamos todos eles, HAHAHA x)

    Beijão tia :*

    ResponderExcluir