terça-feira, 28 de setembro de 2010

Coisas do outro mundo


Adivinha quem tá falando? Duvido vocês adivinháááááá! Soieeeeeeeeeuuuuuuu... A Tââânia... Candidata a coisa nenhuuuuuma... Peguei vocêêês... Enganei vocêêês... Vocês pensô que fosse otra pessoooooooa!... Pensô que fosse o Tiririiiiiiica!... Mas soieeeeeeuuuu... A abestaaaaaada! 

"SE SUA CABEÇA TEM TITICA, VOTE NO TIRIRICA!"  :-p 

Pronto, ta aí. Atendendo a insistentes pedidos, falei sobre política. Repertório exaustiva e definitivamente esgotado.

Com o sistema nervoso ainda abalado pela crítica que o anônimo lançou sobre meu blog há dias atrás, cá estou de volta, com uma lenga-lenga diferente. Prometo que farei uso de maior proatividade daqui por diante e tentarei abordar apenas assuntos relevantes de fato, ok?

Agora o Tiririca me inspirou a falar sobre coisas do outro mundo. Graças ao horário político gratuito da TV, com mais frequência tenho feito uma coisa que adoro: ver filmes de terror. Também sou fissurada em suspense, mas gosto mesmo é de levar susto. E sou bem masoquista, porque curto ainda mais se, enquanto o filme roda, as condições estiverem naturalmente medonhas, tipo noite com temporal repleta de raios e trovões. 

Não sou encanada com assuntos sobrenaturais, mas também não significa que tenha uma coragem daquelas. Durante e um pouco depois do filme fico me cagontrolando, só de cantinho de olho diante da terrível impressão de estar sendo observada por alguém. Também passo correndo em frente à escada que leva ao andar superior da minha casa, afinal topo de escada é o lugar favorito das assombrações. E isso é um problemão, já que para me abastecer de pipoca, Coca-Cola e outras porcarias imprescindíveis a uma sessão de cinema decente, preciso passar por esse lugar. Maior adrenalina!

Mas o que realmente me chama a atenção nesses filmes é a imaginação com que as histórias são boladas. O povo inventa cada uma! Não faço questão de grandes efeitos especiais, gosto mesmo é de ver terror em situações mais próximas do cotidiano, coisa que os asiáticos fazem como ninguém. Os filmes japoneses O Grito e O Chamado, por exemplo, assim como o tailandês Espíritos, são ótimos exemplos de produções relativamente modestas, mas riquíssimas em sufoco. Esse povo de olho puxado não é de brincadeira... Japa é bicho ruim!

Outra coisa interessante é encontrar em produções trash-obsoletas atores que hoje são considerados a fina flor de Hollywood. Você poderia supor, por exemplo, que George Clooney fez uma ponta tristinha no filme "O Retorno dos Tomates Assassinos", de 1988? Na trama, o gostosão é Matt Stevens, um pizzaiolo que, traumatizado com os ataques dos tomates gigantes, resolveu fazer pizzas sem molho. Pois é... Mas também, e daí? Se Hugh Laurie, o implacável Dr. House de hoje em dia, foi o encantador papai do Stuart Little, por que Clooney não poderia ter sido um bobão que se caga de medo de tomates?

Enfim, seja na ficção ou na vida real, alguém sempre tem uma história de arrepiar os cabelinhos do cu...curuco para contar. Eu mesma já vivi algumas situações meio cascudinhas, sem explicações totalmente lógicas. Uma delas foi quando eu e o japa estivemos em Portugal, há muitos anos atrás. Das 53 cidades que visitamos, apenas em Ponte de Lima  - extremo norte do país -  não ficamos hospedados em hotel. A reserva foi marcada para uma propriedade de turismo rural chamada Quinta do Rei. Como nos atrasamos bastante nos passeios daquele dia, chegamos lá só à noite, foi até difícil de encontrar. O caminho era um tantinho tétrico, havia um matão danado e a casa ficava meio distante da cidade. Finalmente chegamos e fomos recebidos por um casal muito simpático, proprietários da casa.

Logo que a moça abriu a porta já fiquei cismadona. De cara vi um piano preto, com umas velas vermelhas nos castiçais. A casa toda era decorada com móveis bem antigos, provavelmente originais da época em que foi construída. Na sala de estar havia uma grande lareira, que estava acesa quando chegamos, o que foi ótimo, já que lá é um lugar bastante frio. Os proprietários também deixaram bolo, um vinho espetacular e frutas à nossa espera, belíssima recepção, sem dúvida, mas nem isso diminuiu a impressão esquisita que tive do ambiente. Nem preciso dizer que eu andava grudada no japa o tempo todo, né? Só ia de um cômodo pro outro se fosse de turminha.


Fomos então para o banho, primeiro eu, depois o japa. Tava um frio do cão, embora já fosse finalzinho de inverno, por isso caprichei na temperatura da água. Tomei um banho delicioso e quentinho. Aí chegou a vez do japa... Cadê que a água esquentou? O rapaz fez de tudo, mas não teve jeito, tomou um banho glacial. Pensamos que o sistema de aquecimento talvez tivesse alguma limitação para uso e, por isso, combinamos que seríamos mais rápidos nas próximas vezes. Assim, no dia seguinte, o japa foi tomar banho primeiro. Gelo de novo, nada da água esquentar. Lá fui eu, tentando me conformar com um banho de provocar parada cardíaca. Foi abrir a água e pronto, tudo quentinho. Ficamos nessa casa durante três dias e o tempo todo isso se repetiu: água quente para mim e cubos de gelo pro japa.

Desencanamos dessa história e continuamos o passeio, maravilhoso por sinal. Aquilo que a princípio eu imaginava ser um matão, eram as quintas de uva, maravilhosas, paisagem que me tirou o fôlego logo que abri a janela na manhã seguinte:


Não fosse pelo fato da água não esquentar com o japa, nossa estadia por lá foi bastante tranquila e nada mais de esquisito aconteceu. Prosseguimos com nossa viagem e, ao todo, visitando diversas cidades de Portugal e da Espanha, fizemos 536 fotos. Naquela época ainda não havia câmera digital (como sempre enfatizo, SOU VELHA) e precisei revelar os filmes. As fotos ficaram lindas, mas apenas uma apresentou um defeito: 


Este é o quarto que ocupamos na casa de Ponte de Lima. Ninguém consegue explicar a mancha que aparece na cabeceira da cama, que está também no negativo da foto. Já mostrei a fotógrafos bastante experientes, que examinaram o negativo e a foto ampliada, não chegando a nenhuma conclusão, até porque o reflexo do flash da máquina se mostra diferente quando aparece em outros lugares da mesma imagem. Minha cunhada, que também é médica e, portanto, bem mais cética do que crente, mostrou a foto para uma amiga meio guru. Levou apenas essa da mancha na cabeceira da cama. Na análise da moça, a gente não precisa se preocupar com isso não, bobagem. Trata-se apenas do casal, antigos moradores da casa, que veio nos dar as boas-vindas. Ué, como assim? Que casal? Aí é que fui olhar atentamente as outras fotos feitas na casa... Veja quem é que está no quadro, logo acima do piano preto!... Pior (ou muuuuito melhor) é que o babado era com o japa, que foi quem dormiu nesse lado da cama. Creeeedo!!! 

Algumas pessoas juram que conseguem exergar dois rostos na mancha. Aliás, quem me alertou sobre isso, mesmo sem saber da conclusão da guru, foi meu filho, um sujeito praticamente ateu e duríssimo na queda. Observando com atenção a foto original, eu mesma também vejo. Olhe bem... Você encontra alguma coisa? 


⊙︿⊙!!!

24 comentários:

  1. Nâo vi nada, não acredito em nada, não tem fantasma nenhum ... o Japa é que não sabia ligar o chuveiro ... só isto ...

    Agora! Ou a Tânia tá de gozação com a gente, ou então ... ela tá pirando mesmo ... rs

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Bom, Paulo... Yo no creo en las brujas, pero que las hay... hay!!! kkkkkkkkkkkkk!!!!

    Um esclarecimento: quem ligava o chuveiro sempre era o Japa. Inclusive quando eu ia usar. Que tal?

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Eu tbém não vi fantasma nenhum na foto, mas prefiro não duvidar. Aliás, essa postagem está me dando arrepio! kkkkkk Bj!

    ResponderExcluir
  4. tipo assim..se vc olhar bem e fixa seu olhar na fotovc ve sim.. + acho q é + da imaginação q vc consegue enchergar algo...pq eu acho q vi..a sei lá...eu morro de medo disso e deve ser por isso q eu vi..rsrsr...bjinhosss..
    me segue...

    ResponderExcluir
  5. AHauahauahua que medo! Mais do banho gelado do que tudo! Não consigo! Ahauahauau

    Já passei por uma pá de situações medonhas. Mas acho que a pior de todas foi quando eu estava mexendo no computador e a impressora puxou uma folha e começou a imprimir uns códigos estranhos. Nota: A impressora estava desligada o.o

    Beijos Tânia!

    ResponderExcluir
  6. Antes de mais quero dizer-te que estudei 2 anos em Ponte de Lima, interna num colégio, bem no centro da cidade, tinha eu 15 anos mais ou menos; vou lá com frequência, pois é uma cidade lindíssima. Desculpe-me Tânia, mas por mais que tente não consigo ver nada, a não ser uma mancha branca; sou nuito cética e não consigo acreditar em nada disso; filmes de terror detesto, simplesmente não vejo. Desta vez gostei...falou de política...fiquei bem mais informada agora sobre as eleições brasileiras. Blog interessante é isso...falar de temas actuais e agora o mais importante é o acto eleitoral. Beijinhos, Tânia e espero sinceramente que vá votar; o Brasil precisa que todos vão às urnas.
    Emília

    ResponderExcluir
  7. Ki meda. Só de ler fui ficando com medo, sou o maior cagão, não assisto filme de terror nem sob tortura. Acredito no sobrenatural, e com ele não quero brincadeiras.
    Bjux

    ResponderExcluir
  8. Agradecemos a lembrança e os elogios à nossa humilde pousada. Aproveitamos para nos desculpar pela aparição em vossa foto.
    Aguardamos nova visita.
    Manoel Joaquim e esposa.

    ResponderExcluir
  9. O quê? O que foi? Que aconteceu?Tô meio tonta...

    ResponderExcluir
  10. HELENA: Tá quinemquieu... Acreditar, acreditar, também não acredito não. Mas duvidar pra quê, né não? Melhor deixar quieto!

    ELLEN: Pois é. Tem aí um tantinho de autosugestão mesmo. Eu mesma só passei a ver isso depois que me falaram. O engraçado é que agora vejo claramente. Vai saber!

    LOBO: Caraca, banho gelado é mesmo de apavorar. Imagine nesse lugar, que costuma nevar no inverno. Não é bolinho, fio! O japa sofreu, tadinho! kkkkkk!

    EMÍLIA: Você é uma chiquetérrima, isso sim. Notei que toda essa região de Viana do Castelo é pra bacanas. Lindíssimo lugar, sem a menor sombra de dúvida. Aliás, Portugal inteiro é um país belíssimo, que deixou as recordações mais lindas da minha vida. Quanto aos fantasminhas, normalmente também sou bastante cética. Nem aquela brincadeirinha do copo que anda funciona se eu estiver presente. Mas que essa foto me deixou encafifada, ah... deixou!

    WANDERLEY: kkkkkkkk! Essa postagem está mesmo terrível. Prometo que logo coloco outra coisa pra sumir com esse treco da vista, tá legal?

    ANÔNIMO MANOEL JOAQUIM: Você e sua esposa, Maria Idalina, são mesmo excelentes anfitriões. Aproveito para agradecer também pelos brioches do café da manhã, simplesmente di-vi-nos!

    ROSE: kkkkkkkk! Chegou a cagona-mor. Que que tem mostrar um fantasminha ou outro? Fafavô, né?!

    Beijocas pra todos!

    ResponderExcluir
  11. Que puta saudades de voce!!

    Vê se não faz mais isso O.ó

    e....
    ahahahah, tá ótimo isso daqui, dei risada, debochei e arrepiei ... gostei!

    beijooooo e saudades ( tô com muita coisa acontecendo aqui, assim que eu conseguir me organizar - é eu sou mais ou menos bagunçada - quero te visitar !

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Que texto! Adorei mesmo!
    Não consegui ver nada, mas acredito no sobrenatural. Às vezes, até assisto a um filme de terror, mas sou muito crítica e acabo achando tudo meio ridículo. Sou muito observadora e detalhista, por isso sempre descubro falhas de gravação. Minha filha diz que eu deveria trabalhar como continuísta, pois eu percebo tudo o que acontece de errado também nesse setor. Sou fã de comédia. É o gênero de filme que mais compro e vejo. Durante o horário eleitoral, estou revendo as temporadas do MONK. Amo o Agente 86 também. É da sua época? rsrs...
    Bem, já que estamos falando em filmes, quero deixar um aviso para você.
    I will be back! rsrs...
    Adorei o blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ora, me poupe Tânia! Condordo com o Braccine, meu beeeem! Não vi nada, não tenho medo de nada e não tem fantasma nenhum... Êpaaaa!

    Uiiiiiii... Valha-me Deus!! Q foooooooi? Mexeu o que lá na cozinha??? Pera aí que vou mandar minha vizinha ver o que é... Acho que hoje vou dormir no quarto da minha mãe! Rezem por mim. Mãããããeeeee...

    ResponderExcluir
  14. Ah esqueci de dizer ...a primeira coisa que eu botei reparo foi o casal da foto, o Sr. Manoel Joaquim e esposa ...ahahahah

    medooooooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  15. Um "genérico":

    Sabe o que acho engraçado? Existe o maior preconceito contra os pobres fantasmas. É meio como a existência de ETs, coisa que a maioria das pessoas também duvida.

    Aí observo que, ao contrário, quase todo mundo acredita em Deus, um Ser abstrato, que nunca ninguém viu. Mas todos O reconhecem em suas criações, em Seu poder de onipresença.

    Oras, se Deus criou o planeta Terra e o habitou, por que é impossível que tenha feito o mesmo em outro lugar? De repente, nós é que somos os ETs para outras civilizações, quem pode garantir que não?

    Da mesma forma, toda e qualquer manifestação de espiritualidade pressupõe a crença no sobrenatural. A menos que o neguinho seja ateu e não acredite em absolutamente nadica de nada, então não pode afirmar com todas as letras que não exista coisa alguma além do concreto, do físico.

    Eu, particularmente, vou naquele chavão bem em cima do muro, por via das dúvidas: não acredito, nem desacredito.

    Em relação à foto que mostrei, a princípio acho APENAS esquisita, porque ficou diferente de todas as outras. Sei lá se tem fantasma ali ou não. Só sei que até agora ninguém me deu uma explicação racional para o defeito que apareceu exclusivamente nela. E olha que fotografei um montão de outros lugares onde fantasmas até poderiam naturalmente fazer parte do ambiente, tipo igrejas cheias de túmulos (com caixões à mostra, inclusive) e calabouços macabros de castelos medievais. Essas fotos não apresentaram uma manchinha sequer, nem achei nada de estranho nesses lugares.

    Sou doida sim, mas nem tanto... Só gostaria de entender melhor o treco, povo! Dá licença?

    ResponderExcluir
  16. CINTIA: Ah, também tô morrendo de saudade de você! Aliás, falei sobre sua pessoa aqui nesse final de semana. A Rose (cavaluda) e minha mana caetana Elaine vieram aqui e eu disse a elas que precisamos marcar um novo encontro com você junto. Desocupa aí, que desocupo daqui e então combinamos o babado pra valer. Aháááá!... Tá vendo só como o Manoel não tava de brincadeira? Você logo botou reparo nele... Cruuuuzes! kkkkkkk!

    MARIA LÚCIA: Confesso que também sempre assisto filmes de terror com a disposição de criticar e encontrar falhas. Coisa de gente cricrizuda, né? kkkkkk! Isso, volte sempre, vou adorar. Da mesma forma estarei sempre de olho no seu blog, que considerei fantástico. Quem me conhece bem sabe que não estou fazendo média. Sou fissurada no nosso bom e velho português - com exceção do Manoel da foto, claro. kkkkkkk!

    MARCOS: Ah, é? Ah, é?... Pois vou lhe "pinchá uma mardição malígrina": hoje não durma de pezinhos descobertos... O Manoel vai te visitar e fazer umas "cosquinhas" neles, tá legal? kkkkkk!

    Beijocas pra todos!

    ResponderExcluir
  17. Não me fiz entender. Eu fui a médium que psicografou a mensagem dos velhinhos. Filme de terror só junto com os Menéga que destroem todo e qualquer ícone do pavor.

    ResponderExcluir
  18. Tânia, minha querida, eu tenho que te confessar uma coisa: Não me sinto a vontade de participar dessa história de receber e ter que repassar pra não sei quantas mais. Só fiz isso porque recebi de um blogueiro português que respeito muito, e não quis fazer desfeita. Aí, já que eu tinha que fazer, adotei o critério de entregar para blogs de menores expressão, que tivessem poucos selos ou nenhum - por aí tu tiras porque não te dei. Sei que não ficou com raiva, mas acho importante deixar claro.

    Sobre o teu post, eu devo dizer que eu até rezo pra aparecer uma coisa dessas comigo. Sério! Algo assim sem qualquer explicação. Acho que a hora que eu parar de querer vai acontecer rsrs


    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Eu não vi nada na mancha. E olha que nem sou de desacreditar na existencias desses tipos de fenomenos. Pra mim parece mais um reflexo de alguma fonte de luz do próprio quarto.

    ResponderExcluir
  20. ROSE: Ah, mas eu tava mesmo desconfiada que a salada mediunica era de sua autoria... Bichinho trapaiado, sô!

    ERALDO: Ô meu bem!... Era brincadeirinha! kkkkkkkkkk! A maior prova da sua admiração pelo meu cafofo está na sua assiduidade aqui. Precisa mais que isso? Lógico que não! Caramba, você torce pra ver fantasma é, fio? Tá doido? Creeeedo!

    LINDALVA: Pois é... Só alucinados como eu e meu filho vemos essa encrenca com alguma clareza. Talvez porque a foto original tenha maior nitidez. Ou, talvez, porque a gente tenha que parar de beber rapidinho, né? kkkkkkkkk!

    GIARDIA: "Xiiii!" resume perfeitamente este post. Adorei! kkkkkkkkkkkkk!!!!

    Beijoca pra todas!

    ResponderExcluir
  21. Alguém que tanto exige escrita, nem aparece para comentar.

    Felizmente, sei que seu trono é constantemente atacado. Seja por um espírito que simpatiza com o seu Japa ou por algum comentário politicamente-correto. [Coisa que você não é].


    A parte de terror deve ser o banho, não gosto de água, e ainda banho banho glacial!

    "MARCOS: Ah, é? Ah, é?... Pois vou lhe "pinchá uma mardição malígrina": hoje não durma de pezinhos descobertos... O Manoel vai te visitar e fazer umas "cosquinhas" neles..."

    -- NADA MAIS TENEBROSO QUE UM HOMEM DE BIGODE FAZENDO COCEGAS NO MEIO DA NOITE.

    Explicação para a foto:
    Como você é da época paleolítica, a sua camera possui lentes objetivas e relativamente grandes, somadas ao fato que és mulher, e além disso é mais lerda que o normal, esqueceu-se de limpar a lente da camera, a marca que ficou é de gordura de dedo, provavelmente do que você comeu antes de tirar a foto.

    Como conclusão lógica não há mais nenhuma evidência do motivo da mancha ter aparecido, pois, você limpou a lente para as próximas fotos.

    Filmes de terror são bons para assistir com uma boa companhia feminina. Tenho aqui o clássico Poltergeist e estou "baixnado" Evocando Espiritos.

    Claro, assistir com você seria muito bom, principalmente com a minha habilidade de causar medo e assustar. Mas, fica para uma próxima ocasião... num desses meus próximos post, você entenderá um sonho que eu tive.... Um sonho de Terror, pelo menos pra você e o seu carro.


    Beijo na costela esquerda mais distante do peito.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Tânia!

    Que história divertida! Eu ri demais com a má sorte do japa,kkk tadinho, kkk.
    Não consegui ver os rostos na mancha, mas,não duvido...
    Muito legal esse post. Valeu.

    Beijinhos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  23. Na minha opinião, essa mancha branca da foto é um espírito em forma de ectoplasma, só isso.

    Alguém que residiu aí e ainda cultiva fortes laços com sua antiga residência, seus móveis.

    Tanto é que você sentiu algo estranho quando entrou no quarto, não foi?

    ResponderExcluir