quarta-feira, 21 de maio de 2008

Que diabos se passa na cabeça de um homem?

Há duas semanas meu filho resolveu morar num apartamento mais próximo da universidade e do trabalho e, com isso, a casa se transformou num deserto. Mas um deserto organizado, limpo e impecável. Nos finais de semana a cena volta a ser aquela dos velhos (nem tão velhos assim) tempos: hor-ri-pi-lan-te! Difícil encontrar o sujeitinho no meio dos papéis amassados, pacotes de salgadinho e zinzilhões de latinhas de refrigerantes. O pior é que isso incomoda só a mim, meu marido acha normalíssímo e ainda me acusa de ditadora.

Resolvi pesquisar um pouco pra tentar entender porque os homens se sentem tão bem no meio da bagunça. Encontrei uma matéria na Superinteressante, que fala sobre o livro "What Could He Be Thinking?" (O que ele pode estar pensando?), do terapeuta americano Michael Gurian. Pois vi ali que a culpa não é dos homens que habitam meu lar... Ou pelo menos não só deles.

Segundo Gurian, o responsável por esse e outros comportamentos irritantes é o cérebro masculino (veja os casos abaixo). Apoiado em recentes descobertas da neurociência, Gurian tenta explicar até que ponto o choque entre os sexos é resultado de diferenças na fisiologia cerebral.

Sobre as mulheres, Gurian também diz coisas curiosas. Segundo ele, nós gastamos tanta saliva porque faz bem ao cérebro. Quando eu falo, o nível do hormônio oxitocina aumenta, causando efeito calmante (Hum... Será? Se fosse assim mesmo então eu viveria em constante estado "zen", porque uma coisa quase impossível é manter minha boca fechada). Além disso, já nascemos com o cérebro preparado para a falação. Os homens processam a linguagem somente na parte esquerda do cérebro, mas eu tenho seis áreas nos dois hemisférios para processá-la. Gostei! Não vejo a hora de contar essas novidades pros dois tiranos!

SITUAÇÕES IRRITANTES:

"SABE QUE DIA É HOJE?"

O hipocampo (sede da memória) da mulher é maior para emoções. É por isso que ele sempre esquece a data de casamento, o vestido que você usou naquele dia especial, o que ele disse para te conquistar etc, etc, etc...

"EI! FALA COMIGO!"

O homem é mais incompetente que a mulher para falar e fazer outra atividade ao mesmo tempo. Se você não quer que o cérebro masculino dê "tilt", evite tentar conversar quando ele estiver jogando videogame ou assistindo futebol.

"NÃO É FRESCURA!"

A mulher tem dez vezes mais sensibilidade na pele que o homem. Por isso, ele é incapaz de entender a dor que você tem quando quebra uma unha (que além da dor física provoca um trauma de proporções gigantescas, afinal só nós sabemos como demora pra unha crescer e ficar bonita).

"O QUE VOCÊ SENTE? FALA!!!"

A capacidade do cérebro feminino para transformar emoções em palavras é bem superior à masculina. O homem leva sete horas a mais que a mulher para processar emoções complexas. É bom não apressar muito o coitado.

"PÁRA DE TROCAR DE CANAL!"

Esse estranho hábito é útil para o cérebro masculino descansar e regenerar suas células. Lembre-se disso quando bater aquela vontade incontrolável de arremessar o controle remoto pela janela.

"MAS QUE CHIQUEIRO!"

Os homens são menos capazes de perceber detalhes visuais que as mulheres. É essa a razão de eles não pirarem no meio da bagunça.

Tá legal, admito, nós somos um tantinho (mas só um tantinho!) complicadas também. Eis algumas coisas que eles consideram bem irritantes em nós, vê se pode:

CISMAR QUE EM QUALQUER ANGU TEM CAROÇO

Eles dizem que temos a mania de cismar com qualquer coisinha, tipo:

- achar que ele vai encontrar a “princesa encantada” no boteco copo-sujo; - achar que está cheio de mulher dando mole no campo society; - achar que se ele falou A, é porque ele quis dizer B... E se não falou nem A, nem B, é porque está pensando C. (Tsc, tsc, tsc!)

FICAR BRAVA PORQUE ELE NÃO PERCEBE SUA MAIS RECENTE "MUDANÇA RADICAL"

Acredite, a não ser que você tenha o cabelo grande batendo na bunda, e resolver fazer um corte à Lá Joãozinho, ou que pinte seus cabelos pretíssimos de loiro oxigenado, eles dizem que é impossível para um homem macho-chô notar qualquer diferença em você. Pode até ser que ele te ache mais bonita, diferente… Mas nunca, nunquinha, descobrirá sozinho o porquê. Nem adianta brigar, just deal with it!

SE IRRITAR QUANDO ELE CONTA CASOS SOBRE EX-NAMORADAS...

(Chega de falar daquelas mocréias!)

...E ODIAR QUANDO ELE NÃO FALA NADA SOBRE AS EX-NAMORADAS

(Tá escondendo por que???? Aí tem!)

Ok, eu me rendo... A gente esquece que homem tem um modo de pensar totalmente diferente de mulher. Talvez, se a gente não cismasse tanto, a vida seria bem mais fácil, para ambos os lados. E viva as diferenças! É isso aí, melhor ser compreensiva. Mas que não seria nada mal se eles percebessem que nós é que temos razão, ah, isso não seria... Ih, não se pode nem brincar mais aqui?

6 comentários:

  1. Oi Tânia

    Sugiro que você leia um tópico no blog de uma amiga minha. Se chama: cala-te boca!!!!!!!!!!!
    Vai lá. Você vai gostar. Ela é fresca mas é bacana... kkkkkkkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ô Jacob do Bandolin... Tem jeito de ser um tantinho mais claro, querido? E que tal além da sugestão (bem-vinda, por sinal) você deixar também um comentário seu sobre o respectivo post aqui? Eu apreciaria muito, viu? Hum... E depois dizem que mulher é que é complicada... Charadinha é de matar, né?!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Pois é tia Tânia, eu passo pelo mesmo carma aqui em casa xD Moro com meu pai (que é bem organizado por sinal, tenho a quem puxar), meu irmão (com seus 16 anos, no auge de sua desorganização) e uma irmãzinha (com 7, hiper inquieta e bagunceira) meu pai diz que eu pareço um gravador, repetido o dia todo para os meninos guardarem seus calcaços na porta de casa, organizarem seus quartos e etc. Realmente, eu falo MUITO, sou muito organizada, e bagunça me irrita, então eu fico falando e falando, até que eles se toquem, e ajeitei o que está fora do lugar, mas eles custam a perceber viu, HAHAHA x) Quanto as ex-namoradas, é exatamente como tu disse, se fala muito achamos ruim, se não comenta também achamos estranho, vai entender né. Sem contar que, é horrível falar e não ter atenção, quando isso acontece eu paro, e espero que me olhe pra eu ver que estão atentos, e assim terminar o que eu estava dizendo, mas mesmo assim, isso é IRRITANTE! xD Mas é o jeito, a gente suportou até agora, um pouco mais, um pouco menos né, boa sorte e paciência para nós ;)

    Beijão tia :*

    ResponderExcluir
  4. Tania, adorei o texto, muito divertido. O pior é que eles são assim mesmo, todos iguais. E nós também fazemos essas coisas, não tem jeito. Mas já pensou se tudo fosse do jeitinho que a gente quer? Seria chato demais, essa pitadinha de contrariedade é que colore a relação. Bj!

    ResponderExcluir
  5. Reconheço que as mulheres levam vantagem em quase tudo. São cuidadoras por natureza, estão acostumadas a realizar bem várias tarefas ao mesmo tempo, não se assustam com dupla jornada e possuem grande competência em lidar com conflitos e relacionamentos. Linda, as mulheres são geniais, vc também é fantástica, mas pega leve com a minha categoria! rsrsrsrs
    Bj!

    ResponderExcluir
  6. Na busca incessante pela possível “igualdade” muitas mulheres (e também vários homens) esqueceram que diferenças, tanto biológicas quanto sociais, existem entre eles. Essas diferenças são exatamente que os tornam complementares.

    A idéia de complemento vem confirmar que não existe quem é melhor, mas apenas diferenças. A dificuldade em compreender esse princípio é o que parece estar afastando homens e mulheres antes de aproximá-los.

    Isso acontece porque ainda hoje, existe uma sociedade formada por pessoas que impõem padrões, seja de beleza, de comportamento, de profissões, de relações, de mulheres e homens bem sucedidos.

    Somente a partir da ampla compreensão das diferenças existentes é possível que tanto homens quanto mulheres tenham sucesso e ótimos relacionamentos.

    ResponderExcluir