quarta-feira, 28 de maio de 2008

Homens que deixam as mulheres com vontade de gritar - 3

Olá! Continuando com trechos do livro "Mulheres Inteligentes, Escolhas Insensatas", hoje mostro como foi descrito "O Eterno Adolescente". Muitos homens não se reconheceriam nesse tipo, acreditam que por já estarem com mais idade, são maduros e experientes. Na verdade isso nada tem a ver com o tempo cronológico, nem com experiências vividas. Trata-se de um comportamento que pode ser percebido até mesmo em homens de idade avançada. Vamos à transcrição:

O ETERNO ADOLESCENTE

O "eterno adolescente" interrompeu seu desenvolvimento na fase final da adolescência, por volta dos vinte anos. A crença não expressa e inconsciente desse homem é simples: "Vou ter 25 anos para sempre." Nem sempre é fácil perceber esse crescimento interrompido. Isso se reflete em sua constituição emocional e na redução da capacidade de participar plenamente em relacionamentos, a não ser nos aspectos internos superficiais de sua vida.

O "eterno adolescente" tem opiniões e interações um tanto superficiais com as mulheres. Diga-se de passagem que suas amizades com outros homens são igualmente superficiais. Ele percebe a si mesmo, muitas vezes, como um aventureiro. Mas a maior de todas aventuras - o casamento - é um evento para o qual nunca está preparado.

Ele pode, inicialmente, ser cativante e dizer frases que o fazem parecer maravilhoso. O problema é que ele é do tipo que abre uma possibilidade, mas nunca fecha um negócio. Esse tipo de homem é frustrante demais para as mulheres, pois vai se afastando pouco a pouco, principalmente quando elas querem aprofundar o relacionamento. Se ao menos ele fizesse alguma coisa horrível, a mulher ainda poderia se livrar e ficar contente. Mas ele não faz nada de repulsivo, pois seu único defeito é a relutância em crescer.

Dizemos que esse homem é recuperável, pois é mesmo. Com bastante tempo e paciência, a maioria dos homens acaba crescendo. Esse homem, apesar de todos os receios, é capaz de se tornar saudavelmente dependente de uma mulher. O erro que a maioria das mulheres comete é o de não compreender que ele necessita de uma companheira e pode estabelecer uma ligação profunda. Tipicamente a mulher pressiona com muita precipitação e, com isso, apenas o repele. Esse homem pode se ligar profundamente à mulher que o deixa desenvolver primeiro uma intensa necessidade da sua companhia. Somente nesse ponto é que ela deve começar a formular as saudáveis exigências de um compromisso, porque a esta altura ele já estará tão envolvido que não pensará mais em se esquivar.

Amanhã encerro essas transcrições com o "Ferido Ambulante". Até!

3 comentários:

  1. Olá Tânia!

    Muito bom seu blog, parabéns.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando esses textos sobre os homens, conheço vários que são assim mesmo. Esse eterno adolescente já vi uma porção. Eu tinha um chefe que se empolgou com uma namoradinha e de repente se transformou, de sério e discreto, começou a andar com roupas de garotão, mudou de jeito e até mudou o cabelo. Tem homem que vira adolescente depois de velho.Hahahahaa! Bj!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o eterno adolescente demonstra medo do compromisso, e isso nos irrita, dá mesmo vontade de gritar, e muito, HAHAHA x)
    Tia, eu amei essa seção de post sobre os homens, ficaram ótimas, e nos fizeram definir um pouco mais certos homens xDD

    Beijão :*

    ResponderExcluir